Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O “TE” e a experiência fora da escola

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O “TE” e a experiência fora da escola

O “TE” e a experiência fora da escola


Em 18 de março de 2018, o Tribuna Estudantil (nosso querido TE), completa 10 anos, sim, dez anos de pura história. Como comemoração, alguns alunos foram convidados a contarem suas vivências como colaboradores do famoso jornal do Henrique Diniz.

Eu, Samuel, antigo aluno do 3º ano 2, estive por três maravilhosos anos estudando no HD, onde pude participar de várias atividades da escola. Logo quando cheguei, fui informado da existência do TE. Confesso que fiquei um pouco surpreso, uma vez que um jornal de circulação dentro da escola era um “luxo” visto apenas em filmes e seriados americanos. Pois bem, durante o primeiro ano minha participação foi mínima, afinal de contas, eu não tinha o hábito de escrever, logo não conseguia tecer um texto tão bom quanto aqueles que estavam expostos, diante disso, o acanhamento era inevitável. Devido às barreiras criadas por mim, perdi um ano de participação.                                                     

No segundo ano, já me encontrava mais familiarizado com a escola e, junto com meu caríssimo amigo João Brasil, criei uma coluna sobre fatos sociais, uma vez que nos interessávamos pelas mudanças que o país estava enfrentando. Desde o primeiro texto publicado, os horizontes se abriram e eu estava diante de um verdadeiro curso de escrita.

Criar textos para si próprio é uma tarefa simples, entretanto, quando você escreve “para o público” a tarefa muda, surgem as críticas construtivas e, como consequência, o desejo de melhorar. Eis que em 2016 ganhei meu primeiro certificado (por ter mantido a coluna durante o ano). EM 2017, minha participação foi mais ativa no TE, e conquistei o famigerado Prêmio Tribuna Estudantil.

Bem, a curta história da participação no jornal rendeu bem mais do que certificados, pelo contrário, me ensinou bastante e, em linhas gerais, foi o melhor indicativo de mudança na escrita, pois pude ver a evolução ao longo das postagens. Sem sombra de dúvidas, cultivar o hábito de escrever foi bem válido, pois me trouxe mais segurança nas dissertações e possibilitou notas consideráveis nos vestibulares que fiz.

Mais do que contar minha história, eu gostaria de incentivar a participação no jornal. Seja você um amante dos desenhos ou das poesias e poemas, ou simplesmente alguém interessado em contar histórias ou expor ideias, o Jornal é o ambiente perfeito para isso, faça sem medo! Escreva, desenhe, componha... O Tribuna Estudantil é um espaço criado para os alunos, então, ajude-o a ganhar vida por mais e mais dias!



Samuel C. M. Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário