Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/27/09

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Aviso! Reunião do PEAS de 29/04

Atenção alunos integrantes do PEAS 2009 e alunos selecionados para a excursão à UFMG. A próxima reunião do PEAS, no dia 29/04, será excepcionalmente realizada às 19h, com o intuito de passar todas as orientações sobre a viagem. Todos os participantes da excursão estão convocados a este encontro!

GDPEAS/2009

O gerador de Van de Graaff


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

A utilização de voltagens elevadas é necessária em alguns trabalhos da Física Moderna, seus valores chegam a alguns milhões de volts. As partículas atômicas eletrizadas são aceleradas e ganham grandes velocidades com voltagens.

O que ajuda a obter essas voltagens para que as partículas sejam liberadas contra os núcleos atômicos a fim de provocar reações nucleares é o gerador de Van de Graaff.

O gerador recebe esse nome em homenagem ao físico americano Robert Van de Graaff.

Esse gerador funciona da seguinte forma:


  • Princípio básico: quando uma carga elétrica se transferir totalmente de um corpo para outro havendo contato interno.
  • Observe o desenho:


“Ele é mostrado esquematicamente. Observe que é constituído por uma correia que passa por duas roldanas, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda roldana encontra-se no interior de uma esfera metálica oca, que está apoiada em duas colunas isolantes”.

“As cargas transportadas pela correia ao interior da esfera metálica são totalmente transferidas para ela, acumulando-se em sua superfície externa”.