Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/19/15

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sensações

Amar é...
Bom, esse é um tipo de frase que tem inúmeras possibilidades de resposta, uma frase a que muitas pessoas respondem de um jeito. Há pessoas a que irão dizer que é um sentimento ruim, que causa dor e tristeza, mas será?
Já eu, vejo o amor com outros olhos, um sentimento bom, que traz paz e sossego para o coração e faz você se sentir nas nuvens.
E a amizade?
Ah, a amizade é linda! É algo verdadeiro, sincero, algo que acalma a alma, pois um amigo é como um irmão, te faz sorrir mesmo nas horas tristes, te aconselha, te diverte, te acompanha em todos os momentos da vida. Ter um amigo é uma das melhores sensações do universo.
Agora, pense em uma pessoa com o coração cheio de amor e repleta de amigos, não necessariamente muitos, mas verdadeiros. Pensou? Agora, transforme esse pensamento em realidade e você sentirá a mesma emoção e a mesma felicidade que senti ao escrever esse texto, porque, sem dúvidas, essas sensações são as melhores que alguém pode sentir.
E você? O que tem para falar sobre o amor e a amizade? Já se sentiu nas nuvens?

Nayara Gonçalves da Costa, 3.2

Respeito

Na minha opinião, em qualquer escola, ou em qualquer lugar, acho que com uma boa conversa se resolve tudo. Mas nem sempre é assim.
Mas a primeira coisa que deveria ter entre as pessoas civilizadas é o respeito, porque, com apenas palavras ou atitudes, uma pessoa poderá se ofender.
Temos gostos, manias, pessoas totalmente opostas, por isso devemos muito bem pensar antes de agir e de falar qualquer coisa, porque quem julga demais, um dia será julgado.

Samyra Gabrielle Aparecida Pompeu de Paiva, 2.3

Jogos escolares

Os jogos escolares de Barbacena, promovidos pela prefeitura, reúnem todas as escolas da cidade, que disputam em vários esportes, como: futsal, vôlei, basquete, entre outros.
Cada escola escolhe os seus doze melhores atletas e, nos dias dos jogos, o restante dos alunos vai para a torcida.
Os mais animados e mais disputados são os de futsal, porque a maioria dos meninos praticam esse esporte.
Todas as escolas estaduais participam do torneio principal, que é o JEB (Jogos Escolares de Barbacena), as escolas municipais participam de um outro torneio.
No final, o vencedor do JEB disputa um outro torneio chamado JEMG (Jogos Estaduais de Minas Gerais), em que todos os ganhadores do JEB se enfrentam em busca do troféu.
É uma das maiores honras ver sua escola, em uma final e ver seus amigos, colegas e familiares torcendo por você. É o sonho de qualquer atleta que disputa um campeonato. Pena que a realidade é de poucos.

Saymon Alvim de Paulo, 3.1

Impedidas de serem felizes

A cada dia que passa, inúmeras crianças são vítimas da violência sexual, algo que vem crescendo acentuadamente nos últimos anos.
Aquelas que eram para ser a esperança de um mundo melhor perdem a alegria de viver, sofrem sem merecer e vivem sem sonhos e expectativas.
Todos dizem que querem um mundo melhor, mas nem todos estão dispostos a mudar e nem mesmo a olhar para um grande problema que está a nossa frente.
Crianças não são objetos e nem passatempos, mas sim seres dignos de ter uma vida feliz e realizada.
Não podemos deixar que os sonhos delas se apaguem, que a esperança morra e que a beleza da vida se perca, pois, se o ser humano é capaz de fazer todo esse mal, ele também é o único que pode revertê-lo, basta querer.

Ana Clara da Costa Fagundes, 2.4

Resumo de um desabafo

Às vezes, na vida, tudo fica escuro, você se sente perdido, muitas responsabilidades, cobranças e nenhuma compreensão. Nessa hora, você vai pensa em desistir, mas você lembra que, mesmo que ninguém nunca lhe pergunte o que está havendo, qual o motivo de tantas falhas, você apenas precisa acreditar em si mesmo.
Todos podem e, acredite, irão lhe virar as costas. Ninguém liga se você estuda dois turnos e trabalha no próximo, ninguém é você, ninguém se importa com você.
A única certeza que se pode ter é que é você, só você, que irá lutar por você, porque, haja o que houver, só verão suas falhas sempre, pois só elas são lembradas. Isso é a realidade.
E, saiba, mesmo se o sistema ou as pessoas apontarem que vai perder tudo, você é capaz, só está passando por uma fase difícil e vai vencer. Não importa quando. Só acredite em si mesmo e em sua força.

Bianca Monteiro de Almeida, 3.2

Meu futuro sonho

Desde pequena, tenho um grande sonho de estudos, crescer, me formar e me tornar independente dos outros.
Quando eu me formar no ensino médio, quero continuar estudando e dando o melhor de mim para que eu possa conseguir a profissão de ser PM, que também faz parte de um grande sonho meu.
Tenho tudo para conseguir realizar meus sonhos. Minhas tias e avós vivem me dando conselho, mas é claro que sem força de vontade, não irei realizar sequer um sonho meu.
No mundo em que vivemos, todos têm um sonho, mas, a partir do momento que você colocar na cabeça que quer realmente realizar seu sonho, tenha força de vontade para lutar e fé para realizar.

Rafaela Fabiana Maria Mendes, 2.5

De quem é a culpa?

A grande taxa de acidentes, principalmente de motos, não é novidade no país. Porém, ocorreu nos últimos cinco anos um aumento exacerbado (115%). Tirando a vida, ou deixando sequelas na vida de parte da população ativa, chegando a até 78,7% de jovens entre 20 e 39 anos.
As causas são diversas, entre elas está o aumento de numero de motos nas ruas, por ser um transporte fácil, rápido, acessível. Entre outras causas estão a falta de estrutura e sinalização das estradas e ruas, embriaguez, falta de habilitação, abusos, ir responsabilidade a, entre outras.
É necessária maior consciência e responsabilidade por parte dos condutores e maior fiscalização da situação das estradas, fiscalização após festas, em áreas rurais e interior das cidades, portanto não somente nas áreas centrais.
A responsabilidade de todos esses acidentes não é somente de uma parte e, sim, de toda uma situação.

Juliana Fernanda dos Santos, 3.2

Pena de morte

"É um processo legal em que uma pessoa é morta pelo Estado como punição por um crime cometido por ela".
A pena de morte é legal em alguns países e nos vem sempre a pergunta: É certa ou não? É uma resposta meio difícil e cada um tem sua opinião. Por exemplo, os que concordam com ela, se pararem para pensar, vão ver que o indivíduo que faz essa ação (matar o acusado) também está matando uma outra pessoa. Mas para os que não concordam, também é uma situação delicada, pois um não tem o direito de tirar a vida do outro e talvez isso seria preciso para que o autor dessas ações ficasse com "medo".
O certo seria que o causador da ação recebesse punições rígidas, como ficar em uma prisão sem direito algum e para o resto de sua vida.
O caso do Brasil já é bem diferente, as pessoas matam, estupram, roubam e o que acontece é uma prisão e, na maioria das vezes, quando isso acontece, são soltos rapidamente.

Milene Aparecida Pereira, 3.2

O aborto e a gravidez: os casos mais ocorridos na adolescência

O aborto é visto como prática ilegal no Brasil. A expressão "aborto" se caracteriza pela morte do embrião ou feto e pode ser espontâneo ou provocado.
Geralmente, aborto ocorre na adolescência. Hoje em dia, muitos adolescentes não têm responsabilidade, mas é crime se o aborto dor provocado.
Quando uma adolescente engravida, passam várias coisas em sua mente. A primeira costuma ser tirar o bebê, o que pode causar vários problemas, já que, quando há uma tentativa frustrada, a criança pode nascer com vários problemas.
Os tipos de aborto são "aborto espontâneo", aborto induzido e a também o aborto subclínico, aborto precoce e aborto tardio.
Segundo várias fontes, um grande número de mulheres, inclusive adolescentes, perde a vida pela consequência de abortos. Além disso, tem o aborto terapêutico, que é o aborto provocado para salvar a vida da gestante.
Eu penso que isso não deveria existir de jeito algum, afinal, tira muitas vidas. Se o indivíduo não quer ter uma criança, então não faça coisas erradas, que também podem colocar sua vida em risco. Previna-se e pense bem antes de fazer qualquer coisa que vá prejudicar sua vida e a de outras pessoas, consequentemente.

Gislaine Ferreira Paulino Dias, 1.6