Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: maio 2014

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ponto de vista

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

O cotidiano leva aos seres, pequenos muros invisíveis que se constroem a partir da alienação dos mesmos, resultando na falta de percepção de que existe um mundo ao redor desta vida corriqueira.

O tempo só existe para os meros mortais, pois para aqueles que estão do outro lado do muro, ele é apenas uma contagem de minutos e horas a mais, de fome, de frio e de dor. Do lado de cá, o auge é o dinheiro; do lado de lá, o privilégio é a vida. As pessoas não veem estes muros, porque não querem vê-los, mas eles estão aí, visíveis ou invisíveis, aos olhos de quem observa.

Você deve estar se perguntando a que este texto se refere. Então, observe estes exemplos. Um menino de rua pede uma esmola em um sinal de trânsito; os muros dividem uma cidade, separando bairros nobres de bairros populares; um homem não ajuda o cego a atravessar a rua; o adolescente discrimina a nova aluna de sua classe... Muros visíveis e invisíveis revelam a desigualdade existente em nossas vidas.

Quanto menos se tem, mais se pode ver. O mundo aos olhos de uma criança é apenas um grande parque de diversões, que dá asas a sua imaginação; já o mundo aos olhos de um adulto é apenas uma escada, onde quanto mais degraus se sobe, mais dinheiro e bens materiais se pode adquirir.

Vejo o mundo nos olhos de uma criança e ainda tenho a esperança que estes muros serão abalados.

Revolução Russa

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

O povo da Rússia estava insatisfeito com o governo do Czar, pois ele exercia os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e ele fazia o que quisesse no poder. A Rússia estava em um grande atraso econômico, havia uma grande situação de desigualdade social, a burguesia era fraca.

São criados grupos revolucionários a fim de mudar a situação do país, são criados os Mencheviques, um grupo de pessoas menos rígidas e mais tolerantes e defendem uma revolução burguesa inicial para só depois adotarem o socialismo, e os Bolcheviques, eram um grupo mais organizado e defendiam o governo proletário imediato.

São organizadas manifestações pacificas, mas em resposta o Czar manda intervir e os manifestantes são mortos no “Domingo Sangrento”. Para amenizar o Czar cria a Duma, um Parlamento, mas as medidas não contêm as manifestações e o governo passa a ser mais repressivo. Para piorar a situação o Czar coloca a Rússia na Primeira Guerra Mundial, os radicais bolcheviques se aproveitam da situação de crise do final da Primeira Guerra e se armam para um possível ataque ao governo.

Lênin assume o poder e a primeira coisa q Lênin fez foi acabar com os latifúndios, todas as terras foram tomadas para o governo e distribuídas para os camponeses, depois Lênin tira a Rússia da Primeira Guerra Mundial. Alguns anos depois o Lênin morre e começa uma disputa pelo poder: Trotski defendia a expansão do comunismo, vencendo as fronteiras da Rússia e Stálin defendia o fortalecimento do comunismo e o fechamento das fronteiras.

Stálin assume o poder, aumenta o poder militar e dá inicio ao culto da sua personalidade, o forte governo do Stálin impedia críticas e punia seus opositores.

Uma bela tarde

Um dia eu estava passeando numa bela tarde com minha cachorra quando aparece uma mulher com um cachorro bem grande e minha cachorra começa a correr atrás dele. Eu corri, corri, e nada da cachorra parar de correr. Eu gritei, gritei, mas a mulher não escutou porque estava com fone de ouvido.

Depois de alguns minutos minha cachorra parou de correr e eu falei: “Belinha venha aqui, agora!” Ela voltou, assentou-se no meu colo e começou a chorar feito gente de verdade.

Na volta pra casa eu parei na venda pra comprar água. E deixei minha cachorra com um amigo, e ele sumiu com ela. Lá em casa chamei minha filha para me ajudar a caçar minha cachorra. Colamos papeis na rua; gritamos por ela, mas nada adiantou. Ela não apareceu. Aí eu decidi não mais procurar pela Belinha. Quando voltei pra casa ela estava lá, bem deitadinha do lado de fora do portão e correu em minha direção. No final, não é que deu tudo certo? Ainda bem, não é mesmo?

Matheus Victor do Nascimento, 6.1

Preconceito

O preconceito é um problema que está aumentando cada dia mais. Existe preconceito que as pessoas nem percebem o que estão fazendo.

Tem aquele preconceito racial que é muito feio, pois não é a cor que nos muda. Somos todos iguais, independentemente da cor. Há também aquele preconceito de classes sociais. Uns acham que por ter mais dinheiro são superiores aos menos favorecidos. Isso é errado, pois classe social não muda o direito de todos serem tratados com respeito.

Há o preconceito contra deficientes. As pessoas às vezes não querem ficar perto ou nem ajudam quando se precisa. E existem muitos outros.

O preconceito é ter um conceito antecipado das pessoas. Devemos lutar contra este mal que não vai nos levar a nada. Independentemente de cor, religião, situação financeira, etc., somos iguais perante a lei e temos os mesmos direitos e deveres. O preconceito é antigo, apesar de ainda existir, e só faz nosso país regredir. Sem desigualdades, podemos conquistar muito mais.

Rafaela Victoria Fernandes Neves, 3.4

O novo governo

Com dois novos candidatos a "melhorar o Brasil", com propostas diferentes de melhoria para o país, concorrem PT e PSDB. Chega o final das eleições e é eleita Dilma Rousseff, que promete continuar com o mesmo tipo de governo que o ex-presidente e seu companheiro Luiz Inácio Lula da Silva fez.

Após tomar posse, as coisas não saem exatamente como se prometeu, deixando a maioria do povo brasileiro arrependido do voto. Muitos projetos citados como melhoria na saúde, na educação e na ajuda às famílias necessitadas não foram nem cogitados.

Com a Copa do Mundo, o Brasil foi o escolhido para sediar os jogos. Bilhões e bilhões sendo gastos para construir novos estádios e muitas famílias por aí, necessitando de atendimento e surpresa... Falta medicamento em muitos hospitais. Por isso, toda propaganda partidária, que fala a respeito dos candidatos. Na maioria das vezes, votamos em alguém cujas propostas nem sabemos ao certo para ajudar a evoluir o nosso país.

Conscientização na hora de votar e decidir quem irá dirigir seu próprio país, pois quem decide o futuro de toda nação é você.

Lidiane Machado Dias, 3.4

A vida dos sons

A música pode ser definida de várias formas, como, por exemplo, arte dos sons, arte de manifestar os sons ou até, pelos mais sensíveis, como a arte de expressar os diversos sentimentos de nossa alma.

Existem diferentes formas de sentimentos que podemos expressar através da música: o amor, o ódio, a alegria, a tristeza, e até a melancolia total. Para isso precisamos conhecer os sons e o "sabor" que cada um produz. Através disso, a música tem o poder de aumentar a nossa sensibilidade com as coisas e sentir os diferentes momentos da nossa vida, como sentir um acorde, sendo ele triste ou feliz.

Outra característica fundamental da música é a dinâmica, que se encaixa na vida comum, porque devemos ter a dinâmica correta em todas as áreas da nossa vida. Na música, ela pode ser definida como "tocar fraco ou forte". Refere-se à intensidade com que tocamos determinada música, por exemplo. Tocar com a dinâmica errada é muito ruim, pois ser um artista é amar o que se faz, então temos que fazer o melhor possível.

A música não nos ensina apenas a sermos bons músicos. Ela nos ensina a viver e nos mostra até numa aula de teoria que educação musical tem a ver com viver bem e sermos apaixonados por aquilo que fazemos.

Raphael Souza

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é um torneio importante realizado pela FIFA, no qual participam 32 seleções.

Em 2014 a Copa será sediada no Brasil. O torneio passado foi realizado na África e foi muito bem organizado.

Antigamente, por volta de 1950, não havia muita tecnologia. Eram apenas quatro câmeras nos estádios para a realização das transmissões, que não eram em tempo real. Fitas eram gravadas e transportadas para diversos países.

Hoje em dia, a Copa é transmitida para mais de 60 países em tempo real e são mais de 34 câmeras espalhadas pelos estádios para não perdermos nenhum lance.

Espero que a Copa do Mundo realizada no Brasil seja legal e bem organizada, pois estamos gastando bilhões de reais com reformas em nossos estádios.

Giovani Gonçalves Florindo Neto, 3.4

A tecnologia

A tecnologia começou a surgir no século XVIII e vem revolucionando até os dias de hoje. No século XVIII, surgiu o motor a vapor e o relógio; o motor a vapor possibilitou o surgimento de veículos de transporte, aumento na produção das indústrias, entre outras coisas.

Mas o século XIX foi o auge, pois surgiu o motor a combustão, as pessoas começaram a aproveitar a energia elétrica, surgiu o aço industrial e os derivados do petróleo. A cada surgimento, as indústrias cresciam mais e mais, o motor a combustão possibilitou a melhoria nos veículos de transporte. Mas o grande surgimento foi o aço industrial, que possibilitou ter prédios como os de hoje em dia, armamentos militares melhores, entre outras coisas.

Hoje em dia, o aço industrial é utilizado em quase tudo, como em prédios de mais de dez andares, carros melhores, fabricação de veículos de guerra, entre outras coisas. Mas uma das melhores coisas da tecnologia é o computador, pois possibilita as pessoas se comunicarem de qualquer lugar; e a internet, que possibilita buscar temas não estudados em sala de aula, conhecer mais pessoas através de redes sociais, entre outras coisas.

Ramon Henrique Mendes de Matos, 3.4

A saúde no Brasil

Como vimos, em vários lugares do nosso país, a saúde está muito ruim. Vemos que pessoas passam a noite em filas de hospitais, esperando atendimento, mas nunca o recebem, pois não há médicos suficientes para atender o tanto de pacientes que chegam ao hospital. Quando ligamos a televisão, sempre há notícias de pessoas que enfrentam filas e filas para serem atendidas, algumas são atendidas, mas a maioria não é, e voltam para casa do mesmo jeito que foram ao hospital.

Percebemos que, dentro dos hospitais, pacientes com vários problemas, doenças, infecções dividem espaço no corredor, em cima de macas encostadas na parede, abrindo um pouco de espaço para alguns enfermeiros e médicos passarem. A saúde brasileira está indo de mal a pior, pois, em vez de investirem o dinheiro na saúde, investem na Copa do Mundo. Do que adianta ter estádios lindos, vários visitantes de diversos países, se não temos uma saúde boa para atender esse grande número de estrangeiros? A saúde para os brasileiros está péssima, com pessoas morrendo nos corredores, esquecidas por pessoas que deveriam estar ali para ajudá-las, pois são médicos com conhecimento para isso e, mesmo assim, se preocupam com quanto vão ganhar; se for pouco, não trabalham, ou seja, o que importa para alguns médicos é só o dinheiro e não a vida de uma pessoa, de um ser humano.

Para mim, um país tem que ter tudo trabalhando junto, principalmente a saúde, porque, sem ela, não há quem trabalhe para desenvolver o país. Então, acho que o Brasil tem muito o que mudar ainda.

Cynthia Maria Aguiar, 3.4

terça-feira, 20 de maio de 2014

A menina estranha

Por Maria Eduarda de Moura – 6.3

No primeiro dia de aula a novata na sala. Todos ansiosos para ver como ela ia ser. A menina chegou dentro da sala e os outros alunos começaram a cochichar:

- Nossa que menina feia!

- Nossa ela e muito estranha!

Tantos adjetivos ruins para a coitada. 

Na hora do recreio, a menina mais conhecida como Andresa não gostava muito de fazer amizades, ela era roqueira com cabelos coloridos. Ninguém queria ficar com ela no recreio ate que veio uma menina chamada Lara, muito humilde, que chegou até a Andresa e disse:

- Por que você está sozinha? Você quer jogar bola comigo?  Falou a menina com uma bola de vôlei na mão.
Andresa era muito legal com os amigos delas e aceitou o pedido. 

As duas se tornaram muito amigas, e os outros alunos também começaram a conversar com ela, e acharam ela superlegal.

Moral: “Nunca julgue um livro pela capa” 

Duas bandas e uma origem

Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva e Vitor de Paiva Vieira

Você deve estar se perguntando porque duas bandas e uma origem. Vou explicar.

Durante a década de 60, enquanto o mundo vivia se preocupando com a Guerra do Vietnã, o Brasil vivia em plena ditadura. Mas uma banda decidiu lutar contra essa ditadura. Essa banda era o Aborto Elétrico.

Com o passar do tempo, Renato Russo, que por sinal era o baixista da banda, discutiu com o baterista e esse foi o fim da banda. Depois de muito tempo após o término do Aborto Elétrico, duas bandas surgiram: a Legião Urbana e o Capital Inicial, a primeira criada por Renato e a segunda pelo baterista Flávio com o vocal de Dinho Ouro Preto.

Tanto uma quanto a outra emplacaram diversos sucessos que até hoje são ouvidos por várias gerações.

Copa do Mundo e os problemas gerados por ela

O impacto que a população brasileira está sofrendo por causa da Copa do Mundo é muito grande, pois a população se revoltou com tanto dinheiro gasto em reformas de estádios enquanto a violência e a falta de comprometimento com a saúde das pessoas continua em estado precário.

A Copa do Mundo é para reunir várias pessoas do mundo todo, mas as pessoas estão ficando com medo de vir até o Brasil, pois estão acontecendo muitos assaltos e mortes de estrangeiros e também de brasileiros.

A população se revoltou. Foi para as ruas se manifestar por que o Brasil não está em condições de sediar a Copa do Mundo. Não está preparado para receber um evento tão importante como esse.

Wesley José da Silva, 3.4

O tal do amor pela internet

A internet nos dias de hoje é uma ferramenta fundamental na vida da maioria das pessoas. Hoje em dia é quase impossível viver sem ela. Mas até que ponto o uso da internet pode nos dar um alerta de perigo?

Nos dias de hoje, se você abrir uma revista culta, certamente verá alguma matéria falando sobre internet. Quando bem usada traz muitos benefícios para quem utiliza, ajudando a se relacionar com outras pessoas e adquirir conhecimento rápido, mas isso não acontece com todas as pessoas.

A cada dia que passa aparecem mais casos de jovens e adultos dependentes da internet ou pior: viciados. As pessoas se viciam pelo fato de terem dificuldade em se relacionar. Querem se esconder por vários motivos e a partir disso vem a total dependência por internet. O rendimento no trabalho cai, as notas dos adolescentes nas escolas também e a pessoa passa a viver em função da internet.

Diante desta situação, a pessoa que se encontra deste jeito precisa de ajuda de um profissional. Só ele poderá aconselhar a melhor maneira de se tratar.

Natália de Araújo Póvoas, 3.4

Segurança? Onde?

Atualmente, vê-se no Brasil muita violência, corrupção e falta de compromisso dos atuais governantes. Mas o assunto mais destacado na televisão brasileira é a quantidade de crimes cometidos a pessoas, trabalhadores de bem, que procuram manter suas vidas com o pouco que ganham.

Um dos maiores estados onde esse surto de assaltos e violência se concentra é São Paulo, que tem sido alvo de muita criminalidade, atualmente.

Com o passar do tempo, as pessoas têm cada vez mais medo de saírem às ruas e, pela falta de segurança, acabam se sentindo totalmente “escravas” da violência. Um fato bem comum de se ver em São Paulo. Não é o mais correto reagir a assaltos, mas as pessoas estão tão indignadas com isso que acabam querendo fazer justiça com as próprias mãos.

Mas tudo isso acontece também pelo fato de as pessoas não tomarem consciência de elegerem pessoas corretas para tomarem atitudes com relação a isso.

Eduardo Souza

Preconceito e racismo

Hoje em dia, o preconceito está muito forte. E o racismo também. Por causa do preconceito, o nível de violência no Brasil aumentou muito. Já não se aguenta mais ver homem batendo em homossexual por causa de sua escolha sexual.

O racismo é crime, todos nós sabemos. Mas mesmo assim tem gente que pratica o racismo diariamente. Os negros até hoje são os que mais sofrem esse crime. O preconceito e o racismo são temas que se completam. Cada ser tem a escolha própria de qual orientação sexual quer ter e mesmo assim não se tem respeito.

A violência ligada a este assunto no Brasil é muito forte. A própria mídia nos mostra a realidade, pois diariamente vemos atos de violência por falta de respeito e compreensão. Cada ser tem o direito de expressão e de escolha. Como seres iguais, devemos respeitar e compreender o próximo.

Nathaniele Carolina Sobrinho, 3.4

A intolerância ao diferente

A cada dia que passa, surgem novas tendências entre os jovens. Cada tribo diferente da outra. Porém, infelizmente, algumas tribos sofrem grande discriminação por serem "diferentes".

Não é muito comum você ver por aí alguém com o cabelo rosa, mas não é impossível! Os "alternativos" muitas vezes pintam o cabelo com cores "fora do padrão", pois faz parte de seu estilo. Até aí está tudo ok. O problema é que a sociedade rotula essas pessoas como "marginais", "aberrações", dentre outros apelidos pejorativos. Isso também ocorre com quem sua alargadores, piercings, tatuagens ou quem se veste diferente das outras pessoas, Para a sociedade, quem resolve ser diferente não é digno de respeito.

Todos os dias, há alguém que escuta uma piada idiota por causa de seu estilo. Mas quem julga não para para pensar que para ser diferente, tem que se ter muito mais atitude do que se imagina. O maior problema das pessoas é que elas falam, criticam, mas não têm coragem de fazer o mesmo.

Infelizmente, as pessoas têm dado mais importância para a aparência do que para o caráter. Como se um cabelo rosa definisse se você é uma pessoa boa ou má!

Bridne Ávila, 3.4

Amor

O amor acontece. Não tem hora, idade, nem lugar. Apenas acontece e infelizmente não mandamos no coração e nem escolhemos de quem gostamos.

O amor nem sempre é correspondido. Aí sofremos tanto... Uma dor que parece que seu mundo caiu e não tem mais solução, que realmente fomos ao fundo do poço. O único caminho é tentar esquecer, mesmo sendo difícil. Procurar outros amores é difícil. Esquecer uma pessoa que te trata bem, diferente das outras.

Apenas queria ser feliz ao seu lado. Por que você não deixa que eu o faça feliz? Meus três planos falharam. A) Amá-lo, amei mais do que tudo, com todas as minhas forças. Lutei o máximo que podia, mas infelizmente, não consegui. B) Tentei te esquecer, mas infelizmente sempre lembrava de você. C) Jurei não fazer, mas faço todos os dias: choro muito por você. Mas, enquanto eu choro, lamento de não tê-lo ao meu lado. Você está nos braços de outra.

O mundo dá voltas e um dia você vai se arrepender de ter jogado todo o meu amor fora porque você sabe que eu fui a pessoa que mais te amou nessa vida. Se existirem outras vidas, espero não sofrer com você e nem te conhecer. Agora, se existiram vidas passadas a gente deve ter se amado muito.

Você realmente é uma pessoa diferente. Pena que não percebe que sou a mulher certa para você. Você é o cara perfeito para mim e eu nasci para você. Mas, infelizmente a vida segue seu rumo, não é? E em outras vidas ainda nos encontraremos.

Fernanda Tayarol Prestotti, 9.5

Amor

Amor, por que você sempre me prende a alguém? Sabe que, no final, eu sempre sofro e tudo por causa de mim, de me apegar facilmente a alguém, alguém que não presta, que é “galinha” (que não consegue ficar com uma pessoa só), que só quer me iludir e depois me trocar pela primeira que aparecer só para ter algo com ela que eu não quis fazer com ele. Não sou menina disso e jamais serei assim. Agora, me trocar por qualquer uma da rua só para se satisfazer, podendo estar jogando fora a mulher de sua vida?!

Por que todos os homens são iguais? Só querem se satisfazer com qualquer uma que encontrar na rua e depois ir embora. E, depois, quando já é tarde, vai atrás e vê que me ama de verdade, mas só depois que a fila já estiver andando para ele.

E voltar para mim só para me fazer sofrer mais? Poxa, já estou machucada demais para ele me fazer sofrer mais. Será que eu não posso ser feliz nem por um momento, tentar esquecer o que ele já me fez, tentar seguir minha vida, esquecendo-o?

Agora, voltar só para atrapalhar minha vida, bagunçar minha cabeça e dividir meu coração em duas partes: a da minha felicidade e a do amor que sinto por ele? Fico muito indecisa sobre o que fazer. De um lado, a pessoa que me ama e me fará feliz; do outro, a pessoa que eu amo, mas não me faz feliz.
Pois, então, o que devo fazer? Quero seguir meu coração, mas sei que ele me fará sofrer muito. Estou indecisa com isso. Mas tenho certeza que o que eu fizer vai ser o meu futuro, talvez não só o de amanhã, mas o de todos os dias que virão até eu morrer.

Eu sempre me superei, cada dia que passava me surpreendia comigo, cada vez mais me superava em fazer escolhas certas sem pensar muito, mas dessa quero ter muita certeza do que eu irei fazer, pois posso estar jogando minha felicidade fora por causa de um amor de criança que se tornou um amor de adolescente, e que irá se tornar um amor de mulher, com muito mais sentimento envolvido. Por isso, preciso ter certeza do que irei fazer.


Fabiana de Souza Ynamura, 9.5

Arte

Keylor Adriel Batista Lemos, 2.1

Arte

Leandro Lopes da Costa, 3.2

Arte

Wallace Lucas Alves de Paula, 3.2

Arte

Dalila Bruna da Silveira, 3.2

Arte

Edvaldo Vitor Renan Ferreira Rocha, 3.2

terça-feira, 13 de maio de 2014

Um belo presente

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

Certo dia, eu a vi pela primeira vez, sabia que aconteceria algo entre nós. Vivia numa cidade pacata, onde ouvíamos o canto dos passarinhos, o vento uivar e sentíamos a brisa fresca vinda das árvores. Sentava em frente a sua casa para ver seu sorriso singelo e sua serenidade.

Dias e dias se passaram e comecei a perceber que ela só saía de sua casa às 18 horas, fiquei tão curioso que queria perguntá-la o motivo daquele comportamento. Mas não tinha coragem! Todos falavam que ela havia matado seu marido por vê-lo com outra mulher. Como ela poderia ter feito isso? Era uma mulher tão calma, inocente e perfeita.

No outro dia, tomei coragem. Fui até a casa dela e perguntei: 

- Por que você só sai de casa às 18 horas? A mulher, com um rosto pálido, pôs-se a falar:

- Eu sempre vejo você na porta da minha casa, sei que você é uma pessoa boa, por isso vou lhe dizer o motivo de eu ser assim. Era 19 de dezembro de 1967, eu e meu marido estávamos nos despedindo. Ele iria para a guerra do Poing. Meu olho cheio de lágrimas esperava o pior. Passados 15 dias, chegou a notícia de que receava. Ele estava morto e me deixou uma carta dizendo que me daria uma estrela e ela só aparecia às 18 horas, ainda disse que ela representava o nosso amor.

Depois de um longo instante de silêncio. Ela disse:

- Não sou perfeita como imagina, tenho uma ferida no meu peito. Quero que venha neste horário todos os dias a minha casa e assim você passará a ser como o filho que sempre gostaríamos de ter.

E assim o menino deixou a casa da mulher e todos os dias, por vários anos, eles estiveram juntos, vendo aquela estrela no céu.

A internet

O mundo hoje em dia está muito avançado na questão tecnológica e a internet faz parte deste avanço. No entanto, existe o lado bom e o lado ruim. Existem coisas boas que podem ajudar e facilitar e muito a vida das pessoas, mas também podem ser perigosas se não forem usadas da maneira correta.

A internet pode deixar a vida de uma pessoa bem mais prática e simples. Com ela, podemos pagar contas, comprar coisas sem sair de casa, conversar com os amigos e até mesmo trabalhar por conta própria, entre outra coisas legais que existem.

Entretanto, nem tudo é usado para o bem. Existem roubos, crimes em geral, hackers e jogos de violência que podem viciar. Estas coisas atingem principalmente crianças e jovens que, na maioria das vezes, não são orientados e nem vigiados pelos pais. Por isso, tem que haver um controle dos pais em relação à internet. Hoje em dia ela é fundamental na vida das pessoas, mas acredito que precisa ser bem usada para que não aconteçam coisas ruins.

Existe internet em vários lugares atualmente: computadores, tablets, celulares e TVs. Tudo isso é muito bom, mas exigem cuidados na maneira de que se usa.

LM

O Brasil sofre com a falta de água

No Brasil, a falta de água no sudeste vem afetando certas ruas e represas com a diminuição drástica nos níveis dos reservatórios.

O sudeste do Brasil é onde esse fato mais ocorre e o estado de São Paulo é o que mais sofre. O Sistema Cantareira está com menos de 15% de sua capacidade, pois, com a falta de chuva no norte do estado, onde começa seu trajeto, não chove há cerca de dois meses, assim secando seus afluentes e açudes, que ajudam a abastecer cerca de 50 municípios do entorno da grande capital.

Os municípios afetados pela falta de água deste sistema de armazenamento estão fazendo campanhas de conscientização, como incentivos ao indivíduo que economizar 20% de água em sua casa, que ganharia 30% de desconto em sua conta de água.

No estado de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a situação não é tão catastrófica, pois esses têm muitos rios e afluentes que ajudam no abastecimento. Mas, por precaução, é sempre bom prevenir.

Diante destes fatos, fica claro aquele ditado: o ser humano colhe o que planta. Assim, se poluímos e desmatamos florestas e agora estamos sofrendo com o racionamento de água e ocorre a forte alta nas temperaturas, tudo foi fruto do que plantamos.

Lopes

Racismo e preconceito

Ainda existe muita gente nesse mundo que discrimina as pessoas por serem negras, lésbicas, homossexuais, etc.

Mesmo no mundo moderno como é hoje, ainda não se aceita. Uma conhecida minha é lésbica. Não é por isso que vou desfazer dela, pois ela é humana como todos nós.

Todos temos o direito de escolher nossa opção sexual. Existem pessoas que nascem no corpo de uma mulher, crescem descumprindo o que são e chegam a um ponto em que começam a gostar de uma pessoa. Se essa pessoa da qual gostam for uma mulher não tem nada a ver, pois vão amar e cuidar dessa mulher do mesmo jeito que iriam amar e cuidar de um homem.

Isso acontece muito com uma colega minha cuja mãe é lésbica. Não será por isso que ela vai deixar de amar sua mãe, pois mãe é mão e ninguém neste mundo vai te amar mais do que ela, mesmo sendo lésbica, bissexual, etc. Vai continuar sendo mãe. Minha amiga já foi muito discriminada pelo fato da mãe dela gostar de mulher, mas ela nunca ligou, pois para ela, o que importava era a mãe dela estar feliz, fosse ao lado de um homem, fosse ao lado de uma mulher. Para ela só importava a felicidade de sua mãe e nada a abalava.

Gente, para que preconceito se todos somos feitos de carne e osso e quando morrermos iremos para o mesmo lugar? E tem pessoas que falam que mulher ficar com mulher não é coisa de Deus. Por acaso homem ficar com homem é? Não foi Deus quem criou isso, mas foi o ser humano. Então porque ainda tem pessoas que não aceitam isso. Se fomos nós humanos que criamos, por que temos preconceito com isso?

Só não entendo porque criaram a discriminação só porque não aceitam a opção sexual de cada pessoa. Somos todos iguais, mas ainda tem gente que fica com essa bobeira de preconceito e discriminação com outras pessoas.

Só queria que entendessem que o preconceito não leva a lugar algum neste mundo.

Fabiana de Souza Ynamura, 9.5

Escola

Escola é um lugar de aprendizado tanto para os alunos quanto para os professores, porque ao mesmo tempo em que o aluno aprende, o professor, explicando, ganha mais sabedoria em todas as matérias.

Não devemos desrespeitar os alunos e nem os professores. Não devemos mexer no celular ou em qualquer tipo de aparelho que não seja permitido por ordens superiores. Não devemos atrapalhar as aulas. Não devemos fazer tumulto dentro e nem fora das salas de aula. Não devemos jogar lixo no chão e nem matar aula. Não devemos furar a fila da merenda. Esses são alguns tópicos sobre o que não fazer em uma escola.

Temos que prestar atenção nas aulas, pois com isso estaremos decidindo o nosso futuro, para que possamos ser alguém na vida, ter um bom trabalho, ter uma vida financeira boa e dar do bom e do melhor para nossos familiares e filhos.

E sempre ensinar ao próximo o que fazer o não fazer na escola e na vida.

Saymon Alvim de Paulo, 2.5

Os assaltos em todo o mundo

No Brasil, estão acontecendo muitos assaltos, principalmente em São Paulo. Os principais pontos de roubos são as residências e os veículos das cidades dentro da grande São Paulo.

Muitas pessoas estacionam seus carros em lugares desconhecidos, sem luminosidade e sem movimentação de pedestres. Assim, muitos ladrões armam para assaltar os veículos, roubá-los e vendê-los, ganhando bastante dinheiro nesta operação criminosa.

A segurança é o que muitas pessoas desejam em São Paulo e no Brasil inteiro, mas elas não têm essa segurança, pois nem podem sair para viajar com seus familiares porque na hora em que voltam para casa, encontram-nas sem nada, de forma precária.

Dado o exposto, as pessoas têm de tomar cuidado, sabendo agir nestes momentos de estacionar seus carros e manter a segurança de suas residências.

Rômero Bernardo de Paula Fortes, 2.5

Os escritores da liberdade

Havia uma sala de aula em que os alunos viviam uma vida de guerra, por isso eles não gostavam da professora deles. Mas, com o passar do tempo, as coisas foram mudando e os alunos foram se entendendo.
Antigamente, as pessoas não podiam sair de suas casas por risco de morte. Elas ficavam indignadas com o que estava acontecendo. Muitas pessoas tinham certo preconceito contra as pessoas negras. Mas a professora deles fazia com que eles entendessem que na vida ninguém é melhor do que ninguém.

A professora queria que eles tivessem um futuro digno, mas, para isso, era preciso que eles corressem atrás de seus objetivos.

Os alunos daquela escola foram gostando mais da professora, fazendo com que ela ficasse mais com eles. Mas ela teve de entrar em conflito com os diretores da escola, porque os alunos resolveram permanecer com ela no terceiro ano, pois foi com ela que conseguiram entender que a vida foi feita de obstáculos para serem vencidos. Na primeira tentativa, ela não conseguiu. Com o passar do tempo, no entanto, os diretores foram se surpreendendo com a professora e com os alunos.

Pâmela de Castros Silva, 2.5

A última chance

Em uma noite fria e escura de lua cheia, um homem caminhava devagar sobre a calçada, quando de repente ouviu passos curtos atrás dele. Ele resolveu olhar para ver do que se tratava e quando olhou para trás viu um garoto perdido e resolveu perguntar onde era sua casa.

O garoto lhe respondeu que era órfão e morava muito longe dali.

O homem gelou. Já que morava sozinho, poderia adotar aquela criança, e disse ao menino:

- Olha, se você quiser vir comigo, siga-me.

O garoto seguiu o homem até sua casa, o homem arrumou uma das camas do quarto para o garoto.

O garoto deitou-se na cama e dormiu profundamente. O homem pensou:

- Esse garoto teve esperanças e por isso achou alguém.

A conclusão que fica é:

“As lágrimas podem durar toda a noite, mas não se preocupe, a felicidade vem pela manhã.”

Júlia Luciana Barra, 6.1

terça-feira, 6 de maio de 2014

A Revolta da Chibata

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

A Revolta da Chibata foi uma revolta de marinheiros, que ocorreu na marinha brasileira, por causa de maus tratos (marinheiros eram chibatados presos em um poste) e abuso de autoridade e, além disso, queriam melhores salários. 

Como eram os marinheiros que sabiam tudo sobre as embarcações da marinha, eles resolvem tomar os navios e ameaçam bombardear o Rio de Janeiro e bairros nobres. Como todos os canhões dos navios estavam apontados para o Rio de Janeiro, o governo negocia com os marinheiros e fica decidido o fim das chibatas.

Mas como os outros oficiais que foram expulsos armam uma emboscada no porto do Rio de Janeiro, militares se armam e ficam esperando os navios ancorarem.

Não sabendo disso, os marinheiros ancoram os navios no porto do Rio de Janeiro, mas os marinheiros são todos presos e seus líderes são mortos.

Como saber se é amor?!

Por Alice Regina Silva Assis – 3.2

Amor é um sentimento que nasce de dentro. Começa com um simples "oi", um "oi" que faz com que alguma coisa dentro de nós nos faça querer estar cada vez mais perto da pessoa.

Esse sentimento vai somente crescendo a cada dia que se passa, pois cada troca de olhares, cada sorriso, cada palavra faz com que esse amor seja aumentado e que cresça mais e mais.

Como saber se é amor? Simples! A presença daquela pessoa se torna uma dependência. Qualquer ação dessa pessoa vira motivo de ciúmes. Não um ciúme exagerado, mas um sentimento de tristeza.

Essa pessoa se torna tão importante para você que faz com que você até abra mão de certas coisas somente para estar ao lado dela. Ela se torna única e você não existe sem ela!

A força do Renascer

Eu nunca imaginei que uma situação do impossível se tornaria possível, um relacionamento aprisionado se tornou um relacionamento extremamente aberto.

O relacionamento que digo é um relacionamento paterno, que antes eu não julgaria como paterno; em outras palavras, o relacionamento entre mim e meu pai não saía da “estaca zero”; agora eu diria que ele saiu da “estaca zero”. Hoje em dia a gente se comunica com freqüência, a gente se entretém com freqüência, graças ao grupo “Renascer”.

O grupo “Renascer” foi e ainda é como uma “terapia cognitiva comportamental”. O grupo é uma família; uma família que te ajuda no momento que a alma dói.

Eu quis continuar no grupo, mas em virtude do horário eu não posso continuar, mas, mesmo de longe, eu estarei torcendo por essa família que é esse grupo, o grupo me ajudou muito e ainda pode me ajudar mesmo que seja difícil.

Por isso, eu devo meus sinceros agradecimentos a toda equipe do “Renascer”; em particular eu agradeço ao Diretor Maicon Marcelo Rossi por ter feito parte da minha vida nesse curto período em que participei do grupo; quero agradecer também ao professor Mário Márcio de Quadros, que fez e ainda faz parte da minha história e, por último, eu agradeço aos integrantes do grupo, que também fizeram parte da minha história em um curto período. Quero dizer ainda que esse grupo tem e sempre terá uma força; por essa razão eis o título “A Força do Renascer”.

Leandro Marques de Moura, EJA3.7

Superando as dificuldades

Sabia que isso iria acontecer, mas tentei me esconder da verdade. Acordei cedo, tive a confirmação de que tanto me escondi. O exame estava claro e estava marcado que estava grávida. Fiquei muito feliz, fui correr contar aos meus pais, mas fiquei decepcionada com o que ouvi deles. Mesmo assim, procurei outras pessoas.

Fui encontrar com o meu namorado, contar a novidade, mas ele foi muito bruto e disse que não tinha contas com o meu filho. Meus amigos, que disseram que estariam sempre ao meu lado, me traíram.

Agora estou só. Meu filho nascerá sem pai, com avós com raiva de sua existência. Tive que largar a escola, pois estou a ponto de ganhá-lo. Estou com medo de como será a vida de meu filho. Cheguei ao hospital com muitas dores e medo, mas, graças a Deus, deu tudo certo: meu bebê está grande, forte e esperto.

Sabe o que aprendi com isso? Amigos traem, pais podem te deixar, mas o único que não te deixa é Deus. Minha história serve como escape para ver que fui no passado e que sou hoje. Com muitas lutas, derrotas, lágrimas, hoje posso sorrir.

Sheila Siqueira Dias Martins, 3.2

Texto livre

A vida é feita de escolhas e você tem que estar preparado para tomar suas próprias decisões.

Na vida, há pessoas que vão te ajudar sempre que você precisar, com quem você saber que pode contar em todos os momentos. Mas também existem pessoas que vão fingir ser suas amigas, só esperando a hora de pisar em você sem nenhuma consideração.

Então, pense! Faça as escolhas certas, confie nas pessoas certas para depois não se arrepender.

Denise Mara da Silva, 3.3

Ai que vontade

Vontade de comer
Vontade de dormir
Vontade de pedalar
Ai, que vontade...

Vontade de correr
Vontade de sumir
Vontade de amar
Ai, que vontade...

Guilherme Raposo Batista, 3.3

Montando um aquário

Quem gosta da vida aquática com certeza sonha com um lindo aquário em sua casa, com várias cores nos enfeites e vários peixes nadando de um lado para o outro.

A primeira coisa a se fazer é deixar a água filtrando para criar anticorpos para receber os peixes. Depois de sete dias filtrando, ela está pronta para receber os peixinhos.

A segunda coisa a se fazer é comprar pedras, plantas, sejam elas verdadeiras ou artificiais, e um tipo de caverna para os peixes tímidos. Em seguida, é comprá-los e soltá-los no aquário.

Seu aquário pode ter variados tipos de peixes. Alguns exemplos de espécies são Mato Grosso, Espada, Guppy, Beta fêmea (o macho, por ser o peixe de briga, não pode ser misturado), Tanictis, e o Plati, que é o famoso peixe Mickey, por ter sua cauda com o desenho de um Mickey, entre outras lindas espécies de peixes ornamentais de água doce.

Essas são algumas pequenas dicas para seu aquário ficar lindo e colorido.

Camila Botelli Costa, 3.3

Os brasileiros

No Brasil tem muitas pessoas. Pessoas preguiçosas, pessoas trabalhadoras, ricos, pobres, entre muitos outros.

Se o Brasil fosse um país mais democrático, sem essa tal de desigualdade social, não haveria pessoas morrendo de fome, sem moradia, que não têm condições de nada.

Falaram que a escravidão acabou, mas penso de outro jeito, pois para tudo o que fazemos temos que pedir permissão de alguém. Então nós somos escravos das pessoas mais ricas, não tendo direito a quase nada que o dinheiro não compre.

Samuel Charles Silva de Melo, 3.3

No bosque

Há muito tempo, ouvia-se dizer que numa cidade do interior havia um bosque muito diferente da realidade. As pessoas que viviam naquela região diziam que ali havia monstros, mulas-sem-cabeça, bruxas e até vozes que chegavam a arrepiar.

Os anos se passaram e as pessoas começaram a desacreditar nessas histórias. Até que, num dia de lua cheia, o sumiço de uma criança de aproximadamente cinco anos de idade com cabelos claros e olhos azuis se tornou o assunto na cidade. No dia seguinte, as pessoas que estavam comovidas e tristes com aquele sumiço repentino resolvem ir à procura dessa criança. De repente, ouviu-se uma voz de uma mulher que dizia "vamos procurá-la no bosque". As pessoas recuaram por medo.

No terceiro dia, poucas pessoas resolveram ir em busca desse garoto. Já era noite quando as pessoas entraram no bosque. De repente, um vento gelado soprou sobre as pessoas. Elas olharam umas para as outras com espanto e, mesmo assim, continuaram a busca. Mais a frente, ouviram passos. Pareciam ser de um animal. Foi quando, de repente, um animal feroz saltou sobre as pessoas e os machucou gravemente e por isso elas não conseguiram continuar a busca.

As pessoas resolveram recuar. Ao chegarem à aldeia, elas se depararam com uma criança com aquelas características e resolveram falar com ela. Ela disse que havia saído para procurar seu cachorro e não havia conseguido voltar.

As pessoas deduziram que aquele sumiço foi apenas um descuido e que não havia monstros naquele bosque.
Liliane Maria Affonso Nunes, 3.3

Arte

Lucas José da Silva Paiva, 3.2

Arte

Guilherme Raposo Batista, 3.3

Arte

Keylor Adriel Batista Lemos, 2.1

Arte

Welmeson Júnior de Andrade, 2.1

Arte

Natália de Araújo Póvoas, 3.4