Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 09/06/17

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Desejo de vida

       

       Lidar com as várias pressões, responsabilidades e cobranças que a vida impõe, não é uma tarefa das mais fáceis, é preciso sangue frio e uma disposição enorme para encarar os desafios vindouros. Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem completar os ciclos da vida. 
  O mês de setembro (ou simplesmente  Setembro Amarelo) é dedicado ao combate e extermínio da cruel prática intitulada de suicídio, que segundo o dicionário, significa "ato que consiste na retirada da própria vida". Muitos são os motivos que levam à prática, porém, nenhum deles é realmente válido e necessário. Dentre a lista, os mais comuns são as desilusões (familiares, existenciais e amorosas), os problemas psicológicos (como a depressão e afins), o bullying, as drogas e abusos (físicos e psicológicos). 
  Segundo dados disponíveis na BBC Brasil, o suicídio entre os jovens cresce de modo lento, mas constante no Brasil: dados ainda inéditos mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%. Infelizmente os dados são assustadores... O suicídio não é algo fácil de se combater, uma vez que a mente da vítima não pode (na maioria dos casos) ser "explorada", para que ocorra um tratamento adequado. Uma "mente suicida" dá pistas sobre sua ação, elas podem ser sutis ou explícitas. Normalmente uma a vítima não vê graça na vida, não sente prazer em tê-la, isso pode ser acompanhado de reclusão e mudanças bruscas de humor. O problema é que tais sintomas passam desapercebidos até pelas pessoas mais próximas. 
  O suicídio precisa ser combatido, para isso, é necessário a mobilização de todos. Os sinais devem ser percebidos, as campanhas devem continuar, a sociedade precisa trabalhar, ainda mais, nessa causa. Com a educação e conscientização feita nas escolas e instituições públicas/privadas, a ação em massa da população e o tratamento adequado de possíveis vítimas, a situação pode ser alterada de uma ótima forma!