Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 11/10/22

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Coluna Suplantação - Capítulos de 17 a 20

 Coluna

Suplantação

Mateus Rodrigues, aluno do 2º do E.M., natural de Barbacena-MG,  foi matriculado no Henrique Diniz no ano de 2017, cursando o 6º ano do E.F. II. Sempre morou  em Barbacena e, por conta disso, conhece, de forma moderada, a cidade.

Começou a escrever para o Tribuna Estudantil durante o 1º ano do E.M., em 2021, e, aos poucos, foi desenvolvendo sua habilidade na escrita. Com isso, começou a explorar novos caminhos, criando narrativas.


Capítulo XVII - À noite

Vovó iria dormir, inicialmente, na sala de estar em um colchão reserva que tínhamos em nossa casa. Mas, depois de muita insistência, consegui convencer mamãe e papai de deixá-la dormir em meu quarto comigo.

Pegamos o colchão e o levamos, ansiosamente, para o meu quarto. Chegando lá, estava feliz por alguém conseguir dormir em nossa casa.

Vovó organizou o lugar onde iria dormir e, aos poucos, íamos conversando sobre mais assuntos. Até que, em certo momento, deparei-me falando sobre o ocorrido no dia anterior.

- Maria fez isso com você, Miguel? - vovó questionou.

- Sim, vovó - eu respondi abatido.

Nesse momento, vovó permaneceu pensativa por um instante e, rapidamente, prosseguiu.

- E você, Miguel, o que fez? - vovó questionou, um tanto, indignada.

- Eu, nada, vovó. Apenas concordei com as ideias de mamãe - eu respondi.

Vovó permaneceu em silêncio por um instante e, após pensar um pouco, deu-me boa-noite e foi dormir. Retribui e, também, fui dormir.


Capítulo XVIII - Sem despedida

Quando acordei, vovó já havia ido embora, era um pouco mais de 08h da manhã, e eu pensava sobre o possível motivo de vovó ter ido embora sem uma despedida. Afinal, ela nunca havia feito algo parecido. Não cheguei a nenhuma conclusão.

Após o café da manhã, fui para as minhas obrigações de costume e, após realizá-las, fui descansar um pouco em meus aparelhos eletrônicos.



Capítulo XIX - Férias

Para não me estender muito, as férias escolares foram, basicamente, várias repetições de dias livres e desocupados. Sempre procurava fazer algo para distrair-me, mas, no final das contas, ficava sempre assistindo a um programa de televisão de que eu tanto gostava. Afinal, era a única coisa que eu poderia fazer para relaxar antes dos três dias em que eu poderia usar os eletrônicos. Ah, antes que eu me esqueça, os dias permitidos, dentro de minha casa, para o uso de eletrônicos eram sexta-feira, sábado e domingo.

Para resumir, as férias foram tediosas. Nunca tinha algo para fazer e eu, ansioso, aguardava o meu último ano letivo, pois estaria indo para o 3º ano do Ensino Médio.




Capítulo XX - Volta às aulas

Após alguns meses, retornei à escola no fim das férias. Era 12 de fevereiro de 2018 e eu estava indo à escola com papai, como sempre. Ele fazia questão de me levar de carro antes de ir ao trabalho. Quando eu descia do carro e me despedia, papai me olhava entrar para escola. Júlia Kubitschek possuía - hoje não sei, há vários anos que não vou a Diamantina - um morro para irmos até as salas de aula. Papai, vigilante como era, olhava-me subir o morro até perder-me de vista e, convencido, ir ao trabalho. Quando entrei em minha sala - que ainda estava vazia, pois eu era o primeiro a chegar - senti um ar de liberdade. Não estava sob proteção de meus pais e, muito menos, deveria cumprir regras absurdas dentro daquele ambiente - claro, como em qualquer escola, Júlia Kubitschek possuía regras, mas não eram tão rigorosas como as de minha casa.

Quando fui ao bebedouro encher minha garrafinha de água, encontrei André e o cumprimentei.

- Oi, André! Como está? - eu cumprimentei.

- Oi, Miguel! - André retribuiu - Estou ansioso para a volta às aulas e, também, a volta dos treinos e campeonatos do time de futebol ao qual pertenço - acrescentou.

- Como estão indo os treinos? - eu perguntei.

- Estão indo de forma evolutiva - me respondeu - Mas, isso não é importante agora. O que é importante é saber como estão indo as conversas com Alícia - disse ele curioso.

- Como você sabe que eu converso com Alícia? - perguntei surpreendido.

- Ah, você sabe, meninas não aguentam esconder uma novidade - me respondeu risonho.

- Bom, está indo muito bem, já que deseja saber - respondi - Alícia e eu temos o costume de conversar, sempre que podemos, assuntos que envolvem a biologia - acrescentei.

- Interessante, Miguel! - exclamou André - Mas você gosta muito das ciências da natureza? - André perguntou.

Antes de respondê-lo, senti a presença de alguém atrás de mim que, rapidamente, teve falas em nossa conversa.

- D. Maria Isabel! - André cumprimentou.

Mamãe? O que ela fazia na escola? Fiquei preocupado ao saber da presença da mamãe, já que ela poderia ter escutado toda a nossa conversa.

- Oi, André! - mamãe retribuiu de forma cínica - Posso conversar, um minutinho, com Miguel? – disse mamãe querendo encerrar, logo, o diálogo com André.

Obviamente, André aceitou e retirou-se do lugar onde estávamos. Estava com medo de virar-me e olhar para o rosto da mamãe. Não sabia qual seria a reação dela ao me ver e, muito menos, sabia o motivo de ela estar na escola onde eu estudava.

Ao virar, perguntei a ela o motivo de sua presença na escola.

- Minha presença aqui não importa - ela respondeu.

Ela segurava, em uma de suas mãos, minha lancheira que havia esquecido antes de sair de casa. Era comum que ela fosse até à escola levar possíveis coisas que eu esquecia.

- O que, então, importa? - perguntei de forma fingida já que sabia o motivo de ela estar ali.

- Sua conversa com André - mamãe respondeu - O que você pensa nessa sua cabeça? - perguntou com um tom de voz mais elevado.

- Como assim “converso com Alícia sobre assuntos que envolvem a biologia”? - Continuou citando um pedaço da minha conversa com André.

- Mamãe, o que há de demais nisso? - perguntei, de modo educado, mas que afrontava, de certa maneira, mamãe.

- Venha, você não vai assistir à aula hoje - disse mamãe sem responder minha pergunta.

Quando disse isso, pegou-me pelo braço e fui levado embora para casa.