Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/30/11

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Temíveis tempos novos

O comedor de ossos abocanha a presa decepando assim a carne maldita.

O comedor de ossos é o lobo que mal quer saber da inútil carne vermelha, inflamada, cheia de pus.

O comedor de ossos é o sistema fazendo a presa alienada vomitar. Agora, propriamente sabendo que ele, vítima, criou o demônio que vai arrancar a pele, a pele da carne, a carne dos ossos. Encontra dois caminhos: estourar as cordas vocais em meio a praças ou vender o cérebro a um museu de cera. Enfim, descobrimos que a mentira imperava e as verdades foram reveladas pelos abegões entreveros, cujas patas sujas empunhavam taças de crânios, celebrando em ceia, aos risos, a sandice humana.

Bebendo sangue de Cristo, mastigando as vísceras de crianças e idosos.

O comedor de ossos é o velho Catatau Dentes de Ouro com anéis aos dedos vergastados pelo tempo. Ouviram-se ao longe nas montanhas, as palavras trazidas pelo vento:

– Chorem , filhos desgraçados. A batalha final hoje se fez e vai ecoar para todo o sempre.


Renan Gustavo Almeida Braz Viveiros, 2.7

Arte


Paulo Augusto Nascimento Nunes, 1.4

Inscrições para o ENEM abertas

Atenção alunos do 3º ano regular e do EJA 2! Já estão abertas as inscrições para o ENEM 2011. Façam já suas inscrições pelo site www.enem.inep.gov.br. Elas estarão abertas até o dia 10 de junho. Aproveitem a oportunidade. Formandos de escola pública não pagam.
Professora Paula

Eleições no HD

Atenção caros alunos, ocorrerá no dia 05/06 (domingo) a eleição para diretor e vice-diretores de nossa escola. Da mesma forma, todas as escolas estaduais de Minas Gerais realizarão suas eleições neste mesmo dia.

É muito importante que todos compareçam às escolas neste dia (das 8h às 17h) para exercer sua cidadania, fazendo com que a escolha de diretores seja um ato democrático e não uma simples indicação a ser feita pelas SREs.

Podem votar alunos da escola maiores de 14 anos, mães ou pais de alunos menores de 14 anos matriculados no Henrique Diniz, além de professores e servidores.
Contamos com a presença de todos para que a eleição possa ser o mais democrática possível. Divulguem! 

Exerçam a cidadania!
Vice-diretor Felipe

Cangaço


Por Ana Paula Silva Dias – 2.7

O auge do cangaço ocorreu no nordeste do Brasil na década de 1920. A repressão foi realizada a partir de 1930, sobretudo porque Getúlio Vargas tinha a intenção de colocar o sertão nordestino sob controle federal e acabar com o poder de coronéis e organizações paramilitares.

Os dois últimos líderes do cangaço foram “Lampião” e “Corisco” ou “Diabo Loiro”. A fama do bando de Lampião correu o Brasil. A polícia esteve em seu encalço durante anos até matá-lo em 1938 em Sergipe. Corisco, sendo um dos membros do grupo de Lampião, reorganizou o grupo após a morte do líder e por dois anos percorreu o sertão, mas em 1940 uma emboscada no interior da Bahia liquidou o último bando de cangaceiros.

O cangaço foi uma revolta sobretudo pela situação de abandono e miséria legada à população do campo.