Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/18/09

domingo, 18 de outubro de 2009

Homenagem aos professores

Gostaria de prestar minhas sinceras homenagens aos professores de todo o mundo neste dia especial que é o dia dos Professores.

Ser professor não é uma tarefa nada fácil, nós que somos alunos deveríamos saber disto, pois muitas vezes vemos a reação dos professores quando "alunos desinteressados" impedem a realização do ensino o que, muitas vezes, acaba desanimando o professor de ter escolhido esta profissão.

Entretanto se põe um lado ser professor é uma profissão extremamente difícil e exige muita coragem, por outro é um trabalho extremamente grandioso e digno de mérito, pois o professor é o profissional responsável por instruir os futuros dirigentes da pátria (olha só que responsabilidade!), o que não apenas é uma tarefa grandiosa, mas também de fundamental importância e indispensável para a sobrevivência do país.

Por este motivo mais uma vez parabenizo os professores pelo seu dia, agradeço muito a eles por tudo que me ajudaram a aprender e peço que nunca desanimem, pois se um dia eles desistirem de sua missão, o país, ou melhor, o mundo estará acabado.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Indução eletromagnética

O eletromagnetismo é um dos campos mais desenvolvidos e úteis da Física atual. Ele compreende os fenômenos elétricos e magnéticos e a relação entre os mesmos, pois os cientistas conseguiram provar que ambos os fenômenos têm a mesma natureza: carga elétrica. Contudo, para manifestar efeitos elétricos, as cargas podem estar tanto em repouso quanto em movimento. Já para manifestar fenômenos magnéticos, as cargas devem necessariamente estar em movimento.

O grande físico experimental Michael Faraday descobriu que objetos magnetizados podem provocar o aparecimento de uma corrente elétrica em um fio condutor quando são aproximados ou afastados do mesmo, além disso, também verificou que o ligamento e/ou fechamento de um circuito elétrico também pode provocar o surgimento de uma corrente em um fio condutor próximo a ele.

Esse fenômeno foi denominado de “indução eletromagnética”, e a corrente de “corrente induzida”. Após muito estudo, Faraday e outro cientista conseguiram determinar leis para esse processo. Descobriu-se que ele só ocorre quando há uma variação no fluxo magnético que passa através do condutor e que a corrente induzida sempre aparece em um sentido tal que o campo magnético gerado por ela tem sentido tal que se oponha à variação do fluxo magnético.

As principais expressões matemáticas da indução eletromagnética são: Fi = Beta A cos Teta, em que Fi é o fluxo magnético, Beta é o campo magnético, A é a área do condutor e Teta é o ângulo entre Fi e o condutor; a corrente induzida faz surgir no condutor uma força eletromotriz induzida dada por: E = (Delta.Fi) / (Delta.t), essa expressão é conhecida como “Lei de Faraday”.

A indução eletromagnética é um processo de extrema importância nos dias atuais, pois é por meio dele que a energia elétrica é gerada em usinas, onde certa forma de energia é transformada em energia mecânica de uma turbina, que é exposta a um campo eletromagnético. Isso provoca a variação de Teta, o que provoca a variação de Fi e, consequentemente, corrente induzida. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009, em 18/10/2009

Culto aos ancestrais

Os cultos religiosos sempre geraram polêmicas entre pessoas de diversas naturezas que, geralmente querem obrigar o vizinho a “seguir sua religião e ter seus costumes” e caso isso não ocorra, o vizinho pode ser considerado esquisito, estranho ou até mesmo hostil. Por isso, não muito raramente ocorreram diversas guerras por motivos religiosos durante a História da Humanidade.

O que me interessa, contudo, não é essa hostilidade humana, e sim uma prática que muitas civilizações, sobretudo as orientais, já realizaram e, de certo modo, realizam até hoje: o que alguns denominam de “culto aos ancestrais”, ou seja, aos antepassados de determinada família que já partiram deste mundo.

Algumas civilizações orientais, principalmente as chinesas e japonesas, costumavam construir um templo com altares dedicados a seus ancestrais e nesses altares eram acesas velas, queimados incensos e feitas oferendas aos espíritos dos ancestrais que, acreditavam alguns, trariam boa sorte e longevidade à família.

Esta antiga prática mostra o respeito que esses povos tinham por seus parentes, o que mostra uma tradição de respeito à família. O respeito aos antepassados também é demonstrado em religiões da cultura ocidental, como por exemplo, a comemoração do dia de finados no catolicismo.

O respeito a seus ancestrais, mais do que um culto, é uma honra do ser humano, pois qual é o indivíduo que não quer ter orgulho de seus pais, de seus avós, bisavós, enfim, de toda sua família? Infelizmente, nem todo mundo tem a bênção de ter uma família bem estruturada, pois há casos de pais que desprezam filhos, irmãos que se odeiam, etc.

Poder orgulhar-se de sua família é uma honra que não deve ser desperdiçada, por isso, se você tem algum ente que faleceu e orgulha-se dele, não deixe de honrá-lo sempre. Não precisa construir um templo ou um altar em sua homenagem, mas demonstre seu respeito sempre relembrando os grandes feitos de seu ente e lutando para sempre viver da maneira mais digna possível. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Destino escrito

Quando você estiver desanimado, achando que a vida é muito difícil e que você é incapaz de aprender algo, comece a relembrar a sua vida desde o seu nascimento até o seus dias atuais.

Quando você nasceu, era incapaz de fazer qualquer movimento complexo, tinha o corpo todo mole e tudo o que sabia fazer era chorar e mamar e, além disso, dependia dos outros para todas as suas necessidades.

Os tempos foram passando e, além do leite materno, você passou a ingerir água, caldinho e outros alimentos, contudo líquidos, pois você ainda não era capaz de mastigar.

Com o tempo, você foi adquirindo dentes e, com isso, pôde aumentar a variedade de seus alimentos, além disso, você foi adquirindo a capacidade de sentar-se e, assim, sua coluna tomou a forma correta.

De sentado, você começou a engatinhar, primeiro devagarzinho e depois mais depressa. Logo você quis ficar em pé e sair correndo e, por sua falta de preparo e ansiedade, caiu várias vezes e se machucou.

Os anos foram se passando e, além de conseguir andar e correr perfeitamente, você aumentou de tamanho e já conseguia fazer algumas coisas sem ajuda de ninguém.

O tempo passou e você começou a ir à escoa e, logo, aprendeu suas primeiras palavras e a fazer contas.

E hoje você já é capaz de escrever um monte de palavras e sabe várias coisas que você aprendeu na escola e no mundo, convivendo com as pessoas que você conheceu.

Agora você tem uma tarefa mais difícil: decidir sobre o seu futuro e lutar com todas as suas forças para garanti-lo.

E para alcançar seus objetivos, você terá que aprender muita coisa nova e encarar muitos desafios.

E não esqueça: quando você se sentir cansado demais, achar que o aprendizado está muito difícil e que você nunca conseguirá realizar seus sonhos, volte ao início desse texto e relembre toda a sua marcha desde o seu nascimento e todas as dificuldades que você já superou.

Nunca se esqueça de que você é capaz de superar qualquer desafio. Não se limite e nunca desista de seus sonhos.

Boa sorte na sua caminhada e não desanime de seus objetivos. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

É possível viver sem petróleo?

 É inegável que atualmente o petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas pela humanidade, seja nos combustíveis de veículos ou na produção de fertilizantes. Esse negro líquido viscoso é tão importante que já foi conhecido como “ouro negro”.

No entanto, há um problema: apesar de toda sua utilidade, o petróleo é uma fonte de energia não renovável, o que significa que ele acabará algum dia. Alguns especialistas estimam que o petróleo acabará antes do fim do presente século.

Diante desse fato, surge uma dúvida crucial: será que o homem moderno seria capaz de viver sem o petróleo e seus derivados? A prova da limitação do petróleo é um incentivo para que se busquem outras fontes de energia, tais como biomassa, biocombustíveis, energia nuclear, etc.

O homem moderno deve urgentemente mudar seus hábitos em relação ao consumo de produtos dependentes de petróleo e as indústrias devem ser cautelosas para não estimularem esse consumismo ao extremo, sob penalidade de sofrerem uma crise futura que pode levá-las à falência.

O homem, ser inteligente e capaz de utilizar a ciência da forma que lhe for mais conveniente, sempre foi capaz de solucionar todos os problemas que a natureza lhe impôs e, certamente, não será com o petróleo que ele sucumbirá ao desespero. O que se deve fazer agora é planejar o futuro para que não sejamos surpreendidos por uma catástrofe repentina.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Live and learn (Angra)

Remember the first time you've faced the dark
Why were you so afraid?
Hiding so many secrets inside
When fears have got to be tamed
I promise I'll still be there
To keep my promise
I'll still be there
To watch over dreams at night
And follow you through the day
You shot the doors but I'm right behind
Where shadows remain
I promise I'll still be there
To say I promise
I'll still be there
Don't ask me why we'll be like brothers
Skating on the ice of mortal loneliness
Live and learn with your mind
Find a way out of madness
You dream on (of) paradise
Who's gonna take you there?


Viva e aprenda

Lembre-se da primeira vez que encarou o escuro
Por que estava com tanto medo?
Escondendo tantos segredos internos
Quando os temores tiveram que ser domados
Eu prometo. Eu ainda estarei lá.
Para manter minha promessa
Eu ainda estarei lá
Para tomar conta dos sonhos à noite
E seguir você através do dia
Você mira nas portas, mas eu estou bem atrás.
Onde as sombras permanecem
Eu prometo
Eu ainda estarei lá
Para dizer eu prometo
Eu ainda estarei lá
Não me pergunte por quê
Nós seremos como irmãos
Patinando no gelo da solidão mortal
Viva e aprenda com sua mente
Encontre um caminho para fora da loucura
Você sonha com o paraíso
Quem levará você para lá?


A música “Live and learn” do Angra nos mostra a importância de confiarmos em nós mesmos e encararmos nossos temores. Como diz em certa passagem, os temores devem ser domados, pois somente assim poderemos encarar confiantemente todos os desafios que surgirem em nosso caminho. Lutem sempre pelo que vocês acreditam e nunca desistam, pois somente vocês podem definir o tamanho de seu potencial e nunca desanimem, pois aquele que não acredita que pode vencer perde a luta antes mesmo que ela comece.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009