Grumman F4F Wildcat |
Hoje, na série Heróis da Segunda Grande Guerra, vamos voar sobre o Pacífico a bordo dos Hellcat, o terror dos Zeros*.
Em meados dos anos 40, os EUA entraram na guerra em resposta ao ataque a Pearl Harbor**, mas o caça que servia a Marinha, o Wildcat, tinha um motor fraco e, por mais que fosse um bom caça, não fazia frente aos Zeros japoneses.
Grumman F6F Hellcat |
Os Wildcats eram abatidos porque tinham motor fraco e era pesado. Então, os Zeros, sendo mais rápidos e mais leves, subiam na vertical o mais alto que eles podiam e os Wildcats tentavam acompanhar, mas, por serem pesados, entravam em stall e caiam em parafuso. Os Zeros davam um meio looping e mergulhavam atacando. Mas isso mudou com os Hellcats que, embora tivessem o desenho parecido com os Wildcats, tinham uma combinação perfeita entre empuxo e peso, fazendo com que fossem rápidos, ágeis e letais, podendo acompanhar o Zero no combate vertical. Com isso, a superioridade da Marinha Imperial Japonesa começou a se desfazer, graças aos engenheiros da Grumman Aircraft, que projetaram e construíram esta lenda.
Com a proximidade do fim da guerra, alguns Hellcats foram substituídos pelo F4U Corsair da Vought. Mas, se não fosse por eles, os Zeros teriam dizimados os americanos.
*Caça de superioridade aérea da Marinha japonesa
** Base naval americana no Havaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário