Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: A falsa idealização das favelas e a influência da mídia

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A falsa idealização das favelas e a influência da mídia

 Por Mateus Rodrigues, 3 REG3

A falsa idealização das favelas e a influência da mídia

A cultura da apologia às drogas é uma triste realidade que assola muitos jovens brasileiros. A música, a arte e a mídia em geral, frequentemente, romantizam o uso de substâncias psicoativas, retratando-as como uma forma de escapismo ou de rebelião contra a sociedade.


Mas o que poucos falam é sobre a idealização da vida em favelas que muitos desses jovens nutrem. Eles veem nas favelas um estilo de vida "descolado" e "autêntico", sem se atentarem para os problemas de violência, pobreza e falta de oportunidades, que muitas vezes acompanham essa realidade.


A influência da internet e das redes sociais nessa idealização é grande. Muitos jovens são expostos a conteúdos que romantizam a vida em comunidades carentes, sem se dar conta das dificuldades enfrentadas pelos moradores desses locais.


Além disso, a apologia às drogas nesse contexto é ainda mais perigosa, já que muitos jovens são levados a acreditar que o uso de substâncias psicoativas é uma forma de se integrar a essa cultura e de se aproximar de uma vida que consideram "real" ou "verdadeira".


É importante destacar que a realidade das favelas e a questão das drogas são assuntos muito complexos e que não podem ser reduzidos a estereótipos ou generalizações. É fundamental que as autoridades e a sociedade como um todo se empenhem em combater a violência, a pobreza e a desigualdade que permeiam essas comunidades, bem como em oferecer alternativas positivas para os jovens que nelas habitam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário