Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: O universo e as curiosidades que o cercam

quarta-feira, 8 de março de 2023

O universo e as curiosidades que o cercam


        Quarta-feira                                    

      REPORTAGEM

      08/03/2023





O UNIVERSO E AS CURIOSIDADES QUE O CERCAM: 


Fonte: Plataforma ENEM. Disponível em: https://blog.enem.com.br/por-que-nao-sobreviveriamos-no-espaco/


















Mateus Rodrigues

A inexistência de som no espaço é um fato científico bem conhecido. Isso ocorre porque o som é uma onda mecânica que requer um meio para se propagar, como o ar ou a água. No vácuo do espaço, não há meio para que essas ondas se propaguem, portanto, não há som.

Curiosidades do espaço são muitas e fascinantes. Por exemplo, o espaço é tão grande que se estima que existam mais estrelas no universo observável do que grãos de areia em todas as praias da Terra. Além disso, o Sol é uma das cerca de 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, e a Via Láctea é apenas uma das cerca de Hawking, que fez importantes contribuições à física teórica moderna, incluindo a teoria dos buracos negros.

A vida no espaço é um tema fascinante e em aberto para a pesquisa. Até agora, a vida só foi encontrada na Terra, mas os cientistas estão procurando por sinais de vida em outros lugares do universo, como em exoplanetas que possam ter as condições necessárias para a vida, como água líquida e uma atmosfera protetora. Alguns cientistas também estão explorando a possibilidade de colonizar outros planetas ou luas no nosso sistema solar ou além, o que pode eventualmente levar à criação de comunidades auto-suficientes no espaço.


PLANETA DE DIAMANTES

Fonte: Discogs. Disponível em: https://www.discogs.com/pt_BR/release/11660467-Lonely-Spacecraft-Psr-J1719-1438-B

Na busca por planetas exóticos e incomuns, um dos mais interessantes é o planeta que se acredita ser composto principalmente de diamantes. Este planeta, chamado de "PSR J1719-1438 b", orbita uma estrela de nêutrons a cerca de 4.000 anos-luz da Terra na constelação de Serpens.


100 bilhões de galáxias no universo observável.

Algumas das maiores descobertas no espaço incluem a teoria do Big Bang, que sugere que o universo começou como uma única explosão gigante há cerca de 13,8 bilhões de anos, e a descoberta de planetas fora do nosso sistema solar, conhecidos como exoplanetas. Também descobrimos buracos negros, estrelas de nêutrons e ondas gravitacionais, entre outras coisas.

Entre os maiores cientistas que estudaram o espaço, incluem nomes como Galileu Galilei, que fez importantes descobertas em astronomia no século XVII; Isaac Newton, que desenvolveu a teoria da gravidade no século XVIII; e Stephen 

De acordo com as estimativas dos astrônomos, o PSR J1719-1438 b tem uma massa ligeiramente maior do que a de Júpiter, mas é apenas cerca de 20 quilômetros de diâmetro. Isso sugere que ele é extremamente denso e que sua composição é muito diferente da maioria dos planetas conhecidos.

Acredita-se que a composição do PSR J1719-1438 b seja principalmente de carbono, o que significa que é provavelmente composto de diamantes e outros minerais de carbono. De fato, alguns cientistas estimam que este planeta pode conter tanto carbono que, em termos de valor de mercado, seria cerca de 26 vezes a economia global anual da Terra.

Acredita-se que o PSR J1719-1438 b seja um dos restos de uma estrela que explodiu como uma supernova, deixando para trás uma estrela de nêutrons altamente compacta. Quando a estrela original explodiu, ela provavelmente expulsou uma grande quantidade de material rico em carbono que acabou se aglomerando para formar o planeta.

Este planeta é um exemplo intrigante de como a natureza pode ser criativa e produzir objetos verdadeiramente surpreendentes e exóticos. Embora o PSR J1719-1438 b seja um planeta extremamente incomum e improvável, ele nos lembra que o universo está cheio de mistérios e maravilhas ainda por serem descobertos.

OS MISTÉRIOS QUE CERCAM O UNIVERSO

Fonte: guia do Estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/quatro-incriveis-misterios-do-universo-e-como-saber-mais



O universo é vasto e complexo, e há muitos mistérios que ainda cercam o nosso conhecimento sobre ele. Alguns dos maiores mistérios incluem:

- A natureza da matéria escura: A matéria escura é uma forma de matéria que não emite, absorve ou reflete luz e, portanto, não pode ser observada diretamente. No entanto, sabemos que ela existe porque sua influência gravitacional é observada em galáxias e aglomerados de galáxias. Ainda não sabemos o que é a matéria escura ou como ela interage com a matéria normal.


- A energia escura: A energia escura é uma força misteriosa que parece estar acelerando a expansão do universo. Sabemos muito pouco sobre a energia escura, exceto que ela parece compor cerca de 68% do universo.


- O destino final do universo: Ainda não sabemos se o universo continuará a se expandir indefinidamente, se eventualmente irá se contrair novamente ou se haverá um fim dramático em algum momento no futuro distante.


- A existência de vida extraterrestre: Até agora, a Terra é o único lugar no universo onde sabemos que há vida. No entanto, é possível que haja vida em outros planetas e luas do nosso sistema solar e além. Ainda não sabemos se a vida extraterrestre existe ou não.


O investimento na área de descobertas no universo é significativo e envolve tanto fundos públicos quanto privados. Agências governamentais, como a NASA nos Estados Unidos e a ESA na Europa, recebem grandes orçamentos para financiar projetos de pesquisa e exploração espacial. Além disso, há muitas empresas privadas que estão investindo na exploração espacial, incluindo a SpaceX e a Blue Origin. 


Esses investimentos financiam projetos como a busca por vida extraterrestre, a exploração de planetas e luas no nosso sistema solar, o estudo da matéria escura e da energia escura, entre outras coisas. Esses investimentos são importantes para o progresso científico e podem levar a descobertas incríveis e avanços tecnológicos que beneficiam a humanidade.


O DESINTERESSE DAS PESSOAS ACERCA DO UNIVERSO

Apesar de haver muitas pessoas interessadas em astronomia e no universo, é verdade que muitas outras pessoas parecem não ter tanto interesse. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer.


Uma das principais razões é que, para muitas pessoas, o universo pode parecer distante e pouco relevante para suas vidas cotidianas. Elas podem sentir que há problemas mais urgentes e imediatos a serem resolvidos aqui na Terra, como a pobreza, a desigualdade social, a violência e a degradação do meio ambiente. Além disso, muitas pessoas podem achar a astronomia e a física teórica muito complexas e difíceis de entender, o que pode tornar esses tópicos menos atraentes.


Outra razão pela qual muitas pessoas podem não estar tão interessadas no universo é que elas simplesmente não têm acesso a informações ou recursos para aprender mais sobre o assunto. Algumas pessoas podem não ter tido oportunidades educacionais para aprender sobre astronomia e física na escola, ou podem não ter acesso a livros, programas de TV ou outras formas de mídia que abordem esses tópicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário