Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 06/18/24

terça-feira, 18 de junho de 2024

Coluna “Poemas sobre amor e dor”

 Coluna

Coluna “Poemas sobre amor e dor”

Leth tem 16 anos e está no Ensino Médio. É uma mulher Lésbica e ama qualquer expressão de arte, principalmente a escrita e as músicas. Sonha em um dia conseguir alcançar seus objetivos e ser feliz.


Fervor


Quando descobri que as borboletas no meu estômago

voavam apenas para garotas, 

eu desesperei, isso porque não tinha aceitado 

completamente o fato que 

eu sou Lésbica, 

e tentava me agarrar na possibilidade de 

talvez gostar de um garoto 

porque não é fácil ter a aprovação familiar,

e talvez fosse mais fácil gostar de meninos e meninas, 

mas hoje eu vejo que todo o meu fervor e paixão, 

todo os meus sorrisos e olhares, 

todas as minhas borboletas na barriga, 

são exclusivamente apenas para meninas 

e se as pessoas ao meu redor vão aceitar isso ou não 

(in)felizmente não cabe a mim 

porque nada que eles fizerem vai me mudar, 

não importa se eu vou sofrer mais, 

com toda a minha forma de ser e viver, 

vou ser lésbica. 

Namorando, solteira, ficando, 

passeando, lendo, rindo, 

conversando, vendo futebol, dançando, 

bebendo, conversando com meninos, 

vendo filmes clichês, palestrando ou sinalizando,

Sempre lésbica.


Coluna “Comunidade Surda”

 Coluna

Coluna “Comunidade Surda”

Lethicia Moura, 2 REG 2, é mais conhecida como Leth. Deficiente auditiva com perda severa, usa aparelho auditivo nos dois ouvidos e sabe um pouco de Libras. Ama qualquer expressão de arte, principalmente a escrita e músicas. Sonha em um dia conseguir alcançar seus objetivos e ser feliz.




A exclusão ocorre por inúmeras formas, e geralmente está associada à falta de aceitação no ambiente escolar, ambiente familiar e na sociedade, causando um bloqueio na interação dos surdos com outras pessoas. Muitas das vezes, para ter uma inserção rápida na escola e na sociedade, as famílias ou até mesmo o surdo acabam optando por alternativas em que pode haver obstáculos no amadurecimento, como dificuldades de aprendizado, comunicação, a falta de acessibilidade. A falta de acesso às informações sobre a comunidade surda e seus direitos pode afetar não só o reconhecimento do indivíduo como parte da comunidade surda, bem como sua condição mínima de cidadania.

Com o reconhecimento da deficiência auditiva ou da surdez e o uso de aparelhos auditivos, foi possível proporcionar uma inclusão social, mas é importante destacar que o aparelho auditivo pode não suprir toda a necessidade da pessoa dependendo do grau de perda e, mesmo com essa possibilidade de inclusão, existem pessoas que preferem não utilizá-lo pois há a hipótese da não adaptação bem como da ineficácia do mesmo. Atualmente ainda há casos em que as famílias proíbem o uso de Libras como forma de comunicação. Algumas crianças, adolescentes e até mesmo adultos não são inseridos em grupos sociais, por se sentirem inseguros ao se comunicar. Inclusive, existem casos de estudantes no Ensino Médio que não absorviam adequadamente o conteúdo, pois foram forçados a aprender por meio de uma linguagem oralista, diferente da forma de que eles tinham mais domínio (a linguagem de sinais) e, mesmo que exista uma forma de fazer leitura labial, não é possível absorver todo o ensinamento por esse meio. Pode-se citar aqui a hegemonia ouvinte, na qual os surdos, de forma pressionada, teriam que se adaptar à cultura e comunicação dos ouvintes e se assemelhar a elas, o que, claro, é uma forma inviável e marginalizada em relação a comunidade surda, principalmente quando se tem em vista que não tem como fazer uma pessoa voltar a ouvir do nada.