Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 04/08/14

terça-feira, 8 de abril de 2014

PIBID/UEMG - Oficinas

Atenção alunos!


Como já devem estar sabendo, nossa escola foi escolhida este ano para receber novamente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)!

Inicialmente, serão oferecidas as oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e de Análise de Canções, em encontros semanais no período da tarde.

Maiores informações sobre as oficinas e as inscrições serão dadas na divulgação oficial realizada nas salas de aula nesta sexta-feira, dia 11 de abril.
   
Professor Felipe

O Cangaço

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

Na República Velha ocorreram várias revoltas por causa das condições de miséria, fome e desigualdade social, dentre elas o cangaço. O cangaço era um movimento em que homens formavam bandos conhecidos como cangaceiros e tinham seus líderes. Eles invadiam fazendas, roubando e assassinando coronéis.

Alguns consideravam o cangaço como uma forma de violência, outros de justiça em resposta à opressão existente naquela época. O regime republicano foi construído sem base e não teve participação ativa do povo, então eclodiram muitas revoltas.

O mais conhecido bando de cangaceiros foi o de Lampião, de nome Virgulino Ferreira da Silva, pois era um dos maiores bandos e o seu líder tinha muitos artifícios para enganar a polícia. Por isso muito temido pelas pessoas pela forma como praticava seus crimes.

Depois que a polícia matou o líder do bando, em 1939, o cangaço enfraqueceu até sua extinção.

O carnaval no Brasil

O carnaval é um feriado que ocorre também aqui no Brasil e que leva muitas pessoas à rua para dançar, pular, beber e brigar com as outras pessoas que estão ali.

O carnaval é uma festa em que não se comemora nada. Por muitos, é considerada como os melhores dias do ano, pois no carnaval podem fazer o que quiserem e se vestir do que acharem melhor, mais bonito, mais engraçado, mais feio, etc.

 Na maioria das cidades do Brasil, o carnaval é comemorado na rua com caminhões que possuem grandes caixas de som e percorrem certos pontos da cidade reunindo várias pessoas em volta, normalmente com alguém famoso cantando nos palcos em cima dos caminhões.

Mas há também alguns palanques que são construídos para que algumas bandas que tocam músicas referentes ao carnaval possam tocá-las para uma multidão de pessoas. E, por último, em algumas cidades brasileiras, principalmente nos estados do nordeste, ocorre o desfile de bonecos.

Guilherme José da Silva, 2.1

Amor

Amor. Para mim, esta palavra significa muito, pois existem vários tipos de amor: amor materno, paterno, de homem e mulher, etc.

Este sentimento traz muitas alegrias e, ao mesmo tempo, tristezas, pois há pessoas que são correspondidas, mas também há pessoas que não são. É muito difícil alguém não sentir amor, pois o amor é muito importante no nosso dia a dia. Sentimos amor por um parente ou até mesmo por um animal. Sempre dizemos um "eu te amo" para as pessoas que amamos ou para nós mesmos. Temos que amar a nós próprios em primeiro lugar.
Amor é tão difícil entender, mas tão gostoso sentir. Amar faz parte da vida.

Mônica Aparecida Martins da Silva, 2.1

Vida de estudante

Às seis horas tem que acordar,
Mas não faça hora para levantar
Se não, vai se atrasar.
Às sete horas é quando a aula vai começar,
Mas apenas no recreio você vai despertar.
Sempre torce para o professor faltar.
E, quando o vê na escola, começa a resmungar.
Para alguns estudantes, é um prazer
O professor aparecer.
E para outros, tudo o que querem
É desaparecer.
Na sala de aula, parece uma eternidade
E na hora do recreio, mal dá
Para fazer suas necessidades.
Depois da explicação, os exercícios são fáceis de resolver,
Pois são apenas ABCD.
Mas, quando vem a prova, não sei o que acontece.
Se é o professor que complica tudo
Ou se minha mente que adormece.
Depois desse sufoco é hora da nota aparecer
E, para minha decepção, tirei um D.
É, pois é. Fazer o quê?
No próximo bimestre estude para valer
Para que uma nota alta possa aparecer.
Ninguém disse que vida de estudante seria fácil,
Mas bem que poderia ser um pouco mais agradável.
Ter uma cadeira mais confortável
E um recreio mais prolongado.
Desse jeito, ninguém iria faltar
E com certeza em nenhuma recuperação ficar.
Dessa maneira, ninguém daria bobeira
E teria prazer de vir à escola a semana inteira.

Ana

Amizade é tudo

Sua amizade é tudo de bom, simplesmente porque você não é somente uma amiga, mas sim uma irmã. Cada dia que passo contigo, cada conversa doce que trocamos, cada brincadeira, cada sorriso ou abraço é pouco, mas é de coração porque sei que tenho a amizade mais sincera do mundo, a amizade daquela que se preocupa comigo, daquela que me entende, me compreende, me dá broncas, mas também me oferece os melhores momentos.

Você não faz ideia de como sou feliz por ter uma amizade como a sua. Você não sabe como me faz bem só de dar um simples sorriso.

Nossa amizade é louca, sem noção, mas é pura e de coração. Em você eu sei que posso confiar todos os meus segredos. Com você eu sei que vamos muito mais além. Não quero jamais que nossa amizade acabe, nem aqui, nem agora e nem nunca, porque eu te amo, sua linda e, por mais que os nossos momentos sejam poucos, pode ter certeza de que, para mim, eles são os melhores e de que eles não acabam por aqui. Eu sei que nós ainda vamos ficar velhinhas gagás, usando dentadura, jogando baralho ou até fazendo crochê, lembrando da nossa infância e sorrindo quando vierem as lembranças!

Nossa amizade nasceu assim do nada e agora completa três anos. Como o tempo passa! Parece que foi ontem que nós nos conhecemos e nos tornamos inseparáveis. Parece que foi ontem que Deus colocou na minha vida não só uma amiga, mas uma anja, uma irmã, que vou levar para sempre comigo!

Te amo, sua gatita ciumentinha... Rochelli Campos

Alice Regina Silva Assis, 3.2

O valor da amizade

O valor da amizade não se mede pelo espaço que ocupa em nós, mas pelo vazio que deixa quando se está distante. Quando uma amizade é verdadeira, a distância só a torna mais forte, e mostra o quanto é verdadeira.

Não podemos dizer que uma amizade é forte pelo tempo de convivência, e sim pela intensidade em que vivemos cada segundo ao lado daquela pessoa.

Muitas pessoas dizem ter vários amigos pelo tanto de pessoas que têm na sua página nas redes sociais, pelo tanto de gente que acompanha em festas, mas poucos sabem que amigo não é só aquele que está ao seu lado nas horas boas e sim aquele que está ao seu lado nas piores fases de sua vida, na hora em que você precisa de um ombro para chorar, desabafar tudo o que está preso dentro do coração e não conseguimos revelar a qualquer pessoa, é sim aquele que nos transmite total confiança; esse sim, podemos chamar de amigo.

Eu aprendi o que é amizade no momento em que eu sabia para onde correr quando eu precisasse de um abraço, uma palavra que me confortasse no momento da dor. E hoje, sim, eu sei o que é a amizade, e só descobri quando minha vida cruzou com a da pessoa mais especial que já conheci. Alice, você é a definição que uso quando alguém me pergunta o que é amizade.

Amo você.

Rochelli Moreira Campos, 3.2

Barbacena

Eu, como aluno de escola pública do município de Barbacena, vejo que a cidade está apresentando sérios problemas com relação ao cuidado com o município e a forma com que a prefeitura vem administrando a cidade.

Certos bairros estão passando por dificuldades em saneamento básico, buracos nas ruas e córregos a céu aberto e, com tudo isso, a cidade está cada vez pior.

Um dos bairros mais afetados tem a Rua Bahia, que possui esgoto aberto, em tempo de uma pessoa cair dentro. Pelo jeito é uma realidade que todos estão vendo.

Mas também podemos destacar algumas melhorias que a prefeitura está fazendo na cidade e uma delas é o acerto de impostos de casas nos bairros Santa Luzia, Santa Efigênia, Novo Horizonte, entre outros. Até hoje, os moradores pediram os papéis e nada foi feito. Vamos esperar para ver.

Eduardo Gabriel dos Santos Fernando, 3.2

Brigas no carnaval em Barbacena

Além de ser um evento extremamente desnecessário, concluí que o carnaval em Barbacena não tem aproveitamento algum, pois tem muitas brigas. Pessoas que estão toda época do ano próximas umas das outras consomem bebida alcoólica e não conseguem manter o controle: começam a se estranhar.

Por experiência própria, estive em outros lugares que possuíam muito mais pessoas do que os eventos do meu município e não presenciei briga alguma. As pessoas nem se conheciam.

Portanto, não só os problemas sociais estão deixados de lado, como também os eventos em nosso município.

Igor Fernando Gonçalves Moraes, 3.2

Investimentos para a educação

Os investimentos com a educação no Brasil estão em falta. Não só na educação, mas também na saúde, nos transportes públicos, etc.

Tudo está um descaso neste país. As únicas coisas que ganham atenção são o carnaval e o futebol. Só em alguns estádios de futebol que vão ser jogados jogos da Copa do Mundo foram investidos bilhões de reais, enquanto existem filas de pessoas deitadas nos corredores de hospitais e salas de aula com 40, 50 alunos, sem condições de um professor dar aula.

Só com educação se formam boas pessoas e bons profissionais no futuro. Existem escolas em regiões do Brasil em que crianças se formam sem saber contar, somar, dividir ou, ao menos, escrever. Recursos para ser melhor nestes quesitos o Brasil tem. Só falta boa vontade dos políticos corruptos para investir. Se um dia eles também passaram por uma escola, por que não fazer por ela algo, já que podem?

Vergonha na cara. Isso é o que falta para termos um Brasil melhor. Vergonha na cara da presidente e de seus companheiros políticos.

Rodrigo Fernandes Campos, 2.6

Arte

Parley Lopes Bernini da Silva, 3.3

Arte

Thiago José de Jesus Moreira, 3.3

Arte

Katryn de Barros Bernini, 3.4

Arte

Lucas José da Silva Paiva, 3.2

Arte

Keyllor Adriel Batista Lemos, 2.1