Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/26/08

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Verba do PEAS permite a alunos do HD conhecer UFJF, Usina de Marmelos e Shopping Independência

Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

Na sexta-feira, 20 de junho, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contou com a visita de 50 alunos e professores da Escola Estadual Henrique Diniz. A ida foi possível graças a um ônibus pago com uma verba do PEAS (Projeto de Educação Afetivo-Sexual), que este ano está voltado para o Ensino Médio. Além da universidade, os estudantes puderam conhecer a Usina de Marmelos e o Shopping Independência.

Certo dia, um professor se aproxima de você e lhe diz o seguinte: "Você foi selecionado pelo seu bom rendimento para participar de uma viagem a Juiz de Fora". Essa frase foi ouvida por vários alunos do HD (Henrique Diniz) graças a uma verba que a escola recebeu do PEAS, que esse ano destina-se ao Ensino Médio e cujo objetivo principal é auxiliar os alunos na longa carreira profissional que eles encontrarão pela frente.

A viagem constituiu-se de três eventos: Visita à UFJF, com a qual os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infra-estrutura da universidade, pontos específicos (Departamento de Física, gerador elétrico a base solar, etc.) e que serviu, entre outras coisas, para mostrar aos alunos a importância do Ensino Superior, mostrando-lhes uma instituição de ensino qualificada com um dos melhores conceitos do país no ENAD.

O segundo evento foi uma visita à Usina de Marmelos, que atualmente é um museu. Ela foi a primeira usina hidrelétrica da América do Sul. Os alunos puderam conhecer sua origem, momento histórico e funcionamento na época, também visitaram a que atualmente encontra-se em funcionamento. A visita foi muito proveitosa, principalmente para quem gosta de Física e Energia.

O terceiro e último evento da viagem foi uma passagem pelo Shopping Independência, no qual os alunos puderam fazer suas compras, lanchar, conhecer a infra-estrutura e "relaxar" um pouco depois de um dia tão informativamente proveitoso. "Foi bom demais, queria ficar aqui" - afirma Vinícius (2B); "Gostei muito da viagem, quero ir de novo" - afirma Edilaine (2A); "Foi uma viagem inesquecível para mim" - declara Arquimedes (2C); "Adorei!" - exclama Cláudia (3B).

Graças ao PEAS e à colaboração da equipe de professores responsáveis, o dia 20 de junho foi inesquecível para muitos alunos do HD, que tiveram a oportunidade de conhecer uma ótima instituição de ensino, a primeira hidrelétrica da América do Sul e um bom lugar para se fazer compras. Particularmente gostei muito da viagem e agradeço à Maryella, coordenadora do PEAS, e aos professores Felipe, Maria de Lourdes, Paula e Celi, principalmente, pela oportunidade e acredito que deveriam ser realizadas outras como essa, pois, numa viagem dessas, a visão de muitos alunos amplia-se, mostrando-lhes que eles têm potencial e que podem chegar aonde quiserem, reafirmo, aonde quiserem mesmo, bastando para isso que se esforcem e estudem para encarar o futuro com preparação, determinação e muita expectativa de futuro.


Bairro EnCena

Por Cláudia dos Reis Paiva – 3A

Em 18 de junho, os alunos da escola Henrique Diniz foram convidados pelo grupo de teatro Bairro EnCena, em conjunto com a Companhia Elas por Elas, a assistir à peça "Amor em Pedaços", encenada maravilhosamente bem no palco do teatro do Estadual.

A companhia de teatro é realmente talentosa e fruto de um trabalho muito bonito. Além de lapidar artistas que nunca pensaram que poderiam atingir uma qualidade realmente admirável como atores, o trabalho visa destacar a importância da população de Barbacena, escolhendo jovens de todos os bairros de nossa cidade e nos mostrando do que eles são capazes. 

Todos os alunos e professores que participaram desse momento ficaram realmente felizes com a atenção e cuidados que todos da companhia demonstraram para conosco; e agradecidos pela oportunidade de admirar a arte em um de seus formatos mais cativantes, que é através do teatro.

Aos alunos foram atribuídos elogios por seu comportamento em grupo pelos artistas envolvidos no projeto, que gostaram da forma atenciosa com que foram recebidos no colégio. Elogios esses que são muito merecidos, pois a Escola Estadual Henrique Diniz possui, em sua grande maioria, alunos antes de tudo educados e admiradores daqueles que se dispõem a nos envolver em novos caminhos e, quem sabe, descobrir junto de nós artistas tão talentosos como os que compõem o admirável grupo Bairro EnCena.