Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Influências da mídia

terça-feira, 18 de março de 2008

Influências da mídia


No mundo atual, a mídia está presente em todo lugar: nas ruas, nas escolas, na TV, rádio e internet. O alvo principal da mídia hoje em dia é a internet. O que “cai” na internet, não “sai” nunca mais. Sempre quando um site sai do ar, seu conteúdo continua, ou em outros sites ou até mesmo em sites de relacionamento.

A mídia atual vê a mulher magra a mais bela, automaticamente obrigando a todas as mulheres serem magras. A imagem que a televisão passa para os olhos dos telespectadores é diferente da imagem do cotidiano. A mídia de hoje adota até mesmo as músicas. Uma música de grande sucesso favorece a mídia até que o sucesso se distancie.

Um exemplo de influências da mídia são os jogadores de futebol. Um faz algum tipo de corte de cabelo, outro faz igual ou muda algum detalhe e dentro de uma ou duas semanas, diversos tipos de pessoa estão com o mesmo corte.

O outro fato que é possível ocorrer, mas com mais dificuldade, é a mudança na personalidade. Mas isso só ocorre com pessoas “fracas” de espírito, ou seja, pessoas que se levam por qualquer coisa. São aquelas pessoas que seguem o que diz “aquela novela”, “aquele filme” ou “aquela série”. Mas o que mais influencia as vidas pessoais é a questão do modismo. No popular “a modinha”. Nós vemos pessoas falando: “Ah, tem ‘brema’ não, tá na moda” (brema, quer dizer problema). A gíria também se torna grande em relação à mídia. Jovens de todo o mundo se deixam levar pela gíria, porque é menor, porque é mais fácil, porque “tá na moda”. Grande parte mundial dá grande valor à mídia, principalmente quando o assunto é internet. E é assim que eles caminham, sempre em contato com o mundo, a mídia.

Os jovens e a mídia

Jovem, novo, fácil. Os jovens estão em mais contato com a mídia que as pessoas mais velhas. A mídia está em grande parte voltada para o público jovem. Por quê? Por quê? Porque... Porque jovem tem cabeça fraca. Mais fraca do que a cabeça dos adultos, dos idosos, que são sempre mais ajuizados. A mídia é voltada para os jovens porque os jovens são leigos no mundo. A mídia foca mais nos jovens porque ela sabe que eles são influenciados facilmente. Muitos se iludem por: “emagreça 15 Kg em dois dias comendo de tudo”, ou “deixe seus cabelos lisos para sempre com apenas uma aplicação” e, para as pessoas mais velhas, “rejuvenesça dez anos com o creme rejuvenescedor ‘Ruga-Menos’”. O governo já disponibilizou campanhas de propaganda contra esses anúncios, porque os jovens se iludem e esquecem que existem produtos que prejudicam a saúde. Contudo, a ilusão pela mídia atual é constante no mundo e às vezes até perigosa em relação à saúde. Devemos abrir nossos olhos e não nos deixar levar por propagandas enganosas que podem nos prejudicar e até mesmo prejudicar as outras pessoas.

Vinícius José Resende de Souza, 2B

Nenhum comentário:

Postar um comentário