Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 09/03/08

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Política do caudilhismo


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

Em seu processo de emancipação, a América Hispânica teve dificuldades em ser reconhecida como bloco continental de países independentes. Esse foi um dos fatos que levaram a América Latina à política conhecida pelo nome de “caudilhismo”, que também foi influenciada pelo pouco conhecimento dos latino-americanos a respeito da democracia e sua dificuldade de adotar o princípio dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

O caudilhismo é uma forma de governo na qual o caudilho governa de acordo com seus interesses e com os interesses da classe da qual proveio. No geral, costuma comparar-se caudilho a ditador, entretanto, nem todos os caudilhos foram ditadores; na verdade muitos governantes são considerados caudilhos pelo simples fato de terem permanecido no governo por mais tempo que o determinado. Na América Latina passou a chamar-se caudilho todo aquele que subia ao poder por golpe de Estado e governava de forma militarizada, pois a maioria dos caudilhos latino-americanos era militar.

Apesar do grande período durante o qual o caudilhismo resistiu na América Latina, circunstâncias como industrialização, imigração, profissionalização do exército e influência norte-americana foram-no levando à decadência até que se estagnasse definitivamente no fragmento continental americano. Não podemos deixar de levar em conta nesse processo a forte influência que pouco a pouco os Estados Unidos foram adquirindo sobre os países latino-americanos, eliminando suas dependências com a Europa e aumentando a subordinação para com os próprios estadunidenses.