Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 03/26/13

terça-feira, 26 de março de 2013

Tribuna Estudantil

Há um ano tive oportunidade de conhecer o Tribuna Estudantil através da Paula e do Felipe.

Foi através dos meus textos que tive a oportunidade de dizer o que penso.

Agradeço muito a vocês por esta chance. O mundo das palavras pode parecer tortuoso, mas quando temos a oportunidade de transcrever para o papel, tudo fica mais fácil.

Vocês me deram a chance de produzir histórias que estavam guardadas e que antes eu não tinha como mostrá-las. A vida vista através da escrita é uma forma de perpetuar nossas ideias e pensamentos.

Acredite, você também consegue. A leitura nos leva a caminhos que nunca poderíamos imaginar.

Deus abençoe a vida de vocês. Paula e Felipe, muita paz em sua jornada.

Lutas existem, mas estão ao para serem vencidas. Que a jornada seja leve como uma pluma.

Um grande abraço.

Marilene Lopes Rodrigues, EJA2.7

Cinco anos de Tribuna Estudantil

O que seria de nossa escola se não tivéssemos pessoas com iniciativa de melhorias? Há cinco anos, em meio a muitas mudanças na escola, tivemos duas pessoas dispostas a trazer um projeto novo para o ambiente escolar, um projeto desenvolvido basicamente pelos alunos.

No ano de 2008 deu-se origem ao Tribuna Estudantil, fundado e dirigido pelos professores Paula e Felipe, composto em duas versões: jornal-mural e um site na internet.

O Tribuna atua há cinco anos na escola, um projeto bem sucedido que pode ir além da esfera escolar. Uma jornal aberto para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Uma oportunidade extraordinária para os alunos expressarem seus sentimentos, experiências, dúvidas, conhecimentos e imaginações através de textos, colunas, reportagens, poesias, desenhos, caricaturas e charges.

Um jornal em que o aluno tem voz, em que o aluno tem o direito de se expressar até criticamente, com opiniões contra ou a favor dos acontecimentos escolares, fazer pedidos e até reclamações.

O Tribuna Estudantil vai além do jornal-mural. Pela internet, pode-se ter acesso ao site, local que contém os trabalhos dos alunos que estão disponíveis no jornal-mural e também são deixados recados, informações e avisos. No site encontra-se também um histórico de todos os trabalhos do Tribuna ao longo desses cinco anos, além de ser um espaço em que se podem deixar recados para a direção e professores. No Tribuna encontra-se um pouco da história da escola ao longo desses cinco anos, como Feiras Culturais, palestras, homenagens, excursões e formaturas, apresentada por matérias e fotos. 

Os alunos parabenizam pelos cinco anos do Tribuna Estudantil que, de um simples projeto, hoje já está incorporado à escola trazendo muitas melhorias.

Karina Pâmela Pinheiros da Silva, 3.14

Tribuna Estudantil

É com muito orgulho que venho por meio deste elogiar os tantos anos do Tribuna Estudantil na história da nossa escola e prestigiar com muito carinho os professores Felipe e Paula coordenadores desse trabalho maravilhoso por tamanha competência e empenho que nem sempre são reconhecidos, mas que desvendam muitos talentos desconhecidos e incentivam a leitura e a escrita, valorizando esses tantos talentos escondidos.

Como prestigiar esses coordenadores maravilhosos que despertam cada vez mais o interesse dos alunos? Como fazer com que eles sejam reconhecidos como realmente merecem?

Eles merecem! Merecem nosso carinho e orgulho por podermos partilhar com eles este trabalho! São textos, fotos, desenhos, reportagens e vários outros meios que levam nossa escola mais adiante. Sendo assim, reconhecido não só por nós alunos mas também por pessoas de fora que antes não reconheciam a importância desse trabalho.

Hoje o Tribuna Estudantil completa cinco anos e merece com certeza os nossos parabéns e o nosso reconhecimento e prestígio. Ficamos contentes sem saber que esses grandes coordenadores acreditam no desenvolvimento dos alunos e mais ainda por trabalhadores em prol de uma escola mais organizada e brilhante.

Venho por fim em nome de toda a escola parabenizá-los por tamanha competência e esforço!

Parabéns!

Alice Regina Silva Assis, 2.6

Cinco anos de Tribuna Estudantil

Em nossa escola, temos o prazer de ter o Tribuna Estudantil, que é direcionado aos alunos.

A fundação desse jornal trouxe para nós uma maneira de expormos nossos pensamentos de todas as formas, tanto crítica quanto artística. Uma ideia sensacional de nossos professores Paula e Felipe e que hoje completa cinco anos de existência.

Nós, alunos, temos o prazer de ter esse jornal, porque nem todas as escolas têm esse privilégio, graças aos nossos fundadores. Nós do Henrique Diniz nos destacamos mais uma vez com essa novidade que está presente no mural e no site.

Que esses cinco anos sirvam de exemplo para os outros que virão e que continuem com esse trabalho maravilhoso. Não podemos deixar de parabenizar os professores que tornaram esse trabalho tão presente em nossas vidas. Através do Tribuna Estudantil, os alunos acharam um incentivo para escrever que de alguma forma ajuda nas notas escolares.

Então, que a nossa escola continue crescendo cada vez mais e que mais pessoas façam parte desse crescimento. Que venham muitos anos pela frente, além desses.

Marília Samara Santos Guimarães, 3.14

Amor versus guerra

Embora todos tenham ideias diferentes, metas diferentes para seguir e para cumprir, eu tenho as minhas metas. Eu tenho meus desejos, meus talentos. Eu os tenho e todos também os têm.

Às vezes é difícil me expressar no meio de muitas pessoas que tenham ideias um pouco maléficas, pois o que eu quero é ter uma família estruturada. Mais do que estruturada, eu quero ter uma família que viva em paz e que seja de pessoas justas.

Hoje, as pessoas costumam vive muito obsessas por algo e, para conseguir, as pessoas costumam até atacar a quem está de fora. Devemos nos conscientizar. Devemos viver mais no amor e excluir a guerra.

Eu olho ao meu redor e vejo pessoas correndo atrás de coisas materiais e esquecendo o principal, que é fortalecer o nosso espírito. Devemos aprender a amar intensamente. Devemos excluir a guerra de nossas vidas. Eu sei que é difícil, sei que ainda vai acontecer. Mas vamos mudar ou pelo menos tentar mudar. Vamos viver o amor ainda que exista o amor versus a guerra.

Leandro Marques de Moura, 3.13

Operação limpeza

Há vários dias no mesmo lugar, e nada. Começa, então, suspeitas. O que fazer? Invadir, vasculhar, procurar, prender, ter resultados? Pense bem, tome decisões. Junte sua equipe, equipamentos, monte um plano. Perdi várias noites de sono, madrugadas longas e intensas pensando na situação.

Decida, então! É hoje! Pega seus homens e vai. Chega, tudo trancado, bate na porta e nada. Arromba, entra, suas suspeitas se concretizam. Por onde passa encontra provas, anda por todo o local, vasculha todos os lugares, dos cantos aos arredores. Sala, quartos, cozinha e banheiro, o quintal então era onde mais se achavam provas.

Seus homens, então, começam a varredura. Não se esquecem de um só cantinho, nada passou despercebido. Nem mesmo debaixo de camas, sofás e tapetes.

O serviço estava completo. Tudo terminado, tudo devidamente limpo, lavado e perfumado. Quartos organizados, cozinha brilhando, banheiro cheiroso, quintal arrumado e sala impecável. Mas, afinal, para uma casa cheia de homens, até que essa operação já estava demorando.

Cristina

Pensando na vida

Pensar na vida é como uma mulher que espera seu primeiro filho. Esperança, esta é a palavra certa que define.

A vida é feita de alegrias e tristezas, emoções. Basta saber colocar cada uma delas em seus lugares determinados, ou melhor dizendo, fazer uma faxina na mente; tirar tudo de ruim e só plantar a semente boa.

A vida não pode ser desperdiçada com pequenas interrupções. Para que estragas a vida com coisas que depois não lhe irão trazes nenhum pouco de alegria? Ódio e rancor não valem de nada.

Amem seus pais, pois quando precisarem, são eles quem os ajudam. Amigos correm, pais abraçam e acalentam como uma criança indefesa que não tem ideia das coisas erradas que faz. Não desfaçam deles, não se envergonhem, pois os carregaram por nove meses, sofreram e agora os filhos sentem vergonha deles.

Oh! Se faz alguém sofrer não fica em paz, ainda mais se for alguém próximo a você. Faça a reflexão e pense.

Sheila Siqueira Dias Martins, 2.7

Hashi

Você já se perguntou de onde veio o hashi (aqueles pauzinhos feitos de bambu que os japoneses usam). Como pode em pleno século XXI pessoas usarem dois palitos para pegar comida, sendo que se tem talheres que facilitam para se pegar os alimentos.

Isso é muito simples de ser compreendido, isso porque os japoneses são um povo que tenta manter alguns hábitos dos antepassados. O hashi é algo que vem há muito tempo.

O hashi é um equipamento que vem do tempo feudal, tempo em que eram imperadores que comandavam as terras do sol nascente. Como imperadores eram pessoas muito importantes na época se tinha muitas tentativas de assassinato por pessoas que eram contra os imperadores. Como era muito difícil de entrar com espadas em punho ou com kunais (facas ninja) ou shurikens (equipamentos de ninjas), os métodos mais fáceis dessas missões eram se infiltrar.

O método de assassinato era através de envenenamento. Pessoas infiltradas colocavam veneno na comida do imperador, que era o principal alvo das tentativas, daí o propósito do hashi, um simples equipamento, se tornar um grande equipamento, pois através dele se descobria se a comida estava envenenada, tudo porque o hashi em contato com veneno se mancha, sofre uma coloração diferente, por ser feito de bambu, que absorvia o veneno, revelando-o.

Os japoneses usam até hoje por ser algo que faz parte de sua cultura e que tende a permanecer. 

Gabriel Almeida de Sousa, 3.14

O mundo sem internet

A internet hoje em dia é um dos meios de comunicação mais utilizados entre pessoas de todas as idades, começando dos mais novos até os mais velhos.

Todos nós queremos fazer novas amizades, mas não é como antigamente, quando as pessoas iam a praças, clubes, festas e conheciam várias pessoas. Hoje conversamos com pessoas há anos na internet. Muitas vezes contamos coisas de nossas vidas sem saber se aquela foto que estamos vendo é a mesma da pessoa com que conversamos e isso é um grande perigo, pois há pessoas que usam a internet para crimes, abuso sexual e etc. Por isso temos que tomar muito cuidado.

A internet traz muitas desvantagens a vendedores de jornais e artistas musicais. Os vendedores pelo fato de todas as notícias que estão no jornal chegarem primeiro na internet, e assim ninguém gastará dinheiro para comprar jornais já sabendo seu conteúdo. Os artistas musicais pelo grande aumento da pirataria no Brasil. Com certeza as pessoas vão preferir comprar um CD pirata que é bem mais barato ou até mesmo ela própria baixá-lo na internet sem nenhum custo a comprar um CD original a um preço cinco vezes mais caro.

Com certeza o mundo sem internet seria melhor.

Rochelli Mroeira Campos, 2.6