Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/25/11

sexta-feira, 25 de março de 2011

Reforma da escola

Desde o ano passado, foi iniciada uma reforma na escola a fim de melhorar por inteiro tanto a estrutura da escola quanto sua aparência.

No começo foi um tormento, pois o barulho era infernal, atrapalhava tudo e todos. Os alunos não conseguiam prestar atenção nas aulas, os professores, por sua vez, não conseguiam explicar melhor suas matérias. Foram várias reclamações contra os pedreiros. Havia, enfim, sempre pontos negativos. Os alunos só sabiam reclamar, mas nenhum enxergou um ponto positivo: a escola estava melhorando para eles. E, se queriam um resultado bom, então por que não deixar de se importar com os problemas e esperar pelo que estava vindo???

As férias então chegaram e, quando retornamos, nos deparamos com outra escola. Está totalmente diferente, nem parece aquela que um dia alguns reclamaram pelas paredes rabiscadas, rebocos caindo...

Agora cabe aos alunos conservarem a escola, pois se ainda não acabou a reforma e a escola já está assim, imagine quando acabar! Então só nos resta esperar o fim da reforma e conservar o resultado.


Criis Rosas

O carnaval

O carnaval é um bem cultural, uma maneira de cada povo expressar sua cultura.

O carnaval é um evento tradicional que acontece todo ano em algumas cidades do Brasil. As pessoas através dele tentam demonstrar sua cultura e passá-la para os outros. Elas se divertem, brincam, fazem amizades e não para por aí. O trio elétrico diverte as pessoas e é um elemento praticamente indispensável para o nosso carnaval. Pessoas de outros países vêm para o Brasil curtir esse evento que contagia milhões de pessoas.

Devemos falar também do outro lado da moeda, pois nem tudo é perfeito. Há pessoas que aproveitam o carnaval para o seu bem próprio; há pessoas que não se controlam e só vêem o resultado nove meses depois, mas já é tarde demais. Quando chega o carnaval vemos várias propagandas dizendo “use camisinha”. Essa propaganda está falando que precisamos da camisinha, ou seja, indiretamente, que vamos fazer sexo. O carnaval está virando uma rede de orgia e as pessoas não se dão conta disso, só querem se “divertir”.

O carnaval é o mesmo para todos, cabe a nós saber discernir o certo do errado e, dependendo do caminho que você tomar, poderá ter consequências depois.


Érika Moraes Mendes, 3.13

Resposta à reportagem “Sala suja”

A Direção gostaria de esclarecer que, em todas as vezes nas quais foi procurada pelos alunos pela má execução da limpeza da sala, providências foram imediatamente tomadas e o funcionário responsável pelo serviço foi advertido. A limpeza tem ficado bastante prejudicada em razão das frequentes faltas do funcionário em questão que, por ser um servidor efetivo, goza de estabilidade funcional na instituição. Todas as providências, no entanto, estão sendo tomadas para resolver o problema com a maior presteza possível.

A Direção

Parabéns Tribuna

Equipe de Reportagem Quá Qué Idéia
Reportagem: Fernanda Aparecida da Silva Santos
Redação: Mariane Renata do Nascimento
Edição: Ana Caroline da Silva Carvalho
Fotografia: Dayane Amanda da Costa Fagundes

Há três anos existe em nossa escola um jornal chamado Tribuna Estudantil, no qual os alunos publicam seus textos, desenhos, avisos e ainda podem postar todo mês para uma coluna, como a de “História” e a de “Música”.

Fazendo uma entrevista com a professora de Português, perguntamos:

Fernanda: Paula, como surgiu a idéia do Tribuna?

Paula: Eu como Professora de português, sempre quis incentivar a produção de redações de meus alunos. Sempre achei legal quando via escolas que produziam jornais com textos de seus alunos. Mostrei minha idéia ao Felipe (Vice-Diretor, professor de História na época) e ele topou me ajudar. Fizemos então um projeto que nos fizesse gastar o menor valor possível. A escola cedeu o mural e resolvemos fazer um site em um servidor gratuito. Os custos de impressão são por nossa conta, mas vale a pena, é gratificante.

Fernanda: Qual foi a reação dos alunos quando surgiu o Tribuna?

Paula: Os alunos gostaram da idéia, mas eles demoraram a entrar no ritmo. No segundo ano foi melhor o envolvimento deles, acho que por terem visto entrega dos certificados no ano anterior.

Fernanda: Para você, como tem sido o Tribuna nestes três anos?

Paula: Tem sido bom, gratificante. Há vários ex-alunos que continuam enviando seus textos e desenhos. Isso significa que eles gostaram do projeto e sentem falta, já recebemos elogios de pessoas de outras cidades e até de outros estados. Isso é um incentivo para que continuemos nosso trabalho.

Depois disso perguntamos ao Felipe a opinião dele sobre o Tribuna e esta foi sua resposta:
“Acredito que o Tribuna Estudantil foi um dos melhores projetos que já desenvolvemos no Henrique Diniz. Nestes três anos de atividades, pudemos além de conhecer melhor nossos alunos no que diz respeito a seus pensamentos, suas opiniões pessoais, criar um histórico das impressões acerca da escola e de todos os acontecimentos relativos ao ambiente escolar neste período. E melhor, este histórico, documentado inclusive com fotos e vídeos, está disponível a todos na internet. Dessa forma, colaboramos com a sedimentação de uma imagem de muito trabalho ligada a nossa escola. Espero realmente que possamos conduzir o jornal por muitos anos".
Desde o dia 18 de março de 2008 (Aniversário do Tribuna Estudantil), Paula (Professora de Português) e Felipe (Vice-Diretor) têm feito um ótimo trabalho coordenando o Tribuna Estudantil.

Aqui estão algumas fotos do Mural: