Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Cultura

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cultura

Cultura é um conceito de várias acepções, é aquele “todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridas pelo homem como membro da sociedade”.

E iremos tratar sobre a cultura musical que é a apreciação de estilos musicais que são ouvidos em várias regiões da terra. Cada país tem sua cultura musical.

Gênero musical: São categorias que contém sons musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades.

Exemplos de alguns estilos e gêneros musicais:

Tango (na Argentina) O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados.
Mambo: (em Cuba) Uso de ritmos derivados da música africana.
Rock: Inclui o Jazz, o Folk e a música clássica. Baseado no “rápida, dançavel e pegajosa”.  Mais encontrado nos Estados Unidos e fundado lá.
Pop: é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionada a audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções curtas e simples. Dos Estados Unidos. E a maioria das músicas de POP tem uma mistura com o Jazz.
Jazz: é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais.
Reggae: é um gênero musical desenvolvido na Jamaica no fim da década de 1960. É normalmente mais lento que o Ska, porém mais rápido que o Rocksleady, guitarra base... O cantor e compositor Bob Marley é o ícone deste estilo musical. (Para tranqüilizar as pessoas)
Funk: gênero musical que se originou na segunda metade da década de 60. Atualmente ouvida mais no Brasil. O Funk tira a ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove forte de baixo elétrico e bateria de fundo. Boa pra dançar e animar.
Samba: é um gênero musical do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, com origens africanas.
Pagode: é um gênero musical brasileiro originado no rio de Janeiro, pagode designa festas, reuniões, amizades, comida e bebida.
Sertanejo é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910, cujo som da viola é predominante.
Rap gênero musical de um discurso ritmizado com rimas e poesias que surgiu no século XX nos Estados Unidos.
Hip Hop é um movimento cultural e artístico iniciado durante a década de 1970, nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque.  Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite.2 Outros elementos incluem a moda Hip Hop e as gírias.
Enfim, citei alguns tipos de estilos musicais e espero que tenham gostado e que um desses de cima seja o seu favorito. E cultura é isso ai, cada uma tem a sua diferente da outra. E que deixemos o preconceito com a cultura do outro de lado e que possamos compreender a cada um sem julgá-los.

Julliane Karla Silva Santos, 2.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário