Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/13/14

terça-feira, 13 de maio de 2014

Um belo presente

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

Certo dia, eu a vi pela primeira vez, sabia que aconteceria algo entre nós. Vivia numa cidade pacata, onde ouvíamos o canto dos passarinhos, o vento uivar e sentíamos a brisa fresca vinda das árvores. Sentava em frente a sua casa para ver seu sorriso singelo e sua serenidade.

Dias e dias se passaram e comecei a perceber que ela só saía de sua casa às 18 horas, fiquei tão curioso que queria perguntá-la o motivo daquele comportamento. Mas não tinha coragem! Todos falavam que ela havia matado seu marido por vê-lo com outra mulher. Como ela poderia ter feito isso? Era uma mulher tão calma, inocente e perfeita.

No outro dia, tomei coragem. Fui até a casa dela e perguntei: 

- Por que você só sai de casa às 18 horas? A mulher, com um rosto pálido, pôs-se a falar:

- Eu sempre vejo você na porta da minha casa, sei que você é uma pessoa boa, por isso vou lhe dizer o motivo de eu ser assim. Era 19 de dezembro de 1967, eu e meu marido estávamos nos despedindo. Ele iria para a guerra do Poing. Meu olho cheio de lágrimas esperava o pior. Passados 15 dias, chegou a notícia de que receava. Ele estava morto e me deixou uma carta dizendo que me daria uma estrela e ela só aparecia às 18 horas, ainda disse que ela representava o nosso amor.

Depois de um longo instante de silêncio. Ela disse:

- Não sou perfeita como imagina, tenho uma ferida no meu peito. Quero que venha neste horário todos os dias a minha casa e assim você passará a ser como o filho que sempre gostaríamos de ter.

E assim o menino deixou a casa da mulher e todos os dias, por vários anos, eles estiveram juntos, vendo aquela estrela no céu.

A internet

O mundo hoje em dia está muito avançado na questão tecnológica e a internet faz parte deste avanço. No entanto, existe o lado bom e o lado ruim. Existem coisas boas que podem ajudar e facilitar e muito a vida das pessoas, mas também podem ser perigosas se não forem usadas da maneira correta.

A internet pode deixar a vida de uma pessoa bem mais prática e simples. Com ela, podemos pagar contas, comprar coisas sem sair de casa, conversar com os amigos e até mesmo trabalhar por conta própria, entre outra coisas legais que existem.

Entretanto, nem tudo é usado para o bem. Existem roubos, crimes em geral, hackers e jogos de violência que podem viciar. Estas coisas atingem principalmente crianças e jovens que, na maioria das vezes, não são orientados e nem vigiados pelos pais. Por isso, tem que haver um controle dos pais em relação à internet. Hoje em dia ela é fundamental na vida das pessoas, mas acredito que precisa ser bem usada para que não aconteçam coisas ruins.

Existe internet em vários lugares atualmente: computadores, tablets, celulares e TVs. Tudo isso é muito bom, mas exigem cuidados na maneira de que se usa.

LM

O Brasil sofre com a falta de água

No Brasil, a falta de água no sudeste vem afetando certas ruas e represas com a diminuição drástica nos níveis dos reservatórios.

O sudeste do Brasil é onde esse fato mais ocorre e o estado de São Paulo é o que mais sofre. O Sistema Cantareira está com menos de 15% de sua capacidade, pois, com a falta de chuva no norte do estado, onde começa seu trajeto, não chove há cerca de dois meses, assim secando seus afluentes e açudes, que ajudam a abastecer cerca de 50 municípios do entorno da grande capital.

Os municípios afetados pela falta de água deste sistema de armazenamento estão fazendo campanhas de conscientização, como incentivos ao indivíduo que economizar 20% de água em sua casa, que ganharia 30% de desconto em sua conta de água.

No estado de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a situação não é tão catastrófica, pois esses têm muitos rios e afluentes que ajudam no abastecimento. Mas, por precaução, é sempre bom prevenir.

Diante destes fatos, fica claro aquele ditado: o ser humano colhe o que planta. Assim, se poluímos e desmatamos florestas e agora estamos sofrendo com o racionamento de água e ocorre a forte alta nas temperaturas, tudo foi fruto do que plantamos.

Lopes

Racismo e preconceito

Ainda existe muita gente nesse mundo que discrimina as pessoas por serem negras, lésbicas, homossexuais, etc.

Mesmo no mundo moderno como é hoje, ainda não se aceita. Uma conhecida minha é lésbica. Não é por isso que vou desfazer dela, pois ela é humana como todos nós.

Todos temos o direito de escolher nossa opção sexual. Existem pessoas que nascem no corpo de uma mulher, crescem descumprindo o que são e chegam a um ponto em que começam a gostar de uma pessoa. Se essa pessoa da qual gostam for uma mulher não tem nada a ver, pois vão amar e cuidar dessa mulher do mesmo jeito que iriam amar e cuidar de um homem.

Isso acontece muito com uma colega minha cuja mãe é lésbica. Não será por isso que ela vai deixar de amar sua mãe, pois mãe é mão e ninguém neste mundo vai te amar mais do que ela, mesmo sendo lésbica, bissexual, etc. Vai continuar sendo mãe. Minha amiga já foi muito discriminada pelo fato da mãe dela gostar de mulher, mas ela nunca ligou, pois para ela, o que importava era a mãe dela estar feliz, fosse ao lado de um homem, fosse ao lado de uma mulher. Para ela só importava a felicidade de sua mãe e nada a abalava.

Gente, para que preconceito se todos somos feitos de carne e osso e quando morrermos iremos para o mesmo lugar? E tem pessoas que falam que mulher ficar com mulher não é coisa de Deus. Por acaso homem ficar com homem é? Não foi Deus quem criou isso, mas foi o ser humano. Então porque ainda tem pessoas que não aceitam isso. Se fomos nós humanos que criamos, por que temos preconceito com isso?

Só não entendo porque criaram a discriminação só porque não aceitam a opção sexual de cada pessoa. Somos todos iguais, mas ainda tem gente que fica com essa bobeira de preconceito e discriminação com outras pessoas.

Só queria que entendessem que o preconceito não leva a lugar algum neste mundo.

Fabiana de Souza Ynamura, 9.5

Escola

Escola é um lugar de aprendizado tanto para os alunos quanto para os professores, porque ao mesmo tempo em que o aluno aprende, o professor, explicando, ganha mais sabedoria em todas as matérias.

Não devemos desrespeitar os alunos e nem os professores. Não devemos mexer no celular ou em qualquer tipo de aparelho que não seja permitido por ordens superiores. Não devemos atrapalhar as aulas. Não devemos fazer tumulto dentro e nem fora das salas de aula. Não devemos jogar lixo no chão e nem matar aula. Não devemos furar a fila da merenda. Esses são alguns tópicos sobre o que não fazer em uma escola.

Temos que prestar atenção nas aulas, pois com isso estaremos decidindo o nosso futuro, para que possamos ser alguém na vida, ter um bom trabalho, ter uma vida financeira boa e dar do bom e do melhor para nossos familiares e filhos.

E sempre ensinar ao próximo o que fazer o não fazer na escola e na vida.

Saymon Alvim de Paulo, 2.5

Os assaltos em todo o mundo

No Brasil, estão acontecendo muitos assaltos, principalmente em São Paulo. Os principais pontos de roubos são as residências e os veículos das cidades dentro da grande São Paulo.

Muitas pessoas estacionam seus carros em lugares desconhecidos, sem luminosidade e sem movimentação de pedestres. Assim, muitos ladrões armam para assaltar os veículos, roubá-los e vendê-los, ganhando bastante dinheiro nesta operação criminosa.

A segurança é o que muitas pessoas desejam em São Paulo e no Brasil inteiro, mas elas não têm essa segurança, pois nem podem sair para viajar com seus familiares porque na hora em que voltam para casa, encontram-nas sem nada, de forma precária.

Dado o exposto, as pessoas têm de tomar cuidado, sabendo agir nestes momentos de estacionar seus carros e manter a segurança de suas residências.

Rômero Bernardo de Paula Fortes, 2.5

Os escritores da liberdade

Havia uma sala de aula em que os alunos viviam uma vida de guerra, por isso eles não gostavam da professora deles. Mas, com o passar do tempo, as coisas foram mudando e os alunos foram se entendendo.
Antigamente, as pessoas não podiam sair de suas casas por risco de morte. Elas ficavam indignadas com o que estava acontecendo. Muitas pessoas tinham certo preconceito contra as pessoas negras. Mas a professora deles fazia com que eles entendessem que na vida ninguém é melhor do que ninguém.

A professora queria que eles tivessem um futuro digno, mas, para isso, era preciso que eles corressem atrás de seus objetivos.

Os alunos daquela escola foram gostando mais da professora, fazendo com que ela ficasse mais com eles. Mas ela teve de entrar em conflito com os diretores da escola, porque os alunos resolveram permanecer com ela no terceiro ano, pois foi com ela que conseguiram entender que a vida foi feita de obstáculos para serem vencidos. Na primeira tentativa, ela não conseguiu. Com o passar do tempo, no entanto, os diretores foram se surpreendendo com a professora e com os alunos.

Pâmela de Castros Silva, 2.5

A última chance

Em uma noite fria e escura de lua cheia, um homem caminhava devagar sobre a calçada, quando de repente ouviu passos curtos atrás dele. Ele resolveu olhar para ver do que se tratava e quando olhou para trás viu um garoto perdido e resolveu perguntar onde era sua casa.

O garoto lhe respondeu que era órfão e morava muito longe dali.

O homem gelou. Já que morava sozinho, poderia adotar aquela criança, e disse ao menino:

- Olha, se você quiser vir comigo, siga-me.

O garoto seguiu o homem até sua casa, o homem arrumou uma das camas do quarto para o garoto.

O garoto deitou-se na cama e dormiu profundamente. O homem pensou:

- Esse garoto teve esperanças e por isso achou alguém.

A conclusão que fica é:

“As lágrimas podem durar toda a noite, mas não se preocupe, a felicidade vem pela manhã.”

Júlia Luciana Barra, 6.1