Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Sobre o TE

Sobre o TE

A Escola Estadual Henrique Diniz, localizada no bairro Boa Vista, na cidade de Barbacena, em Minas Gerais, oferece os Ensinos Fundamental e Médio, abrangendo os três turnos do dia.

O jornal Tribuna Estudantil foi criado não só para incentivar a leitura e a redação, mas principalmente para valorizar o trabalho e o talento dos estudantes da Escola Estadual Henrique Diniz. Trabalho esse muitas vezes desacreditado ou desvalorizado por toda a comunidade; e talento quase sempre desconhecido. Este é o lugar para os alunos mostrarem que são capazes de surpreender a todos. 

É com muito orgulho que a comissão do jornal expõe seus trabalhos e parabeniza todos os alunos pelo interesse, participação ou pelo simples apoio dado ao projeto. Vocês, alunos, são os grandes responsáveis pelo jornal, pois além de ser feito por vocês, ele é feito pura e simplesmente para vocês.






Tribuna Estudantil – O Jornal do HD – Regulamento Interno



Paula C. F. Campos
1. Público-alvo: ensino fundamental, ensino médio e EJA
2. Abrangência: primeiro, terceiro e quinto turnos
3. Formato: jornal-mural e internet (http://tribunaestudantilhd.blogspot.com.br)
4. Edição e publicação:
4.1. Jornal-Mural:
4.1.1. Os textos e artigos serão impressos de forma independente (folhas avulsas) e afixados no mural em espaço pré-determinado correspondente à seção a que pertencem (informes da escola, texto livre, colunas, classificados, etc.).
4.1.2. Vencido o prazo máximo de publicação, os textos serão necessariamente retirados do jornal-mural.
4.2. Internet:
4.2.1. Corresponderá obrigatoriamente e exatamente ao conteúdo do jornal mural impresso, sendo os textos publicados em um site e com espaço a comentários. Os textos publicados neste veículo, no entanto, não serão retirados do ar.
4.2.2. Os autores cujos artigos ou textos forem mais comentados positivamente na página da internet terão maior espaço no jornal mural (convite a escrever para uma coluna, abertura para se fazer reportagens, etc.).
4.3. Todo material será publicado de acordo com a ordem de entrega à comissão do jornal. No intuito de favorecer a diversidade do jornal, não serão publicados dois materiais ou mais do mesmo aluno na mesma categoria do jornal, salvo no caso de não existir materiais de outros alunos disponíveis para publicação.
5. Revisão: os textos a serem publicados estarão sob revisão de professores ligados ao jornal.
6. Idéias iniciais para conteúdo:
6.1. Informes da escola: espaço aberto a comunicados da direção, da secretaria e dos professores, redigidos pela redação do jornal aos alunos das turmas do primeiro turno.
6.2. Textos livres:
6.2.1. Serão publicados simultaneamente no jornal-mural e na internet por um prazo mínimo de sete dias e máximo de dois meses, dependendo da repercussão dos artigos e do número de publicações.
6.2.2. Os temas livres podem ir além da esfera escolar, envolvendo assuntos e/ou situações do cotidiano, da História, da Ciência, de tecnologia, da cidade de Barbacena, do Brasil e do mundo.
6.2.3. Serão vetados textos discriminatórios, ofensivos, vexatórios e não condizentes com o ambiente instrutivo escolar e familiar.
6.2.4. Também serão vetados textos que incorram em plágio comprovado, situação esta que, em caso de reincidência, acarretará no banimento do aluno de todas as atividades do jornal até o final do ano letivo corrente.
6.3. Colunas:
6.3.1. Espaço aberto aos alunos que se interessarem em escrever textos periódicos sobre determinado tema. Para a publicação de uma coluna, o aluno deverá contribuir com ao menos um texto a cada 15 dias.
6.3.2. Fica estabelecido que os prazos para publicação das colunas no jornal-mural serão de no mínimo 15 dias e no máximo 30 dias, sendo a continuidade da coluna determinada pelo interesse e pelos comentários do público.
6.3.3. Caso o aluno não entregue novas contribuições para sua coluna num prazo máximo de 30 dias, sua coluna será reavaliada pela coordenação do jornal. Os textos das colunas serão submetidos ao mesmo crivo dos textos livres.
6.3.4. Será permitida a elaboração de colunas em sistema de co-autoria de, no máximo, dois alunos, visando à criação de textos conjuntos. O sistema de co-autoria deverá ser aprovado e acompanhado pela comissão do jornal. Não será permitida a alternância de textos de dois colunistas em uma coluna de co-autoria.
6.3.5. Colunas destinadas a projetos desenvolvidos pela escola poderão ter participação de diversos alunos envolvidos nos mesmos, mediante análise prévia da coordenação do jornal.
6.4. Classificados:
6.4.1. Seção de utilidade pública do jornal, na qual os alunos poderão, sem custo, anunciar compra, troca e venda de produtos do seu interesse.
6.4.2. Não serão permitidos anúncios de itens proibidos pela escola (bebidas, cigarro, etc.).
6.5. Reportagens:
6.5.1. O espaço de reportagens será cedido aos alunos que mais se destacarem no contexto editorial do jornal (maior repercussão em textos livres, colunas mais comentadas e participativas, etc.) ou em eventos especiais (torneios, feiras, excursões, etc.).
6.5.2. Serão publicadas por um prazo mínimo de sete dias e máximo de dois meses. Os textos das reportagens serão submetidos ao mesmo crivo dos textos livres.
6.5.3. Será incentivada a formação de equipes fixas de reportagens, formadas por no máximo cinco alunos de uma sala, com intuito de fazerem as coberturas de eventos escolares. A equipe que apresentar as melhores reportagens será premiada pela escola, tendo inclusive livre acesso a eventos escolares internos e externos.
6.6. Caricaturas e tirinhas: poderão ser publicadas tirinhas, caricaturas e manifestações artísticas no jornal, desde que respeitando os critérios já mencionados para a publicação de textos livres. Os prazos para publicação da arte no jornal-mural será de no mínimo 14 dias e no máximo dois meses.
7. Conselho Editorial: os textos que não forem aprovados pelo jornal por não estarem de acordo com os critérios estabelecidos para a publicação serão devolvidos, sendo anexado aos mesmos um relatório de análise.
8. Assinatura dos textos: As colunas, as reportagens e os classificados deverão ser assinados com o nome completo do aluno e a turma a qual ele pertence, no entanto, os alunos poderão utilizar pseudônimos (registrados junto à coordenação do jornal) para assinar os demais textos.
9. Certificados: os alunos que participarem do jornal ganharão, ao final do ano letivo, um certificado de participação assinado pela direção da escola e pela coordenação do jornal.
9.1. Tipo A: Concedido aos alunos com publicação de, no mínimo, três textos livres.
9.2. Tipo B: Concedido aos alunos que mantiverem uma coluna durante todo o ano.
9.3. Tipo C: Concedido aos alunos que atuarem como repórteres.
9.4. Tipo D: Concedido aos alunos que publicarem, ao menos, três desenhos, charges, caricaturas ou tirinhas.
10. Contato: tribunaestudantil.hd@gmail.com
11. As situações não previstas neste regulamento serão avaliadas e divulgadas pela comissão do jornal.

Comissão do jornal:
Revisão, edição e coordenação: Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário