Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/07/09

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Uma inesquecível excursão para BH!

Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

No dia 30 de abril de 2009, foi realizada a terceira excursão dos alunos da Escola Estadual Henrique Diniz com a intenção de mostrar todas as profissões que são apresentadas na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e também mostrar o valor que esta universidade tem.

Essa excursão foi realizada de 7h às 21h, pois não conhecemos só a universidade, conhecemos também o Mineirão e a Pampulha. Quem foi não irá se arrepender nunca, pois esses pontos que conhecemos serão um marco para nossas vidas.

As pessoas que foram na excursão têm muitas novidades para contar, pois viram que na universidade os alunos são independentes, não tem ninguém para cobrar deles, eles mesmos que têm que correr atrás, pois os professores não vão ficar "pegando no pé", falando o que é para fazer. Os estudantes mesmos terão de fazer sozinhos, sem nenhuma ajuda.

Os professores souberam organizar a excursão direitinho, colocando regras na hora certa e dando as melhores informações de como é uma cidade grande e quais prevenções devem-se fazer para depois não se arrepender.

As minhas colegas Joseane, Kátia, Edilaine e Marcele adoraram a excursão. Elas disseram que, se tiverem outra oportunidade, irão de novo porque é uma viagem construtiva, só mostra as coisas boas, coisas que vão fazer falta um dia em nossas vidas. 

Na Mostra de Profissões são expostos vários cursos aos alunos, mostrando que há várias formas de estudar e, depois, de trabalhar. Nessa universidade, você passa no vestibular, estuda na área  que quer e não paga nada por isso, pois a União paga para você, que sai formado e com um currículo exemplar por ter estudado em uma universidade federal, o que quer dizer que já batalhou muito para estar onde quer. Lá não é fácil, tem que ter uma grande responsabilidade e uma cabeça bem formada.

O Mineirão é um lugar que também chamou muita atenção, pois está construído próximo ao campus da universidade e, assim, as pessoas o visitam e depois visitam a universidade. É muito engraçado e interessante ter um lugar de esporte junto com um lugar de estudo.

A Pampulha também é um lugar muito atrativo, pois há uma lagoa enorme, bem cuidada e uma igreja também e conservada. Toda a área ao redor da lagoa da Pampulha é bem conservada, com a grama bem limpinha, sem nenhum papel no chão e sem nenhum ato de vandalismo porque sempre nas ruas existem várias  pessoas trabalhando para ajudar, como guardas municipais e instrutores para não deixar ninguém perdido e ninguém acabar com essa preciosa fama da Pampulha.

Muitos alunos já estão sabendo o que vão fazer depois de se formarem, mas ainda existem alguns que estão meio confusos, pois não sabem o que vão querer fazer e nem como exercer. É por isso que os professores arrumaram esta excursão para a Mostra de Profissões, pois quem sabe alguma profissão mostrada pode fazer a cabeça desses alunos e eles se interessarem pela profissão?

A nossa escola está mudando cada vez mais porque antes não existiam essas excursões, mas agora estão acontecendo várias porque os alunos estão estudando mais e os professores estão vendo o esforço deles para conseguirem uma boa carreira depois de se formarem, pois o mundo está pegando os melhores e quem ficar para trás irá perder.

Não desista de seu sonho, pois você é uma pessoa batalhadora e deve tentar até o fim porque tudo na vida tem o começo e o fim e pode ter certeza que tudo o que fizer de bom vai trazer coisas boas. Por isso, corra atrás hoje, não deixe para amanhã o que pode fazer agora. O meu conselho é estudar muito hoje para amanhã não chorar. Siga esse conselho e acorde para a vida, pois talvez só com a sua força de vontade o mundo possa mudar e você também!

Problemas para postar seus comentários? Crie uma conta no Google

Para postar comentários no Blog do Tribuna Estudantil é necessário ter uma conta no Google. Se você já acessa o Orkut, provavelmente poderá usar o mesmo e-mail de login e a mesma senha para postar seu comentário no blog. Basta escrever seu comentário, selecionar o perfil "Conta do Google" e confirmar seu login e senha do Google/Orkut.

Para aqueles que não têm uma conta no Google ou no Orkut, é só acessar https://www.google.com/accounts/NewAccount?continue=http://www.google.com.br/&hl=pt-BR e preencher os dados gratuitamente.

Tribuna Estudantil estuda a diminuição do tempo mínimo para publicação de textos livres

Tem sido estudada pela comissão do Tribuna Estudantil a viabilidade para a diminuição do tempo mínimo de publicação de textos livres de 15 dias para uma semana. Essa mudança possibilitaria que um maior número de textos fossem publicados ao longo do ano, além de abrir mais espaço para a participação de alunos nessa categoria. No entanto, um texto livre poderia ficar apenas uma semana afixado no mural da escola.
O motivo para a provável alteração no regulamento do jornal é o crescente acúmulo de textos livres na fila de espera para publicação, consequência decorrente da maior participação das turmas no jornal neste ano de 2009. A comissão avalia com cautela essa decisão, pois a redução do tempo de publicação pela metade representará trabalho dobrado de revisão, aprovação e digitação dos textos.
Alunos, manifestem suas opiniões sobre a mudança para que possamos tomar uma decisão que melhor atenda aos interesses de todos. Participem, pois o Tribuna é de vocês!

Comunicado


COMUNICADO

À SEE e à SRE
À Direção da E. E. Henrique Diniz
Aos corpos docente e discente da escola

É com muito pesar que comunicamos nossa oficial renúncia ao Projeto de Educação Afetivo-Sexual – Juventude (PEAS – Juventude) iniciado neste ano de 2009.

Informamos que perseveraremos em nosso ideal de formar alunos conscientes com relação à formação profissional e de suporte fraterno aos mesmos, pois entendemos que, além de recursos materiais diversos, é prioritário mantermos nosso foco nos alunos.

Nossa decisão, refletidamente tomada em reunião com a aquiescência de todos os participantes do GDPEAS, está baseada na incompatibilidade de se conciliar a Formação Continuada proposta com as atividades pedagógicas ordinárias do corpo docente, situação que reflete uma falta de apoio crônica e insuportável a projetos com grande potencial, como é o caso do PEAS. Aliadas a esta problemática, ressaltamos as pressões externas ao grupo, que dificultavam ou mesmo impossibilitavam a execução de um trabalho feito com interesse, abnegação e, sobretudo, união sincera.

Cordialmente,
    Professores GDPEAS: Adairde, Felipe, Lúcia, Maicon, Maria Lúcia, Maryella, Patrícia, Paula e Sandra

GDPEAS/2009