Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: junho 2009

terça-feira, 30 de junho de 2009

Diário de um recém-nascido

Quando nasci
O mundo era menos terrível
Podia-se andar pela rua tranquilamente
Podia-se viver uma vida alegre e sorridente
Não sei se por causa da globalização
Ou falta de interação
Não possuímos mais confiança nas pessoas
Sair à noite não é mais seguro
Falar com estranhos não é seguro
Como assim?
Se o mundo é minha casa
Então por que me sinto "um peixe fora d'água"?
Para muitas pessoas
ser feliz com a felicidade que se tem é muito pouco
É preciso buscar a felicidade dos outros
É preciso buscá-la em outro lugar
Mas agora que cresci
Não sei se o suficiente
A única coisa em que penso
É em não deixar para alguém
O mundo como vivemos
Será isso egoísmo?
Será isso um ato insensato?
Ontem nasci, hoje cresci
E o que deixarei para o meu amanhã?
Flores ou espinhos?

Marina de Jesus Souza, 3B

O amor não tem idade

No dia 27/06/2009, fui a uma festa da minha amiga Marcele. Cheguei lá e logo vi um menino lindo. Aquele momento me fez perder a timidez, pois me encantei por aquele garoto; o seu jeito era tão legal, suas palavras eram carinhosas e tocava no fundo do meu coração.

O nome desse menino era Cris, ele tinha apenas 13 anos, mas tinha uma maturidade de um adolescente. Não consigo esquecê-lo. Sei que por um lado estou errada, pois tenho 16 anos (que vergonha! Três anos mais velha!), mas o amor não tem idade e o pior é que eu não mando em meu coração. Seria tão bom se eu escolhesse de quem eu iria gostar! Ninguém pode falar que eu estou errada e me dar conselhos de amor, pois já cansei de me sentir culpada por pessoas que nem sabem o que é amar e me julgam dizendo que estou errada.

"Deixa eu errar, pra esse amor quero me entregar. Quem sabe o meu dia vai chegar? Porque a vida sem você não faz sentido." Esse trecho tem tudo a ver comigo porque é errando que se aprende, então eu vou errar até encontrar a pessoa certa para amar. Hoje em dia as "crianças" estão mais carinhosas do que alguns jovens. Encantei-me pelo Cris e tenho certeza de que qualquer outra garota iria se apaixonar por ele, pois o Cris é lindo fisicamente e psicologicamente. Eu nunca irei esquecê-lo, pois apenas pessoas especiais deixam pegadas no meu coração e o Cris é uma delas.

Cris, te adoro!

* Trecho da música Deixa eu errar - Belo


Angélica Maria Barbosa, 3B

A morte

Como lidar com a perda? Como fazer quando quem amamos se vai? Como continuar de cabeça erguida, sem olhar para trás?

Quando a morte leva de nossas vidas pessoas que têm muito significado para nós, as nossas vidas parecem perder o sentido. Não há nada que pareça amenizar a dor que fica em nossos corações.

A vida é tão difícil e a morte tão fácil. Em um segundo podemos acabar com tudo que vivemos e fizemos durante toda nossa vida.

A morte é tão real e não escolhe hora, não escolhe o momento e nem a pessoa, mas leva muitas vezes a razão de nosso viver.

Quem morre fica vivo na lembrança e só nos resta guardá-las em nosso pensamento, porque na verdade a herança deixada pelos mortos é só a lembrança.


Lídia

Qual é a melhor atitude sobre o futuro?

A melhor decisão é proceder como as formigas: conseguir um patrimônio.

Atualmente, a sociedade está muito competitiva e exige cada vez mais das pessoas, principalmente dos jovens. É tanta pressão para ter um bom currículo, bons cursos, boa preparação, que os jovens acabam desanimando. O problema está neste ponto: o desânimo dos jovens perante a vida.

O número de profissionais qualificados tende a diminuir no futuro se esta situação continuar. Está faltando incentivo, oportunidade. Mas, infelizmente, quando aparece a oportunidade, os jovens não aproveitam.

O reflexo das chances perdidas aparece na vida adulta. Jovens que foram incompetentes se tornam adultos frustrados e normalmente não têm condições de dar uma vida digna às suas famílias como gostariam.

Portanto, jovens, fiquem atentos e façam seu “pé-de-meia”.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Erro ou ilusão

Eu não sei se é fracasso,
Se é normal sentir falta
De alguém que está sempre presente.

Eu não sei se eu sou incapaz
Se é impossível fazer alguém feliz.

Eu não sei se é ciúme,
Se é paixão se preocupar com alguém
Que fica à distância e de nada se aproxima.

Eu não sei se foi erro ou ilusão
Ter escolhido você para morar
Dentro do meu coração.

Sueli Rodrigues Pereira, EJA2A

Por favor, me diga!

Tudo o que eu queria de você agora era uma explicação, apenas um motivo o qual explique o porquê de você fazer isso. Quero saber se a culpa de ter te perdido foi minha, se quem errou primeiro fui eu. Por favor, me diga, pois se o erro foi meu, tentarei consertá-lo. Tentarei mudar e, mesmo se for seu, eu te desculpo. Apenas me explique, olhe dentro dos meus olhos e diga o que você realmente sente ou já sentiu algo por mim.

Por favor, eu nunca te virarei as costas, não vire o rosto, olhe nos meus olhos pelo menos uma vez e me diga, me diga tudo o que eu preciso ouvir mesmo que isso me magoe. Meu coração pode até sangrar, mas um dia vai cicatrizar. Mas se você não disser nada, não terei como cicatrizá-lo. Desculpe não poder ser mais do que sou!


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Arte

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

A relação entre a Biologia e a Matemática

A genética é a área da Biologia que estuda a hereditariedade das características. Por ser uma ciência biológica, nunca se pensou que a hereditariedade pudesse obedecer a certas proporções matemáticas, o que vem sendo confirmado ultimamente.

Mendel estudou a transmissão dos caracteres hereditários e elaborou duas importantes leis para a genética, conhecidas atualmente como "Leis de Mendel". Para entender como funciona esta relação entre matemática e biologia suponha as seguintes situações:

Primeiro: um homem heterozigoto de olhos castanhops casa-se com uma mulher de olhos azuis. Qual a probabilidade de nascer uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, sendo que o casal terá dois filhos?

Resposta: para determinar a probabilidade deve-se conhecer todos os possíveis filhos que o casal pode ter, o que é feito através do cruzamento entre o pai (Aa) e a mãe (aa). Logo, a chance de se ter uma menina de olhos castanhos é 1/2 x1/2 = 1/4 e a chance de se ter um menino de olhos azuis é 1/2 x 1/2 = 1/4. Portanto, a probabilidade de se ter uma menina de olhos castanhos e um menino de olhos azuis, com o casal tendo dois filhos é: 1/4 x1/4 = 1/16, ou 6,25%.

Segundo: um homem alto de cabelos lisos casa-se com uma mulher baixa de cabelos ondulados, sabendo-se que cabelos lisos são dominantes e que a altura elevada é a mais comum e sabendo-se que o homem é heterozigoto, qual a probabilidade de nascer uma menina baixa de cabelos lisos?

Resposta: os genes que condicionam a altura e o tipo de cabelo segregam-se independentemente, portanto, pode-se analisar cada caso de forma isolada e unificá-los depois. Para a altura temos AA x aa, portanto a probabilidade de ser baixo é 1/2. Para o tipo de cabelo, a probabilidade de ter cabelos lisos é 1/2, logo a probabilidade de ser baixo, ter cabelos lisos e ser menina é 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/8 ou 12,5%.

O primeiro e o segundo exemplos mostram as aplicações da primeira e da segunda leis de Mendel respectivamente. Como se pode ver, nem mesmo as Ciências Biológicas escapam da influência da matemática.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

As ciências exatas

Num mundo incerto, onde muitas vezes parece que não há solução alguma para determinado problema, surge uma concepção mecânica do universo no qual todos os fenômenos passam a obedecer rígidas leis matemáticas que podem ser determinadas de várias maneiras diferentes, porém são sempre as mesmas. Esse é o objeto de estudo das ciências exatas.

As ciências exatas recebem este nome porque possuem respostas exatas, ou seja, únicas para as coisas, embora essas respostas possam ser determinadas de diversos modos. Devido a sua forte base matemática, elas encontram ampla aplicação prática na vida moderna, facilitando cada vez mais a vida do ser humano.

As áreas mais práticas e fascinantes das ciências exatas são as engenharias. O engenheiro é um profissional que possui forte base em matemática e física, aplicando seus conceitos de maneira prática e criativa, por exemplo: instalações elétricas, dispositivos mecânicos, construção civil, etc.

Com a grande demanda atual de tecnologias cada vez mais sofisticadas em um espaço de tempo cada vez menor, as ciências exatas encontram-se em ampla expansão e necessitam de profisionais cada vez mais capacitados. Ainda que possam parecer difíceis e complicadas, não há como negar o fascínio que as ciências exatas exercem e sempre exerceram em toda a humanidade.

 Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Evolução (?) humana

Caros alunos, observem o clipe da música Do the Evolution, do Pearl Jam. Uma ótima crítica à forma pela qual o homem busca sua evolução. Abraços.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Relatório POP-2009 (17/06)

No dia 17 de junho de 2009 houve mais um encontro do POP no qual relatamos o que esperamos do POP e o que achamos que deve ser melhorado nas reuniões. Foi legal porque pude dar as minhas opiniões a respeito do projeto. Foi bom também ir para a sala de computação para podermos visitar o site do Tribuna e dar nossas opiniões.

Para mim, este encontro foi tão agradável quanto os outros que tivemos e espero que continue assim sensacional.
Pamella Maira da Silva, 2C – POP

Na reunião passada do POP foi feito o seguinte: os professores sugeriram que os integrantes do grupo escrevessem sugerindo atividades e falando suas críticas m relação ao POP.

Foi muito legal esta reunião porque os integrantes puderam fazer suas críticas e darem sugestões parar que o POP possa melhorar mais ainda.
Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro, 2A - POP

Informação sobre o ENEM

O grupo de informação do POP comunica a todos os estudantes que as inscrições do ENEM já estão abertas e acontecerão até o dia 17 de julho. As inscrições estão sendo feitas pela internet no site www.mec.gov.br/enem 

As provas serão nos dias 3 e 4 de outubro; são Ciências Humanas (História e Geografia), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), Português, Matemática e Redação. Serão 45 questões de cada matéria.
Então o que está esperando? Faça já sua inscrição e se tiver alguma dúvida entre no site e pesquise.

OBS: Para fazer a inscrição o estudante precisa ter o CPF!

Equipe de Informação do POP

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A Era Vargas


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

Getúlio Dornelles Vargas foi um dos presidentes do Brasil. Seus feitos e atitudes, hoje em dia, ainda causam muita polêmica.

O Brasil estava em um período muito complicado, porque o sistema da República Velha estava falhando. Vargas chegou ao poder sem eleições, e o povo não o conhecia realmente.

Pouco a pouco, ele foi construindo seu apoio e conquistando o povo. Colocou em vigor os direitos trabalhistas, o Ministério do Trabalho, mas foi dando essas regalias lentamente, através das rádios. O povo, que estava acostumado com tanta miséria, se viu eufórico porque era muita coisa ao mesmo tempo.

Mas Vargas com o passar do tempo foi se mostrando um homem frio e controlador, e o país tornou-se uma ditadura. De “pai dos pobres”, ele se tornou um tirano.

Como nada dura para sempre, por pressões externas e internas, Vargas saiu depois de 15 anos na presidência e sem 1954 suicidou-se.

Relatório POP-2009 (17/06)

De 2009 - Oficinas

De 2009 - Oficinas

No dia 17 de junho de 2009 houve mais um encontro do POP no qual relatamos o que esperamos do POP e o que achamos que deve ser melhorado nas reuniões. Foi legal porque pude dar as minhas opiniões a respeito do projeto. Foi bom também ir para a sala de computação para podermos visitar o site do Tribuna e dar nossas opiniões.
Para mim, este encontro foi tão agradável quanto os outros que tivemos e espero que continue assim sensacional.

Pamella Maira da Silva, 2C - POP


Na reunião passada do POP foi feito o seguinte: os professores sugeriram que os integrantes do grupo escrevessem sugerindo atividades e falando suas críticas m relação ao POP.
Foi muito legal esta reunião porque os integrantes puderam fazer suas críticas e darem sugestões parar que o POP possa melhorar mais ainda.

Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro, 2A - POP

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tudo mudou


Por Marcele Discacciati Rodrigues Ramos – 3A

Hoje vi que tudo mudou, que todo sentimento que um dia senti por você se transformou em um grande vazio no meu coração. Sempre pensei que não conseguiria viver sem você, que meu mundo sem você não faria sentido, pois minha vida girava ao seu redor. Mas tudo mudou. Hoje sei que, ao contrário do que eu pensava, minha vida é bem melhor sem você. Para ser mais sincera, com você eu nem tinha vida, pois não vivia para mim, só para você.

Hoje, só hoje percebo que tudo que fiz por você foi completamente em vão e que você não merecia uma lágrima sequer das muitas que rolaram no meu rosto por sua causa. Eu era cega de amor. Muitas pessoas tentaram abrir meus olhos, mas eu só enxergava você. Se eu tivesse escutado as pessoas que queriam realmente meu bem, eu não teria sofrido tanto. Talvez que nem teria sofrido.

Mas hoje tudo mudou. Consigo agora enxergar claramente a pessoa desprezível que você é, sem nenhum valor moral ou sentimental. Quanto te vejo é como se estivesse vendo qualquer pessoa desconhecida, pois tudo o que vivi em um ano e nove meses prefiro apagar da minha lembrança.

Agora sou feliz, pois o falso amor que achei ser eterno já não é mais nada para mim.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Arte


Janaína Ingrid Moreira Rezende, 1B

Arte


Tiago de Moraes Magalhães, 2A

Um futuro incerto

Devemos proceder como uma formiga, pois a vida não é moleza, e por isso temos que nos organizar economicamente para que no futuro possamos desfrutar de nossos frutos.

Além do mais, devemos ter sempre alguma economia guardada, por menor que seja, pois nunca se sabe se sugirá algum imprevisto.

Muitos pensam diferente, acham que o dinheiro deve ser gasto e não poupado, pensam que na velhice não terão como aproveitá-lo. Gastam o quanto podem, para assim satisfazerem a sua vontade.

Mas como saber a hora de gastar? Como saber o que o futuro nos guarda? A resposta é bem simples: devemos nos conscientizar de nossos atos para que não nos arrependamos, pois o futuro é um grande segredo que só poderá ser desvendado com o tempo.

É melhor que ele não nos ensine o que já deveríamos saber sobre a vida.


Luana Maria da Silva, 2C

Nossa escola

Nossa escola está um verdadeiro caos. As paredes não são pintadas há anos. Finalmente, no final do ano passado, recebemos um novo portão. Depois de tanto tempo perdendo bolas que caem no vizinho, nossa quadra ganhou uma semicobertura que nem protege  direito, por que o correto seria um telhado ou algo parecido.

No início do ano foi dito a todos que era permanentemente proibido o uso do boné dentro do recinto escolar e agora já estão todos usando o acessório. Disseram também que era proibido adiantar o horário das aulas (isso era proibido até o mês passado), mas agora já está liberado.

Como que os nossos diretores querem melhorar nossa escola se nenhuma regra é levada a sério por mais de dois meses? Isso é um absurdo.

Bom, finalizando, a escola pode ser horrível, mas pelo menos contamos com bons professores.


Smarly Felipe Braz Procópio Machado, 2B

O amor, a vida e a morte

Amar é
Amar é viver
Amar é sonhar
Amar é acreditar
Amar é salvar
Amar é perdoar

Para um amor ser realizado,
Tem que ser revelado.
Para um amor ser destruído,
Tem que ser apagado.
Para um amor escondido,
Tem que ser demonstrado.
Para um amor de amigo,
Tem que ser superado.

A paixão é passageira,
O amor é eterno.
Pois quem se apaixona esquece,
Quem ama sempre espera.

A vida pode ser preciosa,,
Mas a morte é para sempre.
Ama quando vive e
Se perde quando se esquece.

Quem nasce morre,
Quem chora perde
Quem vê não escuta,
Quem ama nunca esquece.

Kaoma Lorrana do Nascimento, 1A

Hoje levantei cedo pensando

Hoje levantei cedo pensando no que tenho de fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função e meu direito escolher que tipo de dia quero ter. Posso reclamar por estar chovendo ou agradecer pela chuva lavar a poluição; posso ficar triste por estar sem dinheiro ou posso administrar minhas finanças evitando desperdício.

Posso reclamar da minha saúde ou posso dar graças a Deus por ainda estar viva, posso me queixar dos meus pais por não terem dado tudo que eu queria ou posso ser grata por terem me dado a vida. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou ficar feliz por ter trabalho.

Posso me entediar com meu trabalho ou agradecer porque posso servir aos outros através dele. Se ontem tudo o que eu fiz não dei certo não quer dizer que hoje também não vai dar.

Hoje é um novo dia. Posso realizar minhas tarefas do jeito que preferir. Tenho hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou, a escultora que pode dar a forma que quiser. Tudo depende de mim.


Joseane Priscila de Sousa, 3A

Divulgação do POP

O POP (Projeto de Orientação Profissional) entrou no lugar do PEAS. É um novo projeto que os professores estão criando.

Esse projeto se constitui de reuniões semanais realizadas aqui no colégio com o objetivo de orientar os alunos sobre o mercado de trabalho. Nas reuniões, alguns professores orientam os alunos, dando-lhes dicas e conselhos.

O POP é responsabilidade dos professores e eles se dispuseram a tocar o projeto por conta deles. A única diferença é que não vai haver a verba que o governo dava para realizar viagens e outras coisas. É legal conhecer as universidades, mas o mais importante é a orientação.

A intenção é ajudar os jovens a escolher uma profissão que vai lhes dar prazer futuramente. Então, eu peço para quem leia este texto que ajude a divulgar o POP, pois é um projeto muito bacana.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Sonhos

Tem gente que sonha em realizar-se pessoalmente ou profissionalmente ou os dois. Eu, particularmente, desejo realizar-me profissionalmente.

Poder exercer uma atividade que eu goste e que tenha a ver com minha personalidade. Como eu não sou de expressar muito, sou tímida, vou aspirar a algo que tenha a ver com o meu jeito de ser.

Como eu curto ler e escrever, já penso em me aprofundar mais na escrita. Está aí uma possibilidade de eu fazer o que gosto. Um cantinho aconchegante, lápis e papel e deixar a imaginação fluir, na companhia de um animal de estimação que aprecio muito: “bichano”.


Sueli Rodrigues Pereira, EJA2A

Mentecaptos da nação brasileira

Vivenciar e ser obrigado a aceitar algo que te revolta é inquestionável! Posso falar, mas não tenho a coragem e nem provas, então escrevo. Escrevo porque posso descontar toda a raiva que sinto. O papel aceita tudo.

Por palhaçada, chatice do governo e falta de interesse para conosco, desistimos e acabamos com um projeto interessante em nossa escola. No dia 06/05/09 os participantes: alguns professores e alunos entraram num acordo e resolveram sair do projeto governamental PEAS, mas continuar com as reuniões todas as quartas-feiras, no mesmo horário; só que sem apoio do governo e da direção. Na verdade, apoiaremos nós mesmos com outro projeto, o POP, só nosso.

Pessoas que gostam de acabar com a alegria dos outros são aqueles da desgraça e do poder degenerador. Essas pessoas não sabem que quando há união, idiota nenhum, na maioria das vezes, consegue derrubá-la. Pois é! Nos derrubaram, mas levantamos e andaremos por conta própria, porque o lugar público e o país são de todos. Aliás, a autoridade que certos têm não pode ir contra a voz, força do povo. Vivemos num país democrático e não em um que tenha uma ditadura.

Não infrinjo lei alguma, pois foi proibida, há muito tempo, a censura.

Esse é o meu ponto de vista, e revolta que não tenho coragem de falar, mas tive a coragem de escrever. Às vezes, os tormentos desaparecem de nossa mente, porque os passamos para um papel.


Carla Sheyesllen Ribeiro Alves, 2A

Quero esquecer esse dia

Pensei que duraria mais, pensei que gostasse de mim pelo menos metade do que eu de você. Te perdoo por tudo que você me fez passar. Apenas quero esquecer aquele dia, dia em que a lua brilhava no céu, mas meus olhos estavam fechados demais para vê-la. Eu só conseguia enxergar seu rosto para entender o porquê daquilo. Acho que nem você entende.

Mas eu sei, tenho fé que um dia você se arrependerá e sentirá minha falta, pois ninguém vai te amar como eu ainda te amo. Ninguém vai te procurar como eu te procurei. Ninguém vai querer estar ao seu lado como eu quis. Por isso sei que você sentirá minha falta.

Nunca apagarei do meu coração essa humilhação por que você me fez passar, mas nunca virarei as costas para você. Tratar-te-ei como se aquele dia não tivesse existido e espero que você faça o mesmo.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Alunos incluídos no POP!

O POP comunica que os seguintes alunos foram incluídos no grupo das oficinas:

Romário Mariano da Costa            1B
Iara Cristina do Nascimento         3B
Isabela Fonseca Vicentini           2A
Diego Armando Campos                2A
Crislaine Maria Rosas Batista       1B

As oficinas acontecem todas as quartas-feiras, das 18h30min às 20h, na própria escola. Contamos com vocês!
POP

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O efeito foto-elétrico e a anti-matéria

Efeito foto-elétrico

Todos os metais possuem elétrons livres em seu interior. Esses elétrons podem ser removidos se uma certa quantidade de energia for transferida a ele e uma das maneiras de se fazer isso é provocar a incidência de um feixe de luz sobre o metal, o que faz com que os elétrons sejam "exitados" e emitidos pelo metal, processo etse que é denominado "Efeito foto-elétrico".

Mas como exatamente ocorre o efeito foto-elétrico? As ondas luminosas transmitem energia. Essa energia é absorvida pelos elétrons através de fótons, que são pulsos de luz. Cada fóton pode ser absorvido por apenas um elétron e sua energia é totalmente transferida para este, energia que pode ser calculada por E=hl, onde l é a frequência do fóton e h é a constante de Planck, cujo valor é aproximadamente 6,63.10 elevado a 34 J.s. Entretanto, para que o elétron seja emitido deve-se fornecer uma energia mínima a ele chamada "função trabalho W". O número de fótons que chegam à superfície do metal por segundo é diretamente proporcional à intensidade da luz.

Anti-matéria

Inúmeros experimentos têm mostrado que para quase todas as partículas elementares da matéria existe uma correspondente "Anti-partícula", isto é, uma partícula idêntica, porém de carga elétrica contrária, por exemplo, a anti-partícula correspondente ao elétron é o "pósitron", que possui a mesma massa que o elétron, porém carga elétrica positiva.

Além do pósitron já foram detectadas outras anti-partículas, como a anti-próton, o anti-nêutron, etc. Estas constatações levaram os cientistas a pensar que possivelmente deve existir uma "anti-matéria", ou seja, uma matéria formada somente por anti-partículas, por exemplo, o átomo de hélio possui um núcleo com dois prótons e dois nêutrons, circundados por dois elétrons, portanto o "anti-hélio" possuiria um núcleo com dois anti´prótons e dois anti-nêutrons circundados por pósitrons.

Entretanto, uma das maiores dificuldades em se comprovar a existência da anti-matéria é o fenômeno de "aniquilação de par" no qual uma partícula e sua correspondente anti-partícula "se aniquilam" ao entrarem em contato, liberando uma certa quantidade de energia de acordo com a equação relativista E=mc². Por exemplo, se um rapaz de massa igual a 60kg encontra com uma "anti-moça" de massa igual a 60kg, eles se aniquilariam e seria liberada a seguinte quantidade de energia: E=mc² >> 120(3. 10 elevado a 8)² >> E=120 . 9 . 10 elevado a 16 >> E= 1,08 . 10 elevado a 19J, uma energia equivalente a aproximadamente 270 bilhões de litros de petróleo!

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

ENEM!

Gente, já estão abertas as inscrições para o ENEM 2009.
Você pode fazer sua inscrição até dia 17/07/2009 no site do ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/).

Para informações sobre a taxa de inscrição, acesse esta página (http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/) e veja se você é isento de pagá-la.

IMPORTANTE: Se você não tem CPF, trate de providenciá-lo! É necessário possuir CPF para fazer a inscrição! Para isso, vá a uma agência dos Correios.

Abraço.

domingo, 21 de junho de 2009

Uma nova idéia :)

, Não sei se será bom para o Pop, ou se as pessoas irão gostar dessa minha idéia, mas acho que seria bom para mudar um pouco. Seria bom para inovar as oficinas que estão um tanto quanto desanimadas. :( Pensei que seria divertido que a cada semana grupos de alunos fossem responsavéis pelo planejamento das oficinas. Ao invés dos professores fazerem os encontros, quem vai fazê-los somos nós. :) Acho que seria divertido pois descobriríamos até onde vai a criatividade de cada um dos alunos do projeto. Vocês podem não gostar da idéia, mas deixem aqui seus comentários, o que pensam sobre isso ? Se não gostarem, critiqem, chinguem, o importante é partcipar.Na sua opinião, o que fazer para melhorar o POP ? :)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Relatório POP-2009 (10/06)

Nesse encontro o assunto foi mais direcionado para as universidades. Os professores passaram aos alunos o significado do ProUni, que é um meio de se fazer uma faculdade particular com uma bolsa totalmente gratuita ou uma bolsa com descontos. Para se inscrever no ProUni tem que ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e através de seu resultado é que vão selecionar as pessoas e assim vão eliminando por nota, condição financeira, etc.

Para quem deseja fazer uma faculdade particular, o ProUni é um bom caminho. Em nosso encontro, compareceu uma pessoa que se formou em História através do ProUni, que pôde melhor esclarecer esse projeto.

Joseane Priscila de Sousa, 3A - POP

O encontro do dia 10/06 foi muito interessante, pois pudemos tirar muitas dúvidas sobre o ProUni.

Descobrimos a importância que ele tem. Com ele temos a oportunidade de entrar na faculdade através de bolsa integral ou parcial. Tivemos também informações de como funciona a faculdade.

Bom, como eu quero seguir este caminho, foi ótimo e, com certeza, para os outros que também querem este caminho, foi.

Mariana Roberta Martins de Paula, 2C - POP

Relatórios POP-2009 (03/06)

No dia 03 de junho teve mais uma reunião do POP. Nesta reunião assistimos vídeos de vários tipos de profissões. Foi muito enriquecedor, pois assim pudemos ver qual a visão da mídia sobre as profissões e tirar algumas dúvidas.
Gabriela de Paula Rosa, 2A - POP

Na reunião do POP, subimos para a sala de vídeo e assistimos alguns vídeos sobre algumas profissões. Foi bom para aprender mais sobre as nossas profissões do nosso futuro. Tomara que continuemos unidos em todas as reuniões.
Ana Carolina Machado, 2A - POP

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cadê a animação?????

Galera!!!! Cadê a animação para a excursão? Estamos com muita esperança de que mais alunos se interessem pela viagem a Viçosa. Queremos mais animação. Ainda temos bastantes vagas, aqueles que não foram informados e têm interesse em ir, favor procurar a aluna Joseane do 3A. Espero que tenhamos alunos suficientes para conseguirmos fechar uma Van, para que esta viagem ocorra no dia 29 deste mês. Muito Obrigado!!!!!Conto com vocês!!!!!

Relatório POP-2009 (10/06)

Nesse encontro o assunto foi mais direcionado para as universidades. Os professores passaram aos alunos o significado do ProUni, que é um meio de se fazer uma faculdade particular com uma bolsa totalmente gratuita ou uma bolsa com descontos. Para se inscrever no ProUni tem que ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e através de seu resultado é que vão selecionar as pessoas e assim vão eliminando por nota, condição financeira, etc.
Para quem deseja fazer uma faculdade particular, o ProUni é um bom caminho. Em nosso encontro, compareceu uma pessoa que se formou em História através do ProUni, que pôde melhor esclarecer esse projeto.

Joseane Priscila de Sousa, 3A - POP

O encontro do dia 10/06 foi muito interessante, pois pudemos tirar muitas dúvidas sobre o ProUni.
Descobrimos a importância que ele tem. Com ele temos a oportunidade de entrar na faculdade através de bolsa integral ou parcial. Tivemos também informações de como funciona a faculdade.
Bom, como eu quero seguir este caminho, foi ótimo e, com certeza, para os outros que também querem este caminho, foi.

Mariana Roberta Martins de Paula, 2C - POP

Relatório POP-2009 (03/06)

De 2009 - Oficinas

De 2009 - Oficinas

No dia 03 de junho teve mais uma reunião do POP. Nesta reunião assistimos vídeos de vários tipos de profissões. Foi muito enriquecedor, pois assim pudemos ver qual a visão da mídia sobre as profissões e tirar algumas dúvidas.
Gabriela de Paula Rosa, 2A - POP

Na reunião do POP, subimos para a sala de vídeo e assistimos alguns vídeos sobre algumas profissões. Foi bom para aprender mais sobre as nossas profissões do nosso futuro. Tomara que continuemos unidos em todas as reuniões.
Ana Carolina Machado, 2A - POP

Tribuna Estudantil – Mais de 10.000 acessos!

O Tribuna Estudantil completou, nesta semana, mais de 10.000 acessos em sua versão online!
De março de 2008 até agora são 10.081 acessos à pagina do jornal feitos por 3.178 visitantes.

Parabéns, alunos. Este é o sucesso de seus trabalhos!

Grande abraço. 
Professores Felipe e Paula

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tribuna Estudantil - Mais de 10.000 acessos!

O Tribuna Estudantil completou, nesta semana, mais de 10.000 acessos em sua versão online!
De março de 2008 até agora são 10.081 acessos à pagina do jornal feitos por 3.178 visitantes.

Parabéns, alunos. Este é o sucesso de seus trabalhos!

Grande abraço.

Cancelado o plantão de História do dia 17/06

Caros alunos, estou suspendendo o plantão de História de hoje (17/06) por motivos pessoais. Aguardo normalmente os interessados na próxima quarta-feira, dia 24/06, às 17h30min. Abraços.
Professor Felipe

Os empregos militares estão tomando conta do nosso Estado


Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

No Estado de Minas Gerais a profissão que possui a maior procura é a militar. Qualquer emprego militar está cheio de gente, pois, nestas profissões, há várias provas no ano e com isso a população se inscreve e passa. Ass50, quem fica bem somos nós, pois a segurança está cada vez melhor.

Para fazer a prova de qualquer área militar o candidato tem que ter o ensino fundamental e o ensino médio completos ou estar cursando o último ano do ensino médio, ou seja, é muita oportunidade. Só não pega quem não quer, porque o Estado está sempre ajudando. É só correr atrás e batalhar para vencer e ser um bom militar.

Minas Gerais está em primeiro lugar na segurança pública, pois os mineiros estão querendo arrumar seu futuro mais cedo e para acontecer isso a maioria deles escolhe a carreira militar.

Muitas pessoas acham que com o decorrer do tempo a segurança irá melhorar porque a intenção de todo militar é preservar o patrimônio. Para que isso aconteça, devemos preservar primeiramente a nossa mentalidade, pensar em coisas boas para melhorar o nosso país.

Vamos colocar Minas em primeiro lugar na segurança pública por muito tempo, porque nós temos capacidade e desempenho para isso. Pense nisso e comece desde agora!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A

Guarde no coração


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Jamais espere o vento soprar em sua direção, nem corra atrás dele, pois a vida está dentro de você e viver este dia, é o melhor que você pode fazer. Nunca deixe alguém esperando por uma palavra sua, abra logo seu coração e olhe para a sua volta, do seu lado pode estar alguém que sofre em silêncio.

Não se feche nem guarde as coisas boas só para você. Solte, libere a sua melhor qualidade. Há muitas pessoas de mãos estendidas, há muitos olhos cheios de lágrimas e também há dor na alma das pessoas.

Se você achar que consegue, faça logo neste dia. Pode ser que no dia de amanhã você não consiga falar, sua palavra pode ficar presa na garganta. Não segure sua felicidade, um gesto de amor, sua solidariedade, sua amizade, o seu melhor sentimento, pois jamais saberemos o que nos espera no próximo minuto.

Faça a diferença no mundo, não se silencie e nem se omita, pois pode ter a certeza de que nesse momento há um coração que bate por você, uma alma ferida precisa de suas simples palavras. Um amigo seu espera seu gesto para se confortar e alguém que você conhece deseja intensamente estar vivo e até no seu lugar. Por isso, dê valor à sua vida. Você foi um vencedor apenas por ter chegado até aqui.

Então, siga em frente, pois se você está vivo é sinal de que sua missão não foi terminada. Aproveite cada milésimo de segundo de sua vida, ela é sua, você decide o melhor para si e as consequências surgirão conforme você agir.

Todos temos oportunidades para tudo, só alcança quem quer realmente seguir no melhor caminho. Não importa se você não conseguiu uma vez, isso só significa que você não se preparou bem, não quer dizer que você deve desistir, pelo contrário, você deve fazer de seu tropeço um degrau para subir mais alto e seguir em frente.

Lembre-se: Deus habita no meio daquele que tem o maior sentimento do universo: O Amor!

Declaração

As palavras estão aí uma a uma, porém a minha alma não sabe mais o que dizer. Como vou expressar o que sinto? Embora esteja tudo tão claro, meu coração não encontra palavras para lhe dizer uma frase tão simples, porém complexa: Eu te amo.

Quando paro para escrever tudo flui mais fácil, mas cartas não seriam suficientes, eu precisaria me expressar melhor. O meu maior problema é parar diante dos seus olhos, olhar para eles e conseguir dizer algo, pois o seu olhar tem o poder de paralisar qualquer dom que eu possa ter.

Preciso de coragem, esta que tanto me falta, para lhe dizer o que sinto. Sei que não vai ser fácil, mas vou tentar, nem que seja sussurrando ao seu ouvido o motivo que me faz estar na sua frente e principalmente o motivo que me faz querer viver.

Você realmente me fez ser a melhor pessoa do mundo e aquela que consegue transformar algo simples em algo significativo, por isso, transformei a frase "Eu te amo" em algo um pouco mais longo , mais significativo: Você é a razão da minha existência".


Dayelle de Oliveira Fernandes, 1C

Poema retirado do livro "Geração Perdida" de Jacqueline Briskin

"Como eu te amo? Deixe-me dizer-te como.
Eu te amo até as profundezas, alento e alturas.
Pelos desígnios do Ser e da Graça ideal.
Eu te amo ao nível da mais secreta carência
De cada dia, à luz do sol ou das velas.
Eu te amo livremente, quando os homens combatem pela justiça,
Eu te amo castamente, quando eles fogem dos louvores
Eu te amo com a paixão empregada.
Em meus antigos pesares e com a fé de minha infância.
Eu te amo com um amor que julguei extraviado
Em meus perdidos santos - eu te amo com o alento,
Sorrisos e lágrimas de toda a minha vida! E se assim Deus quisesse,
Ainda mais te amaria, depois que morto estivesse."


Eu não sou nada sentimental, mas eu achei esse poema lindíssimo, pois ele exige reflexão e sensibilidade da pessoa que está lendo. Fala do amor de uma forma bonita, com palavras profundas. Parece que cada palavra foi pensada minuciosamente para ser colocada nele.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

My school

First of all, what do you think about Henrique Diniz School? Do you think it is a great or an awful school?

In my opinion, Henrique Diniz is a great school, but the principal makes mistakes that don't make any sense and we, students, get revolted beacause of it.

Second of all, Henrique Diniz school is good because it has good teachers and they are very hard-working.

The school had improvements. At least it is better than it was and it is walking to approach perfection.

I like studying at Henrique Diniz school because I have many friends here. I don't have any problems with the school, but we have to help it get better.


Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro, 2A

O uso do boné

O boné é uma forma de se expressar. No meio jovem, através dele, ele forma uma linha a ser seguida, um padrão. Os jovens se destacam com bonés exibindo grifes ou marcas famosas como: Puma, Elius, Cavalera...

Porém, nem todos os jovens querem seguir este padrão, mas independentemente de qualquer coisa ou de sua vontade ele acaba tendo que acompanhar essa linha para ser considerado um cara "playboy", "maneiro", "na moda", ou seja, um "brother". No grupo dos garotos populares, do colégio, bairro, baladas, cidade, barzinhos...

Entretanto, se ele não se destacar como os de mais exibindo bonés de grife, ele será banido desse grupo sendo considerado uma pessoa fútil, fora de moda, impopular e terá dificuldade para fazer amizades com esse grupo de pessoas, ou seja, será apenas mais um qualquer no meio da multidão.


Kátia Aparecida da Silva, 3A

Sutileza

Por luxos e discórdias
Enfadonho a nossa juventude
Brindamos, então, o vinho tinto
Nas águas sujas de sangue.

Ganho minha vida com nada
E esse nada vem do Federal...
Se a juventude é enfadonha,
Como mundo justo, sabem da verdade desse “real”

Para onde levam as criancinhas?
Para onde levam sua infância?
E temos de aceitar de qualquer modo essas propagandas.

Todo mundo distorce a verdade em ignorância
O Federal ajuda nas propagandas
Para um mundo cheio de jovens que não tiveram infância.


Carla Sheyesllen Ribeiro Alves, 2A

Amor x Laços familiares

Meu amor por você não pode acontecer
Temos laços familiares e isso vai nos deter
Sofro só de pensar que terei que te esquecer
E o meu coração entristece de lembrar
Que o nosso amor tem que morrer.

Não tenho culpa por ter me apaixonado por você
Infelizmente não mando no meu coração
Sei que meu amor por você não é ilusão
É simplesmente uma eterna paixão.

Como gostaria de dizer para todos
Que você é a razão do meu viver
Sem você me falta o ar para respirar
E não consigo viver longe de você.

Sei que devo matar esse sentimento
Mas infelizmente não sou capaz de
Tirar você dos meus pensamentos
Você já faz parte de todos os meus momentos.

Te amo demais e essa é a verdade
Não quero apenas a sua amizade
Quero um amor de verdade, infelizmente
Somos primos, mas não temos culpa
De termos laços familiares.


Angélica Maria Barbosa, 3B

Tudo por um amor

Num certo dia, um garoto chamado Victor Hugo, que queria ser padre, olha uma garota que se chama Thais. Ela era bem bonita, branquinha, com mais ou menos um metro e sessenta, com cabelos pretos.

O Victor Hugo começou a pensar nela e passou a deixar para lá o seminário para procurar a Thais. Mas ele não pensou que ela fosse mudar tanto assim a sua vida como aconteceu. Ele largou a sua dedicação para ser padre só para ficar conversando com ela. Achou que ela fosse dar uma chance para ele, mas não foi isso que aconteceu. Ficaram amigos. Na hora em que ele tentou algo mais, ela disse que dele só queria amizade. Mas ele não desistiu.

Continuou chegando nela, até que ela lhe deu uma chance. Passou um tempo, começaram a namorar. Não demorou muito e eles se casaram. Um tempo depois, ele colocou uma notícia no jornal em que, no final, estava escrito assim: "lute pelos seus sonhos, corra atrás e tudo o que você gosta, nunca desista, um dia você conseguirá". Então, preste atenção nestas palavras e as use na sua vida.


Gustavo Silva de Andrade, 3A

Amo você

Amo você como nunca amei ninguém antes, eu apenas quero estar ao seu lado. Você me faz sentir a mulher mais feliz do mundo e você nunca disse que faria isso. Este ato o faz diferente de todos que conheci: você não diz, você faz.

Pena que os sonhos nunca duram o tempo que eu sempre quis que durassem, mas eu sei... O sonho não acabou, depende de nós, só eu e você. Esqueça os outros e só escute minha voz, apesar de me fazer a pessoa mais feliz do mundo, não sei se me ama, mas não saber também me faz feliz, pois certeza é para gente que não ama o suficiente. Tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre.

Quero que haja um jeito para que eu possa fazer você entender que meu mundo gira ao seu redor. Não posso viver, não posso respirar. É assim que eu me sinto quando você não está aqui. Às vezes parece que estou flutuando até você, não há gravidade para me segurar e eu nunca pensei que estava dizendo estas palavras.

Preste atenção, querido, estou de joelhos, você é tudo que eu estou vivendo, nunca pensei que encontraria alguém igual a você. Eu não ligo para o que os outros falam, me arrependo só do que não fiz. Em caso de amor, o coração é quem diz. Te amo!


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Biblioteca ²

, Hoje volto a falar do caso BIBLIOTECÁRIA. :( Presenciei hoje pela manhã mais uma cena que é comum ultimamente. Alunas do 2º ano foram até a biblioteca e mais uma vez, ela estava fechada. Onde está a bibliotecária ? Onde estão " os responsavéis pelo andamento do colégio " ? Por que ninguém toma nenhuma providência ? Meu conhecimento me diz que é direito dos alunos o uso da mesma, "tô" enganada ? Até quando isso vai prevalecer ? Até o fim do ano ? Acho que é preciso visitarmos a Biblioteca Municipal para lermos. Ela com toda a certeza estará aberta. :) Desisto de reclamar em vão [...]

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deixem sua idéias :)

, Ultimamente as oficinas estão cada vez menos frequentadas e animadas. :( É direito dos membros do projeto opinar, dar sugestões, novas idéais para que as oficinas agradem não só aos professores, mas também aos alunos que, no caso, são os mais interessados. Não se sintam envergonhados em dizer o que pensam. Novas idéias são sempre bem-vindas. :) O Pop estã aberto para críticas sempre. ;)

domingo, 14 de junho de 2009

Química: a ciência dos materiais

 Frequentemente ouvimos pessoas dizerem: "tal química não faz bem para os meus cabelos", "os produtos industrializados são cheios de química", etc. também é comum ouvirmos dizer que "quem estuda muita química é louco". Essas e outras expressões fazem com que a Química seja vista com certo preconceito, mas será que tudo isso é verdade?

Uma das definições de Química é que ela é a ciência que estuda a matéria e suas propriedades. Entretanto, podemos ir um pouco mais além e dizermos que os objetos de estudo da Química são os elementos químicos e suas aplicações de forma prática.

Os elementos químicos estão presentes em tudo que existe no mundo, como nas máquinas, nos alimentos, na água e, inclusive, no próprio ser humano. Nossos ossos, por exemplo, são formados de cálcio.

A Química é uma ciência exata de ampla aplicação e de suma importância para a sociedade contemporânea. Os argumentos negativos inicialmente citados sobre a Química se devem ao uso indevido desta ciência por pessoas inescrupulosas. Como toda faculdade humana, a Química pode ser usada tanto para o benefício quanto para o malefício da humanidade, cabendo apenas aos seus usuários a forma como utilizá-la.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Soneto da melancolia

 Não se pode negar
Este breve intante
Tão fugaz quanto o tempo
Que faz o coração acelerar.

Por que será que penso tanto em ti?
A comida perdeu o sabor
O céu, as árvores e as flores perderam a cor
Só porque você passou por aqui.

Antes sonhava com o cotidiano
Agora quando sonho
Fico parado, apenas te olhando.

Não queria acreditar, mas não há como negar
A mudança que sinto só de pensar
Que por aqui você nunca vai passar!

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009, em 14/06/2009

A você

 Por onde você caminha,
A luz é mais brilhante
O céu é mais azul
A grama é mais verde
A vida é mais bela
O trabalho é menos cansativo.
Tudo que você toca
Parece divinizado
E nunca mais é o mesmo
Conserva sempre sua marca
E todos que verem
Saberão que é divino.
Onde sua beleza passa,
Toda dos some
Toda tristeza desaparece
Todo deserto revive
Toda vida renova.
Todos que te conhecem
Não demoram a perceber
Que você é especial
Que você é diferente
Que você é maravilhosa!
Toda sua positividade
Reflete a beleza do seu ser
Que você nunca deve mudar
Pois somente alguém como você
É capaz de mudar
O enraizado coração
Do mais temível dos brutos
Pois você é mais...
Do que qualquer um poderia ser!

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

sábado, 13 de junho de 2009

Para quem gosta de física e computação gráfica

Interessantes estes vídeos produzidos com recursos de computação gráfica. Para mostrar como física e música têm tudo a ver. Vale a pena conferir!
Abraços


quarta-feira, 10 de junho de 2009

Civilização grega: uma herança cultural


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

Muitas são as influências da civilização grega para nós.

No nosso vocabulário, há várias palavras vindas da Grécia. Os gregos estudavam muito, foram praticamente os pioneiros nas áreas da matemática, astronomia e descobriram fórmulas que hoje são matérias básicas em todas as escolas do mundo.

Fizeram uma revolução no que diz respeito às artes. A representação de atores no teatro, gêneros como comédia e tragédia foram criados pelos gregos. Eles construíram teatros gigantescos e que hoje podem ser vistos suas ruínas. Elas mostram um pouco do que foi a grandiosidade deles.

Os gregos davam muita importância ao corpo. Alimentavam-se bem, com verduras, legumes e pescados. Faziam exercícios físicos e praticavam esportes regularmente.

Portanto, vale a pena pesquisar sobre os gregos, pois eles influenciaram muito a civilização atual.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Amor


Por Marcele Discacciati Rodrigues Ramos – 3A

O que é o amor? Será que ele realmente existe? Eu queria ter as respostas para essas perguntas, mas infelizmente eu não tenho. Hoje em dia a palavra amor é usada com vazio, sem sentimento algum.

Eu sou diferente de algumas pessoas, pois eu não falo que amo, apenas sinto coisas que as pessoas dizem ser amor. Quando estou com a pessoa de que gosto, meus pés parecem flutuar eu sinto um frio na barriga e uma felicidade que não sei de onde vem. Isso que é verdadeiro, isso é que as pessoas deveriam sentir pelas pessoas. Se sentirmos isso, logo acharemos as respostas para todas as nossas perguntas.

Sobre a excursão a Viçosa

Hoje, conversando com membros da Equipe de Viagens do POP, soube que a procura de interessados pela viagem anda baixa. A grande preocupação é reunir um grupo de pelo menos 14 pessoas para o fretamento da van; lembrando que não existe a opção de ônibus direto para a cidade de Viçosa, o que inviabilizaria uma viagem com menos pessoas.
Sinceramente, achei que o próprio pessoal do POP fosse se interessar mais pela excursão, já que todos entenderam que precisaríamos tirar a viagem do próprio bolso com a extinção do PEAS. Agora que a viagem está aí, o pessoal desanimou. É o dinheiro, gente? Vamos procurar soluções.

Talvez a única alternativa viável para a organização de uma viagem será, como argumentaram alguns alunos, a criação de uma "caixinha" de contribuição. Dessa forma, todos poderiam contribuir regularmente com uma pequena quantia para que esta possa ser utilizada como auxílio às viagens. Para tal, teríamos de escolher um tesoureiro dentre os alunos.
Nesta quarta-feira (10/06) levantarei a problemática na reunião do POP. Vamos debater para achar uma solução que fique melhor para todos.
Abraços.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Visitem as oficinas ² :)

, Como parte da equipe de divulgação do POP, venho comunicar-lhes que de agora em diante as oficinas estarão abertas para não-membros do Projeto. Seria bom se os alunos interessados ao menos em conhecer o funcionamento das oficinas passassem por lá, SEM COMPROMISSO, só para conhecer mesmo.
Caso as oficinas despertem interresse, as fichas de inscrição estarão com alguns alunos da turma 2ºA (Carla, Vanessa, Gabriela, ...), com o aluno Vinícius do Terceiro ano, e com os professores membros do Projeto ( Paula, Felipe, Maicon, ... ) .
Será muito bom a presença de todos os interessados. :)
Contamos com vocês. :) ²

Só estamos aqui de passagem

A vida é um eterno "perde e ganha". Sempre conseguimos obter com os nossos erros e tropeços experiência para não repetir mais o que um dia nos colocou para baixo. O dia-a-dia é um corre-corre, é uma rotina que de alguma maneira a gente sempre adquire novos conhecimentos. Temos que fazer de nossos erros um exemplo de que somos capazes de ir mais além e vencer nossos obstáculos, porque o fraco morreu sem tentar.

Por isso não seja um fraco, porque tudo na vida tem um preço e mais cedo ou mais tarde você pagará por ele. Para se ter uma coisa, você sempre terá de abrir mão de outra, pois o caminho para a perfeição é a cautela e a paciência. Por isso que para tudo existe um tempo.

Não passe ninguém para trás porque tudo o que vai, volta. É como se fosse um bumerangue: o mundo gira e tudo o que acontece em nossa vida também. Só estamos aqui de passagem, por isso, corra atrás e lute pelos seus objetivos.


Kátia Aparecida da Silva, 3A

Fica comigo, Senhor

Bem perto do vento
Que soa como a dor,
Fico tão atento
Presente no amor.
Sei que posso
Estar errado
Mas do que eu posso,
Me sinto honrado
De ver que Deus está aqui.

Fica comigo, Senhor
Meus olhos podem Te ver.
Fica comigo, Senhor
Tudo eu posso fazer
Fica comigo,
Seu amor me faz compreender.

Bem perto do vento
Que soa como a dor,
Vejo o meu alento
Presente no amor.
Sei que posso
Estar errado
Mas do que eu posso,
Me sinto honrado
De ver que Deus está aqui.

O poder de Deus se manifesta
E com Seu amor
Sinto-me em uma floresta
Com a presença do Espírito Santo
Que tira o meu rancor
Meu coração está
Com o Senhor.


Vinícius José Resende de Souza, 3A

Carta de despedida

“O Ninguém de Nunca Mais, estado de desistência quer saudar e desejar boa sorte”

Caro amigo, deixo-te tudo o que me restou espiritualmente: inveja, luxúria, gula, mentira, pessimismo, racismo, feiúra, angústia, mágoa, vingança... Enfim, tem muito mais, e acho pouco, humildemente, para oferecer-lhe.

Deixo para ti tudo aquilo que não pude compartilhar com outro, pois tu eras o único que compartilhava comigo momentos de solidão (que eram bem frequentes e ousados). Tu eras um companheiro sem rosto, mas eu sentia o seu coração. Peço-te: não se esqueça dos nossos momentos!

Quando eu não tinha ninguém com quem conversar, tu aparecias e dava-me conselhos... Ah! Já ia esquecendo de agradecer-te, pois o melhor conselho que me deste foi esta último:

“A luta é muito grande e a vitória é sangrenta. Se tu queres vencer sem lutar, ao menos uma vez não lute; antes de começar, desista. Essa é garantida! Tu não terás muito o que perder quando estiver ganhando. Tu não perderás nada que já não tenha. Entretanto, cuidado! Arrependimento e desistência não podem unir-se, senão o seu caminho tornar-se-á tortuoso”.

Muito obrigado mesmo! Segui cada palavra que me disseste. Depois disso, tornei-me outra pessoa. Não queria entrar em detalhes, mas como já deves ter compreendido, esta carta é uma carta de despedida. Despeço-me para todo o sempre de ti e não se esqueça de rasgá-la. Como só tu e mais ninguém me conheceu ou me enxergou. Queria e quero que continue assim. Mas quero reconhecimentos.

Espero que se lembre do que lhe dei, mas esqueça-me! Que pena né? Mas agora é definitivo. Despeço-me de ti, caro amigo, e desejo-lhe tudo, até o que não quer...

Eu fugi, finalmente, da claridade. Adeus, amigo.


Carla Sheyesllen Ribeiro Alves, 2A

O comportamento dos políticos brasileiros

Vocês já pararam para pensar nas atitudes dos políticos no Brasil? Se ainda não fizeram isso, está na hora de refletir sobre este assunto.

Nem todos agem de má fé, mas, infelizmente, a maioria dos políticos está decepcionando a população brasileira, não somente os que estão lá em Brasília como também os representantes das cidades.

O que mais se vê nos noticiários são políticos que estão sendo denunciados por fraudes ou até coisas piores. E também tem outra coisa: eles só sabem ficar criticando um ao outro, falando que se fossem eles que estivessem governando, estariam fazendo melhor.

Os políticos deveriam se unir para fazer um país melhor e não ficar um criticando o outro, deveriam ser mais honestos para fazer do Brasil um país que sirva de espelho para os outros.


Beatriz Cristina Cassemiro Teodoro, 2A

Assim seria (Jozz)

Pela manhã, quando acordo, preciso de um café para animar. Se você estivesse dormindo aqui esta noite, vê-la linda ao meu lado já bastaria.
Então, preparo algo para comer pensando no meu dia, se preparasse algo para nós comermos, seria em você que eu pensaria.
No trabalho, ocupo-me de coisas importantes para no futuro realizar maus sonhos. Mas juntos, faríamos nossos planos, pois para mim, só você importaria.
Almoço com os amigos e fico a ouvir o que eles têm a dizer. Queria mesmo te ligar, ouvir tua voz, e imaginá-la com olhos cheios de alegria.
Passo a tarde com pessoas estranhas a mim, esperando que o próximo telefonema seja seu. Entre as bobagens que sairiam de nossas bocas, a palavra “saudade” escaparia.
No fim das tardes um vazio me toma o peito. Então eu saio por ai e vez em quando alugo um filme ao acaso. Visualizo-me indo te buscar em casa, e perguntando qual filme você gostaria de assistir.
Quando acabasse, eu te olharia, diria que te amava e lhe dava um beijo. Mas quando ele acabou, eu apenas me levantei, e lavei as louças do dia que passou.
À noite a cidade esfria. Tomei um banho, li alguma coisa, e deitei, me perguntando se um dia iria te conhecer.

Eu achei este texto muito bonito e expressivo, pois mostra que ainda existem pessoas que acreditam no amor e pensam em encontrar uma pessoa e se dedicar a ela.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Por que será que você me conquistou?

Será que foi o brilho dos teus olhos que me tocaram com carinho?
Será que foi o teu sorriso quando encontrou comigo?
Será que esse amor foi me pegando sem se quer me dar um aviso?
Será que foi sua personalidade?
Será que mergulhei em queda livre?
Será que a nossa amizade foi virando uma paixão?

Apenas sei que...

O seu olhar é o mais sincero.
O teu sorriso é o mais lindo.
Esse amor é inexplicável.
Você é um sonho que sempre sonhei.
Com você crio coragem e aceito qualquer desafio.
Nosso amor é a pura sinceridade.
E enfim... Te amo e essa é a pura verdade. Felizmente encontrei a minha cara metade.


Angélica Maria Barbosa, 3B

Os grandes amigos

Os amigos vêm e vão. Mas tem amigos que ficam marcados, como esses a que me refiro pelos apelidos: Zumbi, Piu, Didu, Abacaxi e Will.

Esses amigos foram da mesma sala no ano de 2008. Eles eram do 2ºB. Zoavam o ano inteiro, cantando, dançando, conversando, etc. Na amizade deles, tudo ia sempre bem e eles sempre estavam de bem com a vida, felizes, se divertindo, etc.

Mas quando começou o ano de 2009, eles descobriram que estavam em salas diferentes. O Will tomou bomba e ficou no 2ºC, o Zumbi e o Didu foram para o 3ºA e o Piu e o Abacaxi, para o 3ºB.

Mas a sala deles era uma ao lado da outra e eles sempre conversavam na hora do recreio. A amizade deles não acabou, pois eles criaram uma amizade muito forte, que vai durar muito. Eu espero.


Gustavo Silva de Andrade, 3A

Nunca esquecerei você

Às vezes fico calada, parada, pensando em nós dois. Penso se vamos dar certo, se teremos um futuro juntos ou se não duraremos muito tempo. Mas na verdade, isso para mim não importa, não importa se passaremos o resto de nossas vidas juntos ou apenas segundos. O que importa é que um dia nos conhecemos.

Você é tão especial para mim. Você é diferente de todos que conheci. Eu te amo não importa se você sinta a mesma coisa ou não. Meu sentimento não vai acabar.

Quando estou ao seu lado, me sinto realizada. Sinto-me a mulher mais feliz do mundo e só você me deixa assim. Você não diz que me ama, mas mostra isso no seu olhar, um olhar profundo que penetra no meu coração e parece enxergar minha alma.

Tem pouco tempo que estamos juntos, mas para mim parece que te conheço há anos, se um dia nos separamos e não nos vermos jamais, saiba que nunca te esquecerei. Você marcou minha vida. Te amo.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Os tempos modernos e a inversão de valores


















A professora Milces me enviou esta charge e eu achei legal colocá-la aqui no blog para que todos nós possamos refletir sobre ela.

Deixem aqui seus comentários.

Beijos.

Relatório POP-2009 (27/05)

Na reunião do dia 27 de maio as equipes que compõem o POP se reuniram para discutir o que pretendem fazer durante o ano, quais são as suas propostas, como vão organizar as excursões, divulgar o POP, entre outros.

Nesta reunião ficou também decidida a forma de divulgação do POP além do blog.

Beatriz cristina Cassemiro Teodoro, 2A - POP

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Arte


Tiago de Moraes Magalhães, 2A

Arte


Crislaine da Silva Ferreira, 2B

Relatório POP-2009 (27/05)

De 2009 - Oficinas

De 2009 - Oficinas

Na reunião do dia 27 de maio as equipes que compõem o POP se reuniram para discutir o que pretendem fazer durante o ano, quais são as suas propostas, como vão organizar as excursões, divulgar o POP, entre outros.
Nesta reunião ficou também decidida a forma de divulgação do POP além do blog.

Beatriz cristina Cassemiro Teodoro, 2A - POP