Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: maio 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mãe


Sinto-me feliz e agradecida
Por ter você em minha vida.
Minha força, luz e carinho
Minha proteção, meu caminho!

Sem você, não sei o que seria de mim
Nunca me imaginei nessa situação.
Sem você, acho que seria o fim
Pois você vive no meu coração.

Mãe, não importa o que eu diga,
Nunca conseguirei expressar.
Você é a razão da minha vida,
É muito bom te amar!

Lídia Maria de Oliveira Silva, 2C

Dia das mães


Apesar de eu ter tido uma mãe por apenas nove anos, eu sou muito grata a ela! Não por ter me deixado, é claro, mas por me trazer ao mundo e fazer destes meus primeiros nove anos os mais felizes de toda a minha vida!

Não fico triste quando chega o dia das mães, mas o que me consola é saber que eu tive uma mãe da qual eu devo me orgulhar muito. E há pessoas que têm sua mãe e não vivem ou viveram metade das coisas que vivi com ela.

Então, se você ainda tem uma pessoa que te dedica todo o amor e carinho, tendo como prova disso sua própria vida, dê o melhor que você puder, pois isso não é nada diante do imenso sacrifício que ela sempre fez por você.

Lembre-se sempre de todos os momentos, não só os felizes, mas também os tristes, porque são estes momentos que nos fazem perceber o quanto esta pessoa é importante em nossas vidas.

Neste dia das mães e em todos os outros, mesmo não podendo dar um presente de "grande valor" para ela, dê um abraço sincero e um beijo carinhoso, porque para uma mãe não há melhor presente que este.

Eu acredito que ser mãe é uma dádiva de Deus e mesmo que você há tenha perdido, ou que você nunca a tenha conhecido, ou por outro motivo qualquer, nunca deixe de acreditar no amor, porque de uma maneira ou de outra, você sempre vai encontrar alguém que te console e te afague, pois afinal de contas todas as mulheres já nasceram com o extinto maternal.


Marina de Jesus Souza, 3B

Meus pensamentos


Quando eu te vejo minhas pernas tremem. Eu fico pensando em você em meu futuro como a mulher da minha vida. Eu só queria ter coragem para dizer para você o quanto eu te amo. Se eu conseguisse ficar com você só uma vez, eu já iria ficar muito feliz. Você iria adorar o meu beijo e, se quisesse, eu te namoraria porque eu te amo.

Você é a pessoa mais importante da minha vida. Você também está em meus melhores sonhos e em meu pensamento, toda hora do dia ou da noite.

Eu nunca fico só, sempre imagino você comigo.


Gustavo Silva de Andrade, 3A

A grande profissão de professor


Ser professor é mais do que entrar em uma escola e dar uma mera aula: é dedicar a vida em favor do ensino.

Hoje em dia, o professor não tem recebido o devido valor que ele merece. O aluno, na maioria das vezes, não presta atenção nas suas explicações, desrespeita as suas ordens e ainda fala mal dele.

O professor não é uma pessoa que estudou à toa, ele está lá para ajudá-lo e compreender seus problemas. Você não deve ter medo dele, de conversar com ele.

Todos os professores dão bronca e nos chamam a atenção, mas é para nos alertar para a vida. Devemos muito a eles e é nosso dever agradecer-lhes pela paciência e disposição em passar um pouco da sua experiência.

Enfim, aqui vai a minha sincera homenagem a todos os professores do Brasil.


Samara Chêirla dos Santos, 2A

Versinhos


Eu te amo
Dos meus lábios sai eu te odeio,
Do meu coração, eu te amo.
E você não me escuta
Quando eu gritei que
Meu coração te chama

Azul
Azul do mar
Azul do oceano
Mais azul do que isto
É o teu olho que chama

Com você
Nos teus olhos verdes,
Me encontrei.
Ao teu coração,
Me entregarei.
Os teus lábios
Beijarei
Com saudade
Lembrarei

As estrelas e a lua
Na noite anterior,
Olhei para o céu.
Lembrei do brilho dos teus olhos
E da beleza do teu rosto.

O amor
     O Amor nos traz alegria
 Nos Mostra a verdade da vida
         O que sentimos pelos outros
  Esta R  amando é estar se entregando.


Kayka

Sabedoria


Um velho índio descreveu certa vez os seus conflitos internos:

“Dentro de mim existem dois cachorros; um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Eles estão sempre a brigar”.

Quando, então lhe perguntaram qual dos dois cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu:

“Aquele que eu alimentar”.

As pessoas têm diversas opções, mas escolha apenas uma. Cada indivíduo deve ser responsável pelas consequências de sua escolha.


Analice Luíza Coelho, 3A

Você me enganou


Mais uma vez estou sofrendo

Pois estou te perdendo

Você me iludiu, nunca me amou

Simplesmente me enganou.



Por que você me machucou?

Estava acreditando no seu amor

Mas você me decepcionou

E estou sofrendo com essa dor.



Me lembro de que você falava

Que eu era a única que você amava

Mas nada disso era verdade

Era tudo falsidade.



Não sei por que você brincou

Com os meus sentimentos, apenas

Sei que mesmo você tendo me enganado

Não tiro você do pensamento!


Angélica Maria Barbosa, 3B

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A

Biblioteca: Caso perdido

Apesar dos professores terem brigado com " unhas e dentes " para que a biblioteca permanecesse aberta, de nada adiantou. =/ Continuamos a procura da Bibliotecária Perdida. :)
Às vezes me pego a pensar se ela se perdeu no caminho para a biblioteca, já que o mesmo é tão longo e perigoso, com Bichos Papões e Lobos Maus, porque ela nunca consegue chegar lá.
Providências é a única coisa que eu peço. Ó Excelentíssimo Senhor Vice-Diretor (já que a diretora nunca está presente), faça algo de bom para a escola. Se não for pedir demais, manda a bibliotecária para a biblioteca ? :)

Alunos incluídos no POP!

O POP comunica que os seguintes alunos, excedentes no processo de seleção inicial, foram incluídos no grupo das oficinas:

Smarly Felipe Braz Procópio Machado    2B
Maicon Jackson de Oliveira             2B
Ana Karolina Dias Tonussi              1C
Renata Auxiliadora Rocha               1A
Rafael Rodrigues Samorinha             1B
Gislane Ironina de Sousa               1B
Ana Célia dos Santos                   1C
Cláudio Márcio Resende Júnior          1B

As oficinas acontecem todas as quartas-feiras, das 18h30min às 20h, na própria escola. Contamos com vocês!
POP

Relatório POP-2009 (20/05)

No dia 20 de maio de 2009 na Escola Estadual Henrique Diniz ocorreu mais um encontro do POP, no qual relatamos nossas qualidades e dificuldades na profissão escolhida.

E fizemos uma árvore genealógica comentando a profissão de nossos familiares, citando a mais comum em nossa família. Foi muito legal esse encontro, deu para nós percebermos os vários tipos de profissão que tem passado de geração em geração em nossas famílias.

Além disso, esse encontro tornou-se para mim inesquecível, pois com ele pude compreender melhor o futuro profissional que quero seguir.
Pâmela Maira da Silva, 2C - POP

No encontro do dia 20 de maio de 2009 do Projeto de Orientação Profissional, fizemos  uma árvore genealógica de nossas famílias, mais para sabermos qual profissão é mais trabalhada por nossos parentes. Eu achei muito interessante, pois não sabia que o militarismo era dominante: eu pensava que cada um tivesse ido para um caminho diferente.

Isso me fez entender o porquê de minha mãe querer que eu siga essa profissão e aposto que também tirou a dúvida de muitos outros jovens que estavam no encontro.

Nesse dia tivemos de falar também sobre nossas dificuldades e qualidades, o que é muito bom para nós mesmos, pois sabendo nossos defeitos podemos enfrentá-los de frente, e sabendo nossas qualidades podemos usá-las mais, da melhor maneira possível.

O POP está sendo muito útil para a gente. Não só na área profissional como na área pessoal e isso levaremos para a vida toda.
Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A - POP

quinta-feira, 28 de maio de 2009

As coisas materiais

Certa vez o discípulo perguntou ao seu mestre: "Quem é mais apegado às coisas materiais, o rico ou o pobre?" É um questionamento de difícil explicação, não posso lhe dar uma resposta pronta, no entanto posso lhe contar uma história e você tira suas próprias conclusões sobre o assunto:

Havia certo homem que buscava a verdade sobre todas as coisas, ele morava numa gruta e não tinha nenhum bem material, apenas duas tangas, uma que ele vestia e outra que ele mantinha para quando fosse obrigado a lavar a que usava, muitas pessoas admiravam essa pureza do "homem da gruta" e lhe oferecia muitos presentes, no entanto ele recusava todos. Certa vez esse homem ouviu dizer que havia um filósofo no extremo norte que sabia a verdade de todas as coisas e ficou curioso, pois afinal ele estava buscando a verdade a muito tempo  e até agora não a havia encontrado.

Certo dia o Homem da Gruta partiu para encontrar o grande filósofo e quando chegou em sua morada ficou impressionado ao ver que o filosofo era um grande rei que morava num luxuoso palácio e era muito rico, o filosofo logo lhe perguntou o que ele queria ali e este o respondeu:"Vim aqui porque busco a verdade a muito tempo e até agora não a encontrei e ouvi dizer que o senhor a possuía, mas estou sem jeito, pois todos aqui estão bem vestidos e eu não possuo nada além dessa tanga que uso e dessa outra que trago em minha mão".

O filosofo respondeu: "As coisas materiais nada significam, se você quiser ficar aqui eu o ensinarei". O homem então ficou e o filósofo falou sobre diversos assuntos com ele. Certo dia os dois estavam passeando pela floresta quando várias pessoas passaram apavoradas por eles, eles ficaram preocupados e logo perceberam que o motivo daquele desespero era que o palácio do filósofo estava em chamas, o Homem da Gruta ao ver isso atirou-se ao chão e começou a gritar desesperado: "Não! Está tudo perdido, ah..." O filósofo disse: "Por que você se desespera? As coisas materiais não significam nada, eu que sou o dono delas não me importo com isso". O Homem da gruta disse: "Eu estou pouco me importando com as suas coisas". "Então qual é o problema meu filho" - perguntou o filosofo. "É que a minha tanga estava lá".


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Persistência

 O cavalo mais belo de uma fazenda galopava radiante e tranquilo quando, de repente, caiu em um poço fundo. O dono da fazenda gritou, gritou, gritou muito até que chegou à conclusão de que o cavalo estava morto e ordenou a seus criados que enterrassem o cavalo jogando pedras no poço onde ele havia caído.

O cavalo, no entanto, não estava morto, mas apenas inconsciente e acordou com o barulho das primeiras pedras que atingiram o fundo do poço. Rapidamente, o cavalo começou a se esquivar e a amassar as pedras com suas patas, construindo um piso que, com o passar do tempo, começou a elevá-lo até que ele atingiu a superfície do poço.

Não importa o quanto as coisas pareçam difíceis, nunca devemos nos entregar facilmente. Devemos sempre lutar por aquilo que acreditamos e, quando cairmos em um poço e tentarem nos soterrar, façamos que nem o cavalo: construamos um piso capaz de nos elevar à superfície do poço e tenham certeza de que, não importa o tempo que demore, sempre seremos capazes de surgir vitoriosos na superfície do poço.


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Relatório POP-2009 (20/05)

De 2009 - Oficinas

De 2009 - Oficinas

No dia 20 de maio de 2009 na Escola Estadual Henrique Diniz ocorreu mais um encontro do POP, no qual relatamos nossas qualidades e dificuldades na profissão escolhida.
E fizemos uma árvore genealógica comentando a profissão de nossos familiares, citando a mais comum em nossa família. Foi muito legal esse encontro, deu para nós percebermos os vários tipos de profissão que tem passado de geração em geração em nossas famílias.
Além disso, esse encontro tornou-se para mim inesquecível, pois com ele pude compreender melhor o futuro profissional que quero seguir.

Pâmela Maira da Silva, 2C - POP

No encontro do dia 20 de maio de 2009 do Projeto de Orientação Profissional, fizemos  uma árvore genealógica de nossas famílias, mais para sabermos qual profissão é mais trabalhada por nossos parentes. Eu achei muito interessante, pois não sabia que o militarismo era dominante: eu pensava que cada um tivesse ido para um caminho diferente.
Isso me fez entender o porquê de minha mãe querer que eu siga essa profissão e aposto que também tirou a dúvida de muitos outros jovens que estavam no encontro.
Nesse dia tivemos de falar também sobre nossas dificuldades e qualidades, o que é muito bom para nós mesmos, pois sabendo nossos defeitos podemos enfrentá-los de frente, e sabendo nossas qualidades podemos usá-las mais, da melhor maneira possível.
O POP está sendo muito útil para a gente. Não só na área profissional como na área pessoal e isso levaremos para a vida toda.

Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A - POP

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Amar nos faz saber


Para quê amar se acabamos nos machucando? Para quê amar se nada é para sempre? Não entendo, não consigo compreender por que tem que ser dessa forma tão difícil que só nos fere por dentro. Nós amamos uma pessoa que não nos merece e só nos machuca, mas apesar disso amamos até não suportar mais tanta dor. Então nos libertamos, ficamos tempos sozinhas, até nos apaixonarmos por outra pessoa, uma pessoa contrária a outra que nos fez sofrer e sabemos que aquela pessoa é especial, é quem queremos para a vida inteira.

Escrevo este texto para uma amiga que sofreu com seu primeiro amor. Também tive esse primeiro amor e choramos muitas vezes juntas. Agora ela encontrou a pessoa contrária à primeira, ela o ama e ele a ama também, só que ele não acredita nesse amor. Só tenho uma frase que queria dizer a ele: "Só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso".

Depois que terminei um relacionamento sofrido, me espelhei no amor dos dois, um amor mútuo que não deve acabar por um motivo tão besta. Também descobri uma pessoa contrária ao meu primeiro amor, e o amo verdadeiramente, mas sei que o que sinto por ele não é nem um terço do amor vivido pelos dois.

Esse amor não deve acabar assim enquanto ambos se amarem. Lutem por vocês, façam o que fizer vocês felizes!


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

PMMG: Polícia Militar de Minas Gerais


Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

Queria dar um aviso muito importante aos alunos que vão fazer a prova da PM. A última prova será no dia 30 de agosto. Depois disso, só depois de um tempo, pois muitos soldados estão entrando e o batalhão irá parar um pouco de aplicar provas para deixar que todas as pessoas começarem a trabalhar nas áreas em que quiserem.

A prova é bem complicada, pois os militares estão cobrando todas as especialidades que a carreira militar demanda, ou seja, todas as coisas que as pessoas que querem exercer a carreira têm já de saber há muito tempo.

Policial militar é uma profissão muito perigosa, pois você tem que cuidar de sua vida e de seu próximo. É o dever de todo militar servir para a segurança de todos. Por isso, lute pela segurança das pessoas, lute para entrar lá e vencer as batalhas.

Em Minas Gerais, a segurança está bem reforçada, mas cada vez mais o essencial é aumentá-la porque muitas coisas horríveis acontecem, abalando o mundo e a cabeça das pessoas.

Alunos, estudem muito porque há poucas vagas e muitos inscritos, e, com isso, quem irá entrar lá serão os melhores, ou seja, os alunos que tirarem as melhores notas. Por isso, estude muito para garantir sua profissão e alcançar seus objetivos, pois estão precisando de pessoas interessadas que querem um futuro melhor.

Mude sua cabeça e comece a estudar desde agora, pois se é seu sonho, realize!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pérolas


Por Joseane Priscila de Sousa – 3A

Pérolas são produtos da dor, elas são resultado da entrada de substâncias indesejadas no interior de uma ostra.

A parte interna da concha de uma ostra é feita de uma substância lustrosa, cujo nome é nárcar. E quando entra na ostra uma pequena coisa, como um grão de areia, essas células do nárcar começam a trabalhar, jogando por cima desse pequeno grão intruso camadas e mais camadas para cobri-lo e proteger o corpo indefeso da ostra.

No final vemos o resultado, uma linda pérola, mas uma ostra que nunca foi invadida de algum modo nunca produz pérolas, pois a pérola é sempre uma ferida cicatrizada.

Se você já foi ofendido por um amigo, se já foi humilhado por alguma coisa que fez e não deu certo, se já inventaram que você fez coisas que nunca seria capaz de fazer, se já foi rejeitado ou teve qualquer tipo de decepção, produza então uma pérola, cobrindo todas essas mágoas sofridas com várias camadas de amor. Você verá que linda pérola se formará dentro de você!

Mas não deixe essas mágoas saírem sem antes se cicatrizarem, pois as coisas mais perfeitas são feitas com calma para dar um melhor resultado.

O lugar certo

 Num belo dia logo pela manhã, o agricultor já se dirigia para a lavoura pensando em como esse seria mais um longo dia trabalhando incansavelmente ao sol e depois retornar ao lar tão cansado que pouco poderia se dedicar à família. Nisso, ele avistou um motorista de ônibus e pensou: "Vida boa é essa de motorista de ônibus. Trabalha o dia inteiro sentado e conduz confortavelmente as pessoas a seus destinos. Como eu queria estar em seu lugar".

Neste momento, um belo carro de passeio passou pelo motorista e ele imediatamente pensou: "Como é boa a vida desse executivo, não tem patrão para lhe cobrar horários, tem vários funcionários à sua disposição e ainda anda em um carro assim. Como eu queria estar em seu lugar". Por sua vez, o executivo pensava em como era dura a sua correria diária: as longas e intermináveis viagens de negócios, reuniões cansativas, toda a responsabilidade que lhe cabia e as inúmeras outras preocupações. Neste instante, o executivo avistou um avião e logo pensou: "Vida boa é essa de piloto de avião, viaja tranquilamente a vários lugares e o salário é compensador, não precisando se preocupar com tantas coisas. Como eu queria estar em seu lugar".

O piloto de avião, no entanto, pensava neste instante: "Como é dura a minha vida. Passar tanto tempo longe da família e dos amigos e ainda ter que carregar a responsabilidade sobre centenas de vidas". Nisso, o piloto avistou um ponto pelo chão e percebeu tratar-se de um agricultor e imediatamente pensou: "Vida boa é a vida desse agricultor. Acorda todo dia ao canto dos pássaros, trabalha ao ar livre e em contato com a natureza e, ao final do dia ele pode retornar a seu lar para repousar ao lado daqueles que ama. Como eu queria estar em seu lugar".

Não desperdice a sua vida desejando estar no lugar dos outros. Ao invés disso, procure perceber a felicidade que você já possui ao seu redor e o que você ainda pode conquistar. Nunca deixe de sonhar, mas lembre-se de que certos sonhos requerem sacrifícios, então você pode escolher: continuar na posição em que se encontra apenas desejando o lugar dos outros ou agir e lutar por aquilo que você quer.


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Absolutismo

Por Samara Chêirla dos Santos – 2A

Depois da queda do feudalismo, os antigos senhores feudais passaram a apoiar um novo regime: o absolutismo.

O absolutismo foi uma forma de dar mais poder ao rei, porque no feudalismo cada nobre tomava conta de suas terras e o rei não tinha muita importância. Com o tempo, o feudalismo não deu certo, então eles perceberam que deviam dar mais importância ao rei.

A partir disso, a autoridade real era indiscutível e ninguém desobedecia a suas ordens. A população pobre pagava altos impostos ao rei, trabalhava muito e em péssimas condições e não recebiam por seu trabalho.

Normalmente, os reis tinham uma vida boa. Viviam em castelos gigantescos e comiam do bom e do melhor. Possuíam vários empregados e seus luxos eram pagos pelo duro trabalho dos camponeses.

Como nada dura eternamente, o absolutismo foi se degenerando com o tempo e aos poucos a “vida mansa” dos reis foi acabando.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Que volte o jogo das carreiras!!!!

Pelo vídeo que assisti no Jornal Tribuna Estudantil, percebi que o jogo das carreiras foi muito legal, gostaria que ele voltasse, para que assim eu possa jogar. Pois o último que teve eu estava doente e não pude participar. E vocês? Acham que deveria ser o mesmo jogo? Começar de novo? Ou iniciar um outro jogo totalmente novo?

Eu gostaria que começasse tudo de novo, pois assim poderei iniciar junto com todos. Até mais galera!!!!!!!

domingo, 24 de maio de 2009

Recados do Coração

Gostaria de dar os parabéns à iniciativa das alunas Marcele (3A) e Angélica (3B) pela criação do espaço de "Recados do Coração". Toda idéia que vise à manifestação sincera dos alunos e incentive a expressão de opiniões e sentimentos terá meu apoio incondicional e, tenho certeza, de diversos professores.
Não é preciso falar que os "Recados do Coração" já são um sucesso: basta ver a repercussão do novo mural na escola e a multidão de alunos nas suas proximidades.
Parabéns!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Salva-me


Por Marcele Discacciati Rodrigues Ramos – 3A

Já é noite, estou à beira de um precipício prestes a me jogar, e se eu me jogar estarei numa escuridão profunda, então salva-me antes que seja tarde demais não só para mim, mas para você, pois só eu te salvaria, só eu não o deixaria cair.

Mas salva-me rápido, pois o tempo está se esgotando e breve não me verás jamais. Segure minha mão, pois é a coisa mais próxima e mais segura que você tem.

Está escuro, mas ainda posso ver um rio de lágrimas que está ao meu lado, lágrimas que um dia rolaram no meu rosto, mas você as secou, conseguiu me salvar. Preciso que me salve novamente, segure minha mão e não me deixe cair. Só você tem o poder de me salvar, pois você é o único que tem meus sentimentos e pode usá-los a seu favor.

Não demore. Estou te esperando, esperando-o para me salvar.

Relatório POP-2009 (13/05)

No último encontro foi falado da profissão de professor, que apesar de ter um grande papel no desenvolvimento do país, não é bem valorizado pelo seu papel que é ensinar. O professor de história comentou como ele decidiu ser professor e levou os trabalhos, os relatórios que ele fez. O professor de educação física também comentou, um pouco, como ele também escolheu.

O encontro mostrou também que é preciso tomar uma decisão séria sobre a profissão a ser seguida, pois ser professor tem suas qualidades, de estar ensinando, apesar de não estar sendo valorizado do jeito que um professor merece.
Francisleine C. Ferreira, 1C – POP

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogo das Carreiras

Todos aqueles que estão no POP desde a época do PEAS devem se lembrar do Jogo das Carreiras, um jogo de tabuleiro feito por mim e pela Paula que tinha a proposta de refletir a vida das pessoas e as possibilidades de diversas carreiras profissionais. Quando tentamos jogar o Jogo das Carreiras em um encontro do extinto PEAS, o tempo foi curto: não tivemos a chance de conhecer um vencedor.
Seria legal repetir a brincadeira, dessa vez de forma mais dinâmica para conhecermos um vencedor?

Aula de Inglês!

Gente, eu, com o consentimento da professora Lúcia, vou começar a dar aulas extras de Inglês para ajudar as pessoas que vão fazer concurso e vestibular. É um curso preparatório de leitura e interpretação, mas posso tirar dúvidas sobre gramática também.

O horário, por enquanto, é quinta-feira às 19h45min, podendo sofrer alterações.
O local é a própria escola!

Um abraço.

Relatório POP-2009 (13/05)

De 2009 - Oficinas

De 2009 - Oficinas

No último encontro foi falado da profissão de professor, que apesar de ter um grande papel no desenvolvimento do país, não é bem valorizado pelo seu papel que é ensinar. O professor de história comentou como ele decidiu ser professor e levou os trabalhos, os relatórios que ele fez. O professor de educação física também comentou, um pouco, como ele também escolheu.
O encontro mostrou também que é preciso tomar uma decisão séria sobre a profissão a ser seguida, pois ser professor tem suas qualidades, de estar ensinando, apesar de não estar sendo valorizado do jeito que um professor merece.
Francisleine Camila Ferreira, 1C - POP

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Arte


VRSouza

Arte


Jefferson de Oliveira Silva, 1A

Vida


Muitos criticam, outros não entendem e nem se manifestam sobre o modo de cada um viver.

Acho engraçados quando algumas pessoas dizem a outras: "Agora não é hora disso! Hoje não é dia disso!" Cada um sabe da sua vida, o que fazer e quando fazer. A vida é um intervalo entre o nascimento e a morte. Temos que viver a vida fazendo o que gostamos, mas, claro, nunca nos esquecendo de nossas responsabilidades.

Aprendi o significado da vida depois que conheci uma pessoa que, sem deixar suas responsabilidades de lado, sempre viveu a vida de uma maneira divertida, não se importava se era segunda ou terça, se era hora ou não, o que importava era ser feliz e ela foi.

Essa pessoa me deixou uma mensagem que irei carregar por toda minha vida: viver cada instante da vida como se fosse o último, pois nunca sabemos quando esse chegará.


Mariana Roberta Martins de Paula, 2C

Faça-me esquecer


Ai se eu pudesse, esqueceria tudo e correria para seus braços, braços onde me aqueço no tempo mais frio. Queria esquecer tudo o que agora me faz chorar e olhar dentro dos seus olhos, olhos que me acolhem mesmo estando fechados. Ai se eu pudesse...

Faça-me esquecer, esquecer de tudo que agora me faz chorar. Abraça-me, olhe nos meus olhos e diga o que mais quero ouvir, diga que sente o mesmo que eu, diga que me ama e que nunca mais me faria sofrer.
Acorde-me neste momento de aflição aonde meu coração vai em busca cegamente do seu sem querer. Você se trancou dentro do meu ser e acabei perdendo a chave. Agora não sei o que faço para tirá-lo daqui.

Quero fingir que nada aconteceu, que não rolaram lágrimas dos meus olhos ou algum desespero do meu coração, mas só você pode fazer isso. Venha até mim e só diga três palavras: eu te amo. Juro que esquecerei meu choro, mas lhe imploro que faça isso.

Quando olho para seus olhos tenho certeza de que me ama do mesmo jeito que te amo, mas o problema está em quando não posso te ver e sei que não é para os meus olhos que está olhando naquele momento, mas sim os de outra pessoa.

Faça-me esquecer, enxugue minhas lágrimas, pois se você não existisse, elas não estariam no meu rosto. Abrace-me forte e esquecerei tudo, eu juro. Mas me abrace, não quero que me dê seu ombro para chorar, mas sim que não me deixe derramar uma só lágrima. Sei que o que estou pedindo não é muito, é só um abraço e três palavras que para você não serão nada, mas para mim serão uma lembrança de que um dia fomos felizes. Eu te amo!


Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 3A

terça-feira, 19 de maio de 2009

O lugar e a pessoa

 Um viajante cansado chegou à entrada de um oásis e viu um ancião sentado próximo a ela. Ele aproximou-se do ancião e fez-lhe a seguinte pergunta:

- Que tipo de pessoas encontrarei nesse oásis?

- Como eram as pessoas do lugar de onde você veio? - questionou o ancião.

- Eram más, perversas e eu as odiava, adorei ter deixado essas pessoas para trás. - respondeu o viajante.

- É exatamente esse tipo de pessoa que você encontrará aí.

Triste, o viajante foi-se embora. Logo em seguida chegou outro viajante e fez mesma pergunta ao ancião.

- Como eram as pessoas do lugar de onde você veio? - perguntou o ancião ao novo viajante.

- Eram boas, apesar de cometerem erros e se ferirem algumas vezes, eu as amava, fiquei muito triste por te que deixá-las. - concluiu o viajante com lágrimas nos olhos.

- Pois é exatamente esse tipo de pessoas que você encontrará aí.

O viajante correu radiante de alegria para dentro do oásis. Uma pessoa que observou a cena de longe, aproximou-se do ancião e disse:

- Como pode o senhor dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?

- Acontece que não é o lugar que faz as pessoas e sim o contrário; as pessoas fazem o lugar. Se uma pessoa viveu sempre mal humorada, maltratando os demais, como ela pode esperar que as pessoas a tratem bem? Consequentemente, o local será ruim para essa pessoa. Mas se ela for gentil, tratar bem e respeitar os demais mesmo que haja pessoas ruins, ela saberá conviver bem com os outros em qualquer lugar.

Nunca culpe o lugar em que você vive com as pessoas que te rodeiam pelo que acontece em sua vida. Sempre haverá desafios e problemas a serem superados, mas quando jogarem pedras em seu caminho, faça um castelo e lembre-se sempre: "os fatos de seu nascimento são irrelevantes, é aquilo que você faz duramente toda a sua vida que determina quem você realmente é".

Nunca desanime, lute pelos seus sonhos e quando achar que o problema é muito grande corra para o oásis. Se você achará ou não, depende de você.


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A História das Coisas

Pessoal, um vídeo para nos fazer pensar. Será que nosso modelo de vida é sustentável? Será que, ao comprarmos coisas para nos fazer felizes, estamos projetando um futuro sombrio para nós mesmos?
Assistam e reflitam.
Abraços.

domingo, 17 de maio de 2009

Deixe aqui seus comentários sobre os textos do jornal

Postagem exclusiva para comentários sobre os textos do jornal.
Não se esqueça de identificar o texto comentado ou colocar o link para o mesmo.

sábado, 16 de maio de 2009

Um HD melhor

Gente, estou deixando esta postagem aqui porque me bateu uma súbita curiosidade: o que vocês acham que está faltando para o Henrique Diniz se tornar uma escola melhor?
Acho que o HD está ficando melhor a cada ano... 
E vocês? O que acham que precisa melhorar na escola? A opinião de vocês vai ajudar a melhorar a escola! Sejam sinceros!

Abraços... :)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Recomeço (:

O Peas terminou graças aos empecilhos colocados por " terceiros ". Mas mesmo assim, esses "terceiros" não conseguiram acabar com um trabalho incrivelmente maravilhoso feito por professores super qualificados. O termino do Peas foi bom, em certo ponto, para mostrar-nos que tudo na vida tem sua barreiras e que nem sempre elas são derrubadas. =/ Mas, o novo POP veio com tudo, e, com mais independencia construiremos um trabalho ainda melhor. :)
"Tamo junto" Professores.
E, Parabens pelo trabalho feito até hoje. Aprendemos muito com vocês. :))

Viagem à UFV

Pessoal, assim como ficou decidido na oficina do POP, a ida a Viçosa ficou mais ou menos estabelecida para o dia 19/06. Até lá, teremos tempo de pegar vários orçamentos de empresas de transporte, definir o grupo da excursão e preparar um roteiro viável. Resgitro aqui que as alunas Joseane e Marcele do 3A estão bastante empenhadas em fazer essa excursão dar certo. Contamos com a ajuda delas e de mais alunos e professores interessados em mais essa conquista. Deixem comentários com sugestões nesta postagem. Alunos que têm interesse em viajar para a UFV conosco, deixem suas opiniões e preferências sobre esta viagem! Abraços.

Atenção! Alteração do regulamento do Tribuna Estudantil

Informamos que, devido ao aumento do volume de textos enviados para o jornal, alteramos o regulamento do mesmo no tocante à publicação de textos livres. A partir desta data, os textos livres terão uma publicação mínima de sete dias no mural da escola (redução de 50% no tempo de publicação, que era de, no mínimo 15 dias no mural). Esta medida visa à ampliação da participação no jornal, uma vez que mais textos, de mais alunos, poderão ser publicados em menor espaço de tempo.
Os prazos de publicação das demais categorias do jornal permanecem inalterados.
Para maiores detalhes, conferir o regulamento completo no site do jornal. 
Professores Felipe e Paula

Plantão de História

Caros alunos, o plantão semanal de História será reativado. Estarei na escola todas as quartas-feiras entre 17h30min e 18h30min para atender todos aqueles que têm dificuldades, queiram aprofundar seus estudos ou mesmo se interessam pela História do Brasil e do mundo. Os plantões são abertos a todos, de todas as séries do Henrique Diniz. Abraços.
Professor Felipe

Projeto de Orientação Profissional (POP)

Informamos que, por decisão votada na última oficina de estudo de profissões, ocorrida no dia 13/05/09, o nome do projeto desvinculado recentemente da plataforma PEAS será “Projeto de Orientação Profissional” ou simplesmente “POP”. Relembramos que tanto as linhas gerais de trabalho do projeto quanto seus objetivos e/ou métodos permanecem inalterados, continuando as oficinas com seu funcionamento ordinário nas quartas-feiras a partir das 18h30min.
POP

Governo de Minas investindo em Barbacena


Por Vinícius José Resende de Souza – 3A

Durante minhas pesquisas na internet, soube que o Governo de Minas está firmemente investindo em Barbacena. O ministro Hélio Costa junto com o PSDB está  trazendo grandes benefícios para a nossa cidade. Um desses benefícios é a Central dos Correios (Call Center) localizada no Bairro Pontilhão, pois além de trazer oportunidade de emprego a todos, faz com que nossa cidade se destaque em alguma coisa. Trouxe também até nós a tecnologia 3G através da operadora Claro. 

O investimento na tecnologia em nossa cidade está em alta. O ministro Hélio Costa está aplicando o projeto “Barbacena Digital”, que tem o intuito de transformar nossa cidade em uma “Cidade Digital”, através da “Inclusão Digital”, trazendo até as escolas públicas, tanto da rede estadual como municipal, setores e laboratórios de informática. 

O ministro também diz que futuramente outras operadoras de  Telemarketing se instalarão na cidade, abrindo concursos e disponibilizando de 500 a 1.500 vagas em setores como a Call Center dos correios. 

Soube através da rádio que o Governo de Minas mandou cerca de 4 milhões para serem investidos em nossa cidade e está mandando mais.  Creio eu que daqui pra frente nossa cidade poderá disponibilizar mais oportunidades de emprego, para que possamos viver com mais tranquilidade. 

E além disso, há boatos da inclusão do curso de Engenharia de Minas, que será aplicado pela Escola Agrícola quando a UNIPAC deixar sua sede atual. Mas nada confirmado ainda. Para mais informações sobre a EAFB. Acesse:  http://www.eafb.org.br/.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arte


Joseane Priscila de Sousa, 3A

Gravidez na adolescência


O problema da gestação indesejada entre adolescentes passou a se tornar importante a partir da década de 60. Nas últimas décadas, houve importantes mudanças sociais, familiares e culturais que acabaram estimulando os jovens, especialmente mulheres adolescentes, ao início da vida sexual ativa.

No Brasil, embora não existam estatísticas globais, dados do IBGE nos dão conta de que ocorrem cerca de 600 mil partos adolescentes por ano, aos quais devemos acrescentar no mínimo outras 500 mil gestações que terminaram em aborto provocado.

Com a gestação indesejada, a adolescente só tem três soluções: abortar, casamento de conveniência ou ser solteira.

A gravidez entre adolescentes é um dado que vem preocupando os analistas de saúde reprodutiva. A cada ano, 14 milhões de mulheres pelo mundo, entre os 15 e os 19 anos, têm filhos.

Minha opinião: A solução não está em reprimir a sexualidade dos adolescentes, mas sim em prepará-los para o seu exercício. A solução só será possível com a instalação de programas coerentes e duradouros de educação sexual.

Juliana Araújo da Silva, 17 anos, casada há quatro anos e mãe de um menino de um ano e dois meses.


Juliana Araújo da Silva, EJA1B

Não seja apenas mais um


Todo homem deve ser independente e procurar não se apegar demais a ninguém ou a qualquer outra coisa. Porque ao longo da vida passamos por várias etapas em busca de um aprimoramento moral e social para estarmos de bem com a vida. Não devemos de forma alguma deixar um sonho por um grande amor platônico ou alguma coisa fútil que não sabemos até quando vai dar certo.

Temos que primeiro nos amar para depois pensar no outro, focar primeiro as nossas condições físicas, emocionais e financeiras porque o amor e a amizade são bons companheiros, mas se estes três itens faltarem a você, esqueça!

Portanto, lute, corra atrás de seus objetivos, porque neste mundo, onde o dinheiro fala mais alto, uma posição bem sucedida é tudo e as portas se abrem. Mas se você não se esforçar, você será apenas mais um no meu da multidão.


Kátia Aparecida da Silva, 3A

PEAS: Um Projeto Despertar


O PEAS é um projeto que surgiu para despertar os jovens que ainda não sabem o que querem fazer depois que se formarem. Esse projeto veio para mostrar os caminhos que eles podem seguir independentemente da cor, condição financeira e outras coisas que podem desanimá-los.

É um projeto em que há 30 alunos e, em cada reunião, dois professores para orientar, pois há muitos alunos que ainda não sabem o que querem porque às vezes estão sob influência de pais ou olhando muito o salário que lhes oferecem, pois acham que têm que ganhar muito dinheiro para ficarem ricos e não para ficarem satisfeitos com a profissão que estão exercendo. Por isso, quando for escolher sua profissão, pense primeiramente se é aquela mesmo que você quer ou se é só para ganhar dinheiro, porque depois pode se arrepender e ficar triste por não ter conquistado o seu sonho que às vezes é outro.

O governo manda dinheiro para o PEAS para os professores fazerem atividades diferentes com os alunos participantes, as quais podem ser viagens para conhecer as universidades federais, passeios para discutir coisas interessantes e também materiais didáticos para desenvolver atividades nas reuniões programadas.

Na Escola Estadual "Henrique Diniz", a reunião é na quarta-feira a partir das 18h30min e o horário para terminar depende da atividade desenvolvida. Uma pode gastar um longo tempo, outra pode acabar rápido, também vai depender dos alunos e dos instrutores

Devemos erguer a cabeça e não deixar acabar esse projeto porque ele vai ensinar muitas coisas para os alunos e, primeiramente, guiar para o caminho de profissão boa ou também a profissão que a pessoa já pensa em exercer.

A maioria dos alunos querem exercer a carreira militar, pois acham que a segurança pública está muito ruim e, para melhorar, devemos mudar muitas coisas. Devemos ter consciência e entrar na carreira militar para mudar esse problema, querendo uma boa segurança para o povo.

Os alunos devem permanecer neste projeto para ela não acabar, pois ele vai dar muita responsabilidade para eles e, primeiramente, uma ótima mentalidade para resolver todos os problemas que a profissão escolhida vai trazer.


Tamires dos Santos de Assis, 3A

Dê uma chance ao amor


Hoje estou aqui para contar a história de uma amiga que se chama Juliana. Ela é apaixonada pelo seu namorado Cauã, mas infelizmente ela está triste, pois ela não sabe o que fazer para agradá-lo, pois ele não acredita que ela o ame. Às vezes ela fala comigo que ele não a merece porque ele é inteligente, sua companhia a faz se sentir muito bem e que ela simplesmente às vezes parece burra, pois quando está com ele, sente sua vida preenchida. Ela o ama tanto que seu coração chega a doer e essa dor tem um nome: ciúme. Ela não sabe o que fazer para matar esse ciúme absurdo que sente por ele.

O pior é que ela não sabe o que fazer para que ele confie nela. A Juliana já deu vários motivos para Cauã desconfiar dela, mas ele podia dar uma chance a ela para que possa mostrar-lhe que o que ela sente é verdadeiro e que nunca terá a pretensão de traí-lo um dia, ou sequer olhar para um homem com outras intenções, porque o único homem com quem ela quer realizar seus sonhos, como construir um família, é com seu namorado, Cauã.

Essa é a história da minha amiga Juliana e ela será como um exemplo de que nunca devemos virar as costas para um grande amor porque podemos nos arrepender no final.


Angélica Maria Barbosa, 3B

Autoridade ou autoritarismo?


A vida é simples de ser entendida: plante o bem para colher o bem. Trabalhe bem e receba o reconhecimento das pessoas por isso. Tudo seria simples assim, mas em toda regra há exceção. Enquanto uns recebem o reconhecimento, outros trabalham por si e pelos outros. De que adianta ocupar o maior cargo dentro de uma escola, se para os próprios alunos da mesma você não representa nada?

Existe uma grande diferença entre impor respeito e exigir respeito. Existe uma grande diferença entre trabalhar por satisfação e trabalhar por falta de opção.

Dizer que os jovens são o futuro do país é fácil, difícil é escutar o que eles têm a dizer e respeitar a decisão que foi tomada por eles. Difícil é entender que a opinião deles conta, e muito, para a melhoria do colégio.

Dentro da escola existe muita coisa errada, mas será mesmo que ela está disposta a ouvir? Onde está ela quando a gente procura? Só a vemos quando (raramente) ela vai comunicar, ou melhor, impor uma decisão tomada por ela. Será que diante de tamanha ausência anual ela tem direito de impor alguma coisa?

Mudanças? É o que a maioria dos alunos quer. Difícil é encontrá-la para tentar conversar.


Vanessa

Ismália (Alphonsus Guimaraens)


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...


Esse típico poema simbolista pode ser interpretado por diversos pontos de vista, dentre os quais acho particularmente interessante o seguinte:

Todas as pessoas têm sonhos e, muitas vezes, ficam relutantes em lutar por eles, como Ismália, que relutou entre a lua do céu e a lua do mar. Muitas vezes as pessoas sofrem decepções, como Ismália que ao tentar atingir a lua do céu afundou no mar.

Apesar de nem sempre as coisas saírem como planejamos, nunca devemos desanimar, pois Ismália alcançou a lua do mar.

Todos nós temos a capacidade de chegar a qualquer lugar, mesmo que às vezes tenhamos que adiar a viagem devido às circunstâncias, mesmo assim, nunca devemos nos render e desistir de nossos objetivos. Continuem sempre lutando pelos seus sonhos e tenham certeza de que o nosso sucesso só depende de nós!


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B

Vendem-se pulseiras artesanais

Escrevo nome em pulseiras feitas com miçangas. Duas cores a sua escolha. Tanto nomes femininos quanto masculinos. É um trabalho interessante e bonito. Vendo através de encomendas.
Interessados, procurar Joseane Priscila de Souza do 2C, sala 12, ou tratar através do tel. 9115-5342

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Reunião - Dia 13 de Maio de 2009

A reunião do dia 13/05/09 foi intencionalmente para escolher qual seria o nome a ser dado para a oficina. Pois agora que o Peas não estará mais em atividade, os professores decidiram continuar com o projeto, porém com outro nome. Hoje foram anunciados os nomes que seriam colocados para votação. Foram disponibilizados 7 nomes, sendo que 5 por alunos e 2 por professores. A opção eleita foi POP(Projeto de Orientação Profissional), ideia da Profª Paula. Logo após a votação, foi colocado em questão a viagem para a UFV em Viçosa. Decidimos deixar a viagem para o mês de Junho, porque a data escolhida(21/05) não era muito conveniente, por estar muito próximo à data de hoje, sendo que dificultaria a forma de organização.
Depois os Profs. Felipe, Paula e Maycon falaram um pouco sobre as suas decisões na hora da escolha de suas carreiras. O Prof. Felipe trouxe alguns materiais para a classe poder consultar e tirar dúvidas quanto ao meio de diversificação dentro de uma faculdade federal. Quando todos terminaram o Professor Felipe disse que na próxima reunião contaríamos com o Prof. Campos para informar-nos sobre a carreira militar e os meios de ingresso para o mesmo e sobre Vestibular. Até a próxima pessoal.

UFV prorroga prazo para pedidos de isenção

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) prorrogou o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2010 até dia 30 de maio.
Você pode obter até 100% de isenção, 75% , 50% ou 25% do valor total da taxa.
O resultado será divulgado no dia 26 de agosto, pela internet.
Para mais informações, entrem no site: http://www.copeve.ufv.br/?area=taxaIsencao2010
Profª. Paula

Relatórios (29 e 30/04/2009)

Quarta-feira, 29 de abril, tivemos mais uma vez o curso do PEAS. Falamos sobre a viagem que fizemos quinta-feira, dia 30 de abril, que, aliás, estava ótima.

Os professore Felipe e Paula nos passaram informações sobre a viagem, tiramos fotos e o vice-diretor cujo nome é Sebastião foi à nossa sala para nos desejar uma boa viagem.

Não tenho nada que reclamar do curso, está sendo uma boa ajuda. com esse curso podemos saber o melhor lugar para se conseguir um bom emprego e fazer uma boa faculdade e, é claro, conquistar nossos objetivos.

Jéssica Geyse Dias Damasceno, 1C


No dia 30 de abril os alunos do PEAS juntamente com os professores e alguns alunos que preencheram as vagas do ônibus fizeram uma excursão com destino principal à UFMG para a Mostra de Profissões, passando também na lagoa da Pampulha e no Mineirão.

A excursão foi bem descontraída e divertida, contando com a alegria de todos. Todos gostaram da excursão, ela foi muito bem organizada e não houve nenhum problema.

Gabriela de Paula Rosa,  2A


No dia 30 de abril de 2009, alguns alunos do projeto PEAS e do EJA foram apreciar a mostra de profissões da UFMG.

Antes de alcançarmos nosso objetivo, visitamos o estádio do Mineirão e a Lagoa da Pampulha. Os meninos, particularmente, adoraram visitar o Mineirão, mas, infelizmente, não puderam "pisar" no gramado.
Deixando os extras de lado, a UFMG é enorme. Há várias opções de curso e as palestras foram esclarecedoras. Foram formados grupos de determinadas áreas, cada um orientado por um professor.

Muitos alunos gostaram da UFMG. A estrutura de lá é boa, o pessoa de lá é bem liberal e dá para perceber que os estudantes sabem o que querem.

Portanto, essa excursão foi uma experiência prazerosa e gratificante, e deu a oportunidade dos alunos verem como funciona uma universidade.

Samara Chêirla dos Santos, 2A

Plantão de História

Pessoal, estou estudando a possibilidade de reativar o plantão de História neste ano. No ano passado, dedicava uma hora semanal para tirar dúvidas e discutir assuntos relativos à matéria de História de todas as turmas. O plantão era aberto a todos e sua dinâmica variava conforme a demanda dos alunos.
Para este ano, a opção que tenho disponível é a das quartas-feiras, das 17h30min às 18h30min, num horário, portanto, imediatamente anterior às oficinas de estudo de profissões (ex-PEAS).
Deixo aqui esta postagem para que todos os interessados possam se manifestar, discutir horários e metodologias.
Grande abraço.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Relatório da excursão à UFMG (30/04/2009)

De 2009 - Excursão BH

No dia 30 de abril os alunos do PEAS juntamente com os professores e alguns alunos que preencheram as vagas do ônibus fizeram uma excursão com destino principal à UFMG para a Mostra de Profissões, passando também na lagoa da Pampulha e no Mineirão.
A excursão foi bem descontraída e divertida, contando com a alegria de todos. Todos gostaram da excursão, ela foi muito bem organizada e não houve nenhum problema.
Gabriela de Paula Rosa,  2A

No dia 30 de abril de 2009, alguns alunos do projeto PEAS e do EJA foram apreciar a mostra de profissões da UFMG.
Antes de alcançarmos nosso objetivo, visitamos o estádio do Mineirão e a Lagoa da Pampulha. Os meninos, particularmente, adoraram visitar o Mineirão, mas, infelizmente, não puderam "pisar" no gramado.
Deixando os extras de lado, a UFMG é enorme. Há várias opções de curso e as palestras foram esclarecedoras. Foram formados grupos de determinadas áreas, cada um orientado por um professor.
Muitos alunos gostaram da UFMG. A estrutura de lá é boa, o pessoal de lá é bem liberal e dá para perceber que os estudantes sabem o que querem.
Portanto, essa excursão foi uma experiência prazerosa e gratificante, e deu a oportunidade dos alunos verem como funciona uma universidade.
Samara Chêirla dos Santos, 2A

Relatório (29/04/2009)

De 2009 - Oficinas

Quarta-feira, 29 de abril, tivemos mais uma vez o curso do PEAS. Falamos sobre a viagem que fizemos quinta-feira, dia 30 de abril, que, aliás, estava ótima.
Os professores Felipe e Paula nos passaram informações sobre a viagem, tiramos fotos e o vice-diretor cujo nome é Sebastião foi à nossa sala para nos desejar uma boa viagem.
Não tenho nada que reclamar do curso, está sendo uma boa ajuda. Com esse curso podemos saber o melhor lugar para se conseguir um bom emprego e fazer uma boa faculdade e, é claro, conquistar nossos objetivos.
Jéssica Geyse Dias Damasceno, 1C

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Reportagem - Uma inesquecível excursão para BH!

Reportagem - Uma inesquecível excursão para BH!
http://www.tribunaestudantil.110mb.com/Report/C400.html

Essa reportagem foi escrita por Tamires dos Santos de Assis, do 3A. Nela, ela conta um pouco sobre a viagem para BH.

Clique no link acima, leia a reportagem e deixe aqui seu comentário!


domingo, 10 de maio de 2009

Desculpem, lerdamos... Comentários postados

Só hoje eu e a Paula descobrimos que os comentários precisavam ser aprovados para serem publicados no blog. É que a moderação estava ligada para todos que não são colaboradores do blog. Bem, problema resolvido: todos os comentários foram aprovados. Lembrando só que quem passar da medida no linguajar terá seu comentário deletado, ok?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Um novo nome para as oficinas de estudos das profissões.

De 2009 - Oficinas

Caros alunos, assim como foi combinado, continuaremos firmes com as oficinas sobre as carreiras profissionais. No entanto, com a desvinculação do PEAS teremos que criar um novo nome e uma nova sigla para nossas atividades.
Postem aqui sugestões de nomes para o grupo, assim poderemos nos identificar para que futuramente sejam criados logotipos, camisas, etc. Participem!

Professores unidos por uma biblioteca aberta!

No Conselho de Classe do dia 07/05/09, alguns professores se uniram para cobrar uma posição da bibliotecária e da direção da escola com relação à constante reclamação dos alunos sobre o fato de não conseguirem ser atendidos satisfatoriamente no que diz respeito ao uso da biblioteca. Alunos reclamavam de nunca encontrarem a biblioteca aberta, sendo assim impossibilitados de pegarem e devolverem livros. Depois de muita discussão entre as partes interessadas, ficou decidido que, obviamente, a biblioteca deve ficar aberta de 7h às 11h30min (1º turno) e que o horário do recreio (9h30min às 9h50min) fica destinado a empréstimo e devolução de livros.
E você? O que pensa sobre isso?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Uma inesquecível excursão para BH!

Por Tamires dos Santos de Assis – 3A

No dia 30 de abril de 2009, foi realizada a terceira excursão dos alunos da Escola Estadual Henrique Diniz com a intenção de mostrar todas as profissões que são apresentadas na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e também mostrar o valor que esta universidade tem.

Essa excursão foi realizada de 7h às 21h, pois não conhecemos só a universidade, conhecemos também o Mineirão e a Pampulha. Quem foi não irá se arrepender nunca, pois esses pontos que conhecemos serão um marco para nossas vidas.

As pessoas que foram na excursão têm muitas novidades para contar, pois viram que na universidade os alunos são independentes, não tem ninguém para cobrar deles, eles mesmos que têm que correr atrás, pois os professores não vão ficar "pegando no pé", falando o que é para fazer. Os estudantes mesmos terão de fazer sozinhos, sem nenhuma ajuda.

Os professores souberam organizar a excursão direitinho, colocando regras na hora certa e dando as melhores informações de como é uma cidade grande e quais prevenções devem-se fazer para depois não se arrepender.

As minhas colegas Joseane, Kátia, Edilaine e Marcele adoraram a excursão. Elas disseram que, se tiverem outra oportunidade, irão de novo porque é uma viagem construtiva, só mostra as coisas boas, coisas que vão fazer falta um dia em nossas vidas. 

Na Mostra de Profissões são expostos vários cursos aos alunos, mostrando que há várias formas de estudar e, depois, de trabalhar. Nessa universidade, você passa no vestibular, estuda na área  que quer e não paga nada por isso, pois a União paga para você, que sai formado e com um currículo exemplar por ter estudado em uma universidade federal, o que quer dizer que já batalhou muito para estar onde quer. Lá não é fácil, tem que ter uma grande responsabilidade e uma cabeça bem formada.

O Mineirão é um lugar que também chamou muita atenção, pois está construído próximo ao campus da universidade e, assim, as pessoas o visitam e depois visitam a universidade. É muito engraçado e interessante ter um lugar de esporte junto com um lugar de estudo.

A Pampulha também é um lugar muito atrativo, pois há uma lagoa enorme, bem cuidada e uma igreja também e conservada. Toda a área ao redor da lagoa da Pampulha é bem conservada, com a grama bem limpinha, sem nenhum papel no chão e sem nenhum ato de vandalismo porque sempre nas ruas existem várias  pessoas trabalhando para ajudar, como guardas municipais e instrutores para não deixar ninguém perdido e ninguém acabar com essa preciosa fama da Pampulha.

Muitos alunos já estão sabendo o que vão fazer depois de se formarem, mas ainda existem alguns que estão meio confusos, pois não sabem o que vão querer fazer e nem como exercer. É por isso que os professores arrumaram esta excursão para a Mostra de Profissões, pois quem sabe alguma profissão mostrada pode fazer a cabeça desses alunos e eles se interessarem pela profissão?

A nossa escola está mudando cada vez mais porque antes não existiam essas excursões, mas agora estão acontecendo várias porque os alunos estão estudando mais e os professores estão vendo o esforço deles para conseguirem uma boa carreira depois de se formarem, pois o mundo está pegando os melhores e quem ficar para trás irá perder.

Não desista de seu sonho, pois você é uma pessoa batalhadora e deve tentar até o fim porque tudo na vida tem o começo e o fim e pode ter certeza que tudo o que fizer de bom vai trazer coisas boas. Por isso, corra atrás hoje, não deixe para amanhã o que pode fazer agora. O meu conselho é estudar muito hoje para amanhã não chorar. Siga esse conselho e acorde para a vida, pois talvez só com a sua força de vontade o mundo possa mudar e você também!

Problemas para postar seus comentários? Crie uma conta no Google

Para postar comentários no Blog do Tribuna Estudantil é necessário ter uma conta no Google. Se você já acessa o Orkut, provavelmente poderá usar o mesmo e-mail de login e a mesma senha para postar seu comentário no blog. Basta escrever seu comentário, selecionar o perfil "Conta do Google" e confirmar seu login e senha do Google/Orkut.

Para aqueles que não têm uma conta no Google ou no Orkut, é só acessar https://www.google.com/accounts/NewAccount?continue=http://www.google.com.br/&hl=pt-BR e preencher os dados gratuitamente.

Tribuna Estudantil estuda a diminuição do tempo mínimo para publicação de textos livres

Tem sido estudada pela comissão do Tribuna Estudantil a viabilidade para a diminuição do tempo mínimo de publicação de textos livres de 15 dias para uma semana. Essa mudança possibilitaria que um maior número de textos fossem publicados ao longo do ano, além de abrir mais espaço para a participação de alunos nessa categoria. No entanto, um texto livre poderia ficar apenas uma semana afixado no mural da escola.
O motivo para a provável alteração no regulamento do jornal é o crescente acúmulo de textos livres na fila de espera para publicação, consequência decorrente da maior participação das turmas no jornal neste ano de 2009. A comissão avalia com cautela essa decisão, pois a redução do tempo de publicação pela metade representará trabalho dobrado de revisão, aprovação e digitação dos textos.
Alunos, manifestem suas opiniões sobre a mudança para que possamos tomar uma decisão que melhor atenda aos interesses de todos. Participem, pois o Tribuna é de vocês!

Comunicado


COMUNICADO

À SEE e à SRE
À Direção da E. E. Henrique Diniz
Aos corpos docente e discente da escola

É com muito pesar que comunicamos nossa oficial renúncia ao Projeto de Educação Afetivo-Sexual – Juventude (PEAS – Juventude) iniciado neste ano de 2009.

Informamos que perseveraremos em nosso ideal de formar alunos conscientes com relação à formação profissional e de suporte fraterno aos mesmos, pois entendemos que, além de recursos materiais diversos, é prioritário mantermos nosso foco nos alunos.

Nossa decisão, refletidamente tomada em reunião com a aquiescência de todos os participantes do GDPEAS, está baseada na incompatibilidade de se conciliar a Formação Continuada proposta com as atividades pedagógicas ordinárias do corpo docente, situação que reflete uma falta de apoio crônica e insuportável a projetos com grande potencial, como é o caso do PEAS. Aliadas a esta problemática, ressaltamos as pressões externas ao grupo, que dificultavam ou mesmo impossibilitavam a execução de um trabalho feito com interesse, abnegação e, sobretudo, união sincera.

Cordialmente,
    Professores GDPEAS: Adairde, Felipe, Lúcia, Maicon, Maria Lúcia, Maryella, Patrícia, Paula e Sandra

GDPEAS/2009