Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 02/15/23

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Coluna Política - Semana de 05 a 11 de fevereiro

 Coluna


Coluna Política

Mateus Rodrigues, aluno do 3º do E.M., natural de Barbacena-MG,  foi matriculado no Henrique Diniz no ano de 2017, cursando o 6º ano do E.F. II. Sempre morou  em Barbacena e, por conta disso, conhece, de forma moderada, a cidade.

Começou a escrever para o Tribuna Estudantil durante o 1º ano do E.M., em 2021, e, aos poucos, foi desenvolvendo sua habilidade na escrita. Com isso, começou a explorar novos caminhos, criando narrativas.

Semana de 05 a 11 de fevereiro


DOMINGO - 05/02

Caso Yanomami: bebê morre em decorrência de desnutrição e desidratação

Fonte: O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/morre-bebe-yanomami-com-quadro-grave-de-desnutricao-e-desidratacao.ghtml

Uma criança Yanomami de 1 ano e 5 meses, com desnutrição grave, desidratação e dificuldades respiratórias, morreu neste domingo (05) em Surucucu, área controlada para recolhimento de indígenas doentes em meio a crises humanitárias.

Ele é da Comunidade Pahayd, no distrito de Haxiu, e foi resgatado na tarde deste sábado (04). O menino foi levado para o Posto Surucucu e colocado para descansar durante a noite. Devido ao mau tempo na área, a transferência da criança para Boa Vista era irrealizável. O menino morreu por volta das 12h30min.

Leia, na íntegra, o relato de uma testemunha que acompanhou a situação supracitada.

Júnior Hekurari Yanomami - líder indígena:

  • “A equipe fez de tudo. Tudo, tudo, tudo, mas, infelizmente, a chuva e o tempo não permitiram que o helicóptero chegasse a tempo para levá-lo a Boa Vista.”

O líder indígena, ainda, completou emocionado:

  • “Não consigo parar de me perguntar o porquê de tantas crianças morrerem”

Entenda

O Ministério da Saúde informou estado de calamidade sanitária no território Yanomami do Brasil. A área tem lidado com o descaso sanitário público e conta, até mesmo, com casos de desnutrição avançada e casos de malária. 

Em uma edição do Diário Oficial da União, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou medidas para resolver a situação crítica do povo Yanomami – dentre elas está a criação de um comitê. Lula visitou o povo Yanomami no dia 21 de janeiro. 

Lula anunciou as medidas para a resolução dos problemas em uma visita à Boa Vista, no estado de Roraima. Diversos médicos e enfermeiros da força nacional do SUS foram ‘reforçados’ a fim de ajudar o povo Yanomami a partir de 23 de janeiro.

Lula diz que ficou, efetivamente, abalado com as fotos a que teve acesso sobre as condições do povo Yanomami.

  • “a gente não pode entender como o país que tem as condições do Brasil deixa indígenas abandonados como estão aqui”, disparou.

Além de visitar e ajudar, de modo primário, o povo Yanomami, Lula também criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL) e criticou, até mesmo, as ‘motociatas’ realizadas pelo ex-presidente durante seu mandato.

No último domingo, deputados do PT acionaram o MPF (Ministério Público Federal) e solicitaram a instauração de uma investigação criminal para que, assim, seja apurada a atuação das autoridades do governo Bolsonaro no território Yanomami.


SEGUNDA-FEIRA - 06/02

Lula diz que BNDES foi difamado por Bolsonaro e que Venezuela e Cuba pagarão dívidas com banco

Fonte: Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/01/5068236-na-argentina-lula-diz-que-bndes-voltara-a-financiar-comercio-exterior.html

Nesta segunda-feira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da posse de Aloizio Mercadante como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na posse, Lula citou problemas passados que envolveram o BNDES. Para Lula, o Banco foi “vítima de um processo de difamação muito grave” e que “As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que as verdades ditas várias vezes”.

Lula afirmou, ainda, que os empréstimos que foram realizados em seus governos a outros países serão quitados pelos países recebedores. Lula diz:

  • “Nunca deu dinheiro para países amigos do governo”, diz Lula sobre postura de BNDES em emprestar recursos a outros países vizinhos.

Lula completa dizendo que a dívida de Cuba e Venezuela com o Brasil é de responsabilidade de Jair Bolsonaro (PL) e que ele deixou de cobrá-los.

Em relação ao motivo da cedência de recursos do BNDES a países próximos, Lula disse que o Banco custou trabalhos de engenharia de 15 empresas nacionais instaladas em outros países. O presidente afirmou que esse empréstimo foi “rentável”.


TERCA-FEIRA - 07/02

Lula anuncia programa de financiamento para microempreendedores

Fonte: Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-02/lula-embarca-para-estados-unidos-nesta-quinta-feira

O governo Lula se prepara para entrar na Justiça para invalidar dois regulamentos de vendas da Eletrobrás elaborados pelo governo Bolsonaro e aprovados na última legislatura. Uma regra proíbe a detenção de mais de 10% do poder de voto em uma empresa, mesmo que o governo possua cerca de 40% das ações da empresa. A outra triplica o valor das ações  de uma empresa se o governo quiser comprá-las.  As informações sobre a próxima ofensiva judicial vieram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um café da manhã  com repórteres da mídia alternativa nesta terça-feira. 

O chamado dispositivo "leonino" removeu a influência do governo sobre a Eletrobrás e tornou essa perda de influência difícil de reverter. Aliás, esse era o objetivo da Lei das Privatizações, 14.182, de julho de 2021.






QUARTA-FEIRA - 08/02

Flávio Dino diz que 08 de janeiro foi financiado com recursos públicos

Fonte: Exame. Disponível em: https://exame.com/brasil/do-val-fortalece-ideia-de-responsabilidade-politica-de-bolsonaro-em-8-1-diz-flavio-dino/

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou em entrevistas nesta quarta-feira (08/02) que a invasão ao Planalto, em 08 de janeiro, foi financiada por recursos públicos.

O ministro explica que o financiamento foi feito de modo indireto e funcionou de duas maneiras. A primeira maneira é midiática. Para ele, existiu, na época da invasão, uma indústria da mentira que atua “de modo empresarial”. 

  • Inclusive, há sim indícios já apurados em outros momentos, que, infelizmente, recursos públicos foram destinados para essa finalidade [de bancar a indústria da Fake News]”, disse o Ministro a jornalistas. 

A outra maneira é referente ao transporte. Muitos veículos que transportavam pessoas chegaram à capital brasileira tempos antes do acontecimento. Dino explicou que o transporte foi feito de modo descentralizado e tiveram suas origens em várias regiões do país. Dino complementou dizendo que, esse transporte foi planejado e financiado por protagonistas locais como, por exemplo, fazendeiros e empresários.

Indagado sobre abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o Ministro afirmou que não é necessário, pois o caso já está sendo investigado.

  • “Por que gastar tamanha energia cívica, tempo e dinheiro em uma investigação que já está acontecendo?”, questionou Flávio Dino.


QUINTA-FEIRA - 09/02

Lula vai aos EUA e terá reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden

Fonte: Poder 360. Disponível em: https://www.poder360.com.br/internacional/eua-nao-devem-debater-clube-da-paz-com-lula-diz-ex-embaixador/

Na primeira visita aos EUA como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é acompanhado por quatro ministros. A viagem de Lula aos EUA tem o seguinte propósito: reunir-se com o presidente e parlamentares norte-americanos na sexta-feira (10).

Os quatro ministros que o acompanharam, são: Marina Silva (Meio Ambiente), Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Anielle Franco (Igualdade Racial).

Marina tem reunião com autoridades nos EUA para discutir o sustentamento do “Fundo Amazônia” e encontrar custeio para o Ministério dos Povos Originários. 

Anielle Franco visitará um museu e, posteriormente, terá uma reunião com Desirée Cormier Smith, Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado dos EUA.

A agenda de Mauro Vieira não foi encontrada e Fernando Haddad acompanhará apenas o presidente da República em suas reuniões.


SEXTA-FEIRA - 10/02

Dilma Rousseff será a nova comandante de banco do BRICS

Fonte: Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/juiz-critico-do-impeachment-e-cotado-a-ser-indicado-por-lula-ao-stf

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, foi indicada pelo governo Lula e será a nova comandante do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do BRICS. O governo Lula tinha em mente um cargo para a ex-comandante do Executivo na embaixada de Portugal. O governo, porém, mudou de ideia posteriormente.

Marcos Troyjo, atual condutor do NBD, foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) no governo passado. Agora, após deixar seu cargo como desenvolvedor do NBD, seguirá no governo de São Paulo com Tarcísio de Freitas (Republicanos).


SÁBADO - 11/02

Autoridades norte-americanas têm dificuldades em encontrar destroços de OVNI

Fonte: Sputnik Brasil. Disponível: https://sputniknewsbrasil.com.br/20220120/biden-eua-nao-ditam-o-que-acontece-na-america-do-sul-e-regiao-nao-e-quintal-norte-americano-21100808.html

Neste sábado (11), uma busca pelos destroços de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) foi realizada. Por conta do mau tempo, as forças de segurança norte-americanas tiveram dificuldades em encontrar os escombros do objeto voador. As forças canadenses irão participar, também, da busca pelo objeto.

Entenda

Um OVNI foi localizado na última sexta-feira (10) em territórios norte-americanos. Sabe-se que o objeto adentrou áreas canadenses e estadunidenses. O OVNI foi derrubado no território do Alasca e, até então, não há informações sobre o que exatamente ele é ou de onde partiu. 

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse:

  • “Estamos chamando isso de objeto porque essa é a melhor descrição que temos agora.”

Autoridades norte-americanas especulam que o seu tamanho era de um “carro pequeno”, aproximadamente. Ele foi visto, também, na quinta-feira (09).

Com o aval de Joe Biden, o objeto foi derrubado. Indagado sobre o caso, ele disse, apenas, que a operação foi um “sucesso”.