Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 07/01/11

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Revolta contra as cópias do regulamento

Equipe de Reportagem Quá Qué Idéia
Reportagem: Fernanda Aparecida da Silva Santos
Redação: Mariane Renata do Nascimento
Edição: Ana Caroline da Silva Carvalho
Fotografia: Dayane Amanda da Costa Fagundes

Os alunos de nossa escola já há muito tempo estavam reclamando de ter que copiar o Regimento Escolar quando são praticamente obrigados a ficarem fora de sala.

Acontece o seguinte, o aluno chega um minuto atrasado na sala de aula e não pode entrar porque o professor em questão não permite. Então o aluno vai pra sala do vice-diretor e recebe uma ocorrência por não estar dentro de sala estudando. Aí o aluno é pedido para copiar o Regimento Escolar (o que falam que não é obrigatório, mas, se não copia, recebe outra ocorrência).

Os alunos se revoltaram porque pensaram: “Então quer dizer que além de receber ocorrência porque o professor não me deixou ficar na sala, se eu não copiar o Regulamento, eu recebo outra ocorrência? Isso quer dizer que se isso se repetir duas vezes eu sou suspenso por 3 dias da escola.”

Há duas semanas três alunas do terceiro ano do Ensino Médio resolveram tentar acabar com isso. Elas pediram licença para o professor que estava na sala delas e começaram a passar em todas as salas da escola pedindo apoio dos outros alunos com cartazes e textos para o Jornal. Todos os alunos ficaram de acordo e se revoltaram pelo que estava acontecendo.

Mas alguém (que ainda não temos certeza de quem foi) contou para o vice-diretor e para o diretor que estas alunas fizeram isso sem o consentimento deles. Mas como eles deixariam essas alunas passarem em todas as salas falando algo que de certo modo era contra eles?

No outro dia as chamaram para a sala do diretor para uma conversa séria com ele. As questões colocadas pelos alunos foram discutidas rapidamente na reunião do Colegiado e foi decidido que os alunos não precisariam mais limpar o pátio (que era uma das coisas que o vice-diretor pedia) e que quando os alunos forem expulsos da sala de aula ou simplesmente não puderem entrar por atraso, o professor em questão terá que ter uma atividade em mãos, se não tiver o aluno será obrigado a copiar o Regulamento para não ficar sem fazer nada nesse horário.

Mas nós, alunos, não queremos deixar por isso mesmo. Nós ainda queremos lutar por esta causa, já fizemos reuniões com representantes de turma e estamos esperando o momento certo para nos reunir com o Colegiado e tentar resolver este problema de uma vez por todas.