Frequentemente ouvimos pessoas dizerem: "tal química não faz bem para os meus cabelos", "os produtos industrializados são cheios de química", etc. também é comum ouvirmos dizer que "quem estuda muita química é louco". Essas e outras expressões fazem com que a Química seja vista com certo preconceito, mas será que tudo isso é verdade?
Uma das definições de Química é que ela é a ciência que estuda a matéria e suas propriedades. Entretanto, podemos ir um pouco mais além e dizermos que os objetos de estudo da Química são os elementos químicos e suas aplicações de forma prática.
Os elementos químicos estão presentes em tudo que existe no mundo, como nas máquinas, nos alimentos, na água e, inclusive, no próprio ser humano. Nossos ossos, por exemplo, são formados de cálcio.
A Química é uma ciência exata de ampla aplicação e de suma importância para a sociedade contemporânea. Os argumentos negativos inicialmente citados sobre a Química se devem ao uso indevido desta ciência por pessoas inescrupulosas. Como toda faculdade humana, a Química pode ser usada tanto para o benefício quanto para o malefício da humanidade, cabendo apenas aos seus usuários a forma como utilizá-la.
Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009