Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: outubro 2009

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Feira Cultural

A Feira Cultural é um evento realizado na Escola Estadual "Henrique Diniz" para mostrar criatividade dos alunos, ou seja, mostrar ideias que cada aluno possui sobre o tema escolhido.

Neste ano, a feira será realizada no dia 07 d novembro, das 9h às 15h para dar tempo de todos os alunos mostrarem seus trabalhos.

Todos os alunos serão avaliados de zero a cinco pontos, mas a nota dependerá também do grupo, porque uma única pessoa, trabalhando errado, pode prejudicar o grupo todo. Então, todos os alunos devem levar a sério, realizando um bom trabalho para ficarem com boas notas, pois cada grupo será avaliado por alguns professores.

A organizadora da feira é a nossa professora de Biologia, que s chama Maria de Lourdes. Qualquer dúvida, conversem com ela.

Vamos animar e fazer um bom trabalho par sairmos felizes e deixarmos uma boa visão de nossa escola, ou seja, mostramos para as pessoas que nós, alunos, temos a capacidade de apresentar bons trabalhos.

Tudo o que queremos, conseguimos. Basta trabalhar um pouco, porque nada vem de graça e tudo tem que ter uma recompensa. Pense nisso. Não desista de seus sonhos. O primeiro é a realização de um bom trabalho na feira e os outros serão realizados no decorrer de sua vida.


Tamires dos Santos de Assis, 3A

A nova direção

, ontem, 28/10/2009 o colegiado escolar se reuniu para a escolha do novo diretor da escola. Todos os candidatos eram ótimas pessoas, ótimos profissionais, mas devido ao momento enfrentado pelo colégio, o colegiado se decidiu pela professora Patrícia, de matemática. Estamos todos muito felizes com a indicação e torcendo para que daqui em diante tudo seja diferente, que a escola só caminhe para frente oferecendo tudo o que há de melhor aos alunos. Desejo toda a sorte do mundo a nova diretora, e torço para que tudo dê certo ! ^^

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Você é o único

De todos os que passaram na minha vida, você é o único que ficou e sempre ficará no meu coração. É o único que já me fez chorar de tristeza e alegria ao mesmo tempo. É o único que me faz sentir coisas inexplicáveis em minha alma mesmo quando está longe de mim. É o único que nunca deixará meu coração vazio, pois sempre estará nele. Você é o único que me faz sentir a mulher mais feliz do mundo mesmo não estando comigo. O único que mostrou me amar depois de não estarmos mais juntos e ainda não pediu para voltar, pois pensava que não me faria feliz.

Você se julga imperfeito e incapaz, mas você é o único que mesmo depois de ter me feito sofrer ainda amo, ainda faria tudo para te ver ao meu lado de novo. Sei que acha estranho tanto amor em tão pouco tempo, mas desde o momento em que o vi, soube que minha felicidade era estar ao seu lado. Tudo o que eu sempre sonhei em ouvir, escutei da sua boca e, por mais que eu tentasse não acreditar, sabia que estava sendo sincero. Sinto sua falta.

Você foi o único que me ensinou a amar e que amor é apenas um. Por isso amo-te como nunca amei ou amarei alguém. Você é minha vida, mesmo não estando comigo.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Magoei-te

Eu o desprezei, infelizmente te magoei.
Não ouvi meu coração
Por isso, vivo uma triste solidão.

Quando estou ao seu lado
Gostaria que o tempo ficasse parado.
Mas tudo passa tão rápido
Que o meu coração fica desesperado

Sei que o que eu sinto por ti não ilusão
E sim uma grande paixão
Pois quando estou longe de você
Meu coração sofre com uma solidão

Sei que errei por ter te magoado
Mas estou sofrendo com as consequências do passado
Não dei valor para o meu amor
E hoje meu coração vai ter que
Sofrer calado, pois quem mandou ser ingrato?


Angélica Maria Barbosa, 3B

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Posse do Colegiado Escolar

Atenção, caros alunos. Será realizada hoje a posse do novo Colegiado Escolar eleito na semana anterior ao recesso de outubro.
Todos os alunos, pais, servidores e professores que foram eleitos titulares, suplentes e mesmo aqueles que entraram para a listagem de recomposição devem comparecer à escola hoje, 26/10, às 18h. Na reunião de hoje serão empossados os novos membros do Colegiado e esclarecidos a estes os critérios para a escolha do novo diretor.

Tudo será muito importante para o futuro da escola. Compareçam!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A importância de se pensar bem

O homem sente necessidade de pensar refletir. Isso é uma coisa inevitável.

O cérebro possui capacidade especiais, capazes de monitorar todo o corpo. Determina funções, movimento e ações. Os cientistas nunca cansam de estudar essa máquina tão perfeita e maravilhosa.

Mas não adianta ter a capacidade de pensar se a pessoa não cuida direito da saúde. Uma alimentação saudável, que estimule o cérebro, também ajuda muito a conservá-lo sempre ativo. Vale lembrar que a pessoa tem que se cuidar desde jovem.

Infelizmente, há doenças que afetam a memória e o cérebro, como o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson. Há também as drogas que prejudicam demais os neurônios, diminuindo a percepção, a capacidade lógica, entre outras coisas.

Portanto, cuide bem de sua saúde e principalmente da sua cabeça!


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Como dizer as coisas


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou muito assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

"Que tragédia sonhar! Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade!" – disse o sábio.

O sultão se enfureceu e disse: "Como se atreve a dizer tal coisa? Que insolente." Então ele mandou chamar os soldados e pediu que dessem no sábio cem chicotadas. E mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

"Senhor, uma grande alegria está reservada. O sonho indica que viverás mais que todos os seus parentes" – afirmou o sábio. Então, o rosto do sultão se iluminou e mandou que desse ao sábio cem moedas de ouro!

Quando o sábio saiu do palácio, um cortesão perguntou: "Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma de seu colega, mas ele levou cem chicotadas e você ganhou moedas de ouro!”.

Lembre-se sempre: tudo depende da maneira de dizer as coisas. E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a tristeza, a paz ou a guerra. A verdade deve ser dita sempre, não tenha dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz a diferença.

Antes de dizer qualquer coisa, para e pense. Examine com cuidado suas falas, pois com uma simples frase você pode acabar com a vida de alguém. As palavras não são pedras, mas, se faladas sem o coração, elas machucam e causam feridas que nunca se cicatrizarão. Pense nisso!

A expansão imperialista


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

A indústria nunca pode parar. Para desenvolvê-la ainda mais, houve uma grande expansão tecnológica e científica registrada com a Segunda Revolução Industrial.

A utilização de novas fontes de energia como o petróleo e a eletricidade ajudaram melhorar a produção. As coisas passaram a ficar mais fáceis e, além disso, os derivados do petróleo, a gasolina e o diesel foram substituindo o uso do carvão.

A produção de aço, através de um novo processo, melhorou seu preço. Puderam-se criar mais produtos e substituir o ferro. A invenção da locomotiva elétrica, do motor a gasolina, do automóvel, do rádio e cinema, tudo isso melhorou a vida das pessoas.

Essa Segunda Revolução Industrial contribuiu para o crescimento das indústrias e do seu capital. Os países passaram a exportar mais e a produzir melhor. A tecnologia deu um grande passa rumo à modernidade.

Estudando o princípio da industrialização podemos entender como foi o processo para chegar às indústrias de hoje.

Vestibular IFET - Barbacena

Atenção alunos! Estão abertas as inscrições do vestibular do IFET de Barbacena (antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena). Os cursos superiores são Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão de Turismo e Licenciatura em Química.

O período de inscrições são de 09/10 a 27/11 pelo site www.eafb.org.br ou na própria instituição. Taxa de inscrição: R$60,00.
Professor Felipe

Polícia Civil


Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

As inscrições para a prova da polícia civil estão abertas. São, no entanto, para lugares distantes daqui, como para o Espírito Santo. Quem estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio pode fazer a prova, pois estão exigindo o ensino médio e até começar a exercer a profissão, os candidatos terão o segundo grau completo se aprovados no 3º ano.

As vagas são para escrivão, agente e detetive. Quem quiser fazer para detetive tem que ter formação universitária. Os alunos que quiserem tentar algum concurso deve fazer este. Quem sabe você pode estar garantindo uma profissão para assim que sair do Ensino Médio?

A Polícia Civil é bem diferente da Polícia Militar porque nela não precisa farda. Você poderá andar armado porque terá feito um curso de posse de armas que é para aprender sua devida utilização.

Alunos, animem e façam essa prova, pois há muitas vagas para homens e mulheres. Por isso, corra. Não sabemos as exigências dos concursos futuros.

Arte


Smarly Felipe Braz Procópio Machado, 2B

Arte


Cláudio Márcio Resende Júnior, 1B

Arte


Michael Douglas Rodrigues Costa, 2A

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Resultado da Eleição para o Colegiado Escolar

SEGMENTO PROFESSORES
Adairde - 20 votos - Titular
Felipe - 17 votos - Titular
Jovano - 16 votos - Titular
Nalu - 16 votos - Suplente
Maria José Eustáquio - 15 votos - Suplente
Anderson - 15 votos - Suplente
Cláudia Batista - 9 votos - Recomp.
Viviane - 9 votos - Recomp.
Lúcia - 7 votos - Recomp.
Paula - 6 votos - Excedente

SEGMENTO ALUNOS
Carlos Roberto Claudino (EJA1B) - 110 votos - Titular
Josiane Izabela Ventura (EJA1B) - 102 votos - Titular
Vanessa Almeida (2A) - 72 votos - Titular
Thamires Diana do Nascimento (2B) - 67 votos - Suplente
Samara Chêirla dos Santos (2A) - 58 votos - Suplente
Kaoma Lorrana do Nascimento (1A) - 48 votos - Suplente
Carla Sheyesllen R. Alves (2A) - 45 votos - Recomp.
Iaslei Alves Soares (1C) - 35 votos - Recomp.
Smarly Felipe B. P. Machado (2B) - 35 votos - Recomp.
Crislaine Rosas Batista (1B) - 33 votos - Excedente
Leidiane Aparecida Bento (1A) - 30 votos - Excedente
Melissa de Cássia Cardoso (2B) - 27 votos - Excedente
Thiago Joviano da Silva (2B) - 26 votos - Excedente
Crislaine Ferreira (2A) - 25 votos - Excedente
Jéssica Fernanda Bina (1A) - 25 votos - Excedente
Daiane Stéfane Alves dos Santos (1C) - 25 votos - Excedente
Jéssika Carolina Gonçalves (2B) - 16 votos - Excedente

SEGMENTO SERVIDORES
Glauciléia - 18 votos - Titular
Rosângela - 12 votos - Titular
Maria Isabel - 11 votos - Suplente
Mário Belisário - 10 votos - Suplente
Maria de Fátima - 8 votos - Recomp.
Ana Maria - 7 votos - Recomp.

SEGMENTO PAIS
Carmen Lúcia Maria da Costa - 25 votos - Titular
Walessa do Nascimento Silva - 14 - Titular
Bianca K. Marques de Lima - Suplente
Jacqueline A. de Oliveira Silva - 10 - Suplente
Aparecida F. da Costa Andrade - 8 - Recomp.
Marlene R. Milagres Marques - 7 - Recomp.
Francisco Bernardino Mendes - 6 - Excedente
José Antônio dos Santos - 4 - Excedente
Gláucia Graciela Gonçalves - 4 - Excedente
Ângela Maria Martins - 1 - Excedente
Raquel Lúcia de Souza Dutra - 1 - Excedente

A posse dos novos membros do Colegiado Escolar se dará no dia 26/10/09 às 18h na escola.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sonhos

Sonhos são mensagens enviadas a nós mesmos que abrigam emoções profundas. Nos sonhos descobrimos cenas de nossa vida e situações que nos deixam ansiosos. Sonhar é como um jornal ou um livro que nos revela o nosso medo.

Quando sentimos alguma coisa perigosa, a nossa mente grava para que não possamos sentir.

Não é preciso interpretar todos os nossos sonhos para que possamos compreendê-los. As imagens são símbolos codificados e cada pessoa tem que decifrar seu próprio código.

Meus sonhos contam a minha própria história e todas as emoções que existem neles são minhas.

Baseado em trecho do livro Promessas de um novo dia


Aline Aparecida de Andrades, 3B

Preciso te esquecer

A cada dia que passa, menos o conheço, pois um dia você me trata com carinho e amor, mas às vezes você me trata como uma ninguém. Aliás, você me vê como alguém sim, mas como alguém por quem você sente rancor.

Não sei o que se passa no seu pensamento. Gostaria muito de entender o seu sentimento, mas isso é impossível, pois você o muda a todo o momento.

O jeito vai ser eu tirá-lo do meu pensamento, mas infelizmente você dominou o meu sentimento e é impossível o esquecimento.

Talvez eu mereça sofrer, pois quando você me admirava eu simplesmente o ignorava e nunca declarava o amor por ti. Infelizmente, eu ficava calada e hoje me sinto culpada por estar sofrendo, mas mereço sofrer, pois reconheço que eu não dei valor para você. O que plantamos é o que colhemos. Eu plantei ingratidão e estou colhendo as consequências de uma paixão.


Angélica Maria Barbosa, 3B

Era tudo mentira

Você era minha vida. Você era amor da minha vida, minha razão de viver, mas tudo teve que acabar e agora como vou viver sem você? Como vou começar o meu dia sabendo que você não estará ao meu lado? Sabendo que todas as palavras que você me disse e que tudo o que passei do seu lado era mentira?

Você me fazia feliz, mesmo sendo tudo mentira era bom, pois a verdade está me machucando muito. Não tenho mais forças para me levantar, pois só de pensar em você meu coração sangra ferido por dentro. Mas eu te amo e por mais que eu queira não tiro você de dentro do meu coração. Você era o meu anjo e não tem como eu mudar isso. Se souber de um jeito, me diga.

Não aguento mais chorar. Cada lágrima que sai do meu rosto me faz lembrar que eu não tive nenhum momento ruim contigo e isso me fere ainda mais. Se eu soubesse em que errei, pediria desculpas e faria diferente. Não me importo com o que você fez. É só me pedir para voltar que te perdoo. Só te peço para não me deixar no chão acabada sem motivo para levantar.

Você não sabe, mas eu sou seu porto seguro e sem mim você não vai conseguir. Do mesmo jeito que eu não conseguirei sem você.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

A beleza está dentro de cada pessoa


Por Angélica Maria Barbosa – 3B

Primeiramente para nós nos sentirmos bonitas devemos estar de bem com o cabelo, pele e unhas. Todas as mulheres têm uma beleza em si, mas algumas não conseguem enxerga-la, pois não se arrumam adequadamente, não ligam para mudar o visual como, por exemplo: com um corte de cabelo que está na moda e que combine com o seu perfil, pois devemos lembrar que nem tudo que está na moda fica bem na gente.

A beleza é fundamental para as pessoas porque todo mundo gosta de ver pessoas por dentro do assunto de caprichar no look.

Para nos sentirmos lindas devemos ter confiança na nossa beleza interior e não podemos nos esquecer de sorrir, pois quem sorri realça o brilho do rosto e transmite alegria para todos!

Arte


Felipe José Campos do Nascimento, 2A

domingo, 18 de outubro de 2009

Homenagem aos professores

Gostaria de prestar minhas sinceras homenagens aos professores de todo o mundo neste dia especial que é o dia dos Professores.

Ser professor não é uma tarefa nada fácil, nós que somos alunos deveríamos saber disto, pois muitas vezes vemos a reação dos professores quando "alunos desinteressados" impedem a realização do ensino o que, muitas vezes, acaba desanimando o professor de ter escolhido esta profissão.

Entretanto se põe um lado ser professor é uma profissão extremamente difícil e exige muita coragem, por outro é um trabalho extremamente grandioso e digno de mérito, pois o professor é o profissional responsável por instruir os futuros dirigentes da pátria (olha só que responsabilidade!), o que não apenas é uma tarefa grandiosa, mas também de fundamental importância e indispensável para a sobrevivência do país.

Por este motivo mais uma vez parabenizo os professores pelo seu dia, agradeço muito a eles por tudo que me ajudaram a aprender e peço que nunca desanimem, pois se um dia eles desistirem de sua missão, o país, ou melhor, o mundo estará acabado.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Indução eletromagnética

O eletromagnetismo é um dos campos mais desenvolvidos e úteis da Física atual. Ele compreende os fenômenos elétricos e magnéticos e a relação entre os mesmos, pois os cientistas conseguiram provar que ambos os fenômenos têm a mesma natureza: carga elétrica. Contudo, para manifestar efeitos elétricos, as cargas podem estar tanto em repouso quanto em movimento. Já para manifestar fenômenos magnéticos, as cargas devem necessariamente estar em movimento.

O grande físico experimental Michael Faraday descobriu que objetos magnetizados podem provocar o aparecimento de uma corrente elétrica em um fio condutor quando são aproximados ou afastados do mesmo, além disso, também verificou que o ligamento e/ou fechamento de um circuito elétrico também pode provocar o surgimento de uma corrente em um fio condutor próximo a ele.

Esse fenômeno foi denominado de “indução eletromagnética”, e a corrente de “corrente induzida”. Após muito estudo, Faraday e outro cientista conseguiram determinar leis para esse processo. Descobriu-se que ele só ocorre quando há uma variação no fluxo magnético que passa através do condutor e que a corrente induzida sempre aparece em um sentido tal que o campo magnético gerado por ela tem sentido tal que se oponha à variação do fluxo magnético.

As principais expressões matemáticas da indução eletromagnética são: Fi = Beta A cos Teta, em que Fi é o fluxo magnético, Beta é o campo magnético, A é a área do condutor e Teta é o ângulo entre Fi e o condutor; a corrente induzida faz surgir no condutor uma força eletromotriz induzida dada por: E = (Delta.Fi) / (Delta.t), essa expressão é conhecida como “Lei de Faraday”.

A indução eletromagnética é um processo de extrema importância nos dias atuais, pois é por meio dele que a energia elétrica é gerada em usinas, onde certa forma de energia é transformada em energia mecânica de uma turbina, que é exposta a um campo eletromagnético. Isso provoca a variação de Teta, o que provoca a variação de Fi e, consequentemente, corrente induzida. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009, em 18/10/2009

Culto aos ancestrais

Os cultos religiosos sempre geraram polêmicas entre pessoas de diversas naturezas que, geralmente querem obrigar o vizinho a “seguir sua religião e ter seus costumes” e caso isso não ocorra, o vizinho pode ser considerado esquisito, estranho ou até mesmo hostil. Por isso, não muito raramente ocorreram diversas guerras por motivos religiosos durante a História da Humanidade.

O que me interessa, contudo, não é essa hostilidade humana, e sim uma prática que muitas civilizações, sobretudo as orientais, já realizaram e, de certo modo, realizam até hoje: o que alguns denominam de “culto aos ancestrais”, ou seja, aos antepassados de determinada família que já partiram deste mundo.

Algumas civilizações orientais, principalmente as chinesas e japonesas, costumavam construir um templo com altares dedicados a seus ancestrais e nesses altares eram acesas velas, queimados incensos e feitas oferendas aos espíritos dos ancestrais que, acreditavam alguns, trariam boa sorte e longevidade à família.

Esta antiga prática mostra o respeito que esses povos tinham por seus parentes, o que mostra uma tradição de respeito à família. O respeito aos antepassados também é demonstrado em religiões da cultura ocidental, como por exemplo, a comemoração do dia de finados no catolicismo.

O respeito a seus ancestrais, mais do que um culto, é uma honra do ser humano, pois qual é o indivíduo que não quer ter orgulho de seus pais, de seus avós, bisavós, enfim, de toda sua família? Infelizmente, nem todo mundo tem a bênção de ter uma família bem estruturada, pois há casos de pais que desprezam filhos, irmãos que se odeiam, etc.

Poder orgulhar-se de sua família é uma honra que não deve ser desperdiçada, por isso, se você tem algum ente que faleceu e orgulha-se dele, não deixe de honrá-lo sempre. Não precisa construir um templo ou um altar em sua homenagem, mas demonstre seu respeito sempre relembrando os grandes feitos de seu ente e lutando para sempre viver da maneira mais digna possível. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Destino escrito

Quando você estiver desanimado, achando que a vida é muito difícil e que você é incapaz de aprender algo, comece a relembrar a sua vida desde o seu nascimento até o seus dias atuais.

Quando você nasceu, era incapaz de fazer qualquer movimento complexo, tinha o corpo todo mole e tudo o que sabia fazer era chorar e mamar e, além disso, dependia dos outros para todas as suas necessidades.

Os tempos foram passando e, além do leite materno, você passou a ingerir água, caldinho e outros alimentos, contudo líquidos, pois você ainda não era capaz de mastigar.

Com o tempo, você foi adquirindo dentes e, com isso, pôde aumentar a variedade de seus alimentos, além disso, você foi adquirindo a capacidade de sentar-se e, assim, sua coluna tomou a forma correta.

De sentado, você começou a engatinhar, primeiro devagarzinho e depois mais depressa. Logo você quis ficar em pé e sair correndo e, por sua falta de preparo e ansiedade, caiu várias vezes e se machucou.

Os anos foram se passando e, além de conseguir andar e correr perfeitamente, você aumentou de tamanho e já conseguia fazer algumas coisas sem ajuda de ninguém.

O tempo passou e você começou a ir à escoa e, logo, aprendeu suas primeiras palavras e a fazer contas.

E hoje você já é capaz de escrever um monte de palavras e sabe várias coisas que você aprendeu na escola e no mundo, convivendo com as pessoas que você conheceu.

Agora você tem uma tarefa mais difícil: decidir sobre o seu futuro e lutar com todas as suas forças para garanti-lo.

E para alcançar seus objetivos, você terá que aprender muita coisa nova e encarar muitos desafios.

E não esqueça: quando você se sentir cansado demais, achar que o aprendizado está muito difícil e que você nunca conseguirá realizar seus sonhos, volte ao início desse texto e relembre toda a sua marcha desde o seu nascimento e todas as dificuldades que você já superou.

Nunca se esqueça de que você é capaz de superar qualquer desafio. Não se limite e nunca desista de seus sonhos.

Boa sorte na sua caminhada e não desanime de seus objetivos. 

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

É possível viver sem petróleo?

 É inegável que atualmente o petróleo é uma das fontes de energia mais utilizadas pela humanidade, seja nos combustíveis de veículos ou na produção de fertilizantes. Esse negro líquido viscoso é tão importante que já foi conhecido como “ouro negro”.

No entanto, há um problema: apesar de toda sua utilidade, o petróleo é uma fonte de energia não renovável, o que significa que ele acabará algum dia. Alguns especialistas estimam que o petróleo acabará antes do fim do presente século.

Diante desse fato, surge uma dúvida crucial: será que o homem moderno seria capaz de viver sem o petróleo e seus derivados? A prova da limitação do petróleo é um incentivo para que se busquem outras fontes de energia, tais como biomassa, biocombustíveis, energia nuclear, etc.

O homem moderno deve urgentemente mudar seus hábitos em relação ao consumo de produtos dependentes de petróleo e as indústrias devem ser cautelosas para não estimularem esse consumismo ao extremo, sob penalidade de sofrerem uma crise futura que pode levá-las à falência.

O homem, ser inteligente e capaz de utilizar a ciência da forma que lhe for mais conveniente, sempre foi capaz de solucionar todos os problemas que a natureza lhe impôs e, certamente, não será com o petróleo que ele sucumbirá ao desespero. O que se deve fazer agora é planejar o futuro para que não sejamos surpreendidos por uma catástrofe repentina.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Live and learn (Angra)

Remember the first time you've faced the dark
Why were you so afraid?
Hiding so many secrets inside
When fears have got to be tamed
I promise I'll still be there
To keep my promise
I'll still be there
To watch over dreams at night
And follow you through the day
You shot the doors but I'm right behind
Where shadows remain
I promise I'll still be there
To say I promise
I'll still be there
Don't ask me why we'll be like brothers
Skating on the ice of mortal loneliness
Live and learn with your mind
Find a way out of madness
You dream on (of) paradise
Who's gonna take you there?


Viva e aprenda

Lembre-se da primeira vez que encarou o escuro
Por que estava com tanto medo?
Escondendo tantos segredos internos
Quando os temores tiveram que ser domados
Eu prometo. Eu ainda estarei lá.
Para manter minha promessa
Eu ainda estarei lá
Para tomar conta dos sonhos à noite
E seguir você através do dia
Você mira nas portas, mas eu estou bem atrás.
Onde as sombras permanecem
Eu prometo
Eu ainda estarei lá
Para dizer eu prometo
Eu ainda estarei lá
Não me pergunte por quê
Nós seremos como irmãos
Patinando no gelo da solidão mortal
Viva e aprenda com sua mente
Encontre um caminho para fora da loucura
Você sonha com o paraíso
Quem levará você para lá?


A música “Live and learn” do Angra nos mostra a importância de confiarmos em nós mesmos e encararmos nossos temores. Como diz em certa passagem, os temores devem ser domados, pois somente assim poderemos encarar confiantemente todos os desafios que surgirem em nosso caminho. Lutem sempre pelo que vocês acreditam e nunca desistam, pois somente vocês podem definir o tamanho de seu potencial e nunca desanimem, pois aquele que não acredita que pode vencer perde a luta antes mesmo que ela comece.

Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

sábado, 10 de outubro de 2009

Professores e professores

Nas escolas existem profissionais dispostos a cumprirem de forma correta a profissão que escolheram e outros que só disfarçam que cumprem suas obrigações.

Existem professores e professores, aqueles que têm o dom de ensinar e passar as informações de que os alunos precisam e aqueles que nem sabem todas as informações necessárias a eles.

Para que nos tornemos bons cidadãos é preciso alguém estar ali conosco, nos passando conhecimento e força para que sigamos nossa vida acreditando em um bom emprego, em um futuro melhor.

Ainda é triste ver como alguns professores nem sabem o que estão fazendo lá na frente, diante da turma, olhando para os alunos que precisam aprender. Esses professores não deveriam estar lá porque eles mesmos não conseguiram aprender tudo de que necessitavam.

Bem, muitos professores exercem sua profissão, seu dom, de uma forma brilhante, mas os que não têm esse dom deveriam repensar sobre o que realmente eles querem.


Lídia

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

IV Feira Cultural - Regulamento

  • Não trazer bebidas alcoólicas e drogas de qualquer espécie para os trabalhos;
  • Expressamente proibido o uso de bebidas alcoólicas e cigarro de qualquer espécie nos recintos da escola;
  • Os grupos deverão ser formados por pessoas da mesma turma;
  • Os grupos deverão ter no mínimo três integrantes;
  • Os grupos que escolherem algum tema que necessite de música deverão trazer fones de ouvidos para mostrá-la ao público, evitando assim atrapalhar a apresentação dos demais grupos;
  • Os temas e os grupos deverão ser escolhidos e entregues à comissão de organização até a data estipulada, não sendo aceitas assim mudanças de última hora;
  • Caso o mesmo tema seja escolhido por diferentes grupos, serão sugeridos aos grupos sub-temas, evitando assim trabalhos repetitivos;
  • Todo o material necessário para a apresentação dos trabalhos (fios, extensões, TV, DVD, etc) é de inteira responsabilidade dos grupos;
  • Todos os trabalhos serão avaliados por jurados (professores da escola) sem horário pré-determinado de 9h às 15h e os estandes deverão ficar montados durante todo o horário da Feira;
  • Caso um jurado se apresente para avaliar o trabalho e não tenha nenhum integrante do grupo para expor sobre o tema, a nota do grupo será automaticamente 0,0 (zero);

OBS: O desrespeito às regras acarretará desclassificação de todo o grupo, ficando todos os integrantes do mesmo com nota 0 (zero). As notas não serão afixadas na parede, mas informadas diretamente aos professores.

Professora Maria de Lourdes Nésio

2º Torneio HD – Resultados 06/10 e 07/10

Terça-Feira (06/10/09)
Jogo 1    Palermo (PAV2)  1    x    10    FTB (2B)
Jogo 2    PAV 1           4    x    5    3A
Jogo 3    Juventus (2A)   8    x    6    Palermo (PAV2)
Jogo 4    3A              1    x    9    FTB (2B)
Jogo 5    PAV 1           4    x    6    Juventus (2A)

Quarta-feira (07/10/09)
Jogo 6    Palermo (PAV2)  6    x    3    3A
Jogo 7    FTB (2B)        1    x    2    PAV 1
Jogo 8    Juventus (2A)   5    x    3    3A
Jogo 9    Palermo (PAV2)  8    x    6    PAV 1
Jogo 10    Juventus (2A)  2    x    7    FTB (2B)

Quinta-feira (08/10/09)
Jogo 11    Palermo (PAV2)      x        PAV1
Jogo 12    Juventus (2A)       x        FTB (2B)

Professor Maicon

Fotos do 2º Torneio HD

2009 - Torneio

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A flor da honestidade


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Por volta do ano de 250 antes de Cristo, na China Antiga, um príncipe estava prestes a ser coroado imperador, mas antes devia se casar como mandava a lei. Para escolher uma esposa, convidou todas as moças do reino para uma festa especial.

Uma velha serva do palácio ouviu os comentários dos preparativos e ficou triste, pois sabia que sua filha amava o príncipe profundamente. Ao relatar o fato à jovem, ficou surpresa por saber que ela pretendia ir à festa. “Minha filha, o que você vai fazer lá? Estarão presentes todas as moças mais belas e mais ricas da corte. Tire essa idéia da cabeça. Eu sei que deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura”. “Não, querida mamãe, não estou sofrendo e muito menos louca. Eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é a minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe. Isso já me tornará feliz”.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam de fato todas as moças mais belas, com as mais belas roupas, lindas jóias e com as mais determinadas intenções.

O príncipe então anunciou: “Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que dentro de seis meses trouxer a flor mais bela será a escolhida para ser minha esposa e futura imperatriz da China”.

O tempo passou e a doce jovem apesar de não ter muita experiência em jardinagem, cuidava com muita paciência e amor da sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tentou tudo, usou todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Por fim, seis meses se passaram e nada brotou.

Consciente de seu esforço e dedicação, a jovem comunicou à mãe que, independentemente do resultado, ela retornaria ao palácio na data e hora marcadas, pois não pretendia nada mais do que alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada, lá estava ela com seu vaso, bem como todas as pretendentes, porém cada uma com uma flor mais bela do que a outra. Tinha das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada. Nunca havia presenciado uma cena tão bela.

Finalmente, chegou o momento esperado e o príncipe observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem sem flor para ser sua futura esposa.

A surpresa foi geral. Ninguém compreendeu por que ele escolheu justamente o vaso que nada tinha cultivado. Então, calmamente, o príncipe explicou: “Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz: a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis”.

A honestidade é como a flor, tecida em fios de luz que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

Candidatos ao Colegiado Escolar

Caros alunos divulgo aqui segundo o Edital para a Eleição de recomposição do Colegiado Escolar os nomes dos candidatos por segmento:

Segmento Alunos
Carla Sheyesllen R. Alves - 2A
Carlos Roberto Claudino - EJA1B
Crislaine Ferreira - 2A
Crislaine Rosas Batista - 1B
Daiane Stéfane Alves dos Santos - 1C
Iaslei Alves Soares - 1C
Jéssica Fernanda Bina - 1A
Jéssika Carolina Gonçalves - 2B
Josiane Izabela Ventura - EJA1B
Kaoma Lorrana do Nascimento - 1A
Leidiane Aparecida Bento - 1A
Melissa de Cássia Cardoso - 2B
Samara Chêirla dos Santos - 2A
Smarly Felipe B. P. Machado - 2B
Thamires Diana do Nascimento - 2B
Thiago Joviano da Silva - 2B
Vanessa Almeida - 2A

Segmento Professores
Adairde S. N. Silva
Anderson R. C. de Almeida
Cláudia Batista
Felipe Souza Soares
Jovano Lopes Reis
Lúcia O. R. Barbosa
Maria José Eustáquio Gonçalves
Nalu Tayarol Martin
Paula Cristina F. Campos Soares
Viviane Cristiane Costa

Segmento Servidores
Ana Maria Viol
Glauciléia Flisch
Maria de Fátima Silva
Maria Isabel Silva Loschi
Mário de Lima Belisário
Rosângela N. Resende de Assis

Segmento Pais
A lista de candidatos ainda não foi fechada. Pais de alunos do Ensino Fundamental interessados na candidatura devem procurar a escola até quinta-feira (08/10).

Vale lembrar que todos devem votar em três nomes para que sejam definidos os titulares, os suplentes e os nomes para a listagem de recomposição de acordo com o número de votos de cada candidato.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Volte para mim


Por Marcele Discacciati Rodrigues Ramos – 3A

Queria tanto que você esquecesse todo o mal que o fiz passar e que voltasse para mim para sermos felizes como um dia fomos.

Já tentei te esquecer. Já tive outros em minha vida, mas só você me completa. Só você faz parte de mim. Só você que eu não esquecerei jamais.

Por que sinto tanto a sua falta? Já parei para refletir e sempre chego à mesma conclusão: você tem que voltar para mim. Vejo você rindo e se divertindo com os seus amigos enquanto finge ser feliz. Sei disso porque estou fazendo a mesma coisa. Um de nós terá que dar o braço a torcer. Não podemos continuar vivendo assim, por isso, vou tomar atitude e pedir para que volte para mim.

Eu sei que cometi um erro. Você não consegue deixar o orgulho de lado e voltar para mim? No fundo eu ainda acredito que fomos feitos um para o outro. Eu nunca deveria ter deixado que você me abandonasse. Meu amor, sabe que sente a minha falta. Sei que pensa em mim. Por que age como se não se importasse? Como se o nosso amor nunca existiu? Sei que está com raiva. Sei que eu errei. Sei que quer que eu pague pelo sofrimento que causei, mas, amor, no fim, tudo se resume a uma coisa: você e eu. Por isso, te peço, amor, volte para mim.

Atenção! ENEM adiado!

As provas do ENEM, que aconteceriam neste fim de semana, foram adiadas. O Inep tomou essa medida por questão de segurança, já que há suspeita de vazamento das questões. Leia a nota oficial do Inep: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_33.htm
Professora Paula

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC libera provas do ENEM

O MEC liberou para download as provas que seriam aplicadas neste fim de semana e seus gabaritos. Acessem o site do ENEM (http://www.enem.inep.gov.br/) e façam o download. Caso tenham dificuldade, procurem a mim.

Abraço.

Nasci para te amar

Carrego comigo um sentimento no fundo do coração. Não sei se é amor ou ilusão. Apenas sei que você é a razão da minha emoção. Quando estou perto de ti, gostaria que o tempo parasse, mas, infelizmente, ele passa rápido como se fosse um vendaval e me deixa totalmente com uma tristeza fatal.

Amo-te tanto que não sou capaz de demonstrar, pois não há algo que possa mostrar que eu simplesmente nasci para te amar.

Você é a minha inspiração e o sentido acelerado da batida do meu coração e sem o seu amor, viro uma terrível dor.

Amo-te e te amarei para sempre mesmo sem saber se é amor ou paixão.


Aline Aparecida de Andrades, 3B

A solidão dominou meu coração

Estou me sentindo tão sozinha
Gostaria que você fosse minha companhia
Parece que estou na solidão
E sinto uma forte tristeza no meu coração

Meu sentimento é uma roda gigante
Tem hora que ele está no alto e horas em baixo
Seria melhor se você estivesse ao meu lado
Infelizmente você não está e com isso meu coração sofre calado

Hoje a tristeza me dominou
Não sei por que ela começou
Gostaria de ter a felicidade em todo momento
Mas infelizmente estou sofrendo com este triste sofrimento

A solidão dominou meu coração
A solidão dominou meu sentimento
Você dominou meu pensamento
Pois mesmo triste ou feliz eu não o esqueço
Em um só momento.

Angélica Maria Barbosa, 3B

Não acabe com sua vida

Já não sei mais o que fazer. Já não sei mais nem o que pensar. Por que você é assim? Será que um dia você vai mudar? Quanto mais vou ter que agüentar sua falta de responsabilidade? Quantas noites vou passar acordada pensando se você está bem, se você está vivo ou se não te verei mais?

Quero que entenda que te amo com todo o meu coração. Você é como um anjo na minha vida. Você é a razão dos meus dias mais felizes. Você foi a melhor coisa que me aconteceu neste ano, e, por te amar como te amo, não posso ver você acabar com sua vida desse jeito. Queria que você soubesse que quando acaba com a sua vida, machuca gravemente meu ser, pois perco meus sentidos e minha razão vendo sua vida acabar.

Não vou te abandonar, pois sei que precisa de mim e eu também preciso de você. O meu amor não vai acabar, mas, com tantas feridas deixadas no meu coração, um dia ele pode não mais existir. Não deixe meu coração morrer, não jogue sua vida fora. Deixe-me te fazer feliz.


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

Rumo à solução

Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Na última quinta-feira, dia 24/09, alguns de nossos professores decidiram seguir em passeata para a Superintendência de Ensino e exigir o que temos por direito: uma direção na escola!

Esse problema de direção ocorre há muito tempo. Era para ter mudado a direção em 2007, porém houve manipulação do processo de escolha. Nesse meio tempo, desde as férias, a diretora não compareceu à escola e muitos não sabiam o motivo.


Na reunião com a SRE, fiquei sabendo que ela estava de licença. Ela nem ao menos se importou em ir até as salas para nos avisar.

Para surpresa de todos, muitos alunos ajudaram na passeata. Não achava que iriam tantos assim, afinal, muitos têm vergonha de dizer que estudam no “HD”. Ficamos todos satisfeitos, pois foi uma grande maioria exigir uma solução.

Chegando à Superintendência, os professores Felipe, Paula, Jovano e Maicon convidaram quatro alunos para presenciarem a reunião: uma aluna do ensino fundamental, uma aluna do 1A, Luana, uma aluna do 2A, Vanessa, e eu, Joseane, do 3A. Fomos atendidos e durante a conversa nos mostraram um pedido de exoneração do dia 07/10 feito e assinado pela diretora no dia anterior.

Diante de nossas necessidades e exigências, foi combinado com os professores que poderia ser formado um novo colegiado, o que só aconteceria, porém, após o dia 07/10. Mudaria a diretora não através de eleição, afinal o problema é com a diretora somente, e então os professores interessados ao cargo irão mandar seus currículos para serem analisados. O que mais se enquadrar no cargo, que estará disposto a enfrentar tudo e comparecer à escola frequentemente, será nomeado ao cargo de diretor.

Nossa escola não é uma qualquer, apesar de ouvirmos falar que aqui é ruim. Quem diz isso não chegou a conhecê-la. Percebemos que ela melhorou muito, os professores se preocupam conosco. Vemos isso através das excursões, do projeto POP e o grande incentivo para a Feira Cultural.

Em um documento, vimos que, de 59 escolas estaduais da região, ficamos no 23º lugar em rendimento. Além do mais, nossa escola foi a primeira a pôr em prática o PEAS de todas as inscritas de Minas Gerais em 2009. Estávamos na frente. Porém, por falta de apoio da direção, os professores tiveram de renunciar ao mesmo.

Temos ótimas características, o que precisa é de mais confiança dos alunos para uma nova mudança, afinal, a escola só funciona se tiver alunos. A imagem da escola é feita através de nossos atos. Se fizermos coisas erradas, os outros vão julgar nossa escola como mal exemplo; caso contrário, só ouviremos elogios sobre nós. E teremos orgulho de dizer: “Estudo no Henrique Diniz”.

Nossa escola vai mudar, e, para isso, precisamos que os alunos continuem sem empenhando assim como fizeram no dia 24/09, quando se comportaram bem aguardando a resposta da SRE. Todos estão de parabéns, é assim que vamos vencer!

Inconfidência Mineira


Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

Este movimento foi uma revolta na época que se pode chamar da “Era do Ouro” no Brasil.

Várias pessoas sabendo da localização das minas de ouro se deslocaram para essas áreas. A partir daí, a fiscalização passou a ser redobrada e, para facilitar as coisas, obrigaram todos a fundirem seu ouro em formato de barras, porque o ouro em pó dificultava a fiscalização. Parte de todo esse ouro, um quinto, deveria ir para o rei.

Os impostos eram muito caros, ou seja, várias pessoas penavam para poder pagá-los. Altas pessoas da sociedade, como médicos, advogados conceituados, fazendeiros, militares de altas e baixas patentes se reuniam secretamente para discutirem formas de como acabar com os impostos, criando um novo país. Tempos se passam e delatores contam tudo ao governo.

Alguns inconfidentes são exilados, mas uma pessoa em especial foi punida de uma forma mais dura. Ele se chamava Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes. Como ele era de uma patente mais baixa, foi enforcado em praça pública e seu corpo foi cortado em partes.

Hoje, Tiradentes é homenageado em todo o Brasil.

2º Torneio HD



Professor Maicon

Atenção! ENEM adiado!

As provas do ENEM, que aconteceriam neste fim de semana, foram adiadas. O Inep tomou essa medida por questão de segurança, já que há suspeita de vazamento das questões. Leia a nota oficial do Inep: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/enem/news09_33.htm

Arte


Emerson da Cunha Silva, 2C

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A