Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/05/15

terça-feira, 5 de maio de 2015

Sentimentos por cordas


05/05/15 – Por Leonardo Gabriel Melo da Silva e Vitor de Paiva Vieira

Neste breve texto, falaremos um pouco sobre um assunto, mais precisamente de um objeto, que é um dos mais fascinantes já inventados pelo homem, que, se por ele for usado de forma correta, é capaz de fazer derramar uma lágrima, e das mais refinadas. Este objeto tão espetacular chama-se violino.
Em termos teóricos, o violino é um instrumento musical classificado como instrumento de cordas fracionadas.  E, como já havia citado, se tocado de forma correta, produz um som que chega a ser suave e agradável, apesar de ser brilhante e estridente.
O som é produzido pela ação de friccionar as cerdas do arco sobre as cordas. Essas cordas q compõem o arco são feitas de crina de cavalo ou de material sintético.
O violino foi adaptado ao longo dos anos, graças à tecnologia, para ser amplificado eletronicamente, assim como o violão e a guitarra. Mas, apesar de toda evolução, o violino ainda não deixou de ser um clássico.
E falando em clássico, o violino, em sua utilização mais comum, é visto nas orquestras e no próprio gênero da música clássica, mas, ainda assim, foi adaptado em outros gêneros musicais, como na banda de rock Skillet, entre outras mais populares.
Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre o fim do século XVI e início do século XVII. Sua criação foi atribuída a italiano Gasparo de Salo, e sua fabricação de primeira classe foi atribuída a três famílias: Amati, Guarnieri e, a mais ramos de todas, Stradivarius. A inspiração do violino teve raiz no instrumento milenar chinês Erhu.
Violino é um instrumento relativamente pequeno, mas fascinante.

A falta d’água

Hoje em dia, as coisas pioraram muito, por exemplo, a falta d’água está cada vez maior.
As notícias estão cada vez mais rigorosas. Todos estão avisando para, cada dia mais, economizar, pois a água está diminuindo.
A falta d’água no Brasil está chegando, ou já chegou, ao limite, pois estão avisando muito que se economizarem muito, não vai haver mais água.
No Brasil, as chuvas ajudaram os níveis da água, mas, se ninguém economizar e fizer por onde, não vai ser a chuva que vai fazer a falta d’água parar.
Economize, pois água é tudo!

Letícia Maria de Paiva Lindolfo, 1.6

Escravidão animal

No nosso Brasil, infelizmente, não temos leis rigorosas, muito menos um governo que se importe com a população. Infelizmente, também não temos uma lei que puna pessoas que maltratam os animais, só porque estão com raiva do trabalho ou porque os animais fazem suas necessidades fora do jornal.
Para ter um animal, a pessoa deveria passar por um programa psicológico, pois aí os animais não iriam sofrer tanto. Nenhum animal deveria ser vendido, pois ali se encontra uma vida. Se para os seres humanos, vender pessoas é crime, por que vender animais não é? O Estado deveria punir essas pessoas e tirar do ar aqueles programas em que os caubóis laçam os bois ou os bezerros, só para ganhar dinheiro.
Eu não descansarei enquanto esse maltrato com animais não acabar! Gente, faço aqui um apelo: se virem alguém maltratando animais, lute por aquela vida que ali se encontra maltratada. Só assim vamos conseguir que o mundo mude.

Yan Mapa Germanio, 1.14

Importância dos estudos

Quando pensamos em estudar, já vem aquela preguiça, sabemos que somos capazes, mas, para qualquer adolescente, acordar cedo para estudar é muito chato. Só que sempre ouvimos de qualquer pessoa que, sem estudo, não conseguiremos nada na vida.
Há pessoas que falam que, quando acabamos de cursar o 3°ano do Ensino Médio, acaba a chatice. Pelo contrário, está apenas começando. Se quisermos ter um futuro promissor, devemos fazer por merecer e, quando acabar o colégio, a rotina será mais pesada ainda: trabalho, faculdade. Por isso, não podemos desistir dos nossos sonhos, temos que ter persistência em querer alcançar nossos objetivos.
Por isso, precisamos somente querer, ter dedicação. Nada que é bom para nós vem fácil. Temos que buscar, correr atrás.

Robson Haylander Batista Santos, 3.1

Ser feliz é o que importa

Ser feliz é a única coisa que importa, porque a felicidade é a única arma para o destino. Casar, ter filho... Isso é uma missão. Há tantas coisas boas para acontecer.
Eu quero casar e ter minha profissão fixa, ser policial civil. Quero ter filhos e dar um futuro para eles. Espero vê-los casados também.
Eu já sofri muito por causa de amor, só quebrei a cara com isso. Diz o ditado que os maiores perfumes estão em menores frascos, mas, para mim, estava nos maiores frascos.
Eu quero agora é curtir minha vida enquanto eu posso, já que eu não sei o dia de amanhã. Eu quero tudo de bom também para minha família.
O amor, para mim, é igual violão: sem corda, nunca toca.

Rosa Levi Moreira, 1.7

Palavras

Palavras... As palavras... Elas que são tão essenciais para tudo, elas que magoam, elas que alegram elas que fazem apaixonar. Como diria uma velha canção, "palavras apenas, palavras pequenas...". As palavras que, quando ditas com amor, nos enchem de paz e paixão; quando ditas sem pensar, da boca para fora, doem mais que um belo tapa na cara.
O que seria de nós, seres humanos, sem elas? Como nos expressaríamos? Como faríamos nossa arte? Como diríamos "eu te amo", palavras simples com tão poucas letras, mas que significam tanto? 
Enfim, elas são tão preciosas quanto o ar que respiramos.

Michele Auxiliadora Moreia da Silva, 1.7

Corrupção no Brasil

Há algumas semanas atrás, houve muitos protestos com o aumento do Diesel entre outras coisas.
Os brasileiros estão revoltados com a presidente Dilma porque ela está aumentando os gastos de tudo.
Houve uma reportagem que passou na televisão q dizia q Dilma iria aumentar também a luz e a água. Nesses protestos, em todo Brasil, houve milhares de pessoas e eles foram pacíficos, então, não houve tumultos e nem confusões.
Mas houve conflitos, dessa vez com caminhoneiros, que também protestaram e pararam as estradas, o que causou muitos estragos. As verduras estragaram e os outros alimentos chegaram bem mais caros. Os motoristas queriam que diminuísse o diesel e também que pagassem mais pelo preço do frete deles.

Lucas dos Santos, 2.4

As aparências enganam

Era uma vez, duas meninas muito curiosas, uma se chamava Luluzinha e a outra Clarinha. Em um dia bonito e ensolarado, resolveram conhecer a nova vizinha, que tinha se mudado para lá há pouco tempo. Ao entrar na casa daquela belíssima mulher, viu que alguma coisa estava errada, pois ela era simples e se vestia como uma mendiga.
Quando Luluzinha e Clarinha viram a casa, ficaram de queixos caídos, pois era enorme e ela tinha tudo do bom e do melhor. Com aquilo na cabeça, as duas meninas saíram pensativas e curiosas.
Como toda menina curiosa, as duas queriam desvendar o mistério e, ao cair da noite, Luluzinha e Clarinha não acreditaram naquilo e Luluzinha disse:
_ Se você é uma princesa, por que se vestia como mendiga?
_ Porque estava cansada de mordomos e tudo mais, então queria saber como era a vida de vocês.
Depois de desvendarem o mistério, viraram amigas reais da princesa.

Ana Carolina dos Santos de Freitas, 7.3