Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: março 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

O país da Copa

O país do futebol finalmente vai ser sede da Copa de 2014. Essa notícia pegou todos de surpresa. Será que o país está mesmo preparado para fazer todos esses investimentos? Fica essa dúvida sobre todas as cabeças dos cidadãos brasileiros. Um país que não consegue estabilizar os grandes problemas que tem na área da saúde e da educação, gastando nosso dinheiro em coisas superficiais.

Esse dinheiro deveria ser investido nas áreas carentes, nas quais não tem hospitais e muito menos escolas. Para essa área, os políticos não se importam.

Estão reformando os estádios para a Copa gastando bilhões de reais. E na área da saúde, para marcar uma consulta, o cidadão brasileiro precisa sair de casa três horas da manhã para ficar na fila, correndo o risco de não ser atendido.

Acho que como o Brasil está hoje com essa corrupção absurda e com todos esses problemas, estão escondendo a sujeira em baixo do tapete e esquecendo das áreas precárias que estão contando com o nosso governo. O governo está fazendo um investimento fútil que não vai trazer nada para a população. Só vai satisfazer a classe alta, esquecendo as classes baixas. Esse é o país da Copa do Mundo de 2014.
 
Robson Haylander Batista Santos, 2.1

O amor não está nas nossas mãos

"O amor é fogo que arde sem se ver".

Ah, hoje eu vou falar do lado negativo do amor. Não é bom amar. A gente fica iludido. Não quer estudar, não quer comer. Esse negócio aí de que amor a gente constrói é besteira, porque na maioria das vezes a gente sofre.

O amor às vezes parece estar na palma da nossa mão, sabe. Como é que a gente pode pensar uma coisa assim, né?

"Lágrimas de sofrimento rolam dentro de mim por alguém que não merece me ver sofrendo assim. Vou mudar minha vida a partir deste momento. Vou ser forte e lutar; dar fim a meu sofrimento". Essa música nos faz pensar que o amor não é lá aquelas coisas, sabe?

Dicas para quem está começando a gostar de alguém: pare. Porque é só sofrimento. Vamos estudar, porque amar está difícil.

Conselheira do amor

Amigos

Gosto de todas as minhas amizades, até porque tenho uma amizade bem diversificada.

Tenho os

meus amigos loucos

meus amigos tímidos

meus amigos que já fazem parte da família

meus amigos que fazem eu me sentir uma criança crescida

meus amigos conselheiros

meus amigos que precisam levar uma bronca

meus amigos confidentes

amigos de diferentes jeitos e maneiras

Mas o que importa se meu amigo é louco ou tímido? Confidente ou não?

O que importa é ter amigos verdadeiros, iguais aos que tenho, que além de amigos formam uma família.

Valorizem seus amigos, sejam eles quais forem.

Maria

As más influências

Muito cuidado com as pessoas que você deixa entrar na sua vida, porque você, querendo ou não, sofre influências nos seu dia a dia.

Algumas vão lhe fazer bem e outras vão querer lhe fazer mal. Aí é que entra o seu caráter, seus princípios. Você deve prestar atenção se a pessoa tem verdade no olhar, porque se ela não tiver, não conte com essa pessoa. Nos momentos em que você mais precisar, ela não vai te ajudar.

"Se liga, porque mesmo no inferno é bom saber com que se anda".

Rafael

Higiene e saúde

A higiene é uma coisa super importante na vida de todo mundo, por isso, cuide de você mesmo, tome banho, escove os dentes, etc. Se você se cuidar, irá se sentir melhor e os outros a sua volta também vão se sentir bem melhor, sem mau cheiro, sem piolhos, com o cabelo bem cheiroso e limpinho.

Às vezes se cuidando melhor você poderá evitar várias doenças e também se sentir bem consigo mesmo. Cuide da sua saúde, do seu bem estar. Cuide da sua higiene.

Emilee

Por que o mundo é criticado?

O mundo de hoje é muito criticado porque antigamente as pessoas tinham respeito para com os outros. Agora, matam como se estivessem matando um animal. Até os animais são mais "humanos" do que essas pessoas dos tempos de hoje. Nem podemos sair à noite, que é perigoso ser morto no seu próprio portão. Que mundo é esse!

Os antigos como nossos avós ou até mesmo nossos pais falam isso para a gente: "Cuidado para não cair nesse mundo sem volta", mas isso é verdade. Temos de ouvir nossos antigos.

Por isso devemos ouvir mais as pessoas que nos rodeiam, porque o mundo de hoje está muito virado. Pense nisso.

Talyson

O terceiro ano

É terceiro ano, último ano no colégio, no qual várias coisas acontecem ao mesmo tempo. Conhecemos pessoas novas às vezes. Sempre somos cobrados, pois nossas vidas começam a partir de agora. Novas oportunidades chegaram, assim como obrigações. Aliás, a vida é feita de sonhos, metas, obrigações e determinação.

Alguns alunos sentirão falta do colégio, mesmo dizendo que não sentirão, porque foi no colégio que fizemos amigos para a vida toda. Lógico que muitas vezes acontecem brigas ou discussões, mas é normal, faz parte, pois não agradamos todos. É no colégio que aprendemos um pouco da sociedade, que nada lá fora é fácil, que se você quiser conquistar algo terá que correr atrás, ou seja, a vida lá fora é como uma escola; de alguma forma é.

No colégio, temos professores de que todos gostam e outros de quem nem todos suportam. Mas do que adianta brigar ou não gostar de uma pessoa que é seu professor e que acima de tudo te ensinou o que você sabe? Muitos alunos esquecem que o professor sempre fala algo para o nosso bem, mesmo que muitos achem que não. Um dia, quem sabe você se lembre daquele professor e pense: "Poxa, hoje eu entendo aquilo que o meu professor disse". Último ano é sempre querer aprender mais, descobrir novas informações e correr atrás do sonho.

Com certeza sentiremos falta dos amigos, dos professores e funcionários, pois foi com eles que passamos um bom tempo. Professores são as pessoas às quais temos que agradecer muito, aliás, mesmo alguns sendo chatos, outros legais, temos que sempre lembrar que foram eles quem nos ensinaram e, de alguma forma, nos deram conselhos. Mesmo saindo do colégio, com certeza tudo o que ouvimos e aprendemos será útil.

Cynthia Maria Aguiar, 3.4

A Copa do Mundo

Com a Copa do Mundo no Brasil, foram reformados e construídos estádios para sediar os jogos do evento. Mas, com a construção e com as reformas dos estádios, o Brasil gastou o dinheiro que poderia ter sido investido na saúde, na educação e na segurança.

A saúde no Brasil está muito ruim. Faltam médicos em determinadas áreas, postos de saúde em determinadas cidades, faltam leitos em certos hospitais, fora a demora que os pacientes têm de enfrentar para serem atendidos.

Na educação, faltam escolas nas regiões mais pobres do Brasil. Falta transporte para levar os estudantes em segurança às escolas e não tem professores em determinadas regiões do país.Na segurança, faltam delegacias em algumas cidades do Brasil, faltam delegados, entre outras coisas.

Se o dinheiro que o Brasil usou para construir e reformar estádios fosse empregado na saúde, na educação e na segurança, o país não estaria do jeito em que está hoje em dia.

Ramon Henrique Mendes de Matos, 3.4

Arte

Bárbara Stefany de Souza Hespanhol, 3.3

Arte

Leandro Máximo de Oliveira Leopoldo, 3.3

Arte

Katryn de Barros Bernini, 3.4

Arte

Lucas José da Silva Paiva, 3.2

Arte

Keyllor Adriel Batista Lemos, 2.1

sexta-feira, 21 de março de 2014

E enfim, a noite chega

Por Alice Regina Silva Assis – 3.2

Essa é verdadeiramente a hora de nós adolescentes colocarmos a cabeça no travesseiro e pensar, chorar, sorrir ou relembrar momentos. É aquela hora em que o silêncio se aproxima e nos sentimos extremamente sozinhos.

Ao fecharmos os nossos olhos, as lembranças vão nos abraçar. A saudade ou o arrependimento irão nos apertar e iremos chorar ou até mesmo sorrir.

Vamos nos arrepender do que deixamos de fazer ou até fizemos, mas de uma maneira errada. Vamos sentir saudade e nos lembrar de momentos que marcaram nossas vidas, mas que, provavelmente, não irão se repetir. Vamos pensar em como será o dia de amanhã, pensar em nosso amor ou até mesmo em pequenos detalhes bobos.

Essa é uma das maiores características dos adolescentes: sentir-se sozinho. Pelo menos, se nossos olhos pudessem transmitir nossos sentimentos ao cair da noite, as pessoas entenderiam o porquê de cada lágrima ou sorriso.

Um olhar extraterrestre sobre esta galáxia

Por Andreza Cristina Siqueira Coelho – 3.2

Às vezes me pego pensando no que um extraterrestre pensaria se ele visse a vida aqui na Terra. Será que ele julgaria as atitudes dos seres humanos como corretas? Nasce daqui uma questão a ser discutida.
Se eu fosse ele, não cobiçaria tanto a vida neste planeta, pois é um lugar onde as pessoas não se importam umas com as outras, onde há violência e desigualdade. Onde o que importa de verdade é o dinheiro no bolso.

Gostaria de ir para o seu planeta, senhor marciano, porque lá sim há esperança de um mundo melhor, de seres melhores.

Hoje, olhando para o céu, posso ver que somos tão pequenos em relação a tudo" Porém, se repensarmos nossas atitudes, nos faremos grandes, grandes seres para amar e serem amados, para sorrir e receber sorriso, para compreender e serem compreendidos. E assim, quem sabe seremos dignos de ter um extraterrestre batendo a nossa porta?

quarta-feira, 19 de março de 2014

Feliz aniversário Tribuna


 Conexão Tribuna

Andreza Siqueira
Jacqueline Silva
Kássia Ingrid
Katryn Bernini
Lucas Paiva

Neste ano de 2014, no dia 18 de março, o Tribuna Estudantil completa seis anos de sua trajetória e para celebrarmos este percurso queremos homenagear não só os alunos que sempre colaboraram, mas também os professores Paula e Felipe pela bela iniciativa de criar este jornal. O Tribuna Estudantil foi criado em 2008 para servir como um veículo de liberdade de expressão para os alunos do Henrique Diniz, tanto em questões relacionadas à escola, quanto em assuntos referentes à sociedade. Hoje em dia, o Tribuna  Estudantil não é somente um jornal escolar e sim um meio de comunicação bem visto na cidade.

“O Tribuna Estudantil constitui uma ferramenta muito importante para inserir o estudante no convívio da sociedade, na vida da comunidade e da escola. Além disso, o jornal possibilita uma melhora na escrita e na leitura dos alunos e consequentemente na formação de indivíduos críticos e participativos na sociedade. E ressaltamos que para os leitores o jornal é mais uma fonte de informação para se manter atualizado.” Relata Bianca Alvin, jornalista do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. 

Os alunos que participam ou que já participaram do Tribuna Estudantil comentaram o benefício que o jornal traz para quem participa:

“O Tribuna Estudantil me deu a oportunidade de expor minhas ideias através de desenhos e textos. Também fez com que eu expusesse trabalhos que outras pessoas pudessem ver e, a partir daí, surge o reconhecimento de todos os trabalhos que são feitos e expostos.” Diz Gabriel Almeida, ex-aluno do Henrique Diniz.

“Com o Tribuna Estudantil, eu consigo entender melhor as matérias, por causa das colunas escritas pelos alunos e até mesmo pelo blog de alguns professores. A coluna de História é minha função e nela eu posso tirar dúvidas de outros alunos. Com o jornal, os alunos podem expressar seus sentimentos através de desenhos e até mesmo por textos.” Fala Ramon Henrique, aluno do 3°3 do HD.

“As maiores conquistas do Tribuna Estudantil, ao longo desses seis anos de trajetória, foi, além do aumento da participação dos alunos, o reconhecimento do jornal na cidade, sendo que o mesmo obteve divulgações externas em jornais de âmbito municipal e jornais virtuais.” Comenta Paula Campos Soares, coordenadora do Tribuna Estudantil.

Então, parabéns ao Tribuna Estudantil e muitos anos de vida a este jornal que só traz melhorias para a escola e para a vida de todos os alunos da mesma. Feliz Aniversário!




O capitalismo monopolista e o imperialismo

Por Ramon Henrique Mendes de Matos – 3.4

O século XVIII começou a transformar a vida das pessoas com o surgimento das máquinas a vapor e do relógio mecânico. Ocorreram várias mudanças na vida das pessoas com o surgimento do motor a combustão, o aproveitamento da energia elétrica, os derivados do petróleo e o surgimento do aço industrial. A cada surgimento as indústrias cresciam mais e mais.

Com a chegada do motor a combustão, as indústrias aumentaram a sua produção e elas não dependiam mais de fenômenos da natureza para produzir. Com o aproveitamento da energia elétrica, as indústrias podiam colocar dois turnos e aumentar ainda mais sua produção. Com a chegada dos derivados do petróleo começa a ter outra fonte de energia, que pode ser aproveitado de diversas formas. Mas o grande surgimento foi o aço industrial que possibilitou ter casas mais altas do que dois andares, máquinas de produção mais resistente, armamentos militares melhores, entre outras coisas.

Acontecendo a alta na produção das grandes indústrias, as pequenas empresas perdem espaço e passam por dificuldade financeira, com isso, começa a surgir o monopólio que é quando uma grande empresa consegue desestruturar as outras pequenas empresas e manda no comércio da cidade sozinha. Isso se dá o início do Capitalismo Monopolista. Surgem também os cartéis, que são acordos feitos pelos donos dos grandes monopólios para controlar o mercado entre si e determinar o preço dos produtos.

Com o crescimento em larga escala das indústrias, não há compradores suficientes para consumir o que era produzido pelas indústrias e, assim,  umas das saídas encontradas foi investir seus lucros em cidades ou lugares menos desenvolvidos. Os países europeus investiram seus lucros e dominaram economicamente o exterior,  surgindo o neocolonialismo.

Como não havia para onde expandir a Europa se expandir para fora e escolhem as regiões mais pobres da África e da Ásia para conseguir vender o que era produzido pelas suas indústrias. A dominação feita pelos europeus preserva muito das religiões e culturas dos nativos, mas mesmo assim causou muitos problemas para as regiões dominadas. Um desses problemas foi à união das diferentes etnias em países dominados pelos europeus e o outro foi o apartheid, que foi a separação das raças

Smell like Nirvana

Por Rodrigo Sávio Modesto da Silva e Vitor de Paiva Vieira

Nirvana é uma banda de grunge metal criada em 1987 por Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, Washington. A música Smell like teen spirit foi a primeira música da banda a se tornar uma das melhores canções de rock de todos os tempos, chegando até o sexto lugar da Billboard.

A banda teve vários bateristas, sendo que o último, Dave Grohl, ficou na banda até seu término. Depois, parou de tocar bateria por uns anos até criar a banda Foo Fighters, na qual assumiu o posto de vocalista e guitarrista, igual a Kurt Cobain.

A música You know you're all right foi a última música da banda a ser gravada antes da morte de Kurt. A banda possui três álbuns de estúdio (Bleach, Nevermind e In Utero) e três álbuns ao vivo (MTV Unplugged in New York, The Muddy Banks of The Wishkah e Live at The Reading) além de 20 singles.

O Nirvana terminou após a morte de Kurt Cobain e, por causa disso, a banda achou melhor encerrar. Dave Grohl e Krist Novoselic seguiram seus rumos.

sexta-feira, 14 de março de 2014

PIBID - UEMG - Ciências Sociais

Atenção alunos!

Nossa escola foi escolhida este ano para receber novamente o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)!

Com este programa, que já foi executado em 2013, teremos a oportunidade de desenvolver diversas oficinas com alunos bolsistas da UEMG. É a chance de fazer cursos gratuitos de alta qualidade em nossa própria escola com certificação de uma universidade pública. As oficinas serão realizadas no período da tarde. É a possibilidade de, ainda no Ensino Médio, entrar em contato com uma instituição de Ensino Superior.

Maiores informações sobre as oficinas e períodos de inscrição em breve!


Professor Felipe

Saúde pública

A saúde pública em nosso país é uma vergonha. Pessoas que saem de suas casas de madrugada vão para filas enormes e esperam por horas passando mal e às vezes nem são atendidas. Hospitais lotados que não têm vagas para os pacientes, que não têm médicos capacitados e materiais necessários.

Passou da hora de começarem a realmente investir na saúde e a se preocupar de verdade com a população. Pessoas precisam de medicamentos e cuidados e os postos de saúde e hospitais não podem oferecer.
Pessoas que morrem esperando, crianças que desmaiam no colo de suas mães, idosos dormindo nas filas. Essa realidade precisa ser mudada. Pessoas nos corredores de hospitais nas macas, com frio, com dor e ninguém faz nada. Poucos médicos para muitos pacientes.

É uma falta de respeito, de amor ao ser humano. Sinceramente espero que em um dia mudem essa vergonha que é a saúde pública em nosso país.

Rafaela Vitória Fernandes Neves, 3.4

Brasil e a Copa do Mundo

Hoje em dia no Brasil estão gastando muito dinheiro por conta da Copa do Mundo e isso está afetando muitas áreas, no caso, escolas e hospitais principalmente. Com isso, depois da Copa, o Brasil irá sofrer bastante por causa das quantias gastas em estádios, aeroportos e hotéis.

A realidade brasileira é que não estão nem aí para escolas e hospitais. Muitas pessoas morrem por falta de hospitais e preocupam-se com estádios de futebol.

Com o acontecimento dessa Copa, o Brasil irá se bagunçar bastante, ainda mais com os acontecimentos de alguns protestos. Acho que o Brasil não deveria ter aceitado sediar essa Copa, pois o país não está pronto para um evento desse nível e não tem verba suficiente para a Copa. Depois que tudo isso acabar, quem vai sofrer mais será o povo.

Hosanan Frederico de Almeida Moreira, 3.4

Lágrimas de um amor perdido

Era uma manhã fria e calma. Da janela do meu quarto, eu observava os pássaros que voavam de galho em galho. Apesar de entoarem uma canção alegre, meu coração carregava uma profunda tristeza, não me permitindo sorrir. Tudo o que eu mais queria era desabar em lágrimas.

O vento gelado invadiu o quarto quando abri a janela e os fracos raios de sol da manhã iluminaram meu rosto. Eu não queria acreditar que tudo havia acabado, não queria aceitar o fato de estar pagando por um erro que eu não havia cometido.

Como ela estaria naquele momento? Será que estava sentindo minha falta? Não... Ela estava com outra pessoa, disposta a me esquecer, fazer com que, de fato, eu sumisse de sua vida, como havia me pedido na última vez em que nos falamos.

Ah! Como aquelas palavras me torturavam todos os dias!

Quando percebi, as lágrimas estavam rolando lentamente pelo meu rosto. Eu só queria provar que não havia feito nada, só queria provar que a amava mais do que tudo e todos! Deitei-me na cama, abraçando a blusa dela que estava comigo e chorei; chorei como uma criança que se machuca. Eu não queria acreditar que havia perdido a minha pequena para sempre.

De tanto chorar, acabei dormindo. Sonhei com ela, seu sorriso, sua voz mansa que sempre me acalmava... Eu voltaria a tê-la em meus braços algum dia? Nosso amor - o que eu sentia e o que ela dizia sentir por mim - resistiria?

Bridne Ávila, 3.4

C1896 - A Copa do Mundo no Brasil

Em breve teremos no Brasil o maior evento do esporte do planeta. Com isso, o Brasil e o mundo estarão ligados e reunidos para festejar e torcer para suas seleções. Teoricamente, tudo isso é muito bom e importante para o Brasil. O turismo aumentará e o país ficará em evidência para o mundo inteiro.

Infelizmente, nem tudo são mil maravilhas. Parte da população é contra a Copa no Brasil. Não por causa do esporte, mas sim pelos gastos e a decadência econômica que está acontecendo por causa dos custos altos, pelos estádios super caros que foram feitos.

A população brasileira cobra saúde e educação mais adequados. É muito dinheiro investido em estádios e nenhuma para melhorar a condição de vida dos brasileiros. Isso tudo é muito ruim. O governo perde ainda mais a moral e o povo fica ainda mais insatisfeito e revoltado.

Leandro José Moreira, 3.4

Ipanema

Chamo-me Gabriel Lopes de Andrade. Sou estudante da Escola Estadual Henrique Diniz e curso o 3º ano do Ensino Médio. Moro em Barbacena, no bairro Ipanema e venho através deste texto pedir melhores condições de urbanização em meu bairro.

O Sr. Toninho Andrada, prefeito desta cidade, diz que está sendo feita a operação Tapa Buracos no bairro citado. Sim está sendo feita, mas sem nenhuma camada de asfalto; apenas com pedras e terra. Vergonha.

O cidadão barbacenense paga seu IPTU, seu IPVA, entre outros tributos em dia para serem feitas sim melhorias devidas dignas, de qualidade e respeito para acontecer a famosa roubalheira e nada ser feito.

Essa é a hora do povo ir para as ruas, mas sem quebra-quebra ou algum tipo de violência, sim com respeito e dignidade.

Barbacena, mostre sua cara!

Gabriel Lopes de Andrade, 3.4

A transformação

Toda transformação requer dedicação. Cada pessoa tem em seu coração algo em que acreditar. No momento em que Deus deseja transformar sua vida de uma maneira diferente, a ação Dele é completa.

O Espírito Santo fala com cada um de uma forma diferente. Ao ler a Bíblia e conversar com Deus, a pessoa adquire conhecimento da verdade e aprende um pouco mais também.

Ultimamente, as pessoas têm andado ansiosas com o que comer, o que vestir e andam procurando as coisas em vão, porque a felicidade está em Deus e na Sua palavra. Ele diz "não andeis ansiosos com o que haveis de comer, beber ou vestir, pois tudo Deus proverá em sua vida".

O agir de Deus é lindo a quem O serve fielmente. Você poderá ter dificuldades, muitos irão te julgar, mas, no final, Deus te fará um vencedor!

Busque, ore, louve, no final, Deus irá te abençoar grandemente. Quer conhecer mais da palavra?! Igreja Batista Livre de Barbacena, atrás da maternidade.

Ana Paula Pereira Ribeiro, 3.4

Por que é tão difícil escrever?

A maior parte da sociedade já fez essa pergunta quando deparadas com um papel em branco.

Sabemos que não há uma maneira milagrosa para escrever bem. Grandes escritores são resultado de anos de aperfeiçoamento. Escrever cartas, requerimentos, relatórios de maneira organizada é muito importante para a compreensão do assunto.

Quando queremos nos expressar bem através da escrita, leitura e prática são conselhos que recebemos. Dica que vale a pena ser levada em consideração quando é parte de nós colocada nas linhas de nossos textos.

Katryn de Barros Bernini, 3.4

S.O.S Mata Atlântica

A S.O.S Mata Atlântica é uma organização não governamental. Esta associação não possui qualquer tipo de ligação com partidos ou religiões e também não visa ter fins lucrativos.

A associação foi construída para que preservasse o que está restando da Mata Atlântica, o que não é muito. Também quer aprimorar o patrimônio material e cultural. Eles estão lutando para conseguir recuperar um pouco da mata. A intenção da ONG não é só preservar o meio ambiente, pois ela também visa formar profissionais capacitados que realmente dominem o conhecimento de cada um dos grandes meios do planeta, como oceanos, florestas, conjuntos de água doce entre outras coisas.

Este projeto visa amadurecer a militância ambiental no Brasil. Entre os planos propostos pela S.O.S Mata Atlântica estão o clickárvore, a estrada Parque de Itu, a floresta do futuro, Mata Atlântica vai à escola, núcleo União Pró-Tietê, Programa Observando a Ribeira e o programa Lagamar.

As pessoas começaram a entender que o desmatamento ilegal pode prejudicar e muito as gerações futuras, pois, se o desmatamento continuasse no ritmo em que estava, o que ainda restava de florestas iria acabar rapidamente. O desmatamento ilegal é crime, mas muitos não se preocupam com as consequências e continuam a fazer o que não é certo.

Wesley José da Silva, 3.4

quinta-feira, 6 de março de 2014

Drogas

Sabe-se que os jovens estão cada vez mais fascinados e perdidos no caminho das drogas. E isso faz com que eles esqueçam quem são de verdade; ficam sem amor no coração, só pensam nas drogas e em como não conseguiriam ficar sem elas.

Pais sofrem em ver que seus filhos estão se acabando cada vez mais e muitas vezes ficam sem saber o que fazer para ajudá-los, pois é muito difícil um jovem que já foi completamente dominado pela droga aceitar uma ajuda de qualquer pessoa.

Esses jovens precisam receber um bom conselho, precisam que alguém mostre a eles que se continuarem nessa vida, vão se afundando mais e mais. Eles nunca devem ser julgados, porque, se entrou nessa, pode ter sido por um momento de fraqueza ou então só para "curtir" um pouco e acabou ficando preso.

Jovens, busquem ajuda enquanto há tempo, antes que aconteça o pior e seja trade demais.

Beatriz

Para o homem da minha vida

Amor, estou aqui para me declarar a você. Eu quero lhe falar coisas que talvez sejam repetidas, mas são tudo o que eu sinto por ti. Estou aqui para dizer que não existem datas para eu falar que te amo, para demonstrar o meu amor por você.

Antes de te conhecer, eu ouvia falar sobre o amor, mas, depois que eu te conheci, tive a oportunidade de senti-lo. É um sentimento difícil de explicar. É capaz de me fazer pensar em você 24 horas do meu dia. Quando você me manda uma mensagem, esse tal "amor" deixa meus olhos brilhando. Ele é capaz de me fazer te perdoar e logo em seguida te abraças. O amor quebra o nosso orgulho e transparece claramente que precisamos um do outro.

Quando você está comigo, sinto-me extremamente feliz e completa, pois você me completa. Você é a parte que faltava em mim. Eu me desafio todos os dias a fazer esse amor sempre permanecer firme e nunca quebrar, porém, se quebrar, eu te convido a consertar junto comigo e a recomeçar do zero.
Peço a Deus todos os dias por nós dois. Coloco-O na frente de nosso relacionamento, por Ele é o próprio amor e sem Ele, somos incapazes de prosseguir.

Não desisto de você, pois eu amo o seu jeito; amo os seus olhos; amo o teu sorriso; amo sua boca; amo a forma de como você olha para mim e, sinceramente, nunca quero te perder.

Em você eu vejo o meu futuro mais feliz, mais colorido e muito realizado. Vejo em você o melhor marido e o melhor pai. Te quero para sempre, meu bem... Por que? Porque você é o homem da minha vida.

Julliane Karla Silva Santos, 3.4

O mundo

As tentações do mundo quando se é jovem são variadas. Bebidas, drogas, festas, tudo com muita loucura porque é assim que se tem que "curtir" a vida.

Porém, no outro dia você para para pensar e às vezes não dá mais para voltar atrás na burrice feita. E não é só ressaca não, o pior é quando por imprudência acontecem acidentes e jovens morrem por culpa de um irresponsável.

O mundo é bem mais do que só tentação, parar para pensar que tudo passa rápido e a juventude de hoje será a velhice de amanhã.

Preservar a vida é dever de cada um. Deve-se curtir com responsabilidade e não colocar a vida de ninguém em furada.

Nick Ruum

O Brasil nos dias de hoje

Às vezes eu me vejo pensando aonde o Brasil vai parar. Se você liga a televisão, só passa tragédia. As novelas ensinam como roubar ou sair da cadeia. Sei lá. Só sei que nada sei! Como dizia Aristóteles, tem dias em que se tem de acordar pensando em coisas boas. Basta virar a esquina da minha rua para ver a realidade da situação caótica que se chama o país Brasil.

De vez em quando se escuta que o Brasil vai melhorar. Agora, eu pergunto, quando? É que na verdade se cada um não fizer a sua parte, não tem jeito. A situação só vai piorar.

Muitos dizem por aí que a Copa é um desastre para o Brasil. Eu acho e penso diferente. Já que somos capazes, as pessoas que fazem o bem e querem o bem sim são capazes de fazer uma Copa. Uma coisa que os estrangeiros falarão: “Que lugar de pessoas simpáticas, bem educadas, civilizadas e que sabem ser guerreiros sem desonestidade”. Essa é a frase que eu quero escutar como uma boa cidadã. Brasileiro, aquele que não desiste nunca, nem do seu próprio país, por mais que ele esteja do jeito em que está.

Termino meu texto dizendo que as pessoas têm de ter um pouco mais de fé no país em que vivemos, pois se não tivermos orgulho dele, quem terá?

Nathália Vitoretti de Paula Faria, 3.3

O carnaval

O carnaval é uma coisa que prejudica as pessoas por que tudo fecha nos dias em que ele acontece. Até mesmo certos atendimentos nos hospitais deixam de funcionar. Quando acham um médico, o mesmo está bêbado e sem condições de passar um remédio. Quando passa, não serve para o que se está pedindo. A pessoa sente até mal depois que toma o remédio, mas não tem outra opção e nem outro lugar para ir. Por todo lugar vai ter gente bêbada.

O bom do carnaval é que é só uma vez por ano, porque acontecesse mais, as pessoas estariam piores. Iria ter muitas pessoas mortas por causa das brigas e por causa dos hospitais prejudicados, mas tem pessoas que acham o carnaval uma coisa legal. Eu não penso a mesma coisa, mas cada pessoa tem uma escolha diferente.

Josiele Anastácia de Lima, 3.3

Carnaval

O que é carnaval?

É uma época do ano em que todos saem às ruas para se divertir com muita música, fantasia e festejos.

Há muitos anos o carnaval surgiu no Brasil como uma das festas mais populares do país e, assim, vem se destacando mais e mais a cada ano. Os símbolos que mais são mostrados nessa época são as fantasias de vários tipos e de várias cores, mas nem todos se vestem assim para "pular" o carnaval.

Mas, como todas as outras festas, muitas pessoas só saem às ruas para fazer baderna e muitas vezes acabar com a vida de outros. Isso tudo sem citar a bebedeira e outras coisas mais.

Enfim, essa época perdeu um pouco do seu sentido, mas continua tendo a mesma popularidade de sempre. Com tudo isso que vem acontecendo, as pessoas deveriam ter mais consciência do que irão fazer em uma festa como essa e pararem com certos atos que vêm acontecendo. Se todos melhorarem nesses aspectos, essa festa voltará a ser especial como há alguns anos.

Camila Botelli Costa, 3.3

A batalha da adolescência

A adolescência é uma das fases em que o adolescente tem que abrir mão de muitas coisas, como as brincadeiras. Enquanto está na adolescência, aprende várias coisas, que até então eram novas.

Já os estudos, são uma batalha para muitos, pois enquanto criança veem a escola com um playground. Depois, a escola vira sua arqui-inimiga. Não consegue vê-la como uma empresa de valores, na  qual cada um aprende algo para toda a vida.

O trabalho também é um problema que precisa se solucionado, pois muitos jovens param de estudar para poderem dar melhor conforto para a família. Sentem-se na obrigação de parar os estudos, trabalhar em horários absurdos, para, ao final no mês, não receberem aquilo que merecem. Não ligam. O que vale é que não irão passar fome.

Adolescência, trabalho e estudo são coisas bem complicadas, pois o adolescente tem que escolher entre trabalhar e estudar, entre conhecer um mundo de valores surpreendente e entre ficar enfurnado em uma empresa tendo de sofrer humilhações do chefe.

Hoje em dia, o governo ajuda muito aqueles jovens que passam por necessidades e ficam confusos entre estudar e trabalhar. Os jovens podem estudar no período em que desejarem, manhã ou noite, e ainda trabalhar. Nada atrapalha o jovem de poder ou querer crescer na vida e, com oportunidade, o jovem se encaminha.

Sheila Siqueira Dias Martins, 3.2

Texto livre

Era um dia frio, de céu azul. Eu caminhava pela praça, quando resolvi me sentar em um banco. A praça estava cheia, então me sentei ao lado de uma garotinha que olhava o céu sem parar. Depois de muito tempo, percebendo que a pequena menina não parava de olhar para o céu, perguntei curiosa:

- Por que você olha tanto para o céu?

A menina olhou-me brevemente e, voltando seu olhar para o céu, respondeu-me sorrindo:

- É que eu gosto quando o céu está azul. Me dá esperança!

- Esperança?

- Sim, esperança de que, um dia, o coração de todos seja puro e bonito, como o céu azul.

Fiquei meio pasma e encantada com a resposta daquela pequena sonhadora. Ainda olhando para o céu, a garotinha completou:

- Imagine como seria bom se todos pudessem ser livres e felizes como os pássaros do céu!

Sorri e olhei para o céu, exatamente como a garotinha. Cheguei à conclusão de que, sem perceber, aquela menina fazia parte do seu próprio sonho, pois tinha o coração puro, exatamente como aquele lindo céu azul.
Ela se levantou, deu-me um abraço, e saiu correndo ao encontro de sua mãe, que a chamou do outro lado da praça.

Fiquei um bom tempo, ainda sentada na praça, pensando na garotinha e na sua esperança de um mundo melhor. Quem me dera se todos nós pensássemos como aquela garotinha. 

Bridne Ávila, 3.4