Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Como dizer as coisas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como dizer as coisas


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Certa vez, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou muito assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

"Que tragédia sonhar! Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade!" – disse o sábio.

O sultão se enfureceu e disse: "Como se atreve a dizer tal coisa? Que insolente." Então ele mandou chamar os soldados e pediu que dessem no sábio cem chicotadas. E mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho.

"Senhor, uma grande alegria está reservada. O sonho indica que viverás mais que todos os seus parentes" – afirmou o sábio. Então, o rosto do sultão se iluminou e mandou que desse ao sábio cem moedas de ouro!

Quando o sábio saiu do palácio, um cortesão perguntou: "Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma de seu colega, mas ele levou cem chicotadas e você ganhou moedas de ouro!”.

Lembre-se sempre: tudo depende da maneira de dizer as coisas. E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a tristeza, a paz ou a guerra. A verdade deve ser dita sempre, não tenha dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz a diferença.

Antes de dizer qualquer coisa, para e pense. Examine com cuidado suas falas, pois com uma simples frase você pode acabar com a vida de alguém. As palavras não são pedras, mas, se faladas sem o coração, elas machucam e causam feridas que nunca se cicatrizarão. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário