Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/18/10

terça-feira, 18 de maio de 2010

A era de Jucelino Kubitschek

A era JK, problema ou solução? Com certeza, paira uma dúvida na cabeça de quem para pra pensar como foi seu governo.
Para alguns, JK foi um homem que soube governar o Brasil e que trouxe mais benefícios para o nosso país, mas de onde será que vem tanto benefício? Não se pode negar que houve muitas melhorias, mas também houve questionamentos do povo, que queria saber de onde vinha tanto benefício, mas JK sabia o que estava fazendo, tanto que era um político, ou seja, sabia como negociar com o povo e agir de maneira correta.
Assim se tornou popular, mantinha seu slogan “Cinquenta anos em cinco”; com certeza isso deixa dúvidas, o Brasil não era tão rico para cumprir com essa promessa exagera, nem JK era tão rico para fazer o mesmo, então o que deveria ser feito? Empréstimos de países do exterior. Como um presidente que sabia negociar e era esperto, pediu ajuda para os Estados Unidos.
Outro fator interessante e que passou como uma coisa impressionante foi a construção da capital federal. Como um presidente pode construir uma cidade inteira? Mais uma vez entram os empréstimos.
Se JK trapaceava não podemos saber, mas com certeza não era santo nem vilão, e sim um político que era dedicado, mas seria melhor se o próprio JK estivesse entre nós para nos contar, afinal não podemos reclamar do que muito nos favoreceu.

Michael Douglas Rodrigues Costa, 3B (Equipe Village People)

Ignorância

Hoje em nosso país há um caso sério de analfabetismo entre pessoas mais velhas e até entre novas, como crianças e jovens que largam os estudos para trabalharem. Aonde vamos parar assim?
Certamente a maior parte do povo brasileiro é alfabetizado, o que é menos problema para o país, mas alguns preferem parar de estudar e ficar por conta do trabalho ou do crime, tudo pela ignorância pessoal e familiar, não enxergam o quanto é importante estudar.
Mesmo alguns que estão na escola não se preocupam em aprender, fazem absolutamente nada para conseguirem alguma coisa. Há aqueles que estudam para passar e não para aprender.
Mas como todo país tem seus problemas e soluções, no Brasil há vários projetos que podem reverter a situação do analfabetismo, crianças e jovens estão tendo a oportunidade de se educarem em uma escola, aprenderem o quanto é importante estudar; adultos e idosos estão tendo oportunidade que não tiveram quando jovens.
Com a consciência de todo o aprendizado fica cada um mais forte e não viramos “analfabetos” na vida, afinal se queremos ser alguém, não devemos morrer na ignorância.

Michael Douglas Rodrigues Costa, 3B (Equipe Village People)