Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4
O povo da Rússia estava insatisfeito com o governo do Czar, pois ele exercia os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), e ele fazia o que quisesse no poder. A Rússia estava em um grande atraso econômico, havia uma grande situação de desigualdade social, a burguesia era fraca.
São criados grupos revolucionários a fim de mudar a situação do país, são criados os Mencheviques, um grupo de pessoas menos rígidas e mais tolerantes e defendem uma revolução burguesa inicial para só depois adotarem o socialismo, e os Bolcheviques, eram um grupo mais organizado e defendiam o governo proletário imediato.
São organizadas manifestações pacificas, mas em resposta o Czar manda intervir e os manifestantes são mortos no “Domingo Sangrento”. Para amenizar o Czar cria a Duma, um Parlamento, mas as medidas não contêm as manifestações e o governo passa a ser mais repressivo. Para piorar a situação o Czar coloca a Rússia na Primeira Guerra Mundial, os radicais bolcheviques se aproveitam da situação de crise do final da Primeira Guerra e se armam para um possível ataque ao governo.
Lênin assume o poder e a primeira coisa q Lênin fez foi acabar com os latifúndios, todas as terras foram tomadas para o governo e distribuídas para os camponeses, depois Lênin tira a Rússia da Primeira Guerra Mundial. Alguns anos depois o Lênin morre e começa uma disputa pelo poder: Trotski defendia a expansão do comunismo, vencendo as fronteiras da Rússia e Stálin defendia o fortalecimento do comunismo e o fechamento das fronteiras.
Stálin assume o poder, aumenta o poder militar e dá inicio ao culto da sua personalidade, o forte governo do Stálin impedia críticas e punia seus opositores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário