POR WANDERSON FERNANDES DA SILVA, 3.2
Todos nós um dia já nos perguntamos o porquê de o céu ser azul. Pois bem, vou agora explicar um pouco sobre isto, mas, primeiro, vamos entender como funciona a luz do sol.
A luz que é emitida pelo sol parece branca, mas, na verdade, é uma mistura de várias outras cores, são elas: Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Sim, são exatamente as cores do arco-íris, essas cores, quando se juntam, formam a cor branca que nós vemos. Convém sabermos também o que é o arco-íris e como ele é formado.
Arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre quando a luz do sol incide sobre as gotículas de água que estão no ar, por isso os vemos com mais frequência após uma ligeira chuva. E, levando em conta o que ocorre, ele pode ser considerado um fenômeno meteorológico também. Como eu já disse, a luz solar é composta por várias cores, e quando essa luz incide nas gotículas de água que estão no ar, ela dissemina e separa essas cores, assim formando o arco-íris.
Voltando ao assunto. Essas cores são formadas por ondas eletromagnéticas e elas variam por conta dos diferentes comprimentos de ondas que elas têm. Cada uma tem o seu comprimento de onda específico e é por isso que percebemos cada cor de um jeito diferente, porém, quando a luz solar chega à atmosfera da terra, ela encontra pequenas partículas de gases, principalmente de Oxigênio e Nitrogênio, essas partículas funcionam mais ou menos como um prisma, pois elas separam e espalham as cores da luz, esse fenômeno recebe o nome cientificamente de “Efeito Rayleigh”.
Como as cores mais azuladas brilham de um jeito muito parecido com as moléculas dos gases, elas acabam se chocando mais com essas partículas e por isso são espalhadas com mais facilidade. A luz que não é difundida e chega até nós continua sendo branca, já a luz que se difunde na atmosfera parece azul para os nossos olhos. Deixando assim o céu azul do jeito que vem.
Já que estamos falando sobre a cor do céu, saiba também o porquê de quando o sol está se pondo ou nascendo o céu fica vermelho. Vejamos: quando o sol está nascendo ou se pondo, existe mais ar da atmosfera entre o sol e a gente e, antes que possa alcançar nossos olhos, quase todas as cores acabam sendo espelhadas por esse ar. A única cor que consegue vencer tanto ar assim é a cor vermelha, porque ela tem um comprimento de onda maior em relação às outras, deixando a luz do sol dessa cor na alvorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário