O que seria de nossa escola se não tivéssemos pessoas com iniciativa de melhorias? Há cinco anos, em meio a muitas mudanças na escola, tivemos duas pessoas dispostas a trazer um projeto novo para o ambiente escolar, um projeto desenvolvido basicamente pelos alunos.
No ano de 2008 deu-se origem ao Tribuna Estudantil, fundado e dirigido pelos professores Paula e Felipe, composto em duas versões: jornal-mural e um site na internet.
O Tribuna atua há cinco anos na escola, um projeto bem sucedido que pode ir além da esfera escolar. Uma jornal aberto para os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Uma oportunidade extraordinária para os alunos expressarem seus sentimentos, experiências, dúvidas, conhecimentos e imaginações através de textos, colunas, reportagens, poesias, desenhos, caricaturas e charges.
Um jornal em que o aluno tem voz, em que o aluno tem o direito de se expressar até criticamente, com opiniões contra ou a favor dos acontecimentos escolares, fazer pedidos e até reclamações.
O Tribuna Estudantil vai além do jornal-mural. Pela internet, pode-se ter acesso ao site, local que contém os trabalhos dos alunos que estão disponíveis no jornal-mural e também são deixados recados, informações e avisos. No site encontra-se também um histórico de todos os trabalhos do Tribuna ao longo desses cinco anos, além de ser um espaço em que se podem deixar recados para a direção e professores. No Tribuna encontra-se um pouco da história da escola ao longo desses cinco anos, como Feiras Culturais, palestras, homenagens, excursões e formaturas, apresentada por matérias e fotos.
Os alunos parabenizam pelos cinco anos do Tribuna Estudantil que, de um simples projeto, hoje já está incorporado à escola trazendo muitas melhorias.
Karina Pâmela Pinheiros da Silva, 3.14