Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 09/16/15

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pobreza e desigualdade social

Muita gente pensa que as pessoas são pobres porque querem e não é bem assim porque no nosso país, enquanto pessoas são moradores de rua, o Governo gasta em estádios de futebol. Enquanto pessoas recusam pratos de comida por não terem o que agrada, outras pessoas estão querendo pelo menos um pouco do que ele recusou.
E nem se fala na pobreza! Nela, as pessoas trabalham, pagam suas contas com preços absurdos e que o sobra não dá para colocar comida direito em casa e ainda são julgados por não terem nada.
Eu acho que o Governo deveria parar de cobrar preços altos pelos seus serviços, criar um projeto que acolhe pessoas com menos condições financeiras e oferecer a elas atendimento médico, educação, alimento, roupas e um lugar para dormir até que elas se estabeleçam. Também acho que as empresas devem parar de dividir pagamento por sexo e tom de pele e sim pela capacidade da pessoa e que sejam justas, porque tem gente ganhando mais porque é filho do dono da empresa, sem saber fazer nada. E as pessoas deveriam ter mais respeito com essas pessoas pobres, porque ninguém sabe o dia de amanhã.

Ana Beatriz Baptista Pereira Santanna, 7.4

O que é Declaração Universal dos Direitos Humanos

Adotado pela ONU em 10 de dezembro de 1948, esse documento é composto de 30 artigos que declarem quais são os direitos do ser humano. Após a Segunda Guerra Mundial, autoridades de algumas nações começaram a se preocupar com a dignidade humana, tendo em vista as habilidades ocorridas durante o período da guerra. O objetivo principal desse documento é conscientizar as pessoas de que todos têm direito à liberdade, ao respeito e as mesmas oportunidades na vida.
Todos somos iguais. Ninguém é melhor que ninguém.

Camila Feliciano Duarte, 7.4

Casa mal assombrada

Há muito tempo, existia uma casa e todos da rua falavam que ela era mal assombrada.
Um dia, um casal se mudou pra lá. Eles contaram que todas as noites escutavam as portas batendo, os móveis caindo, as cortinas mexendo, as luzes acendendo e apagando...
Até que um dia, o casal se mudou de lá e deixou seus móveis sem nada. Quando foram buscar os móveis, eles estavam cheios de roupa, parecia que tinha gente morando lá na casa.

Mateus Antônio Resende de Assis, 7.4

Amor versus paixão

O amor é um sentimento pequeno que não tem fim, traz alegrias, traz paz. É um sentimento que nos faz sentir vivos, capazes de qualquer coisa. Ele traz felicidade e, quando amamos, nos sentimos completos.
Todo ser humano necessita de amor. Desde o momento em que nasce, o bebê precisa de amor. Todos precisam desse sentimento, não há lógica em viver sem ele.
A paixão é um sentimento destruidor, consome a vida, o pensamento, o tempo, a paz e, às vezes, até o próprio amor. A paixão destrói a capacidade de pensar, é avassaladora, é como um furacão, um vulcão: destrói, corrói.

Michelle Auxiliadora Moreira da Silva, 1.7

Não é brincando que se aprende

Muitos garotos e garotas da minha idade, 15 anos, acham que a escola é como um circo, feito de palhaçada, mas não é. Na minha opinião, a escola é um lugar para jovens e adultos procurarem um meio de ensino.
Não posso dizer que sou o melhor aluno da sala, pois converso muito e já fui reprovado três vezes, mas estou tentando melhorar.
Brincar é sempre bom, mas temos que impor limites. Às vezes, a brincadeira pode atrapalhar muito, porque ser reprovado é jogar quase um ano fora e, principalmente, o dinheiro de seu pai e de sua mãe, porque garanto que é um dos dois que compra seu material.
Então, pense bem antes de aprontar, porque não adianta chorar pelo passado, tem de aproveitar agora enquanto há tempo. Vai chegar o tempo em que você vai ter que trabalhar e se manter, pois pai e mãe não são pra sempre.

Antônio Vítor Alves Ribeiro de Souza Pereira, 7.4

As drogas, a violência e o alcoolismo

Drogas é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É um caminho totalmente sem volta, pois a pessoa, seja ela qual for, que entra neste caminho, naturalmente, por problemas com a família ou até com amigos, não têm escapatória.
As drogas são tão fortes que deixam uma pessoa viciada logo na primeira vez de uso. Isso leva a pessoa a roubar para sustentar seu vício. Isso também leva a pessoa a ser violenta e a maltratar as pessoas mais próximas.
A violência pode ser transmitida de várias formas. Há a violência sexual, a verbal e a agressão física. A violência sexual, também conhecida como estupro, pode ocorrer em qualquer lugar: na escola, na rua, e até mesmo em casa. A violência verbal, diferente da agressão, é transmitida por palavras ofensivas, palavrões. Agora, a agressão física é a segunda pior agressão, pois a primeira, sem sombra de dúvidas, é a sexual. A agressão física é a que pode causar mais danos, pois é transmitida por socos, chutes, facadas e armas de fogo. Esse também é um mal que mata milhões de pessoas por todo o Brasil.
O alcoolismo, assim como as drogas, é um mal viciante no qual homens ou mulheres bebem muito, às vezes ficam até engraçados, às vezes com sono, mas outros ficam nervosos e agressivos e perdem a noção, começam a ofender as pessoas com agressão verbal e física. Na maioria das vezes, as pessoas nem se lembram disso e ficam sabendo pela boca dos outros, principalmente de quem sofre com a agressão. O alcoolismo, além de matar, pode levar a pessoa ao isolamento extremo. Por isso, tente evitar qualquer um desses males.

Luiz Gustavo Marques Mendes, 9.1

Olhos que enxergam além do escuro

No CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, aconteceu uma exposição, no mês de março, das obras do pintor Kandinsky.
Além das belas obras, outro fato chamou a atenção dos visitantes. A educadora cultural e monitora do museu, Camila Araújo Alves, é uma deficiente visual. Mas esse fato passar despercebido aos olhos de quem a acompanha pelos corredores do museu.
O fato que intriga os visitantes quando descobrem que a monitora é cega é, durantes as explicações da jovem, a sua desenvoltura, suas expressões gestuais e, principalmente, a clareza que ela possui ao descrever facilmente cada detalhe de todos os quadros.
Antes de qualquer exposição, Camila é uma das poucas pessoas privilegiadas e autorizadas a tocar as telas antes que sejam colocadas nas vitrines. Uma grande recompensa que a monitora ganha, além, é claro, da admiração que recebe por parte dos visitantes, a cada passeio pelos corredores.
Mas ela tem uma fiel companheira, a cão guia Pucca (uma Golden Retriever), que a acompanha em seu dia a dia. Camila é um dos tantos exemplos de superação que existem. Não é preciso enxergar para ser feliz, basta ter coragem e determinação para quebrar as barreiras.

Carla Cristina de Souza Marques, 3.1

Os desafios da vida

Quando nós somos mais novos, o mundo ao nosso redor é um paraíso, sem dificuldades, só tem brincadeiras e grandes emoções. Mas tudo que é bom na nossa vida acaba uma hora.
Quando ficamos mais velhos, descobrimentos os maiores desafios de nossa vida. Sempre precisamos de uma ajuda familiar ou dos amigos, provavelmente. Quando menos esperamos, pode ter certeza de que o caminho vai ser mais complicado ainda.
Quando chegamos aos 18 anos, parece uma maravilha, mas tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é poder arrumar um trabalho mais facilmente, a população te leva mais a sério e o resto é o mais importante, mas não posso falar o resto, você tem de descobrir sozinho.
O mundo é um tipo de quebra-cabeças, junte as peças e descubra seu futuro.


Nem

Saudades do tempo

O coração dói
A lágrima rola
A saudade aperta
O medo vem

Todos me abandonam
Quem eu amo não me ama
E, quando ama, vai embora

No aconchego de um abraço
Me sinto segura
Na solidão da noite
Pesadelos atormentam meus sonhos

Onde está você?
Nas melhores lembranças que tenho
Na saudade de um tempo bom
Em um passado em que tudo era lindo

Agora são só lembranças
Por que foi embora?
Me deixando vagando neste mundo imperfeito
Só queria, por um instante
Me aconchegar em um abraço seu


Kênia Lorrayne de Oliveira Ferreira, 2.3