Google+ Tribuna Estudantil - O Jornal do HD: Dudu Borges

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dudu Borges

POR CARLA CRISTINA DE SOUZA MARQUES, 3.1

Nascido na cidade de Campo Grande, MS, Eduardo Borges de Souza, mais conhecido como Dudu Borges, é um músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro. 
Dudu Borges iniciou sua carreira no ano de 1997 como produtor e arranjador de jingles para publicidade e de música gospel no estúdio de seu primo em Campo Grande. Aos 17 anos, Dudu Borges mudou-se para a cidade de São Paulo para estudar música e, na primeira semana, foi contratado por uma gravadora gospel. 
Depois de se estabelecer no mercado gospel, o salto em sua carreira deu-se a partir do momento em que entrou no mercado da música sertaneja, em 2005. Como tecladista e arranjador, Dudu gravou o DVD "Ao Vivo em Campo Grande", do Grupo Tradição, tendo um de seus arranjos como ponto inicial na carreira na música sertaneja. A faixa "Campeã de Bilheteria" foi considerada a primeira música do grupo a tocar nacionalmente em rádios. No ano seguinte, começou a parceria com a dupla João Bosco e Vinícius, fazendo o arranjo da música "Se não dá pra continuar". A parceria com a dupla continuou e, em 2009, ele produziu o CD "Curtição" que trazia o hit "Chora, me Liga". O álbum é considerado o causador de toda mudança que ocorreu na música sertaneja dos dias de hoje.
Ele também foi responsável pela produção de Michel Teló, já em carreira solo. Parceria que rendeu bons frutos: as músicas "Ei, psiu"!", "Fugidinha", "Humilde residência" e o hit "Ai Se Eu Te pego", sucesso mundial que foi lançado em mais de 40 países. No mesmo ano, ele inaugurou o Studio Vip, um dos maiores e mais modernos estúdios do Brasil em equipamento e conceitos, onde são produzidos somente seus próprios projetos.
O CD "Aí já era" (2010), de sucesso estrondoso, produzido por ele, é considerado um dos álbuns mais importantes da nova fase do sertanejo. A dupla Jorge e Mateus se estabeleceu como maiores artistas do Brasil em termos de público nos shows e cachê e assim permanece há cinco anos consecutivos.
Em 2011, veio o primeiro prêmio internacional, o Grammy Latino na categoria "Melhor álbum de música sertaneja", com o disco homônimo de João Bosco e Vinícius, do qual Dudu produziu e arranjou todas as faixas.
A partir de então, ele começou a ser procurado por outros cantores, na maioria as duplas sertanejas, entre elas Fernando e Sorocaba e nomes com Cristiano Araújo, Luan Santana e Lucas Lucco. Suas produções estão sempre entre as cinco músicas mais executadas nas rádios do país, segundo dados que foram fornecidos pela Crowley Broadcast Analysis do Brasil, do ponto de partida em 2009, quando entrou no mercado sertanejo, até 2014. Desde então, está no topo do ranking geral das músicas mais executadas nas rádios no país (considerando os gêneros nacionais e internacionais). 
Dudu é um grande talento que tem um longo caminho pela frente. É mais um profissional que tem minha admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário