Num mundo incerto, onde muitas vezes parece que não há solução alguma para determinado problema, surge uma concepção mecânica do universo no qual todos os fenômenos passam a obedecer rígidas leis matemáticas que podem ser determinadas de várias maneiras diferentes, porém são sempre as mesmas. Esse é o objeto de estudo das ciências exatas.
As ciências exatas recebem este nome porque possuem respostas exatas, ou seja, únicas para as coisas, embora essas respostas possam ser determinadas de diversos modos. Devido a sua forte base matemática, elas encontram ampla aplicação prática na vida moderna, facilitando cada vez mais a vida do ser humano.
As áreas mais práticas e fascinantes das ciências exatas são as engenharias. O engenheiro é um profissional que possui forte base em matemática e física, aplicando seus conceitos de maneira prática e criativa, por exemplo: instalações elétricas, dispositivos mecânicos, construção civil, etc.
Com a grande demanda atual de tecnologias cada vez mais sofisticadas em um espaço de tempo cada vez menor, as ciências exatas encontram-se em ampla expansão e necessitam de profisionais cada vez mais capacitados. Ainda que possam parecer difíceis e complicadas, não há como negar o fascínio que as ciências exatas exercem e sempre exerceram em toda a humanidade.
Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário