Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/18/16

sexta-feira, 18 de março de 2016

Arte

Marcos Túlio, 2.5


Arte

Bruno Henrique de Souza Silva, 2.5

Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3

Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 3.2



Reportagem - Comemoração do oitavo ano do Tribuna Estudantil

COMEMORAÇÃO DO 8º ANO DO TRIBUNA ESTUDANTIL 

Por Carla Cristina de Souza Marques
 
Há exatos oito anos, deu-se início a história do jornal “Tribuna Estudantil”, na Escola Estadual “Henrique Diniz”.
Criado pela professora de português, Paula Campos, o jornal contribuiu para diminuir a “distância” entre os alunos e a escola. Ele é um meio informativo aberto para todo o ambiente escolar e que ao longo dos anos revela vários talentos. 
Percebe-se que há um grande interesse por parte dos alunos em levar conteúdos novos para os demais, seja em forma de textos, canções, poesias ou desenhos.
A cada material exposto, é possível observar a dedicação dos alunos em querer mostrar seus trabalhos. 
Como prova disso, eu mesma pude aperfeiçoar meu talento usando o espaço do jornal. Desde pequena, eu tenho afeição por escrever textos, poemas e, recentemente, compor músicas.
Quando dedicamos nosso tempo para fazer algo que terá retorno não só para nós, mas também para os demais, é sem dúvida gratificante.
Vivenciando a chamada Geração Z, com a tecnologia e a praticidade obtidas pelos aparelhos eletrônicos móveis, é fundamental destacar a importância de um projeto como o jornal, através do qual não é deixado de lado o hábito de manuscrever textos, uma vez que as pessoas, em especial os jovens, perdem esse hábito, pelo fato de digitarem mensagens e textos online.
Todas as escolas deveriam ter um jornal: uma iniciativa que só traz benefícios para todos. Esperamos que novos talentos sejam descobertos e que cada vez mais o Tribuna Estudantil cresça. 


Carla cristina de Souza Marques é aluna do 3º ano 1 e é escritora do jornal há três anos

Coluna Aviação - Heróis da Segunda Grande Guerra











A Coluna Aviação do jornal Tribuna Estudantil traz agora nos próximos textos a série Heróis da Segunda Guerra, fazendo um tributo a inúmeros aviões. E vamos começar com o lendário P-51 Mustang, avião de guerra preferido do nosso vice-diretor Felipe.
O Mustang foi criado e desenvolvido pelos EUA para os ingleses, mas essa versão “britânica” tinha motor fraco, que só conseguia altas velocidades a baixa altura, fazendo, assim, do Mustang, um avião de interceptação e não um caça.
Com a entrada dos EUA na guerra, iniciou-se uma campanha de bombardeio tanto na Europa, quanto no Pacífico. Só que a USAF tinha apenas caças P-47 Thunderbolt, de autonomia limitada. Com isso, os EUA optaram por escoltar seus bombardeiros com caças Mustang, mas, com a deficiência de potência, os americanos modificaram o projeto, adicionando asas de fluxo laminar (item que aumenta a velocidade e economiza combustível), um canopy em bolha para se ter melhor visibilidade e o motor do Avro Lancaster*, o Rolls Royce Merlin. Isso deu altas velocidades ao Mustang, mesmo a 20.000 pés de altura, estendendo sua autonomia a 2.000km (com tanques externos), podendo, assim, escoltar os bombardeiros da Inglaterra até Berlim e da China até o Japão, ida e volta.
Este é o primeiro texto da série que, em breve, voará pela Alemanha nazista e pela União Soviética.

*Avião de bombardeio pesado inglês

Coluna Série Desafio - Atravessando o rio


Resposta do desafio anterior: No desafio anterior foram dados cinco triângulos com seus respectivos valores. O desafio consistia em você achar qual era o valor que estava faltando e, para chegar à resposta, bastava multiplicar os números dos vértices da base e depois pegar o número que está no vértice de cima e subtrair do resultado da multiplicação. Resolução: (9 x 3 = 27) e (27 - 2 = 25) logo a resposta é 25.











Nível: Fácil

Um pescador está do lado de um rio. Ele tem um barco e precisa levar um saco de milho, uma galinha e uma raposa para o outro lado. O barco só aguenta o pescador e mais alguma coisa (milho, a galinha ou a raposa). 
Ele não pode deixar a galinha com o milho, porque a galinha comeria o milho, e nem pode deixar a galinha com a raposa, se não a raposa comeria a galinha. O que ele deve fazer?
Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo, aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado.