2013 - Sarau de poesia |
quinta-feira, 4 de julho de 2013
Alunos representam HD na FECIB
Andreza Siqueira
Bruna Adriana
Jacqueline Silva
Laila de Souza
Nathália Vitoretti
Patrícia Carvalho
Nos dias 12,13 e 14 de junho, alguns alunos do Henrique Diniz participaram da 2° Feira Científica de Barbacena (FECIB) que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do IFET. Os trabalhos apresentados eram das seguintes matérias: Química e Biologia. Os mesmos contaram com a ajuda dos integrantes do PIBID e dos professores Márcio e Maria de Lourdes e foram apresentados por alguns alunos dos 2°anos.
Os trabalhos tratavam dos seguintes temas: “Tabela Periódica”; “Tratamento da água e o processo de despoluição do rio das mortes após o crime ambiental” e; “Química e cidadania no trânsito: Uma abordagem contextualizada sobre o bafômetro e a Ingestão prematura do álcool”.
Entrevistamos os professores que orientaram estes trabalhos: Márcio e Maria de Lourdes.
Márcio,como foi o desempenho dos alunos do Henrique Diniz na FECIB?
Foi muito bom, considerando ser a primeira vez que os alunos do HD participaram de eventos externos ligados à Feira de Ciências. Eles mostraram evolução e aumentaram o interesse em atuar nesse tipo de evento.
O que é o PIBID? De que forma os integrantes deste contribuíram na feira?
O PIBID é o programa institucional de bolsa de iniciação à docência, visa o incentivo à prática docente. Os participantes do mesmo contribuíram de forma marcante, pois propiciaram a apresentação de novos trabalhos, bem como estimularam a participação dos alunos na feira.
Qual o conhecimento que os alunos obtiveram na feira?
Com a FECIB, os alunos adquirem experiência com o público, bem como ampliam informações em relação aos respectivos assuntos trabalhados. Especialmente na química, aprenderam muito sobre o surgimento da tabela periódica e também analisaram melhor a questão bebida x direção.
Tratamento da água e contaminação do Rio das Mortes com derivados do petróleo e teve também a tabela periódica.
Como foi o apoio dos integrantes da PIBID na apresentação dos trabalhos?
Acompanhei o trabalho de Biologia e foi muito bom, tanto em relação à infraestrutura, como na área do conhecimento e informação sobre o tema.
O que os alunos que apresentaram o trabalho de Biologia puderam aprender?
Acredito que além do assunto trabalhado, aprenderam a compartilhar informações em um âmbito maior, sobre organização e interação com o público.
Segundo a aluna Liliane Maria, a FECIB é um evento criado para proporcionar aos estudantes um meio de representar suas escolas, com apresentações de trabalhos elaborados pelos alunos. “Nós (Katryn, eu e Luana) que representamos o HD na FECIB agradecemos a oportunidade que a escola nos proporcionou. Com esse trabalho, interagimos com os participantes da feira e, pudemos adquirir mais conhecimento sobre os efeitos do álcool e também sobre os outros trabalhos presentes na feira”.
Agradecemos a todos os alunos, professores e integrantes do PIBID que representaram a nossa escola na FECIB. Parabéns pelo desempenho!
A grande influência da internet no desenvolvimento
A internet é um meio de pesquisa e de obter informações fáceis e precisas a qualquer hora. Praticamente todas as empresas hoje em dia usam a internet.
Este meio poderoso conseguiu muitos fãs devido à precisão e à facilidade de uso e acesso. Provavelmente muitos de nós não conseguiríamos ficar sem ela. Nos dias de hoje, seu uso é indispensável. Há também muitas empresas de vendas apenas pela internet, das quais só é possível comprar de tal forma.
Felizmente têm aumentado o índice de pessoas coma cesso à internet. O governo tem criado diversos programas para beneficia famílias de baixa renda, aplicando o fácil acesso em casas e escolas.
É altamente recomendável que todas as pessoas tenham pelo menos uma certa noção de como usá-la, por isso existem profissionais formados e dedicados a ensinar com cursos básicos, os quais podem ser encontrados em cursos de informática.
Henrique Esteves Ruffo, 3.14
Brasil, um país de todos
A população brasileira está revoltada com tantos atos espantosos do governo. A presidente gasta 3.000 reais em cabelo e maquiagem para dar um pronunciamento. Está gastando o dinheiro do povo à toa, com coisas inúteis e banais.
Todas as pessoas estão revoltadas com os gastos sem precisão que o governo tem feito nesses últimos tempos, tirando dinheiro do povo para investir em suas próprias coisas ou até mesmo para fazer bonito para turistas.
Mas o Brasil finalmente acordou e toda esta semana grupos de pessoas se reúnem em vários cantos do país para protestar a favor do benefício da população e contra o dinheiro gasto à toa.
Todos esperam uma atitude do governo que proporcione à população saúde, segurança, educação, transporte mais barato, além da solução de outros problemas.
Se o governo investisse em tudo o que é preciso, com certeza o Brasil seria um país melhor. Em questão de educação principalmente, pois assim o país vai se tornando mais e mais desenvolvido. Sendo assim, se o governo analisasse esta ideia, seria como: um por todos e todos por um. Eles garantindo nossa educação e nós garantindo o futuro do país.
Fraan Vieira
Jovens
Muitas pessoas acham os jovens pessoas problemáticas, que fazem o que querem do jeito que querem a hora em que têm vontade. Mas ela se esquecem de que um dia já foram jovens.
O jovem é um sonhador que vai atrás de seus objetivos. É corajoso e perspicaz, não tem medo das consequências dos seus atos e assume as consequências dos mesmos.
As pessoas não deveriam recriminar os jovens dessa maneira. Está certo que tem alguns jovens que são revoltados, mas não é certo generalizar.
Por que ao invés de criticá-los, as pessoas não tentam compreendê-los? O jovem é o presente, é o futuro; revoluções são feitas por jovens. Podem ver os protestos atuais. Na maioria são jovens querendo mudanças. Talvez se as pessoas compreendessem , tudo seria feito de um modo diferente.
Maria de Fátima Carmelita de Oliveira, 3.14
Brasil: enfim acordamos
Acorda Brasil! Finalmente o povo resolveu ir às ruas. Muita emoção e principalmente todos querendo seus direitos respeitados.
Foi emocionante ver tantos jovens, crianças e idosos. Cada um a seu modo manifestando sua revolta contra políticos, corrupção e desmandos que durante anos vemos estampados a nossa frente.
Enfim, o povo não se calou. Gritou e clamou.
Foram imagens lindas e emocionantes.
Mas não podemos esquecer infelizmente o que os arruaceiros fizeram em todo o país.
Não é dessa maneira que se consegue, depredando e destruindo monumentos históricos, lojas e outros bens públicos.
Bom senso e coerência devem ser palavras de ordem.
Que essa lida sirva realmente para conseguirmos nossa: VITÓRIA.
Marilene Lopes Rodrigues, 2.7
Tristes ilusões
São tristes ilusões
Aquilo que temos,
São tristes ilusões
Aquilo que vivemos
Somos uma simples ilusão
Para nós mesmos.
Para aqueles que estão
Ao nosso redor nos vivendo.
Observar o olhar de uma pessoa
É tão fácil decifrá-lo e tão...
Todos temos ilusões.
Todos pensamos que há ilusões.
Todos querem que não haja ilusões.
Se o mundo em que vivemos,
Esse, esse mesmo,
Esse que vivemos sem ele.
A maior de todas as ilusões.
Mas tudo isso, toda essa ilusão
Causando pela perda da nossa,
Essa que chamamos de realidade
Que eu chamo de piedade.
A ilusão do mundo, a dor da perda,
Não dor da perda de alguém,
Mas a perda da alma,
A perda da verdadeira vida,
A que nós mesmos não damos valor.
Ântonny Daniel da Silva Moreira, 2.7
A essência da vida
O verdadeiro objetivo da vida são os sonhos que cada um possui. São eles que nos fazem seguir em frente para realizá-los.
Todos possuem um sonho, algo que se queira muito que aconteça e se faz de tudo para concretizar e, assim, se sentir realizado.
Na vida há quedas, mas elas trazem também motivos para levantar e continuar. Se for ver pelo real motivo, percebe-se que o que nos movimenta são esses sonhos e a ânsia de se sentir feliz quando eles acontecem.
Depois de realizados, surge aquela sensação de vitória, pois ao olhar para trás, veremos que vencemos nossos medos, nossas fraquezas e o desânimo.
Sonhe sempre com o melhor para si mesmo, pois se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, mas sim amor próprio. Nunca perca essa essência, mesmo que os outros critiquem, porque o que realmente nos faz bem é nosso coração que vai dizer, não os outros.
Maíra de Souza, 3.14
Será que resolveu?
Depois de várias pessoas terem feito várias festas de brincadeiras, a nossa "querida" Prefeitura de Barbacena mandou o Secretário de Obras Públicas começar as obras de reparação da pista no Pontilhão.
Mas antes da Prefeitura tomar esta decisão, os moradores e comerciantes do bairro fizeram a coisa mais certa de se fazer: colocaram placas de papel, de forma irônica, em protesto, escrito que a cratera localizada no ponto de ônibus estava igual ao Rio Tietê. Desenharam peixinhos e colocaram em uma vara de pescar e também colocaram um barco de papel escrito "Titanic".
Foi mais do que certo este protesto, pois não é somente no Pontilhão que está assim não. Vários outros bairros estão assim também ou estão até piores. Nas eleições, o prefeito fez várias promessas de melhorias e até agora nenhuma está sendo feita. Nós, cidadãos, temos todo o direito de reclamar de tudo isso que está acontecendo.
Marllon Bruno de Souza Resende de Barros, 3.14
Assinar:
Postagens (Atom)