Por Tamires dos Santos de Assis – 2C
No dia 20 de setembro de 2008, foi realizada a 3ª Feira Cultural da Escola Estadual "Henrique Diniz", com várias apresentações de trabalhos interessantes como artesanato, circo, experimentos físicos e muitos outros. O evento foi realizado de 9h às 15h.
Não foi determinado tema algum nesta feira. Cada grupo escolheu sobre o que queria falar, ou seja, o tema era livre e por isso a maioria dos alunos se interessou e expôs seus trabalhos sobre aquele assunto escolhido.
A nota destinada para a feira era de zero a cinco pontos, sendo esses pontos já integrantes da distribuição bimestral, então quem não participou abriu mão de cinco pontos bimestrais.
Essa feira teve mais trabalhos interessantes e mais alunos participando. Isso está acontecendo porque com o passar dos anos os alunos vão tomando gosto e acabam escolhendo um tema para expor sobre o qual podem aprender um pouco mais. É uma oportunidade ótima para os alunos conseguirem nota porque é só fazer algo legal e principalmente explicar bem e os pontos podem ser conseguidos. Pontos, aliás, que aposto: irão ajudar muito.
O evento foi muito comentado por todos, que acharam que, neste ano, tudo foi mais organizado. Acredito que tendo todo ano, um dia nossa escola possa mudar, e mudar principalmente essa fama de escola ruim.
As pessoas só começam a ter responsabilidade quando começam a refletir sobre as coisas boas que uma escola pode oferecer como feira, gincana e jogos. No entanto, para começar a ter tudo isso na escola, a primeira a ser pensada é a educação.
Entrevistei alguns alunos da escola e eles disseram que adoraram a feira porque com ela os alunos aprendem muitas coisas e principalmente se divertem muito, pois tinha muitos trabalhos criativos e engraçados, com os quais era possível rir e aprender ao mesmo tempo.
A feira é uma maneira de expor suas idéias. Por isso não desista. Sempre quando houver oportunidade de participar, participe, pois é um momento de aprender e de ensinar.
A professora de biologia Maria de Lourdes expôs uma opinião muito interessante e por isso resolvi publicá-la. Ela acha que a única mudança a ser feita é estipular um dia para cada ensino, ou seja, um dia para o ensino fundamental e outro dia para o ensino médio. Ela também disse que foi muito bem recebida e por isso achou que essa feira foi ótima e deveria continuar todos os anos assim.
A aluna Joseane do 2ºC disse: “Essa feira cultural foi melhor do que eu imaginava. Senti que o pessoal estava mais empolgado em realizar seus trabalhos, inclusive eu. Fiquei muito animada!”
Para transformarmos nossa escola em um lugar melhor é imperativo que devamos mostrar nossas idéias, mostrar-nos interessados. A feira é um bom começo, pois os alunos escolhem um assunto de seu interesse para aprender mais e passar adiante. Outra parte positiva é que o pessoal mais tímido, ao se interar com a feira, perde a timidez para explicar seu trabalho da melhor forma possível, passando as informações corretas para os visitantes.
O Henrique Diniz é uma escola muito boa, por isso alunos, mudem essa fama dela e empenhem-se muito mais nas feiras culturais que forem realizadas. Mas para que isso aconteça não devemos nos esquecer de mudar o pensamento negativo e passar a colaborar com tudo de bom que a escola oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário