Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/05/16

terça-feira, 5 de abril de 2016

Decifrando o código


Resposta do desfio anterior: Ele deve levar a galinha, voltar. Levar a raposa e voltar com a galinha. Levar o milho e, por último, voltar e pegar a galinha novamente.


Nível: Médio

Suponhamos que você seja dono de uma empresa. De um tempo para cá, seu sócio percebe algumas conversas estranhas entre seus funcionários, e sempre que ele chegava perto eles mudavam de assunto. Então ele te avisa e você na obrigação de saber o que está acontecendo na sua empresa resolve investigar. Depois de sai por ai observando tudo, seu sócio encontra no banheiro dos funcionários uma mistura de letras, que a princípio parece uma tremenda confusão. (Segue abaixo as letras encontradas)


Enquanto digitava um memorando, ele olhou para o teclado de seu computador e de repente a mensagem tornou-se clara. O que ela diz? (Segue abaixo a representação do um teclado do computador)



Obs: As respostas serão recolhidas pelos representantes de cada turma e serão entregues aos responsáveis da coluna. A resolução do desafio deverá conter uma explicação de como chegaram à resposta. Vocês verão a revelação deste desafio juntamente com o próximo que será publicado. Ao término do ano letivo, aquele participante que obtiver uma pontuação de destaque será premiado. “Jamais desista sem antes tentar com persistência, pois aqueles que tentam, mais cedo ou mais tarde, conseguem!”

Heróis da Segunda Grande Guerra: “Thunderbolt”

   
   Em meados dos anos 30, os EUA, vendo a Europa retornando totalitária, temia uma nova guerra, então a empresa de aviação Republic, desenhou e projetou o caça pesado P-47 Thunderbolt. Projetada para ser robusta, manobrável e destrutiva, a aeronave foi construída em torno de seu enorme motor, o Pratt and Whitney R-2800, considerado um dos melhores motores de guerra.
O Thunderbolt lutou inúmeras batalhas, principalmente na Europa. Em uma dessas batalhas, um P-47 foi interceptado por um ás alemão de FW-190*. O ás alemão atacou o solitário Thunderbolt, mas sua blindagem de 8 cm aguentou mais de 200 tirou de 30 mm, munição suficiente para destruir um B-17** em quatro rajadas de cinco segundos.
O que tirou o P-47 “do serviço” foi o alto consumo de combustível do seu motor radial. Mas ele não foi totalmente abandonado, foi convertido em caça de ataque ao solo. O P-47 bombardeava e atacava alvos com suas oito metralhadoras de calibre 50. 
Os P-47 não serviram somente na USAF, eles lutaram com pilotos da Força Aérea Mexicana no Pacífico e com pilotos da FAB (Força Aérea Brasileira) na Itália. 
Hoje, ele está em museus, mas estará sempre no coração e na mente dos apaixonados por esse lindo tanque de guerra voador.    

P-47 D - Força Aérea Brasileira - 1944




*Caça a pistão mais avançado do 3º Reich
**Bombardeiro pesado americano

Arte

Jhenyffer Luyze, 8.2


Arte

Luciano Reis Ferreira, 3.3


Arte

Matheus Luan da Silva Paiva, 3.2


Paula Mattos

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

Cantora e compositora de mão cheia, Paula Mattos está no auge de sua carreira.

Paula ganhou seu primeiro violão aos sete anos de idade, presente de seu pai.  Ela já demonstrava aptidão pela música desde pequena e seus familiares foram os primeiros incentivadores. Nas reuniões de família, seus tios tocavam violão, sanfona e cantavam as mais variadas modas sertanejas.
Foi assim, aos poucos, que Paula descobriu qual seria o caminho a seguir. Aos 15 anos, começou a compor a também a se apresentar nos barzinhos, cujo cachê pagava suas contas.
O meio musical é muito difícil, algumas situações fizeram Paula pensar em parar. Quando recebeu o convite para ser backing vocal da dupla Thaeme e Thiago, as portas começaram a se abrir para ela.
Foram dois anos que Paula aproveitou ao máximo para expandir seus contatos e “trocar figurinhas” com diversos artistas. Aos poucos, foram conhecendo mais a fundo seu trabalho e começaram a procurá-la para buscar músicas novas.
Hoje, com apenas 26 anos e muito tempo de estrada, ela já tem uma grande “bagagem”. As músicas de sua autoria que foram gravadas por grandes cantores são: Doidaça (Gusttavo Lima), Hoje não (Thaeme e Thiago, com participação de Luan Santana), Longe daqui (Munhoz e Mariano, também com participação de Luan Santana).
Atualmente, duas composições dela viraram hits e não saem da boca das pessoas, tampouco das rádios: Sosseguei, gravada pela dupla Jorge e Mateus e Que sorte a nossa, pela dupla Mateus e Kauan.
Paula diz que as experiências vivenciadas acabam virando temas de suas canções, mas ela garante que a inspiração é mais profunda, “vem de Deus”.
Para ela, na sociedade, não só no meio artístico, mas no geral, ainda há muito preconceito contra as mulheres. Ela diz que muitos homens acham que são superiores a elas, por serem poucas que integram esse meio. Paula Mattos aos poucos muda o cenário da música, é inspiração de muitas pessoas que sonham em viver de música.
Espelho-me muito nela. Além de termos a paixão pela música e por composições, considero-a uma mulher incrível.

Obrigado por me amar

POR ÁTILA MATHEUS ALMEIDA BRAZ VIVEIROS, 3.1

Abro a porta
Escuto a música
E digo
“Você está nos meus olhos”
Eu sei que você me ama
Muito obrigado por me amar
Te fiz uma música
O meu coração bate forte
Eu sei que menti
Mas não acredite nelas
Obrigado por me amar
Quando estou com você
Choro de felicidade
Quero estar sempre com você
Tranco a porta
Vivo uma música
E digo “obrigado por me amar”
Logo estarei aí
Eu posso ver o rio
E fazer você atravessá-lo
Muito obrigado por me
Amar


Baseada na música Thank you for loving me – Bon Jovi

Letra feita para todas as pessoas que estão nessa caminhada comigo. Obrigado a vocês: Carla, Letícia, Kênia, Samira e muitas outras pessoas que me ajudaram a não desistir, com sua força e alegria.

O silencioso tempo

POR DENER DOS SANTOS PEREIRA, 3.2

No silêncio de uma noite, vemos as ondas do mar se acalmarem; o sol deixar de dar a sua luz; e as folhas das árvores deixarem de cair.... Você só sente aquele frio vento passando sobre você. Você pode olhar para o céu e comtemplar as estrelas e ver o sorriso da lua...
Até mesmo as grandes águias que sobrevoam o céu silenciam as suas asas e o seu canto perde o seu som.
Mas também existem noites em que não há lua, nem mesmo as estrelas... O amanhecer acontece todos os dias e lhe da uma nova chance de recomeçar. Quando começar a chover, não se esconda. Entre debaixo da chuva e deixe-a limpar sua alma. Quando tiver sol, não fique debaixo dele, pois ele pode derreter seus sentimentos. Quando estiver frio, então saberá agir, pois isso já existia há muito tempo dentro de você.
Quem se mostrar desanimado no momento de aflição, terá seu poder escasso.