Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 10/23/09

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A importância de se pensar bem

O homem sente necessidade de pensar refletir. Isso é uma coisa inevitável.

O cérebro possui capacidade especiais, capazes de monitorar todo o corpo. Determina funções, movimento e ações. Os cientistas nunca cansam de estudar essa máquina tão perfeita e maravilhosa.

Mas não adianta ter a capacidade de pensar se a pessoa não cuida direito da saúde. Uma alimentação saudável, que estimule o cérebro, também ajuda muito a conservá-lo sempre ativo. Vale lembrar que a pessoa tem que se cuidar desde jovem.

Infelizmente, há doenças que afetam a memória e o cérebro, como o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson. Há também as drogas que prejudicam demais os neurônios, diminuindo a percepção, a capacidade lógica, entre outras coisas.

Portanto, cuide bem de sua saúde e principalmente da sua cabeça!


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Como dizer as coisas


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou muito assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

"Que tragédia sonhar! Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade!" – disse o sábio.

O sultão se enfureceu e disse: "Como se atreve a dizer tal coisa? Que insolente." Então ele mandou chamar os soldados e pediu que dessem no sábio cem chicotadas. E mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

"Senhor, uma grande alegria está reservada. O sonho indica que viverás mais que todos os seus parentes" – afirmou o sábio. Então, o rosto do sultão se iluminou e mandou que desse ao sábio cem moedas de ouro!

Quando o sábio saiu do palácio, um cortesão perguntou: "Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma de seu colega, mas ele levou cem chicotadas e você ganhou moedas de ouro!”.

Lembre-se sempre: tudo depende da maneira de dizer as coisas. E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a tristeza, a paz ou a guerra. A verdade deve ser dita sempre, não tenha dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz a diferença.

Antes de dizer qualquer coisa, para e pense. Examine com cuidado suas falas, pois com uma simples frase você pode acabar com a vida de alguém. As palavras não são pedras, mas, se faladas sem o coração, elas machucam e causam feridas que nunca se cicatrizarão. Pense nisso!

A expansão imperialista


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

A indústria nunca pode parar. Para desenvolvê-la ainda mais, houve uma grande expansão tecnológica e científica registrada com a Segunda Revolução Industrial.

A utilização de novas fontes de energia como o petróleo e a eletricidade ajudaram melhorar a produção. As coisas passaram a ficar mais fáceis e, além disso, os derivados do petróleo, a gasolina e o diesel foram substituindo o uso do carvão.

A produção de aço, através de um novo processo, melhorou seu preço. Puderam-se criar mais produtos e substituir o ferro. A invenção da locomotiva elétrica, do motor a gasolina, do automóvel, do rádio e cinema, tudo isso melhorou a vida das pessoas.

Essa Segunda Revolução Industrial contribuiu para o crescimento das indústrias e do seu capital. Os países passaram a exportar mais e a produzir melhor. A tecnologia deu um grande passa rumo à modernidade.

Estudando o princípio da industrialização podemos entender como foi o processo para chegar às indústrias de hoje.

Vestibular IFET - Barbacena

Atenção alunos! Estão abertas as inscrições do vestibular do IFET de Barbacena (antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena). Os cursos superiores são Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo e Licenciatura em Química.

O período de inscrições são de 09/10 a 27/11 pelo site www.eafb.org.br ou na própria instituição. Taxa de inscrição: R$60,00.
Professor Felipe

Polícia Civil


Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

As inscrições para a prova da polícia civil estão abertas. São, no entanto, para lugares distantes daqui, como para o Espírito Santo. Quem estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio pode fazer a prova, pois estão exigindo o ensino médio e até começar a exercer a profissão, os candidatos terão o segundo grau completo se aprovados no 3º ano.

As vagas são para escrivão, agente e detetive. Quem quiser fazer para detetive tem que ter formação universitária. Os alunos que quiserem tentar algum concurso deve fazer este. Quem sabe você pode estar garantindo uma profissão para assim que sair do Ensino Médio?

A Polícia Civil é bem diferente da Polícia Militar porque nela não precisa farda. Você poderá andar armado porque terá feito um curso de posse de armas que é para aprender sua devida utilização.

Alunos, animem e façam essa prova, pois há muitas vagas para homens e mulheres. Por isso, corra. Não sabemos as exigências dos concursos futuros.

Arte


Smarly Felipe Braz Procópio Machado, 2B

Arte


Cláudio Márcio Resende Júnior, 1B

Arte


Michael Douglas Rodrigues Costa, 2A

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A