Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 05/19/16

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Crise política II




A política brasileira está enfrentando diversas mudanças. Estamos passando por uma verdadeira revolução. O processo de impeachment de Dilma Rousseff começou em 2 de dezembro de 2015, graças à aceitação de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, da denúncia por crime de responsabilidade (infração que afeta a Constituição Federal). Desde esse dia, as coisas não pararam. Após a aceitação de Cunha, o processo seguiu para a Câmara dos Deputados e depois para o Senado, onde foi aprovado. A presidente Dilma foi afastada, no dia 12 de maio, quinta-feira, por um período de 180 dias. Neste espaço de tempo, quem assume a Presidência da República é o vice-presidente Michel Temer. A pergunta que não quer calar é “Será que teremos melhorias?”.
Ainda é muito cedo para afirmar algo, e é preciso entender que as mudanças vêm com o passar do tempo, não em alguns instantes. Em meio a toda essa bagunça, nota-se algo bom: o anseio de mudança do brasileiro renasce, tanto de aliados, como de opositores. Porém é preciso respeitar os direitos e prestar atenção nos deveres, pois juntos podemos criar um país melhor.  

No presídio



Resposta do desafio anterior: Para resolver o desafio anterior, bastava somar cada número de dentro dos retângulos, como na imagem abaixo, os números que estão no retângulo do meio, é o produto das somas. Ex: Vamos pegar o primeiro retângulo, temos os números 13, 11, 9, somando cada um dos números, temos: 1+3+1+1+9 = 15 e assim por diante.

Nível: Médio  

Um homem foi preso e condenado à prisão perpétua. 
Depois de algum tempo, o diretor do presídio anunciou que todos os presos tiveram sua pena reduzida pela metade. Ou seja, quem tinha que cumprir 16 anos cumpriria 8; quem tinha que cumprir 10 cumpriria 5 e etc. E aqueles que foram condenados à prisão perpétua? Como eles cumprirão a sua pena? 

Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta, nome completo e a turma. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será divulgado. Ao término do ano letivo, aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. Nunca desista sem antes tentar, pois: “Você pode tentar e não conseguir, mas lembre-se de que aquele que consegue, um dia tentou!”  

Reportagem

POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2

 
A cidade de Barbacena, nesse domingo (15), viveu um momento que certamente irá ficar marcado em sua história e na dos barbacenenses. A passagem da tocha olímpica pela cidade reuniu centenas de pessoas em suas ruas, todos querendo vivenciar um momento único: ver de perto um objeto simbólico, o qual centenas de pessoas menosprezam sem sequer saber a sua simbologia e importância para as Olimpíadas. 
Podemos dizer que um dos momentos mais esperados pelos espectadores foi a participação da campeã olímpica Wélissa de Souza Gonzaga, mais conhecida com Sassá. Ela, também barbacenense, carregou a tocha olímpica até a frente da igreja de Nossa Senhora da Piedade, onde ocorreu uma pequena apresentação de comemoração. 
A segurança do evento na cidade ficou por conta da polícia civil, comanda pelo delegado Saulo do Prado e outros dois companheiros. O evento contou também com a participação do helicóptero da própria polícia, que jogou pétalas de rosas, deixando o evento ainda mais emocionante para aqueles que lhe assistiam. 

A origem do nome Carla

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

Esse nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos e foi encontrado no país na forma de Carle, no século XII.
Em outro país europeu, Portugal, foram encontrados documentos datados do século XVII. Mesmo período em que surgiu na Irlanda, sendo como uma tradução dos povos nativos Cathal, Cathaoir e Turlough.
O nome Carla traz o significado de “mulher”, “mulher do povo”, “mulher forte”, “mulher guerreira”, “mulher livre”. Esse nome é variante feminina de Carlos, que vem do germânico Karl, a partir de Karal, Kerl, que significa homem. Por extensão, é atribuído o sentido de “homem livre” ou “homem do povo”. Há outros estudiosos que relacionam o nome com outro termo germânico, Hari, que quer dizer “exército” ou “guerreiro (a)”.
O nome também é bastante comum nas línguas portuguesa, italiana e espanhola, sendo Carol a versão inglesa do nome. Entre as variações mais comuns do nome Carla, encontramos: Karla, Carly, Carlota, Carolina, Karolina, Charlotte, Charlotta, Charlene, Caroline, Karoline e Ana Carla.
Achei interessante buscar as origens do meu nome, saber quais significados estão escondidos por trás dele. O nome que nos é dado quando nascemos tem uma enorme importância, pois é ele que nos identifica, que nos apresenta para a sociedade.

Aquela imagem

POR ÁTILA MATHEUS ALMEIDA BRAZ VIVEIROS, 3.1


Passagens de um livro
Vivo sempre assim
Desconfio de ti
Ir e não voltar
Chegar à terra prometida.

Vivendo os meus dias
Compondo uma canção
Correndo atrás daquilo
Que buscava.

Preto e branco, o sofrer
Só de pensar
Me lembra você
Tantos me prometeram

Poucos voltaram até aqui
Outros nem se lembram
Mas eu nunca saí
Dessa terra que me deu
Tantas glórias
Pensei tanto nessa hora
Hoje, as glórias se foram

Tempos de batalha
O meu legado vai
Ficar
Através dessas palavras.

Eu me sinto muito bem
Mas não vou deixar para ninguém
Aquilo que é meu,
A honra eu levarei na hora
Que tiver de ir.