Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 11/17/22

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Eleições Lula, em seus mandatos passados, ajudou as minorias com suas políticas públicas?

 Eleições

Lula, em seus mandatos passados, ajudou as minorias com suas políticas públicas?


Mateus Rodrigues


Na noite do domingo (30/10), brasileiros receberam a notícia de que o ex- presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito com 50,9% dos votos no segundo turno. Mas a ascensão de Lula ao poder trará mudanças para o Brasil e, com isso, há a necessidade de explicar aos seus eleitores e, também, aos opositores sobre a gestão de Lula em governos passados.

Lula foi presidente por dois mandatos: o primeiro de 2003 a 2006 e o segundo de 2007 a 2010. Nesse período, foram desenvolvidas promessas de políticas públicas que visavam à minoria. Contudo, isso realmente aconteceu na prática?

"Manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social", lista, de forma explicativa, a enciclopédia livre (Wikipédia). De fato, tudo isso ocorreu. Entretanto, o "X" da questão é: como Lula executou isso?

Vale ressaltar que o governo Lula coincidiu com as "commodities" na América do Sul - que foram a ascensão da exportação do minério de ferro e demais materiais que também podem ser exportados e gerar grande lucro. E, por isso, o Brasil registrou grandes recordes como o alto crescimento do PIB e a redução da pobreza.

Mas, já que isso ocorreu na América do Sul, outros países cresceram, então, da mesma forma? Não. Os países, de fato, cresceram. Contudo, de uma forma mais expressiva e deixando o Brasil para trás em comparação com suas médias de crescimento. Ou seja, o crescimento que aconteceu no Brasil também aconteceu em outros países e, pontuando, em uma melhor performance.

Conclui-se que Lula obteve sorte em seu governo e que não foram as suas políticas públicas que fizeram o país crescer, mas sim o intenso comércio na América do Sul ocorrido em seus mandatos. Portanto, é FAKE dizer que foi Lula quem fez o Brasil crescer durante esse período.

Mateus Rodrigues - 2.11

31/10/22 - (00:30)