Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/19/14

quarta-feira, 19 de março de 2014

Feliz aniversário Tribuna


 Conexão Tribuna

Andreza Siqueira
Jacqueline Silva
Kássia Ingrid
Katryn Bernini
Lucas Paiva

Neste ano de 2014, no dia 18 de março, o Tribuna Estudantil completa seis anos de sua trajetória e para celebrarmos este percurso queremos homenagear não só os alunos que sempre colaboraram, mas também os professores Paula e Felipe pela bela iniciativa de criar este jornal. O Tribuna Estudantil foi criado em 2008 para servir como um veículo de liberdade de expressão para os alunos do Henrique Diniz, tanto em questões relacionadas à escola, quanto em assuntos referentes à sociedade. Hoje em dia, o Tribuna  Estudantil não é somente um jornal escolar e sim um meio de comunicação bem visto na cidade.

“O Tribuna Estudantil constitui uma ferramenta muito importante para inserir o estudante no convívio da sociedade, na vida da comunidade e da escola. Além disso, o jornal possibilita uma melhora na escrita e na leitura dos alunos e consequentemente na formação de indivíduos críticos e participativos na sociedade. E ressaltamos que para os leitores o jornal é mais uma fonte de informação para se manter atualizado.” Relata Bianca Alvin, jornalista do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. 

Os alunos que participam ou que já participaram do Tribuna Estudantil comentaram o benefício que o jornal traz para quem participa:

“O Tribuna Estudantil me deu a oportunidade de expor minhas ideias através de desenhos e textos. Também fez com que eu expusesse trabalhos que outras pessoas pudessem ver e, a partir daí, surge o reconhecimento de todos os trabalhos que são feitos e expostos.” Diz Gabriel Almeida, ex-aluno do Henrique Diniz.

“Com o Tribuna Estudantil, eu consigo entender melhor as matérias, por causa das colunas escritas pelos alunos e até mesmo pelo blog de alguns professores. A coluna de História é minha função e nela eu posso tirar dúvidas de outros alunos. Com o jornal, os alunos podem expressar seus sentimentos através de desenhos e até mesmo por textos.” Fala Ramon Henrique, aluno do 3°3 do HD.

“As maiores conquistas do Tribuna Estudantil, ao longo desses seis anos de trajetória, foi, além do aumento da participação dos alunos, o reconhecimento do jornal na cidade, sendo que o mesmo obteve divulgações externas em jornais de âmbito municipal e jornais virtuais.” Comenta Paula Campos Soares, coordenadora do Tribuna Estudantil.

Então, parabéns ao Tribuna Estudantil e muitos anos de vida a este jornal que só traz melhorias para a escola e para a vida de todos os alunos da mesma. Feliz Aniversário!




O capitalismo monopolista e o imperialismo

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

O século XVIII começou a transformar a vida das pessoas com o surgimento das máquinas a vapor e do relógio mecânico. Ocorreram várias mudanças na vida das pessoas com o surgimento do motor a combustão, o aproveitamento da energia elétrica, os derivados do petróleo e o surgimento do aço industrial. A cada surgimento as indústrias cresciam mais e mais.

Com a chegada do motor a combustão, as indústrias aumentaram a sua produção e elas não dependiam mais de fenômenos da natureza para produzir. Com o aproveitamento da energia elétrica, as indústrias podiam colocar dois turnos e aumentar ainda mais sua produção. Com a chegada dos derivados do petróleo começa a ter outra fonte de energia, que pode ser aproveitado de diversas formas. Mas o grande surgimento foi o aço industrial que possibilitou ter casas mais altas do que dois andares, máquinas de produção mais resistente, armamentos militares melhores, entre outras coisas.

Acontecendo a alta na produção das grandes indústrias, as pequenas empresas perdem espaço e passam por dificuldade financeira, com isso, começa a surgir o monopólio que é quando uma grande empresa consegue desestruturar as outras pequenas empresas e manda no comércio da cidade sozinha. Isso se dá o início do Capitalismo Monopolista. Surgem também os cartéis, que são acordos feitos pelos donos dos grandes monopólios para controlar o mercado entre si e determinar o preço dos produtos.

Com o crescimento em larga escala das indústrias, não há compradores suficientes para consumir o que era produzido pelas indústrias e, assim,  umas das saídas encontradas foi investir seus lucros em cidades ou lugares menos desenvolvidos. Os países europeus investiram seus lucros e dominaram economicamente o exterior,  surgindo o neocolonialismo.

Como não havia para onde expandir a Europa se expandir para fora e escolhem as regiões mais pobres da África e da Ásia para conseguir vender o que era produzido pelas suas indústrias. A dominação feita pelos europeus preserva muito das religiões e culturas dos nativos, mas mesmo assim causou muitos problemas para as regiões dominadas. Um desses problemas foi à união das diferentes etnias em países dominados pelos europeus e o outro foi o apartheid, que foi a separação das raças

Smell like Nirvana

Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva e Vitor de Paiva Vieira

Nirvana é uma banda de grunge metal criada em 1987 por Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, Washington. A música Smell like teen spirit foi a primeira música da banda a se tornar uma das melhores canções de rock de todos os tempos, chegando até o sexto lugar da Billboard.

A banda teve vários bateristas, sendo que o último, Dave Grohl, ficou na banda até seu término. Depois, parou de tocar bateria por uns anos até criar a banda Foo Fighters, na qual assumiu o posto de vocalista e guitarrista, igual a Kurt Cobain.

A música You know you're all right foi a última música da banda a ser gravada antes da morte de Kurt. A banda possui três álbuns de estúdio (Bleach, Nevermind e In Utero) e três álbuns ao vivo (MTV Unplugged in New York, The Muddy Banks of The Wishkah e Live at The Reading) além de 20 singles.

O Nirvana terminou após a morte de Kurt Cobain e, por causa disso, a banda achou melhor encerrar. Dave Grohl e Krist Novoselic seguiram seus rumos.