Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/19/08

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Água é vida


Sem a água não há vida.

A água é a coisa mais importante que existe no planeta.

Apesar de a sociedade não se preocupar muito com a existência da água, sem ela nada existiria neste mundo.

Existem muitos fatores que prejudicam as águas: desmatamento, poluição, lixo, esgoto correndo a céu aberto, invasores desordenados nas encostas. O pior problema é que as autoridades não tomam providência alguma.

É muito triste saber que a floresta amazônica está sendo devastada e os políticos não se preocupam com isso.

Se não tomarmos alguma providência imediatamente, vamos ficar sem água e principalmente sem vida.

Vamos cuidar das nascentes, rios e matas, pois assim poderemos viver felizes.

G. Diogo

Tabagismo: um contraste econômico


No passado, o cigarro era considerado como um instrumento de elegância, utilizado inclusive em cenas de filmes pelos mais sofisticados personagens, o que colaborou com a indução ao seu uso equivocado.

Naquela época não existia ainda a constatação e divulgação dos males que o cigarro causava ao ser humano. Hoje, porém, a informação sobre as doenças causadas pelo cigarro é universalizada. Contudo, enquanto muitas pessoas que se viciaram no passado tentam parar de fumar amedrontadas com a morte agonizante que o cigarro provoca, muitos jovens resistem aos apelos dos mais velhos que tentam sem sucesso conscientizá-los dos perigos que o cigarro traz à saúde.

As mães fumantes principalmente, cometem um crime (não punível legalmente) contra o inocente, no caso, seu próprio bebê, que sofre as agressões do fumo desde a sua concepção. Após seu nascimento se torna um fumante passivo, propenso a desenvolver várias doenças que poderiam ser evitadas.

Sabemos que as indústrias fabricantes do cigarro lucram milhões, enquanto o governo gasta milhões para tratar da saúde dos fumantes ativos e passivos, considerando que a Constituição Brasileira diz em seu artigo 196: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

É preciso uma conscientização profunda, não apenas daqueles que fumam ativamente ou passivamente, mas também daqueles que exploram a fraqueza das pessoas que tendem a desenvolver o tabagismo.

Dessa forma, todos nós lucraríamos, pois, o dinheiro usado para tratar das vítimas do cigarro poderia ser utilizado para melhorar a saúde coletiva e a qualidade de vida, conseqüentemente aumentando a longevidade, o que tornaria a vida ativa do trabalhador mais longa e saudável.

O conjunto desses benefícios resultaria no progresso do país, que infelizmente gasta muito dinheiro para tratar a saúde dos brasileiros, cujo dinheiro poderia ser poupado se fossem criadas leis para punir os especuladores da saúde dos brasileiros.


Não caia nessa armadilha!


Pare de fumar!


Não inicie o tabagismo!


José Maria Leite, EJAI

A violência


Como sabemos, a violência atinge todos os países. Existem vários fatores que a influenciam: drogas, desigualdade social, desemprego, racismo, falta de discernimento.

As pessoas estão desunidas, lutam em busca de melhoria para seu próprio benefício e não se preocupam com o próximo. Ficam somente em busca do dinheiro sem falar no preconceito que ainda é muito grande.

Antigamente, existia muita violência que hoje em dia ela é bem clara entre famílias, vizinhos e outros. Qualquer coisa é motivo de briga, falta tolerância, amor, fraternidade, carinho e principalmente acreditar em Deus que nos ama incondicionalmente, pois Jesus morreu para nos livrar do pecado, mas muitas vezes não valorizamos.

O mundo precisa parar, analisar, compreender, amar ao próximo, ver as coisas com mais carinho, ter mais calma.

“Para quê correr, se ferir, ferir aos outros por motivos fúteis se sabemos que estamos aqui só de passagem?”

“Por que não deixar boas lembranças, levando-as conosco?”

Renata Kelly Rodrigues, 3C

Fumar não é a solução


O que leva um jovem cheio de vida a fumar? Por que será que ele não acha outra escolha, outro meio de ocupar seu tempo?

Muitos jovens são influenciados pelos próprios amigos, que ficam insistindo para que eles experimentem. Eles acabam experimentando e, conseqüentemente, tornando-se fumantes também.

Outros jovens têm a idéia fixa de que o cigarro acaba com todos os seus problemas, mas todos sabem também que isso não é verdade e que acreditar nisso é tolice.

A maioria dos jovens fuma; isso hoje em dia se tornou normal. Mas o que ganham com isso? Esquecem os problemas? Tudo se resolve em uma simples tragada?

É claro que não. Existem muitos tipos de alerta sobre o cigarro. Só entra nesse caminho destrutivo quem quer e quem faz a escolha errada.

Lídia Maria de Oliveira Silva, 1C

Amar


Amar é antes de tudo não se omitir.

Mas omito, pois não tenho a coragem de dizer,

“Te quero”.



Mas o simples fato de tentar amar alguém,

Já é um ato de coragem.

Já passei pelo gelo da dor,

Por isso cheguei à inocência do amor.

A vida me foi dada de graça,

Junto com ela tudo que eu preciso para viver,

Menos você.



Achei a minha alegria na sua alegria,

Isso é felicidade.

Maior felicidade terei com você ao meu lado.

As ilusões sustentam minha alma,

Assim como as asas a um pássaro.

Nenhuma paixão passa sem deixar marcas,

Mesmo quando oculta.



Quando você abriu seu coração,

Aprendi, e abri o meu para dizer...

Eu te amo...



Leiliane Cristina Rodrigues, 3B