Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Rumo à solução

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rumo à solução

Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Na última quinta-feira, dia 24/09, alguns de nossos professores decidiram seguir em passeata para a Superintendência de Ensino e exigir o que temos por direito: uma direção na escola!

Esse problema de direção ocorre há muito tempo. Era para ter mudado a direção em 2007, porém houve manipulação do processo de escolha. Nesse meio tempo, desde as férias, a diretora não compareceu à escola e muitos não sabiam o motivo.


Na reunião com a SRE, fiquei sabendo que ela estava de licença. Ela nem ao menos se importou em ir até as salas para nos avisar.

Para surpresa de todos, muitos alunos ajudaram na passeata. Não achava que iriam tantos assim, afinal, muitos têm vergonha de dizer que estudam no “HD”. Ficamos todos satisfeitos, pois foi uma grande maioria exigir uma solução.

Chegando à Superintendência, os professores Felipe, Paula, Jovano e Maicon convidaram quatro alunos para presenciarem a reunião: uma aluna do ensino fundamental, uma aluna do 1A, Luana, uma aluna do 2A, Vanessa, e eu, Joseane, do 3A. Fomos atendidos e durante a conversa nos mostraram um pedido de exoneração do dia 07/10 feito e assinado pela diretora no dia anterior.

Diante de nossas necessidades e exigências, foi combinado com os professores que poderia ser formado um novo colegiado, o que só aconteceria, porém, após o dia 07/10. Mudaria a diretora não através de eleição, afinal o problema é com a diretora somente, e então os professores interessados ao cargo irão mandar seus currículos para serem analisados. O que mais se enquadrar no cargo, que estará disposto a enfrentar tudo e comparecer à escola frequentemente, será nomeado ao cargo de diretor.

Nossa escola não é uma qualquer, apesar de ouvirmos falar que aqui é ruim. Quem diz isso não chegou a conhecê-la. Percebemos que ela melhorou muito, os professores se preocupam conosco. Vemos isso através das excursões, do projeto POP e o grande incentivo para a Feira Cultural.

Em um documento, vimos que, de 59 escolas estaduais da região, ficamos no 23º lugar em rendimento. Além do mais, nossa escola foi a primeira a pôr em prática o PEAS de todas as inscritas de Minas Gerais em 2009. Estávamos na frente. Porém, por falta de apoio da direção, os professores tiveram de renunciar ao mesmo.

Temos ótimas características, o que precisa é de mais confiança dos alunos para uma nova mudança, afinal, a escola só funciona se tiver alunos. A imagem da escola é feita através de nossos atos. Se fizermos coisas erradas, os outros vão julgar nossa escola como mal exemplo; caso contrário, só ouviremos elogios sobre nós. E teremos orgulho de dizer: “Estudo no Henrique Diniz”.

Nossa escola vai mudar, e, para isso, precisamos que os alunos continuem sem empenhando assim como fizeram no dia 24/09, quando se comportaram bem aguardando a resposta da SRE. Todos estão de parabéns, é assim que vamos vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário