Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: As coisas materiais

quinta-feira, 28 de maio de 2009

As coisas materiais

Certa vez o discípulo perguntou ao seu mestre: "Quem é mais apegado às coisas materiais, o rico ou o pobre?" É um questionamento de difícil explicação, não posso lhe dar uma resposta pronta, no entanto posso lhe contar uma história e você tira suas próprias conclusões sobre o assunto:

Havia certo homem que buscava a verdade sobre todas as coisas, ele morava numa gruta e não tinha nenhum bem material, apenas duas tangas, uma que ele vestia e outra que ele mantinha para quando fosse obrigado a lavar a que usava, muitas pessoas admiravam essa pureza do "homem da gruta" e lhe oferecia muitos presentes, no entanto ele recusava todos. Certa vez esse homem ouviu dizer que havia um filósofo no extremo norte que sabia a verdade de todas as coisas e ficou curioso, pois afinal ele estava buscando a verdade a muito tempo  e até agora não a havia encontrado.

Certo dia o Homem da Gruta partiu para encontrar o grande filósofo e quando chegou em sua morada ficou impressionado ao ver que o filosofo era um grande rei que morava num luxuoso palácio e era muito rico, o filosofo logo lhe perguntou o que ele queria ali e este o respondeu:"Vim aqui porque busco a verdade a muito tempo e até agora não a encontrei e ouvi dizer que o senhor a possuía, mas estou sem jeito, pois todos aqui estão bem vestidos e eu não possuo nada além dessa tanga que uso e dessa outra que trago em minha mão".

O filosofo respondeu: "As coisas materiais nada significam, se você quiser ficar aqui eu o ensinarei". O homem então ficou e o filósofo falou sobre diversos assuntos com ele. Certo dia os dois estavam passeando pela floresta quando várias pessoas passaram apavoradas por eles, eles ficaram preocupados e logo perceberam que o motivo daquele desespero era que o palácio do filósofo estava em chamas, o Homem da Gruta ao ver isso atirou-se ao chão e começou a gritar desesperado: "Não! Está tudo perdido, ah..." O filósofo disse: "Por que você se desespera? As coisas materiais não significam nada, eu que sou o dono delas não me importo com isso". O Homem da gruta disse: "Eu estou pouco me importando com as suas coisas". "Então qual é o problema meu filho" - perguntou o filosofo. "É que a minha tanga estava lá".


Diego Teruo Mendes de Souza, 3B/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário