Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Uma década

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Uma década

Uma década

Tribuna Estudantil... 
O nome foi escolhido para que os estudantes tivessem onde fazer suas vozes serem ouvidas. Numa época em que pouco, ou nada, podia ser falado, o jornal veio para que os alunos pudessem sugerir melhorias para a escola ou reclamar de algo que os havia incomodado. Ele foi criado também – e principalmente – para que os talentos escondidos pudessem ser expostos; e os sentimentos, externados.
Dez anos se passaram e muita coisa aconteceu. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e com uma direção presente na escola e aberta aos alunos, ficou bem mais fácil sugerir ou reclamar. No entanto, quando se trata de expor sentimentos, continua sendo melhor escrever, e nota-se bem mais fácil mostrar sua arte no mural da escola do que nas redes sociais. Houve anos em que a participação deixou a desejar; houve outros em que o jornal “bombou” e deu trabalho publicar todo o material; houve, inclusive, aqueles em que nem tudo foi publicado. Mas sempre pude contar a compreensão da minha equipe: os alunos.
Com o tempo, o TE passou a ser também a memória do HD. Através do blog, pode-se ver todo o material publicado desde 2008, além de todas as fotos e todos os vídeos dos eventos da escola (Feira Cultural, Festa Junina, Festival de Videoclipes...). Tribuna Estudantil – o jornal e a memória do HD! Os autores aqui convidados fazem parte dessa memória. Todos os textos deles estão lá (e, para quem não os conhece, algumas fotos também).
Eu, Paula, cofundadora e atual coordenadora do Tribuna Estudantil, agradeço pela confiança e pela ajuda dos alunos que escrevem e desenham, que leem e observam. Sem vocês, o TE não estaria fazendo aniversário. Agradeço também aos professores que incentivam a participação dos alunos (o jornal melhorou muito por causa de vocês) e à direção, pelo espaço e companheirismo ao longo dessa jornada.
Sinto-me orgulhosa de mim por ter conseguido chegar até aqui, sinto-me espantada com o passar acelerado do tempo. Não há reconhecimento financeiro em tal projeto, mas vê-lo fazer dez anos é o que preciso para saber que valeu a pena todo o trabalho. 
Convidei alguns ex-alunos para que escrevessem brevemente sobre a experiência deles como escritores aqui e me sinto honrada pela presteza, por terem dedicado um tempinho de seus atribulados cotidianos e, sobretudo, pelas belas palavras que, sei, vieram do coração.
Espero que gostem!
Que 2018 seja um ano de muito conhecimento, muito aprendizado e muita paz para todos nós!
Meu “muito obrigada”, sinceramente.

Paula Campos

tribunaestudantil.hd@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário