Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mensagem aos formandos de 2008

“Faça de sua vida algo que possa ter no futuro um resultado satisfatório. Saiba sorrir sem esquecer como se chora. Digo-lhes que a vida é cheia de sacrifícios e espinhos, mas fiquem certos de que um dia chegará a felicidade a que tanto almejamos. Desejo-lhes que o amanhecer de cada dia seja repleto de alegria e felicidade.”
Maria Lúcia Garcêz

“O grande dia chegou. Depois de anos de dedicação, a formatura está aí. Este é um momento de alegria, pois a solenidade de colação de grau marca os esforços pessoais. A formatura representa a conquista e conclusão de uma etapa, mas também abre as portas para novos desafios. Daqui por diante, caberá a cada um de vocês dar seqüência a esse impulso inicial, superando obstáculos para almejar a um futuro melhor. Desejo que a felicidade pessoal conviva com cada um, certa de que Deus saberá amparar e dar forças nesta transição do estudante de ontem para o profissional de amanhã. Um grande beijo para todos vocês, meus alunos inesquecíveis.”
Milces

“Queridos alunos, ao final de uma mais etapa, o que a gente espera, nós, professores, é que vocês tenham desenvolvidos habilidades para alçar vôos... Lembrem-se de que os grandes objetivos só foram possíveis, graças às pequenas conquistas que aconteceram no dia-a-dia. Aproveitem as oportunidades!!! Não se iludam achando que a felicidade está no futuro distante e inatingível. Achamos que podemos encontrá-la na conquista do carro, da casa, depois do casamento, no próximo emprego... A felicidade se constrói a cada instante bem vivido: numa boa conversa com os bons amigos, numa boa gargalhada que nos ajuda a romper com o peso e o cansaço da vida, num bom passeio (Lembrarei sempre aquela viagem de Maria fumaça: TIRADENTES a SÃO JOÃO DEL REI. Essa viagem acaba sendo uma metáfora da nossa própria vida, tudo é TRAVESSIA... e nessa travessia não se esqueça de sugar a essência da vida, de se lambuzar de tudo aquilo que respira vida...) CARPE DIEM (colha o dia, como ele fosse o último...) ABRAÇOS E BEIJOS NO CORAÇÃO!!!!
P.S: nessas férias, assista a bons filmes: comédias, romances; ouça muita piada; contemple o pôr-do-sol, faça passeios para a Serra de Ibitipoca e contemple o horizonte, brinque com as crianças e no Natal não fique preocupado(a) em consumir, pois ele pode consumir a nossa verdadeira essência de humanos...”
Jovano Lopes Reis

“A amizade é ajuda essencial para um melhor aperfeiçoamento. Os verdadeiros amigos caminham juntos e juntos se aperfeiçoam. A amizade é forma de amor que nos leva a buscar o outro para construí-lo e fazê-lo feliz. Aproveitem essas férias para encontrarem os amigos e fazerem novas amizades, buscando juntos a verdadeira felicidade. Divirtam-se e tenham um bom descanso e muito sucessos. Um abraço carinhoso.”
Sandra C. Souza

“Quem me conhece sabe o quanto eu desejo o sucesso de vocês. Independentemente da profissão que escolham, exerçam-na com amor e honestidade. É tudo o que espero. Deixo aqui meu agradecimento, pois depois de uma época conturbada em minha carreira, vocês, formandos de 2008, devolveram a mim a vontade de ensinar. Muito obrigada! Amo vocês.”
Paula Campos Soares

"Caros alunos dos terceiros anos, fico extremamente contente de vê-los concluindo mais esta etapa de sua formação educacional e humana. Embora me entristeça assistir a partida de alunos para cuja formação contribuí desde que entrei na escola, tenho certeza de que continuarão a perseverar em seus estudos e que levarão lembranças permanentes de nossos esforços. Que o futuro lhes aguarde com as portas profissionais abertas. Sucesso sempre!”
Felipe Souza Soares

“Queridos formandos, certamente não fizemos tudo por vocês, mas o que fizemos foi verdadeiro. Desejamos sucessos!”
Maria de Lourdes

“Esta é uma entre tantas vitórias que virão, pois cada um constrói a sua história, dia-a-dia. E a cada conquista a certeza de que a vida lhes oferecerá novos desafios. Parabéns. Felicidades!!”
Adairde 

Professores do Henrique Diniz

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cerimônia de entrega dos certificados de 2008.

Informamos que a cerimônia de entrega dos certificados aos alunos participantes do jornal Tribuna Estudantil durante o ano de 2008 ocorrerá no dia 02/12/08. Lembramos que, segundo as regras editoriais estabelecidas para o ano corrente, receberão certificados os alunos que tiverem:
- Publicado no mínimo três textos livres para a Categoria A – Texto Livre;
- Mantido a publicação regular de uma coluna temática durante o ano para a Categoria B – Coluna;
- Publicado ao menos uma reportagem a convite do jornal para a Categoria C – Reportagem;
- Publicado no mínimo três artes para a Categoria D – Arte.
Professores Felipe e Paula

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Arte


C. Ronaldo x Progba

Filosofia do desempregado


Chego à porta
Vem a dúvida
Abro ou não?
E se eu for recusado?
E se não tiver oportunidade?
Entretanto
O maior medo é
Ter sido tudo em vão
Então, nada melhor
Que recorrer ao ócio,
À vida boêmia, ao álcool...
E claro
Ficar esperando
E, um dia, voltar lá
Mas, pensando bem
Melhor ficar aqui mesmo
E dizer
"Que não tenho o que fazer"
No entanto,
O sono me perturba
E retorno ao local
Tomo coragem...
Penso comigo:
A oportunidade de ser responsável,
Independente, ocupado
E tanto mais... decido!
Abro a porta e...
Fecho-a novamente
Volto ao ócio,
À boemia, ao álcool...
E penso comigo mesmo
Tomei a decisão certa afinal,
"Estava louco quando decidi arrumar um emprego!"

Diego Teruo Mendes de Souza, 2A

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Henrique X Angélica


H oras vão passando e novamente

E m ti estou pensando

N ão consigo te esquecer em um momento.

R efém de seu amor nos meus sentimentos,

I nvadiu o meu coração e agora não

Q uero ter uma decepção e sim uma

U nião com muitas emoções e boas

E speranças em nossos corações



T udo o que sinto por você se resume em três palavras:

E u amo você



A mar é olhar dentro de si

M esmo, é ter

O  mundo e querer apenas uma pessoa: você!

Angélica Maria Barbosa, 2C

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Linhas gerais da civilização ocidental


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

A História da civilização ocidental começa a ser apreciável com as chamadas “civilizações clássicas”, que são os pilares da civilização ocidental contemporânea: são elas Grécia e Roma antigas. A Grécia antiga notabilizou-se pelo seu imenso desenvolvimento cultural e fundamentos da democracia e cidadania. Já Roma foi o maior império do mundo antigo, deixando principalmente o cristianismo como religião mais difundida. Ambas eram sustentadas pelo escravismo e decaíram por uma série de fatores: a Grécia principalmente por guerras internas e Roma pelos ataques dos povos bárbaros.

A decadência de Roma e as constantes guerras bárbaras fizeram as pessoas fugirem para o campo a fim de protegerem-se. Daí surgiu o feudalismo, no qual os servos eram protegidos e abrigados pelos senhores feudais e, em troca, trabalhavam para o mesmo. Durante esse período começaram a surgir inovações técnicas que aumentaram a produção e permitiram o desenvolvimento do comércio. Com isso, os servos buscaram autonomia e muitos se tornaram burgueses. Logo, os feudos em transição passaram a unificarem-se sob um governo central autoritário. Nascia o absolutismo e, com ele, a “Era das Grandes Navegações”, que culminou na “descoberta” e colonização da América. Entretanto, as teorias absolutistas começaram a ser contestadas (Iluminismo) e a independência das colônias inglesas da América (futuras EUA), incentivou uma série de revoltas que terminaram por sepulta o absolutismo.

Posteriormente, a essa onda de libertação, começaram a surgir novas idéias e conflitos impulsionados pela Revolução Industrial, pelo Imperialismo, pelo Socialismo, etc., o que culminou nas “Guerras Mundiais” e desencadeou o processo de globalização, no qual as relações entre países são medidas através do desenvolvimento tecnológico e financeiro.

PS:

Este texto foi apenas uma breve passagem pela história da civilização ocidental e muitos fatos foram omitidos, o que não significa que sejam insignificantes. Eles foram omitidos unicamente para não alongar o texto.

Com este texto encerro a Coluna de História de 2008 do Tribuna Estudantil e agradeço a todos que a acompanharam. Espero ter ajudado vocês a gostarem mais da História que, além de uma matéria escolar, é uma necessidade vital de qualquer ser humano, pois sem ela não conheceríamos nosso próprio registro. Apesar de minha tendência para a área das exatas, sou obrigado a curvar-me diante da utilidade e do prazer em se estudar História.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mensagem do dia


Um rapaz humilde vivia com sua esposa. Em sua cidade tudo era tranqüilo, característica de uma cidade do interior, mas ele não conseguia um emprego para dar a sua esposa uma melhor qualidade de vida, foi por isso que ele pensou bastante e disse à sua esposa: “Vou sair por aí, tentar arrumar um emprego. Não sei quanto tempo ou quantos anos ficarei fora. Quero voltar em boas condições de vida. Serei fiel a você; espero que você também seja a mim!” E assim ele se foi, deixando sua mulher para trás em busca de uma vida melhor.

Ele andou vários dias e noites até que um dia ele encontrou um sítio em que pediu emprego. O dono do sítio ao ver o rapaz e ter ouvido sua história disse: “Tudo bem! Eu lhe dou o emprego, mas com uma condição”. “Está certo, pode falar”, disse o rapaz, e o dono do sítio continuou: “Você trabalha até quando achar que deve e quando quiser voltar para sua casa você me fala que te dou todo o seu pagamento. Você não receberá por mês, e sim receberá tudo antes de partir!”

O rapaz aceitou e foi descansar, pois já começaria na manhã seguinte. Deu tudo de si, mostrou-se capaz. Trabalhou durante 20 anos nesse sítio, anos trabalhados seriamente, com muito esforço. Até que chegou o dia em que ele achou que deveria partir de volta para sua esposa. Chegou a seu patrão e avisou. O patrão disse: “Tudo bem, se você sente que está na hora eu o deixo ir, mas tenho uma proposta: tenho três conselhos para lhe dar, mas você tem que escolher. Se quiser os conselhos, eu não lhe darei nada de seu pagamento, mas se quiser o pagamento, ficará sem os conselhos. Você pode ficar e pensar o quanto quiser. Quando você se decidir, você me fala!”

Esse rapaz foi descansar e, ao se passarem três dias, arrumou suas coisas, foi procurar seu patrão e disse: “Já me decidi. Quero ouvir seus conselhos!” Então o patrão disse: “Se passaram 20 anos. Você já não é aquele jovem que veio me procurar. Teve uma atitude sábia; está certo. Aí vão os três conselhos que caminharão com você pelo resto de seus dias. O primeiro é: jamais escolha seguir por um caminho mais curto para chegar mais rápido; siga seu caminho de costume, pois não se sabe o que te espera nesses atalhos desconhecidos. O segundo é: não seja curioso na hora de um mal, pois essa curiosidade pode ser fatal. E o terceiro e último conselho é: nunca tome decisões de cabeça quente ou com ódio no coração, pois você pode se arrepender mais tarde e aí, será tarde demais”. O patrão continuou: “E aqui nessa sacola estão três pães para você. Dois você pode comer durante a viagem e esse que está separado é para você comer em casa com sua esposa. Pode ir e siga o seu destino!”

O rapaz muito contente seguiu seu caminho, sem o dinheiro, porém com os conselhos. Após caminhar por um dia e estando cansado, ele avistou um senhor que ao se aproximar perguntou: “Meu jovem, para onde irás?” O rapaz disse que seu destino estava distante, a uns 20 dias de longas caminhadas. Então o senhor lhe disse: “Siga por esse outro caminho, pois é mais curto e chegará mais rápido!” O jovem rapaz contente com a dica foi andando, mas veio em sua mente a lembrança do que seu patrão disse: “Não siga por caminhos desconhecidos...”, esse era o primeiro conselho, e com isso ele voltou e seguiu o caminho que conhecia. Enfim, chegou o dia seguinte e esse rapaz descobriu que aquele atalho era uma emboscada criada pelo senhor. Ficou aliviado por ter seguido o conselho de seu patrão e continuou sua jornada.

O rapaz andou durante muito tempo, avistou uma pensão e decidiu ficar lá por uma noite. Ao chegar, ele adquiriu o quarto e subiu. No meio da noite, ele ouviu uns gritos, ia ver o que estava acontecendo, mas ao se lembrar do segundo conselho de seu patrão: “Não seja curioso na hora do mal...”, voltou para a cama. Ao amanhecer, foi acertar as contas e o dono da pensão disse: “Você fez bem em não sair de seu quarto. Você foi o único sobrevivente, pois todos os outros hóspedes foram assassinados por um doente mental que gritou para atrair a atenção e conseguir matá-los!” O rapaz teve um choque com o acontecido, mas no fundo estava feliz, pois estava mais uma vez salvo pelos conselhos de seu patrão. Se tivesse pegado o dinheiro no lugar desses valiosos conselhos, certamente já estaria morto!

Os dias se passaram e, enfim, ele avistou uma pequena fumaça saindo da chaminé de sua casa e, ao se aproximar um pouco mais, ele viu sua mulher abraçada a um homem que estava acariciando seus cabelos. Nessa hora, seu sangue subiu e foi acelerado decido a matar sua mulher e seu amante, mas se lembrou do último conselho: “Não tome decisões de cabeça quente...” Então ele parou e se sentou; começou a pensar. Decidiu dormir ali mesmo e, ao amanhecer, só iria ver sua esposa, depois voltaria para o sítio e veria se seu patrão o aceitaria novamente.

Amanheceu e ele já tranqüilo seguiu em direção à casa de sua mulher. Ela o reconheceu e ficou feliz, mas quando foi abraçá-lo, ele saiu fora e disse: “Só vim lhe contar como foram esses 20 anos na minha vida. Eu não a traí nem em pensamento. Cumpri minha promessa, mas pelo visto, você não cumpriu a sua. Estou voltando para meu antigo emprego para ver se meu patrão me aceita novamente!” Foi então que a mulher disse: “Eu não o traí. Esse homem que você deve ter visto comigo é nosso filho, que tem exatamente 20 anos. Você se foi, mas não fiquei sozinha, pois você deixou o fruto do nosso amor que me fez companhia em todos esses anos. Descobri que estava grávida dois dias depois de você partir!”

O rapaz, ao ouvir isso, caiu em total alívio por ter mais uma vez seguido o conselho de seu patrão. Abraçou sua mulher e entrou para conhecer seu filho. Contou toda a história e se lembrou do terceiro pão, que era para comer com sua esposa, e, ao abrir o pão, ele foi novamente surpreendido por seu patrão, pois dentro dele estava o pagamento correspondente a seus 20 anos de trabalho.

A vida desse rapaz foi repleta de surpresas e se não fossem os conselhos, ele já estaria morto ou mataria sua própria família. Se tivesse escolhido o dinheiro, viveria menos, mas ele optou pelos conselhos que salvaram sua vida, coisa que o dinheiro não faria naqueles momentos. Ele foi humilde e acabou sendo recompensado!

Joseane Priscila de Sousa, 2C

As aparências revelam


Em Barbacena – MG há um shopping center onde todos costumam se encontrar apenas na praça de alimentação, pois nos outros andares, o vazio toma conta.
Em certo dia, Joseph, um menino de rua, foi dar um passeio no shopping apenas para “zoar”. Ao entrar pela entrada principal do shopping, o menino se depara com uma bonita loja de brinquedos, onde pega um brinquedo de cada vez para olhar e fingir que tem grana para comprar.
Quando o segurança bate o olho no relógio e no menino, logo pensa: “ladrão”.
Eram três horas da tarde de ontem quando Joseph pega um carrinho de controle remoto e sai pela pequena loja brincando. Halfeld, o segurança, logo vai em direção a ele e diz:
- Você não pode fazer isso aqui.
- Por quê? – indaga o menino de rua.
- Porque é proibido isso aqui.
- Mas aquele menino está brincando. – retruca.
- Mas ele está com os pais dele e vai comprar o brinquedo.
- Mas eu também vou.
- Hahaha – ri o segurança – Não seja tolo! Você não tem dinheiro.
- Tenho sim.
De fato, Joseph tinha dinheiro. Não tinha era aparência.
- Dê o fora daqui. – disse o segurança nervoso e com a voz rouca.
- Mas...
- Dê o fora moleque!
- Mas eu vou comprar...
- Dê o fora agora! – e o segurança pegou o braço de Joseph levando para fora da loja enquanto o menino gritava.
Halfeld o jogou para fora da loja e disse:
- Você, moleque de rua, não tem nenhum trocado.
Joseph mostrou o dinheiro que dava para comprar até uma bicicleta.
- De onde você roubou isto?
- Eu não roubei.
Joseph tinha roubado, mas não de uma loja e sim de seu pai, em casa.
- Por que você me expulsou?
- Você é menino de rua. Dê-me já essa grana! – ordenou.
- Não.
- Vou chamar a polícia.
A tarde de ontem se calou ao saber que um pobre menino de rua fora expulso de uma loja apenas por brincar com um brinquedo onde todos os outros meninos brincavam. A polícia chegou, levou o menino para o Conselho Tutelar e depois de esclarecer tudo, Halfeld prestou contas à polícia pela expulsão.

Vinícius José Resende de Souza, 2B

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Arte


Carlos Fernandes Coelho - 2A

Adolescência rebelde é culpa dos pais?


Nos dias atuais, o liberalismo individual é grande, os adolescentes praticamente fazem tudo o que querem, o que deixa alguns pais de cabelo em pé. Estes, por sua vez, dizem que não sabem "como lidar com essa nova geração" e não interferem na vida de seus filhos por medo de serem "quadrados demais", especialmente quando se trata de sexualidade.

O fato é que nenhum adolescente faz nada sem pensar e ter conhecimento do ato, portanto, deve ser responsabilizado pelo mesmo. Entretanto, muitos deles acabam passando por cima da autoridade dos pais e estes ficam perdidos, porém todo adolescente deve obediência aos pais enquanto depender deles e quanto ao respeito, deve-o a todos durante toda a sua vida.

Quanto à diferença de tendências, isto não impede o filho de "pedir dinheiro para a balada", então por que deveria impedir os pais de darem uma ordem, um conselho, etc.? Conversar com os filhos é fundamental para que eles compreendam os conceitos iniciais da vida e como lidar com eles, recebendo eventual liberdade para presenciá-los. Contudo, tudo que é demais prejudica e há limite para tudo!

Diego Teruo Mendes de Souza, 2A

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Alunos visitam UFSJ

Por Camila Campos Guilarducci – 3A

Na sexta-feira, 24 de outubro, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) recebeu a visita de 50 alunos e alguns dos professores da Escola Estadual Henrique Diniz. Os alunos juntamente com os professores, se reuniram às 7 horas da manhã, na escola para que pudessem dar início à excursão. 

Os alunos foram selecionados por alguns dos professores e não tiveram que pagar nada pela excursão.

A viagem foi muito divertida e os alunos foram supervisionados pelos professores, que foram muito atenciosos com todos. A viagem se dividiu em quatro eventos.

O primeiro evento foi a visita a um pequeno vilarejo chamado Vitoriano Veloso, ou mais conhecido como Bichinho. É um arraial de grandes belezas naturais, além de ser praticamente auto-sustentável, com maneiras ecologicamente corretas para a preservação do meio ambiente. Em seu artesanato concentram-se alguns artistas que trabalham em diversos segmentos como: arte em ferro, madeira, machê e outros.

O segundo evento foi a visita a uma bela cachoeira.
O terceiro evento foi a visita à Universidade Federal de São João Del Rei, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a infra-estrutura da mesma. A UFSJ conta com três campi em São João Del Rei: Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves.

O quarto evento foi a visita a Tiradentes, com sua vocação turística, sendo considerada uma dos pólos turísticos mais importantes do Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato, a cultura e os costumes dos moradores de Tiradentes.

Ainda em Tiradentes, os alunos foram à estação ferroviária para que de lá partissem de Maria Fumaça até chegarem de volta a São João Del Rei.

Durante a viagem de ônibus, a professora de matemática Patrícia exclamou: "Está ótima a viagem; o guia Celi está excelente"!

A viagem foi muito boa e os professores ficaram bem descontraídos. "A viagem está muito divertida e os alunos estão tirando um bom proveito. O passeio a Tiradentes foi excelente, pois é uma cidade histórica maravilhosa e os professores foram muito responsáveis com os alunos", diz Jéssica Tatiana do 3A.

A excursão foi uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem a cultura de outras cidades e conviverem mais adequadamente com seus colegas e professores.


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Encerramento das atividades em 2008

Informamos que o jornal Tribuna Estudantil encerrará suas atividades do ano letivo de 2008 no dia 28 de novembro, visando à organização de seu arquivo para a devolução dos originais aos alunos e à preparação dos certificados de participação no jornal. Os últimos textos publicados serão retirados na data de entrega dos certificados, não ultrapassando 15 dias após o encerramento da edição do jornal.

Professores Felipe e Paula

Mais de 1.000 visitantes!

É com grande satisfação que informo a todos os alunos da E. E. Henrique Diniz que a versão online da Tribuna Estudantil completou recentemente mais de 1.000 visitantes diferentes em sua página, a qual já conta com mais de 2.700 acessos desde sua criação. Parabenizo profundamente aos estudantes que acreditaram na idoneidade do projeto e colaboraram ou apoiaram nossa iniciativa. Alunos, esta vitória é, sobretudo, de vocês! Muito obrigado!!!
Professor Felipe

Premiações e divulgações


Por Vinícius José Resende de Souza– 2B

Troféus de "Grand Theft Auto IV" vem na segunda

De acordo com alguns sites na internet, diversos troféus para o game do ano GTA4 chegam nesta segunda-feira. O game que foi lançado em 29 de Abril deste ano, e nas duas próximas semanas de novembro para PC, tem se destacado muito. E agora irá receber muitos troféus nesta segunda. O título utiliza o motor gráfico Rage e a tecnologia de física Euphoria, garantindo melhores animações e reações dos personagens, efeitos de ambiente na grande metrópole (Nova York/Liberty City) e muito mais. Mantendo a tradição da série, o jogador poderá explorar uma gigantesca e detalhadíssima área urbana, procurando missões paralelas, quase sempre “bicos” ilegais, ou até mesmo observando a vida na cidade virtual. Eu realmente estou à espera deste jogo mesmo, o único problema é seu meu PC “agüenta”.

Star Wars: The Old Republic

Star Wars The Old Republic está disponível somente para PC. O responsável pelo setor online fica mais uma vez com Lucas Arts. "Será exclusivo para PC" disse Nichols (um dos desenvolvedores) quando perguntado se o jogo sairia também para o Xbox360. Muitos perguntaram se StarWars e Warhammer do mesmo produtor seriam online. "Estão ambos sendo considerados", acrescentou ele, mas completou, "De qualquer forma nada está confirmado". Então posso afirmar que não esperem The Old Republic para o Xbox360, pelo menos não tão cedo.

EIDOS Divulga requisitos oficiais de Tomb Raider Underworld

Bem, galera, para aqueles que preferem quebrar a cabeça com os jogos da Lara Croft, já estão na internet os requisitos para poder jogar o novo Tomb Raider underworld no PC, para quem já jogou o Anniversary, assim como eu, sabe que ele é apenas um "remake” de todos os outros. Creio eu que este será totalmente novo. Aqui estão os requisitos. Para mais informações basta acessar www.gamevicio.com.br. Mínimo: Sistema operacional: Microsoft Windows XP /Microsoft Windows Vista (ambos requerem direitos de administrador); processador: Intel Pentium 4 3GHz ou AMD Athlon 2.5GHz RAM: 1GB (Windows XP) / 2GB (Windows Vista); Vídeo: NVIDIA GeForce 6 series 6800GT / ATI 1800XT; Som: Placa de som e drivers compatíveis com Direct X 9.0c; Leitor de mídias: DVD-ROM drive Espaço em disco: 8 GB + espaço extra para jogos salvos; Dispositivos de entrada: Teclado e Mouse. Recomendado: Sistema operacional: Microsoft Windows XP /Microsoft Windows Vista (ambos requerem direitos de administrador); Processador: Intel Core 2 Duo 2.2 GHz ou Athlon 64 X2 4400+ RAM: 2 GB Vídeo: nVidia GeForce 9800 GTX ou ATI HD4800; Som: Placa de som e drivers compatíveis com Direct X 9.0c Leitor de mídias: DVD-ROM drive Espaço em disco: 8 GB + espaço extra para jogos salvos; Dispositivos de entrada: Microsoft Xbox360 Controller.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Arte


Rafael Júnior de Carvalho, 3B

Águia


A águia é a maior e mais robusta ave de rapina. Ela vive em torno de 70 anos e se alimenta de ratos, cobras e até mesmo de pequenas aves, entre outras presas.

Com o passar dos anos, como tudo na vida, a águia também envelhece. Suas asas ficam muito pesadas pelo tamanho das penas, o que dificulta seu vôo, suas unhas também crescem se curvando e dificultando a captura de suas presas. Com o seu bico não é diferente: ele também cresce e se curva e já não fica mais forte como antes e, como conseqüência desses fatos, a águia não consegue se alimentar direito, ficando fraca.

As asas, as unhas e o bico são essenciais para a sobrevivência dessa admirável ave que corta o céu atrás de alimento derramando beleza por onde voa, porém tudo o que é bom um dia tem de acabar. Quando a águia chega aos 40 anos de pura experiência, ela já não é forte como antes, já não consegue voar; suas unhas e seu bico começam a atrapalhar e essa magnífica ave tem dois caminhos entre os quais terá de escolher o melhor para si.

Uma águia quando chega a esse ponto de não conseguir voar e nem se alimentar devido às condições de seu corpo ou se entrega à morte se jogando em um rochedo, ou enfrenta uma dolorosa renovação que só se completa com 150 dias de puro sofrimento e coragem, para que possa viver mais 30 anos.

A águia mais fraca que não conseguirá passar pela renovação acaba se deixando levar pela morte, mas a águia mais resistente e com muita determinação aceita encarar essa dolorosa transformação. Antes de tudo, ela segue para uma área de rochas que seja baixa, não necessitando de seu vôo e em que existam pequenas presas fáceis para seu alimento. Com muita coragem, a águia vai batendo seu bico nas rochas até conseguir arrancá-lo. Após ele cair, ela aguarda um novo bico, o que certamente levará algum tempo. Com o nascimento de seu novo bico, ela arranca suas penas velhas, arranca sem dó, e assim aguarda se recuperar da dor e as penas nascerem novamente. Após ter completado essa fase, a águia disposta a sair da transformação, pronta para viver mais, arranca suas unhas uma a uma, aguardando, então, com muita paciência o crescimento das novas.

Ao passar exatamente cinco meses de puro sofrimento, a águia voa festejando essa vitória, mostra-se feliz por poder seguir mais 30 anos com sua beleza renovada. Esse, sem dúvida, é um fato digno de admiração!

E você? Tem problemas como todos no mundo, mas qual o caminho a ser seguido? Vai se deixar levar pela derrota ou vai se mostrar forte e determinado assim como uma ave disposta a lutar pela sobrevivência?

Não deixe que um problema, por maior que seja, estrague sua vida. Mostre-se disposto a resolvê-lo. Não importa o tamanho do problema, o que importa é o tamanho da determinação que você tem para resolvê-lo.

Um problema é um obstáculo que temos para nos fortalecer para o futuro. Siga seus objetivos, enfrente todos os obstáculos e assim usufrua de suas conquistas. Mostre-se vencedor e merecedor delas. Não desista antes de tentar!

Pense nisso.

Joseane Priscila de Sousa, 2C

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Arte


Marcelo Henrique de Almeida Silva, 3B

Dia do professor


Vocês fizeram o mundo renascer, e tornar a crescer. Vocês são a base do ensinamento essencial ao nosso conhecimento.

Não está nos livros, nem na internet, mas é o corpo a corpo com muito amor.

Hoje vimos que vocês são tudo que deixamos para trás. Só que vimos que sem vocês não chegaremos a lugar nenhum.

Nós retornaremos para recuperar o tempo perdido e enxergar o que o tempo tapou em nossas vistas.

Com muita dificuldade caminhamos lado a lado, por isso somos o EJA, a turma da peleja, que não desiste jamais. Mas com certeza porque temos grandes instrutores.

A partida é difícil, a caminhada é longa. Mas chegaremos ao final como grandes vencedores.

Devemos isto aos nossos mestres, pois são guardiões do conhecimento e mestres da paciência.

Parabéns pelo seu dia!


Marisete Auxiliadora Vidal Viveiros, EJAI

O que fazer?


Eu me pergunto sempre o que fazer quando acontece algo que pode abalar sua vida para sempre, destruindo todos os caminhos que poderia seguir em paz, afastando os ombros que deixavam a lágrima rolar e davam uma palavra de consolo. O que fazer quando se sabe que é você que afasta seus amigos, aqueles que são considerados como irmãos e que você tanto ama?

Uma “burrada” na minha vida fez eu perder minha amiga irmã e uma amiga companheira. Sei que o que fiz foi errado. Se éramos tão amigas, não poderia ter escondido nada dela, mas não posso voltar no tempo. Se eu pudesse seria tudo tão diferente; acho que voltaria até o dia em que nasci e não nasceria.

Sei que, mesmo fazendo esta carta, não sou digna de uma amizade tão pura. Sei que confiar em mim de novo é impossível, mas, mesmo assim, peço que me perdoem, pois é muito triste ter mágoa no coração. Vou sempre sentir falta de vocês, porque as amo. De sua sempre irmã: Marcele Discacciati Rodrigues Ramos.

Marcele Discacciati Rodrigues Ramos, 2C

O Iluminismo: origem e influências


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

A palavra Iluminismo nos dá a entender que tem algo a ver com “iluminação”. O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa e começou a questionar os direitos divinos dos monarcas absolutistas. Foi na França que o movimento atingiu seu auge, o que culminou na “Grande Revolução Francesa” e na queda do absolutismo.

Um dos primeiros pensadores iluministas foi o inglês John Locke. Ele acreditava que a mente humana era como uma folha de papel em branco, assim que o homem nascia essa ia sendo preenchida à medida que ele vivesse. Uma das maiores publicações iluministas foi a chamada “Enciclopédia”, obra que buscou reunir todo o conhecimento humano adquirido até o momento. A obra contou com vários colaboradores, entre eles Diderot, que resumiu todo o caráter anticlerical e anti-absolutista do iluminismo em sua célebre frase: “Só haverá liberdade e igualdade entre os homens quando o último rei foi enforcado nas tripas do último padre”.

Os pensadores iluministas mais importantes foram: Rousseau, Voltaire e Monstesquieu. Contudo, esses pensadores divergiam em algumas idéias, por exemplo, Voltaire e Monstesquieu eram liberais, mas desprezavam as massas populares, ao passo que Rousseau as defendia. Voltaire defendia a liberdade de expressão, fato percebido em sua conhecida frase. “Posso não concordar com uma palavra do que disser, mas defenderei até a morte seu direito de falar”; Montesquieu elaborou a teoria dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário, que até hoje são utilizados em muitos países democráticos; e Rousseau atribuía à propriedade privada a causa de toda a infelicidade humana, criticando também o exagero racional do Iluminismo.

Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade do Iluminismo impulsionaram uma série de movimentos. O primeiro deles foi a Independência dos Estados Unidos, que influenciou todas as emancipações americanas, e a Revolução Francesa, que causou mudanças profundas no quadro europeu da época. Os ideais iluministas marcaram profundamente o direito e a filosofia, entretanto parece que seus atuais seguidores estão esquecendo os ideais originais e o significado real da palavra iluminismo.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Arte


Carlos André Cordeiro Heleno, 1A

A única maneira de acabar com o mau é respondê-lo com o bem!


Em primeiro lugar, o mau não leva ninguém a lugar algum. Só pratica o mau quem é tolo, não sabe levar a vida de uma forma aproveitável.

Se cada pessoa for responder suas desavenças com outras desavenças, o mundo entrará em guerra; ao invés de darmos o troco, deveríamos nos mostrar superiores, mostrando que não é praticando o mau que conseguiremos alguma coisa. Que apesar de tudo, não queremos o seu mal, não devemos nos assemelharmos com os mal influenciados ou mau-caráter.

A partir do momento em que cada um responder o mau-trato com uma boa ação, certamente sairemos ganhando, afinal, quem não se sentirá bem é o próprio causador do mal. Ele ficará sem graça por ter nos prejudicado e não termos devolvido na mesma moeda e como conseqüência, não será bobo de repetir essa cena deprimente para ele.

E assim, cada um deve só responder com boas atitudes, tornando o mal extinto, pois “a melhor de todas as batalhas é aquela que jamais aconteceu!”

Nunca façam aos outros o que não querem que os outros lhe façam, pois a vida é um espelho: se você não gosta do que vê, então faça sua parte. Não tente ser melhor do que ninguém, não seja egoísta. Seja você mesmo e ganhará muito mais.

Devemos sempre procurar acender uma vela em vez de amaldiçoarmos a escuridão, afinal, com a luz em nosso caminho enxergamos melhor por onde andamos, ao contrário da escuridão, que a qualquer momento pode nos jogar de frente com o perigo.

Busque a luz que brilha no seu interior. Descubra o seu lado bom, bonito e virtuoso que não falta a ninguém, já que somos filhos do mesmo Pai da infinita perfeição. Aperfeiçoe-se buscando o seu espírito, buscando encontrar no próximo tudo aquilo que quer que encontrem em você: a bondade, a justiça, a paz e o amor!

Seja sincero e realista, não se fixe nos lados negativos da vida.

Joseane Priscila de Sousa, 2C

Um minuto de silêncio


Revolta: é esse o sentimento de todos os brasileiros ao saberem das mortes tão cruéis que vêm sendo cometidas pelos próprios pais contra crianças indefesas. Será que o ser humano está perdendo completamente o domínio de suas ações? Sendo assim, não poderá mais ser chamado de ser racional.

Quando é um bandido, criado pelas ruas, que vive à margem da sociedade que comete esses crimes monstruosos ocorridos ultimamente, ainda se procura justificativa. Mas quando o carrasco está dentro do seu próprio lar, como justificar? O que dizer?

Parece que virou moda! Pais, madrastas, mães, padrastos. Abandonam crianças no lixo, asfixiam, queimam, esquartejam, jogam pela janela e espancam até a morte, sem nenhuma piedade, esses pequenos seres que não pediram para nascer, mas têm todo direito à vida.

Abrimos os jornais, ligamos a televisão e nos deparamos com essas notícias que nos deixam estarrecidos. Pede-se sempre um minuto de silêncio pelas vítimas.

Não devemos nos calar. Não podemos fazer silêncio. Devemos gritar por justiça, pois se fizermos um minuto de silêncio para cada uma das vítimas dessas tragédias só nos restará emudecer para sempre.


Dalva Aparecida Presotti, EJAI

Carta aos professores


O profissional em geral deve ser respeitado e reconhecido pela tarefa que desempenha, sendo ela qual for. Todos os bons profissionais costumam cobrar-se e desenvolver sua função da melhor maneira possível, prova disto são os grandes cientistas e filósofos de nossa história, que lutaram pelo que defendiam (Sócrates e Galileu, por exemplo). Apesar de algumas profissões serem consideradas “difíceis”, todo profissional que gosta do que faz consegue, de alguma maneira, superar as dificuldades de seu trabalho, como pesquisadores que acharam a cura de muitas doenças, cientistas que desenvolveram diversos equipamentos, etc.

No entanto, há uma profissão que merece um destaque em especial: é a de professor. Aparentemente uma profissão fácil, de pouca responsabilidade, que não necessita de muito esforço físico, salário razoável, etc. Entretanto qual deve ser o sentimento de um professor quando ele entra em uma sala de aula e todo mundo continua “agitado” e ignora-o completamente? Ou quando ele tenta explicar sobre determinado assunto e os alunos não deixam? Ou quando ele vê aquele “aluno completamente desinteressado e/ou problemático e tenta animá-lo a estudar e não obtém êxito? Entre diversas outras barreiras que o professor deve ter que enfrentar em seu dia-a-dia de trabalho uma das mais difíceis deve ser ler o atual mundo globalizado em fase de capitalismo informacional e tentar preparar o aluno para suas exigências, não conseguindo.

Admiro profundamente o trabalho dos professores e agradeço profundamente o esforço e dedicação que têm por sua profissão, pois a briga que eles compraram a partir do momento que pegaram seu diploma e entraram nessa escola é uma briga que eu não sei se teria coragem de comprar; o fato de verem muitos alunos “afundando” e ver que realmente “não querem ser ajudados” e que, muito provavelmente, passarão o resto de suas vidas em subempregos e tendo uma vida “financeiramente apertada”...

Agradeço profundamente por tudo que os professores já fizeram por mim e peço-lhes que nunca desanime e nem desistam desta briga que compraram, e peço que quando estiverem cansados e/ou desanimados lembrem-se do seguinte: “em muitas passagens da História, foi preciso apenas uma pessoa para que mudassem a realidade histórica de sua época (Jesus Cristo, Isaac Newton, Hitler, Vargas, etc.), então por que uma legião não pode conseguir vencer essa guerra na educação brasileira?” Pois enquanto uma pessoa lutar pela causa, ela jamais estará perdida e terá tantas chances de vencer quanto o outro lado.

Diego Teruo Mendes de Souza, 2A

Vivendo com as diferenças


Se parássemos para imaginar um mundo onde todas as pessoas gostassem somente da cor branca, ou preta. Poderíamos imaginar o quanto seria chato e sem graça viver neste mundo.

Quase todas as coisas boas sempre funcionam melhor com um complemento diferente: arroz com feijão, café-com-leite, queijo com goiabada, banho frio em um dia quente, etc... Então, deveríamos partir do princípio de que diferenças podem fazer com que nossas vidas sejam melhores.

Infelizmente, na grande maioria das vezes, acontece o inverso disso. As diferenças muitas vezes incomodam, e quando se tem religião, cultura ou etnia diferente das que julgamos serem as certas, quase sempre entramos em conflitos e não conseguimos conviver bem com isso. Se nos lembrarmos que quando Deus criou o homem Ele o fez à sua imagem e semelhança, e por mais diferenças que tenhamos, seremos sempre iguais, e seria maravilhoso saber conviver com tudo isso. Mesmo porque para o outro, você quem é diferente.

Meirimar Aparecida Bianchetti, 3C

A profissão de professor


Que seria de um conceituado médico, um simples operário ou um cidadão comum se não fosse um professor?

Todos tiveram que aprender a ler e a escrever, passaram anos na escola, adquirindo conhecimento para a vida.

Quem não se lembra da primeira professora? É muito bom saber que existem pessoas que têm vocação para ensinar, porque é muito nobre transmitir conhecimento.

A educação é algo importante para o ser humano. Com ela adquirimos dignidade e cidadania. O projeto EJA veio em boa hora, dando oportunidades a quem parou, de retornar à sala de aula. Devemos aproveitar a chance, porque os professores são excelentes e se empenham para nos ajudar.

Gostaria que todos os que exercem essa nobre profissão tivessem seus esforços valorizados e reconhecimento por parte dos alunos e dos governantes.

Sueli Rodrigues Pereira, EJAI

A eleição


Os políticos estão chegando de novo,
Com suas promessas, enganando o povo.

Agora é tapinha nas costas,
É aperto de mão...
Depois de tomar posse,
É só fraude e corrupção.

Todos dizem que vão melhorar
A saúde e a educação.
Mas só fazem isso
Antes da eleição.

Nossa cidade está carente
De políticos honestos.
É alguém que trabalha para o povo,
Que nós queremos ver por perto.

É só conversa fiada,
Que ouvimos de lá e de cá.
Peço a Deus que elejamos,
Alguém que queira trabalhar!

G. Diogo

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Feira Cultural - HD

Por Tamires dos Santos de Assis – 2C

No dia 20 de setembro de 2008, foi realizada a 3ª Feira Cultural da Escola Estadual "Henrique Diniz", com várias apresentações de trabalhos interessantes como artesanato, circo, experimentos físicos e muitos outros. O evento foi realizado de 9h às 15h.

Não foi determinado tema algum nesta feira. Cada grupo escolheu sobre o que queria falar, ou seja, o tema era livre e por isso a maioria dos alunos se interessou e expôs seus trabalhos sobre aquele assunto escolhido. 

A nota destinada para a feira era de zero a cinco pontos, sendo esses pontos já integrantes da distribuição bimestral, então quem não participou abriu mão de cinco pontos bimestrais. 

Essa feira teve mais trabalhos interessantes e mais alunos participando. Isso está acontecendo porque com o passar  dos anos os alunos vão tomando gosto e acabam escolhendo um tema para expor sobre o qual podem aprender um pouco mais. É uma oportunidade ótima para os alunos conseguirem nota porque é só fazer algo legal e principalmente explicar bem e os pontos podem ser conseguidos. Pontos, aliás, que aposto: irão ajudar muito.

O evento foi muito comentado por todos, que acharam que, neste ano, tudo foi mais organizado. Acredito que tendo todo ano, um dia nossa escola possa mudar, e mudar principalmente essa fama de escola ruim. 

As pessoas só começam a ter responsabilidade quando começam a refletir sobre as coisas boas que uma escola pode oferecer como feira, gincana e jogos. No entanto, para começar a ter tudo isso na escola, a primeira a ser pensada é a educação. 

Entrevistei alguns alunos da escola e eles disseram que adoraram a feira porque com ela os alunos aprendem muitas coisas e principalmente se divertem muito, pois tinha muitos trabalhos criativos e engraçados, com os quais era possível rir e aprender ao mesmo tempo. 

A feira é uma maneira de expor suas idéias. Por isso não desista. Sempre quando houver oportunidade de participar, participe, pois é um momento de aprender e de ensinar.

A professora de biologia Maria de Lourdes expôs uma opinião muito interessante e por isso resolvi publicá-la. Ela acha que a única mudança a ser feita é estipular um dia para cada ensino, ou seja, um dia para o ensino fundamental e outro  dia para o ensino médio. Ela também disse que foi muito bem recebida e por isso achou que essa feira foi ótima e deveria continuar todos os anos assim.

A aluna Joseane do 2ºC disse: “Essa feira cultural foi melhor do que eu imaginava. Senti que o pessoal estava mais empolgado em realizar seus trabalhos, inclusive eu. Fiquei muito animada!”
Para transformarmos nossa escola em um lugar melhor é imperativo que devamos mostrar nossas idéias, mostrar-nos interessados. A feira é um bom começo, pois os alunos escolhem um assunto de seu interesse para aprender mais e passar adiante. Outra parte positiva é que o pessoal mais tímido, ao se interar com a feira, perde a timidez para explicar seu trabalho da melhor forma possível, passando as informações corretas para os visitantes. 

O Henrique Diniz é uma escola muito boa, por isso alunos, mudem essa fama dela e empenhem-se muito mais nas feiras culturais que forem realizadas. Mas para que isso aconteça não devemos nos esquecer de mudar o pensamento negativo e passar a colaborar com tudo de bom que a escola oferece.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Inscrições para vestibulares

Atenção alunos do 3º ano. Segue abaixo a lista dos prazos de inscrição para o vestibular das universidades federais mais próximas:
UFJF: ATÉ 10/10    www.ufjf.br
UFSJ: DE 01/10 A 13/10 (CORREIOS)
      DE 01/10 A 20/10 (www.ufsj.edu.br/vestibular
UFV:  ATÉ 06/10 www.ufv.br
UFLA: DE 7/10 A 22/10 www.ufla.br
UFOP: 16/10 www.ufop.br
Professora Paula

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Arte


Marcelo Henrique de Almeida Silva, 3B 

Arte


Charles Eduardo de Abreu Araújo, 2A

Notas da Feira Cultural - 2008 (resultado por grupo) - 1º e 3º Turnos

NOME DO GRUPO                NOTA
1ª e 3ª Leis de Newton       4,0
A arte de ontem e hoje       5,0
A história da PM             3,5
A Segunda Guerra Mundial     3,5
Aborto                       2,0
Angola                       4,0
Anos 60                      5,0
Aquecimento global           5,0
Arábia                       3,5
Argentina                    4,5
Artes marciais               4,5
Artesanato                   5,0
As olimpíadas de Pequim      1,5
Aviação                      3,0
Carros                       5,0
China                        5,0
Cinema                       0,5
Comida mineira               3,0
Consciência negra            4,0
Desmatamento da Amazônia     5,0
Doenças                      4,0
Drogas                       3,5
DST (Causas)                 5,0
DST (Prevenção)              3,5
Educação sexual              3,5
Egito                        4,0
Esporte (basquete e futebol) 2,0
Esporte (vôlei)              1,0
Estados Unidos               2,5
Experimentos físicos         5,0
Experimentos químicos        4,5
Funções dos alimentos        5,0
Futebol                      2,0
Gravidez na adolescência     3,5
História do Henrique Diniz   4,0
Informática e tecnologia     4,5
Lei Seca                     4,0
México                       4,5
O amor                       5,0
O circo                      5,0
O segredo das religiões      5,0
O trabalho infantil          3,0
Pedofilia                    4,5
Poluição                     3,0
Poluição industrial          5,0
Pontos turísticos do RJ      3,5
Portugal                     3,0
Reciclagem artesanal         5,0
Saúde - DST                  5,0
Sono                         5,0
Taekwondo                    4,0
Terrorismo                   5,0
Vaidade                      4,0
Violência contra a mulher    0,0
Violência gera violência     5,0
    
OBS: Cada grupo foi avaliado por três professores. Das três notas, a pior foi descartada, fazendo-se, em seguida, uma média aritmética das duas notas restantes.
Professores Felipe e Paula

Felicidade para mim é...


Poder acordar todas as manhãs e agradecer a Deus pela sua bondade de nos conceder a vida. Quando erramos ou sofremos Ele é o grande amigo a nos auxiliar, e nos dar o perdão.

É ver a beleza do sorriso de uma criança que emana pureza que Deus jamais gostaria que os seres humanos perdessem.

É poder voltar para casa, mesmo que às vezes os atritos familiares estejam dentro dela.

É ter a oportunidade de estudar, trabalhas, de ter lazer, conhecer pessoas e fazer amizades.

É superar os obstáculos, vencer os desafios e acreditar que a misericórdia de Deus se renova a cada manhã.

Sueli Rodrigues Pereira, EJAI

O desafio de se conviver com a diferença


Conviver com a diferença é um dos maiores desafios, pois somos todos iguais na essência. Temos que lutar e superar diferenças entre brancos, negros, índios, etc.

Lutamos contra o preconceito, racismo e um vilão, o pior de todos, o dinheiro, pois sem ele, tudo é difícil. Às vezes com ele a vida melhora, mas como as aparências enganam...

Para os negros, há ainda o desafio do racismo. Por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda é muito forte.

Precisamos entender que apesar das diferenças em todos os sentidos, somos feitos do mesmo “material” e filhos de um só Pai, Criador de todas as coisas. Devemos nos amar sobretudo e lutar, aceitar, aprender a viver em harmonia e paz com todos.

Existem pessoas que não se importam, apenas vivem em busca do dinheiro; outras se preocupam com a vida alheia e se esquecem da própria; incapazes de pensar por si mesmos. A vida é curta e tem de ser aproveitada da melhor forma: aprendendo a viver com a diferença. 


Renata Kelly Rodrigues, 3C

Novidades


Por Vinícius José Resende de Souza– 2B

Need For Speed Undercover

Galera, os fãs de jogos de corrida e do aclamado Need for Speed podem aguardar que tem novidade chegando na área. Confesso que não gostei da sua versão anterior, o Need for Speed Pro Street, portanto nem cheguei a jogar, pois retiraram as corridas das ruas e colocaram em pistas. Já em Need Undercover, as corridas nas ruas estão de volta e com tecnologia 4D!!! Uuuhhhuuuu!!!!! O primeiro e único jogo em 4D do mundo, dá total sensação de realismo nunca visto antes. Para mais informações e imagens, basta acessar www.gamevicio.com.br ou www.ea.com.br. Fotos: http://www.gamevicio.com.br/misc/pages/screenshot/?16368

Diablo 3 em processo final.

Quem jogou as versões anteriores de Diablo sabe que este RPG conta com um enredo de arrepiar, com presenças não só assombrosas e esdrúxulas, mas com um elenco bem famoso no mundo dos RPG. Diablo III ainda é um jogo exclusivo para PC. Para os fãs do Necromancer nas versões anteriores poderão ficar tristes, Necromancer não fará mais parte do elenco de Diablo III, pode ser que contemos com as aparições dele durante o decorrer da história, mas algo diz que ele no será um personagem jogável. O que há de novo em Diablo III? Diablo III conta com: - Novos gráficos - Gráficos agora em 3D - Jogabilidade em terceira pessoa - Novo enredo - Novos personagens - Novas tecnologias de inteligência artificial.

Fifa 2009

Salve, salve fãs de futebol virtual. Fifa 2009 chegando aos consoles e PCs em outubro de 2008, dia 14. Neste momento estão disponíveis trailers e imagens de como será o game e o seu realismo. O game conta com nova interface gráfica e interação a cada participante. Os fãs de Futebol no console poderão apreciar o game em diversas locadoras barbacenenses que estarão prontas para dar início ao torneio. Fiquem atentos.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Parabéns alunos pela ótima Feira Cultural!

A organização da III Feira Cultural da Escola Henrique Diniz gostaria de parabenizar todos os alunos pelo grande envolvimento e pela criatividade de suas exposições. Superando dificuldades, sejam as relacionadas à limitação do tema, sejam as encontradas durante a organização da feira, percebemos o crescente amadurecimento dos grupos a cada ano. A colaboração de todos na limpeza e reorganização das salas de aula foi de grande ajuda para a escola. Parabéns pelos ótimos trabalhos! Continuem assim!!!

Professores Felipe e Paula

Um pouco sobre a história norte-americana


Por Diego Teruo Mendes de Souza – 2A

O início da história norte-americana remonta à colonização inglesa da América, que formou 13 colônias. Essas colônias podem ser divididas em basicamente dois grupos: as do norte, habitadas por pessoas que se dedicavam à subsistência, financeiramente independentes da metrópole, e as do sul, que se dedicavam à produção em grande escala para comercialização. Apesar de divergentes, essas colônias sempre mantiveram relações comerciais entre si.

Depois da chamada “Guerra dos Sete Anos”, a Inglaterra aumentou profundamente os impostos sobre suas colônias. Esse fato levou as colônias a lutarem, lideradas por George Washington, pela independência. Após oito anos de combate, consolidou-se um novo país no quadro mundial, os “Estados Unidos da América do Norte”, daí os norte-americanos passaram a expandir seus domínios territoriais “comprando e conquistando vários países vizinhos”. Esse fato causou profundo impacto nas nações indígenas locais que “tiveram sua população reduzida de um milhão para 300 mil nativos”. Apesar de alguns conflitos internos (divergência entre interesses norte/sul), os Estados Unidos em pouco tempo passaram a influir em diversos países, principalmente nos latino-americanos, através da “Doutrina Monroe” e do “Destino Manifesto”.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos consolidaram-se como líderes do mundo capitalista e derrotaram a Rússia na chamada “Guerra Fria”. Os EUA sempre defenderam que deveriam ter poder para intervir em outras nações em casos que ameaçassem sua segurança, esse fato pode ser notado pela doutrina do “Big Stick”, a grande propagação do inglês como língua comercial, a charge do “Tio Sam”, etc. Esses fatos são apenas alguns dos diversos signos que os norte-americanos já utilizaram e/ou utilizam para mostrar sua grande influência e poder no mundo.

Apesar de todo o crescimento que as “Treze Colônias Inglesas da América” apresentaram em todo o seu período histórico, a influência norte-americana parece estar findando na realidade atual. Provas disso são a grande propagação de outras línguas estrangeiras (como espanhol e francês), o alto preço que atualmente pagam pelo petróleo (que agora só pode ser comprado em euro), a grande concorrência econômica que vêm sofrendo de outros países (Alemanha, Japão e China, por exemplo), medidas polêmicas e questionáveis tomadas por George W. Bush (a guerra contra o Iraque, por exemplo, que foi iniciada sem o consentimento da ONU), etc. Alguns analistas já afirmam que a hegemonia norte-americana está findando e que em poucos anos provavelmente a bolsa de Nova York quebrará novamente. Com esse atual quadro da “grande potência americana”, devemos nos atentar para a provável tentativa norte-americana de manter seu “domínio” sobre os seus “aliados” através de recursos iguais, similares ou diferentes dos que conhecemos (filmes, músicas, charges, etc).

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Manicura e pedicura

Pé e mão: R$10,00 reais a domicílio.
Tratar com Dina do 2A. Tel. 9988-6645

A Escola Estadual Henrique Diniz - Comunicado n.004/2008

A Escola Estadual Henrique Diniz participará da campanha de solidariedade ao município de Carandaí. Participe doando agasalhos e alimentos!
Sexta-feira, dia 19/09 pela manhã, a EPCAR recolherá os donativos aqui na escola.
A Direção

Homenagem a Joice do 2º C


Eu preciso de uma amiga igual a você, para estar sempre ao meu lado, olhando fixamente nos meus olhos, quando eu estiver desabafando as minhas tristezas ou falando das minhas alegrias.

Alguém como você, que ouça com paciência, que me compreenda, que receba meu abraço, que creia nesta coisa misteriosa e desacreditada chamada amizade. Por isso que a nossa amizade deve durar, pois confio muito em você e esse sentimento não pode acabar.

Joice, você é a mão sempre estendida, a imagem perfeita da lealdade. Todos querem uma amiga igual a você, que diz a verdade, mesmo aquelas que não queremos ouvir.

Por isso e por tantas outras razões essa data (18/09) é muito importante para mim, pois foi neste dia em que a minha amiga Joice veio ao mundo para alegrar a vida de todos os seus amigos e dar o exemplo de como deve ser uma verdadeira amizade presente em nossas vidas.

Feliz aniversário. De Sua amiga Angélica.

Angélica Maria Barbosa, 2C

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Arrumam-se cabelos

Cortes: masculino (R$3,00), feminino (5,00)
Escova: grande (R$10,00), média (R$8,00), curta (R$7,00).
Piastra (5,00)
Cauterização e reconstrução para cabelos: grande (R$30,00), média (R$25,00), curta (20,00)
Fazemos: escova progressiva, escova inteligente e relaxamento.
Tratar com Alexandra do 2A. Tel. 9108-0931

Tele-Cestas

Presenteie quem você ama. Cestas para todos os tipos de ocasião.
Ligue: 3362-4698 ou 9108-0931

Arte


Carlos Fernandes Coelho - 2A

A beleza do amor!


Se tem alguma coisa boa no mundo, pode ter certeza que surgiu através de um sentimento cujo nome é derivado do amor. O amor pode ser expressado de várias maneiras, mas todos chegam à um único objetivo: a vontade de trazer ao próximo a certeza de que ele é especial para nós.

O amor está em toda parte, percebemos através de casais de namorados, a troca de carinho entre pais e filhos, na beleza da amizade e entre outros deferentes tipos de amores. É um sentimento profundo que nos toca a alma e o coração, mas não é indestrutível. Ele acaba, como a água escapando da mão. Por isso temos que valorizar o nosso amor. Algumas pessoas acham que não existe um amor verdadeiro, mas o bom é que quem acredita em amor único ama sem preconceitos.

Muitos dizem que “o amor verdadeiro não é aquele que vence, mas sim aquele que mesmo derrotado acha forças para lutar” (autor desconhecido). A parte negativa é que pessoas dizem só por dizer, repetem essa frase apenas por que é bela, e não têm a coragem de lutar por um amor, com medo da derrota, o correto é lutar. Mesmo que não vença, vai levar para si que apesar da perda aprenderá que da próxima vez investirá em outra maneira de lutar e se tornará mais forte.

Com todo esse sentimento que contagia, deixo uma pequena mensagem:

“Nunca se arrependa daquilo que fez e errou; se arrependa daquilo que não fez com medo de errar!” (autor desconhecido)

Portanto:

“Se você ama alguém, fale. Corações podem ser partidos por palavras que nunca foram ditas!” (autor desconhecido)

Joseane Priscila de Sousa, 2C

Palavras do meu coração


Quando eu te vejo, meus olhos brilham. Meu jeito muda completamente. Eu só penso em fazer coisas para te deixar feliz e mostrar que eu sou o homem ideal para você. Eu nem me importo se você nem liga para mim. Eu não consigo parar de tentar de agradar. É mais forte que eu. Eu penso em você a toda hora, quando estou acompanhado e em muitas outras horas do dia e da noite. Eu só queria que você me desse uma chance para que eu pudesse te mostrar o tanto que eu posso te deixar feliz. Eu te amo!

Gustavo Silva de Andrade, 2B

O homem será substituído pela máquina


Atualmente a humanidade vem alcançando notáveis desenvolvimentos tecnológicos e científicos, principalmente na área das ciências exatas, notadamente no campo da robótica. Esse fato tem levantado uma questão polêmica: será que toda e qualquer atividade humana futuramente será executada por um robô e/ou uma máquina computadorizada? Questionamentos como esses são razoavelmente compreensíveis quando vemos o tanto de trabalhadores humanos que uma máquina pode substituir. Imaginando quantos cortadores de cana são substituídos por um trator, logo chegaremos à conclusão que futuramente não precisaremos mais trabalhar, pois máquinas farão todos os nossos serviços, fato obviamente impossível de ocorrer.

Apesar de toda a eficiência que os diversos tipos de máquinas tecnológicas têm, é indispensável que haja pelo menos um ser humano para cuidar de sua manutenção. Portanto podemos ficar todos sossegados e continuar desenvolvendo tecnologia cada vez mais, pois elas facilitam nossa vida e aumentam nossa produção. Fato é que todos deveriam buscar acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico do país, caso contrário o homem será mesmo substituído pela máquina.

Diego Teruo Mendes de Souza, 2A

O anjo


Verão. Uma linda tarde, um sol brilhante, um calor escaldante. Uma tarde dessas em que realmente sentimos a forte presença de Deus, tamanha perfeição da natureza.

Para completar, toda essa beleza, Deus resolveu mandar para a Terra um anjo. Não um anjo tradicional com asas e cabelos encaracolados, mas um anjo com a forma de um homem.

Temendo perder seu anjo para esse mundo maluco, Deus deu a ele todos os órgãos de um homem perfeito e saudável, exceto o coração. Ele tinha um coração extremamente frágil.

Esse anjo homem (ou homem-anjo) tinha a função de levar alegria, ternura, paz, serenidade, afeto e amor a todos que cruzassem seu caminho. Era um ser capaz de ser doce quando deveria ser duro, ser um irmão quando precisava ser um amigo, ser um anjo quando precisava ser apenas homem.

Cada vez que Deus percebia que poderia perder seu anjo para o egoísmo, a mentira, a raiva, o rancor, fazia com que seu frágil coração parasse de bater. Agindo assim, ele protegia seu anjo e fazia com que as pessoas que estivessem ao seu lado percebessem o quanto era importante e bom ter a presença daquele homem anjo em suas vidas. Assim o fez por três vezes. Entre uma parada e outra de seu coração o anjo fazia com que todas as pessoas ao seu redor se tornassem pessoas melhores e muito felizes, descobrindo o verdadeiro significado da palavra amizade.

Até que eu uma tarde fria de inverno, o coração do anjo parou de bater novamente, e dessa vez Deus achou que a missão de seu anjo estava cumprida e por isso não fez nada para que aquele frágil coração voltasse a bater. Assim o anjo deixou a Terra e voltou para junto do Criador, mas voltou feliz por ter conseguido em tão pouco tempo deixar tantos amigos, e amigos verdadeiros.

As pessoas que tiveram o privilégio de conviver com esse anjo hoje sofrem. Estão tristes e sentem muito a sua falta. Mas certamente são pessoas melhores e abençoadas por terem convivido, mesmo que por pouco tempo, com esse anjo homem, ou homem anjo.

Homenagem a um anjo amigo

Meirimar Aparecida Bianchetti, 3C